Vender empresa: como calcular e os cinco passos fundamentais da venda

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Vender empresa nunca foi um tema tão falado como nos últimos anos, devido a pandemia da Covid-19.

Diante de tantas incertezas e dificuldades econômicas que o país vivencia nos últimos anos, manter a saúde estável de um negócio pode ser difícil.

Somente em 2021, 1.410 milhão de empresas fecharam as portas, de acordo com levantamento do Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

Muitas organizações perderam valor na bolsa, elevando em 17% o volume de vendas de ações nos dois primeiros meses de 2022. Apesar das adversidades, o Brasil segue com quase 19 milhões de empresas ativas.

Número que pode aumentar ou reduzir de acordo com a volatilidade do mercado econômico brasileiro. Mas, será que os empresários estão preparados para vender seu negócio?

Os motivos que levam a essa difícil decisão são os mais variados possíveis, como veremos no decorrer deste texto. Muitos empresários são surpreendidos com sondagens por parte de compradores, sem nunca terem se preparado para tal situação.

Afinal, a venda de uma empresa nunca está nos planos dos empreendedores. Quanto vale e como calcular o valor do seu negócio? Quais fatores devo considerar para uma avaliação segura? Quais documentos são necessários analisar?

O que essa venda implicaria nos meus negócios futuros? São tantos os questionamentos e as dúvidas, que resolvemos preparar esse material para ajudar os empresários a se prepararem para essa importante operação comercial. Acompanhe e boa leitura!

Como faço para vender a minha empresa?

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Como vender empresa?

Quando o empresário chega a esse questionamento, de vender a empresa, talvez já tenha esgotado todas as demais possibilidades para manter seu negócio. As dúvidas são normais e independente do motivo da venda, esse processo deve seguir alguns critérios.

Por isso o meuBIZ preparou um passo para guiar o empresário para poder vender corretamente sua empresa, esteja ela em funcionamento ou não.

  1. Primeiro é preciso ter certeza sobre a venda. Verifique todos os motivos que o levaram a essa decisão, principalmente se a empresa ainda estiver em atividade. Afinal a venda irá impactar não só o proprietário, mas todos os envolvidos na cadeia produtiva.
  2.  Use a razão e não a emoção. Afinal você construiu sua empresa do zero. Optou por um investimento que faria a diferença no mercado brasileiro. Mas quando o negócio vai mal, o melhor é desapegar, buscar um bom comprador e novos horizontes. Antes disso é preciso descobrir o valor econômico da sua empresa: o valuation. Esse preço nem sempre será o esperado, mas se a empresa for lucrativa, poderá obter um bom retorno. Se o contrário, o seu valor será reduzido.
  3. É preciso preparar a empresa para ser vendida. Fazer um relatório minucioso com todas as informações importantes apresenta seu negócio de forma atrativa para quem pretende adquiri-la.
  4. Defina corretamente o valor do empreendimento. Para isso é importante solicitar uma avaliação profissional e imparcial. O meuBIZ conta com especialistas habilitados para essa tarefa. Eles conseguem determinar o valuation correto, de acordo com o DNA do negócio. Bem como ajudam na elaboração de um plano estratégico empresarial, que ajudará nesse processo.
  5. Também é preciso definir o perfil do comprador. Ele pode estar mais interessado nos seus clientes, como também no potencial de crescimento do seu negócio.
  6. Na etapa de negociação o vendedor deve apresentar todas as informações possíveis ao comprador. Deve entender as suas necessidades e objetivos. Saber se realmente vale a pena vender a empresa.

É fácil vender uma empresa?

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É fácil vender empresa?

Nem sempre vender empresa é uma operação rápida. Afinal, estamos falando de um empreendimento de milhões, que envolve uma série de informações, análises e estratégias.

Essa negociação pode ser demorada, principalmente pelo cenário econômico atual que estamos vivenciando.

Além das dificuldades financeiras, um ano eleitoral gera incertezas e dúvidas sobre como será o cenário nacional com um novo presidente, governador ou senadores, por exemplo.

Por isso é preciso preparar essa venda da melhor forma possível, para atrair bons compradores o mais rápido possível. Nada adianta apenas colocar um cartaz de passa-se o ponto, ou vendo esse empreendimento.

O gestor deve criar boas estratégias para que essa seja uma venda transparente e segura. Especialistas não costumam dar um prazo exato para que isso aconteça, mas os empresários devem ter ciência que esse tempo poderá ser longo.

Geralmente entre seis e 12 meses, ou até mais, dependendo do porte e do perfil do negócio. Por isso, é essencial manter a documentação em dia e ter uma boa avaliação e auditoria fiscal e financeira.

Faça um planejamento estratégico e estruture bem essa transação comercial. Prepare uma boa apresentação da sua empresa aos possíveis interessados.

Pense em todos os critérios e elabore um bom contrato de venda, com cláusulas que assegurem os direitos, deveres e obrigações das duas partes.

Como calcular o valor de uma empresa?

Mais conhecida pelo termo inglês “valuation”, o valor total ou parcial de uma empresa envolve vários fatores e técnicas. Esse cálculo pode ser realizado de diversas maneiras. Aqui separamos algumas das formas mais usadas no mercado brasileiro.

Quanto mais tempo estudar melhor serão os resultados de avaliação das receitas, das despesas e custos, por exemplo. É preciso encontrar a taxa de desconto e dividir a projeção anual para se chegar ao fluxo de caixa recente e ao FCD.

  • Múltiplos de mercado analisam um determinado índice extraído dos demonstrativos contábeis. Em seguida ele é comparado com o percentual de outras empresas do mesmo segmento.

Alguns deles são: múltiplo P/L – preço da ação / lucro por ação e EV/Ebitda, com valor da empresa / lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização;

  • Valuation de liquidação considera a eliminar os bens por meio de um estudo aprimorado e preço justo. Também conhecido por valor patrimonial líquido, esse método soma os ativos circulantes e não-circulantes, subtraindo seus passivos circulantes e não-circulantes.

Para isso é preciso se entender muito bem os significados de cada termo. Lembrando que ativos são todos os bens que a empresa possui; o passivo são as suas obrigações com terceiros.

Já o circulante é tudo o que se materializa em um determinado prazo e o não-circulante, os direitos ou deveres o que acontecerá em prazos acima de um ano, por exemplo.

Outras informações gerais sobre como vender empresa

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Informações gerais sobre como vender empresa.
  • Considere qual será o volume a ser vendido. Se venderá o total da empresa ou parte dela. Se optar pela venda parcial do empreendimento qual será esse percentual: 10%, 20%, 50%? Esse processo pode ser facilitado, pela contratação de um assessor financeiro, especializado em fusões e aquisições;
  • Mantenha seu controle financeiro organizado e atualizado, com informações de, pelo menos, os últimos três anos de atividades;
  • Invista em uma boa assessoria financeira. Ela contribuirá de forma positiva não só na análise de dados, mas também para encontrar o real valor da empresa e elaborar estratégias para sua negociação;
  • Mantenha uma negociação e seleção de ofertas não-circulantes de forma segura, com informações precisas e reais;
  • Verifique as ofertas vinculantes e due diligence. Ou seja, um processo que além do estudo, envolve a análise e avaliação de todas as informações societárias de uma empresa. Tudo realizado de forma transparente e confidencial.

O gestor não deve considerar apenas o volume monetário, mas também outras características. Entre elas o perfil do comprador, seu histórico, seus objetivos, sua reputação no mercado e quais serão as condições de pagamento.

Monte um bom road show, ou seja, um evento onde apresentará e detalhará melhor as funções, qualidades e potenciais da sua empresa ao maior número possível de investidores.

Qual o momento de vender empresa?

Sem sombra de dúvidas o melhor momento para vender empresa é quando ela ainda possui estabilidade financeira, crescimento seguido e rentabilidade positiva. Outro fator importante é a situação econômica do país.

Em uma economia aquecida, onde o setor onde a sua empresa atua está em expansão, a venda de sua empresa será facilitada, podendo ser concretizada em um curto espaço de tempo.

Se for o contrário, essa negociação poderá se estender por meses e até anos. Um dos setores mais aquecidos com vendas em alta é o de tecnologia. Isso porque está em constante desenvolvimento e com boas expectativas de desempenho futuro.

Mas independente do momento ou das expectativas econômicas, o gestor deve preparar a empresa para uma possível venda.

Ele deve resolver as pendências; padronizar a documentação; manter os ativos em bom estado, bem como os contratos com fornecedores; eliminar gastos adicionais. Manter os registros financeiros em dia.

Melhorar o fluxo de caixa, reduzindo estoques desnecessários e obtendo maior rigor financeiro. É importante lembrar que uma venda bem feita deve ser bem planejada. De preferência com antecedência de dois a três anos.

O sigilo é outro fator preponderante. Ao optar por vender seu negócio a confidencialidade deve estar inserida nesse processo. Tudo para não despertar o interesse de competidores ou vazamento de informações importantes que poderiam prejudicar a venda.

Como vender metade de uma empresa?

Interromper as atividades empresariais a qualquer momento faz parte da vida de um empreendedor. Mas ele precisa estar ciente dos riscos e dos impactos que essa operação vai gerar na sua vida e na de todos que estão a sua volta.

As vezes ele não precisa vender a empresa em sua totalidade e sim um percentual dela. Isso já poderia resolver suas necessidades. A chegada de um novo sócio pode ser positiva, gerando injeção de capital, crescimento e recuperação patrimonial.

Mas antes de optar por vender metade de sua empresa é preciso tomar alguns cuidados, como avaliar as obrigações que serão transferidas.

Dar atenção ao processo de negociação, às responsabilidades adquiridas e também ao histórico desse possível comprador. Tudo para que a venda seja o mais transparente e segura possível.

Por isso o vendedor precisa ainda alinhar seus propósitos; ter ciência sobre os deveres e obrigações do novo sócio. Ter empatia para que a convivência seja harmoniosa. Cautela é fundamental na hora de negociar sua empresa.

Isso porque esse processo é complexo e moroso. Paciência e compreensão são necessárias em todo esse procedimento. Afinal o bom senso deve prevalecer sempre, para não assustar bons investidores.

Como vender o nome de uma empresa?

Antes desse questionamento é preciso saber quanto vale o nome de uma empresa. Você saberia de pronto como executar esse cálculo? Conhecido o seu valuation a venda do nome ou da marca de um negócio é conhecido por transferência de titularidade ou de direitos.

Para vender é preciso entender todas as etapas e identificar o real valor que a sua marca ou nome da empresa tem no mercado. Se ela está registrada ou não no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Se sim, isso já agrega valor ao negócio e protege a sua empresa de uso indevido ou fraudes. O registro de uma marca ou nome de uma empresa lhe oferece proteção por um prazo de no mínimo dez anos.

A marca ou nome de uma empresa é um dos seus principais bens. Ela pode ser vendida ou transferida para pessoa física ou jurídica.

Se estiver registrada no INPI essa transferência é permitida em casos de cessão; incorporação ou fusão; cisão; falência, sucessão legítima ou casos judiciais. Basta seguir a lei de propriedade intelectual se atentando a alguns artigos como o 135.

Além da venda propriamente dita, é possível ter lucratividade por meio da representatividade da marca. Isso acontece através de pagamento de royalties sobre o uso do nome ou marca e de franquias.

Como vender uma empresa em funcionamento para investidores?

Quem já não pensou em adquirir uma empresa em pleno funcionamento. Isso encurtaria processos, acelerando o tempo de retorno financeiro desse tipo de operação. Mas será que todos os empreendedores sabem como vender ou comprar uma empresa em funcionamento?

Qual a melhor forma para oferecê-la aos investidores e vender no menor tempo possível? É preciso ter consciência que esse tipo de negócio exige maior cautela, pois os desafios aumentam.

No mesmo patamar caminham as expectativas para concretizar a venda. Por isso, separamos a seguir alguns dos principais passos que devem ser considerados quando a venda se trata de uma empresa em funcionamento. Acompanhe!

Os cinco passos para vender empresa

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5 passos para vender empresa.

Confira abaixo cinco passos para vender a empresa!

Passo um – decisão de venda

Proprietários de pequenas empresas podem ter diferentes razões para vender seu negócio. Para alguns, pode ser a conclusão de uma carreira empresarial.

Para outros, a venda pode ser motivada por uma crise pessoal, societária ou familiar, uma nova oportunidade de negócio ou uma mudança inesperada nas condições da empresa.

A sua decisão e o motivo dela farão toda a diferença na venda do negócio e poderá passar mais ou menos segurança ao comprador.

Passo dois – preparação para vender um negócio

Potenciais compradores não irão acreditar somente no que você fala. Um comprador vai buscar enxergar os fatos sobre o seu negócio.

Por isso, é necessário ter os documentos da empresa preparados e disponíveis durante o processo de venda. Obtenha e organize todos os documentos assim que o negócio estiver anunciado.

Passo três – determinação do preço

Ao vender um negócio, é fundamental saber o preço que irá oferecer. Atribuir um valor muito alto fará com que você não encontre interessados. Definir um preço muito baixo fará você perder dinheiro.

Por isso, quando for definir o preço de sua empresa, tenha certeza de que o valor dela seja avaliado de maneira realista. Realizar uma avaliação online pode ajudar nessa etapa.

Se você deseja avaliar uma empresa para comprar ou para vender, clique aqui.

Passo quatro – captação de compradores

Vender um negócio de maneira independente pode ser árduo e demorar mais tempo do que o planejado. Mas perceber o interesse de potenciais compradores é muito bom e vale a pena.

Esteja preparado para encontrar o comprador ideal e qualificá-lo para administrar o seu novo negócio. No meuBIZ você tem acesso a uma base de milhares de interessados em comprar um negócio.

Passo cinco – negociação e auditoria

Qualquer proprietário pode colocar uma empresa no mercado, mas vender empresa com sucesso é outra história. O vendedor precisa estar preparado na arte de negociação.

Também é fundamental estar aberto e disponível durante a fase de auditoria ou também chamada de due diligence, fase esta em que o comprador fará a conferência de todos os dados e informações do negócio.

Uma vez que você e o comprador chegam a um acordo, é hora de marcar o encerramento da venda. Nessa etapa, você ainda precisa se atentar a alguns pontos antes, durante e imediatamente após o grande dia.

Bônus: atenção ao sigilo

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Sigilo ao vender empresa.

A confidencialidade e o sigilo podem ser fatores críticos para o sucesso na venda de um negócio. E isso é fundamental para uma parte dos negócios, pois vender um negócio pode gerar muitos boatos e fazer algum estrato em sua reputação.

Hoje em dia, é muito fácil obter informações sobre um negócio pela internet, o que facilita deduzir qual é a empresa a partir de poucos dados. Pode ser uma foto, um slogan, uma frase utilizada no site da empresa ou a localização.

Para algumas empresas, essa descoberta pode afetar a relação com funcionários, clientes, fornecedores, credores, e até mesmo, concorrentes.  Sabendo do seu interesse em vender um negócio, essas partes ficarão preocupadas em confiar na continuidade dela.

Os funcionários questionarão o emprego ao menor indício de mudança na administração e poderão começar a buscar novas oportunidades. Os clientes poderão buscar novos fornecedores e os seus fornecedores podem diminuir a prioridade do seu negócio.

Os credores podem te procurar mais rápido para fazer cobranças. E os concorrentes podem ver nisso a oportunidade para espalhar o boato e se aproveitar da situação.

Dessa forma, o empresário que precisa ou deseja manter sigilo quando for vender empresa  precisa tomar algumas precauções importantes.

Mantendo o sigilo e a confidencialidade ao vender um negócio

Anunciar um negócio sem que o mesmo seja descoberto é a parte mais complicada da confidencialidade.

Felizmente, no meuBIZ é possível anunciar uma empresa com total sigilo. No momento de cadastrar o anúncio, selecione essas opções para proteger ainda mais a confidencialidade do negócio:

  • Não exibir endereço no anúncio: marcando esse campo, ainda que você informe o endereço do negócio, ele não será divulgado no site;
  • Não exibir município no anúncio: caso a empresa seja única na cidade, proteger somente o endereço não será suficiente. Para esses casos, oculte também a informação do município onde se localiza o negócio;
  • Não exibir informações de contato no anúncio: oculta o seu nome, e-mail e telefone. Isso ainda permite que um interessado entre em contato com você por mensagens no meuBIZ. Mas ele não saberá quem é você.
  • Não exibir website no anúncio: pode parecer óbvio, mas nunca é demais avisar que, se você informar o site da sua empresa, todo o Brasil já saberá que ela está à venda.

Além disso, é indicado que você redija o anúncio de forma que não dê pistas sobre o negócio.

  • Não coloque o nome da empresa em nenhum lugar do anúncio;
  • Não insira fotos ou imagens da fachada, interior da empresa ou logomarca;
  • Não copie frases utilizadas no site da empresa;
  • Não utilize o seu slogan;
  • Não informe a localização do negócio;
  • Não coloque o telefone ou e-mail da empresa;
  • Não informe o nome dos sócios ou de colaboradores;
  • Não divulgue o CNPJ.

Conversando com um interessado

Ao encontrar um interessado em comprar a empresa, vocês conversarão e ele lhe fará perguntas estratégicas e confidenciais sobre o negócio, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente.

Antes de qualquer coisa, saiba que alguns dados, sejam eles confidenciais ou não, são fundamentais para que o potencial comprador tome a sua decisão de compra.

Essa situação pode prejudicar ambas as partes: o vendedor fica com a empresa exposta caso a venda não seja efetivada; e o comprador pode ficar desconfiado e desistir do negócio caso não lhe seja permitido obter tais informações.

Nesse caso, classifique as informações que podem ser respondidas sem afetar a confidencialidade e aquelas que a afetam. As informações que afetam o sigilo são aquelas que revelam direta ou indiretamente qual é a empresa.

Informar o faturamento, o ticket médio ou a quantidade de funcionários não afeta a confidencialidade como informar a localização, por exemplo.

Dessa forma, definindo quais são as informações confidenciais, você poderá solicitar a assinatura de um Termo de Confidencialidade, também conhecido como Non Disclosure Agreement (NDA).

A divulgação das informações não confidenciais pode ser feita normalmente, as confidenciais, somente com a assinatura do NDA.

Assine um termo de confidencialidade antes de vender um negócio

Hoje em dia, é muito fácil obter informações sobre um negócio pela internet.

A partir do CNPJ da empresa você poderá mergulhar em uma rica pesquisa e saber quase tudo sobre ela. Por isso, não revele informações confidenciais do seu negócio sem a assinatura do NDA pela parte interessada.

Nesse caso, é muito importante que você busque o auxílio de um advogado especializado. Se o seu negócio exige sigilo, tenha paciência e lide com cautela com os interessados em comprá-lo. Todo cuidado é necessário.

Passar ponto comercial tem sido tão comum quanto vender a empresa

vender empresa colaboradores olhando papeis
Passar o ponto comercial ou vender empresa?

Há anos o Brasil assiste a sua atividade econômica minguar. Com uma queda de 3,77% do PIB em 2015 e 3,6% em 2016, a crise atual já é considerada a maior da história brasileira, atingindo mais de 13 milhões de trabalhadores e milhares de empresas.

Milhares de empresários, assistindo sem perspectiva a queda nas vendas do varejo, da indústria e dos serviços, já começam a se desinteressar pelo mundo dos negócios.

De acordo com dados do meuBIZ, empresa especializada em compra e venda de negócios, o número de empresas à venda tem aumentado a cada mês.

Essa forma de fazer negócios é muito popular em países desenvolvidos como Estados Unidos e Inglaterra, onde são realizadas milhares de operações de compra e venda de empresas todos os anos.

No Brasil, o segmento mais desenvolvido ainda é o de fusões e aquisições de grandes companhias, mas as micro e pequenas empresas já começam a despontar com uma quantidade relativamente alta de transações.

De acordo com o meuBIZ, muitos empresários têm buscado a venda da empresa como saída da crise, uma solução para a aposentadoria ou simplesmente para descansar durante o período de fraco desempenho econômico.

Apesar da quantidade de empresas à venda estar crescendo mês a mês, o segmento ainda tem muito espaço para avançar.

De acordo com o meuBiZ, muitos empresários ainda desconhecem a possibilidade de vender empresa e acreditam que essa saída é complexa ou, até mesmo, impossível.

No entanto, engana-se quem imagina que empresas na crise são difíceis de serem vendidas. Nesse período, vários negócios têm buscado a estratégia de expansão por meio da aquisição de seus concorrentes e de fornecedores em situação financeira complicada.

Essa alternativa é excelente para todas as partes, pois remunera quem quer sair de um negócio e abre as portas para quem está buscando investimentos em longo prazo.

Onde anunciar a venda de uma empresa?

Vender empresa não é uma operação simples, como vender um produto ou serviço. É preciso cautela, conhecimento do negócio e confidencialidade. Hoje em dia existem sites e plataformas especializadas nesse tipo de negociação.

Afinal é preciso saber encontrar o preço justo, valorizar os pontos fortes do negócio, deixando claro os motivos pelo qual deseja se desfazer da empresa. Não basta apenas colocar uma placa na entrada da unidade, ressaltando a venda ou a passagem do ponto.

É preciso ter estratégias muito bem definidas, para se obter sucesso em um menor tempo possível. Além de sites especializados é possível anunciar no Linkedin.

Uma plataforma de relacionamentos profissionais, onde o gestor poderá falar diretamente com investidores com poder de compra certeira. Assim as chances de vendas serão aumentadas consideravelmente.

Diversificar os canais de divulgação dentro e fora do Brasil faz parte de um bom planejamento de vendas. Tarefa que pode ser facilitada com a contratação de assessorias especializadas como o meuBIZ.

Com a missão de conectar investidores e bons negócios em todo país, o meuBIZ é uma plataforma especializada na divulgação de compra e venda de empresas e de serviços.

São milhares de oportunidades e operações, além da produção de conteúdos de apoio na tomada de decisão. Aumentando assim as chances de novos negócios. Atuando no mercado desde 2016, a equipe de consultores do meuBIZ oferece operações rápidas, simples e seguras.

Uma intermediação necessária para o porte desse tipo de transação comercial. Além disso, fortalece o empreendedorismo brasileiro, gerando milhares de oportunidades todos os dias.

Para conhecer um pouco mais sobre nossos serviços e formas de operacionalização comercial acesse https://meubiz.com.br.

Conclusão

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Vender empresa.

 

Chegamos até aqui, certos de que conseguimos entender um pouco melhor os bastidores que envolvem a venda de uma empresa. Um negócio que pode ser movido por diversos fatores.

Desde a baixa lucratividade, mudanças de rumos, problemas de saúde, morte à falência. Este último uma realidade para milhares de empresários brasileiros, todos os anos.

Motivos que também são agravados e impulsionados pelas dificuldades econômicas que assolam o país há anos. Mas, graças a ferramentas estratégicas como o meuBIZ essa operação tem sido facilitada e viabilizada com maior sucesso e segurança.

Tudo realizado dentro das normas e leis vigentes e com o sigilo necessário nesse tipo de negociação. Para isso os gestores precisam cooperar, se preparando adequadamente para vender empresa.

Desde a organização dos documentos administrativos e fiscais, ao conhecimento do valuation e dos impactos que essa decisão irá gerar. Uma empresa organizada contribui para acelerar o processo de avaliação e de venda do negócio.

É preciso ainda identificar o melhor perfil dos investidores para essa compra, quais serão os canais de divulgação, entre outros detalhes importantes desse processo. Os caminhos para essa venda também são diversos.

Ela pode ser total ou parcial, onde o gestor venderá apenas um percentual de sua empresa. Assim continua no negócio, com fôlego financeiro para novos investimentos.

Cada caso deve ser analisado individualmente, sobretudo com ajuda de especialistas. Isso aumenta ainda mais as possibilidades de negociação.

 

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