Passar ponto comercial ou vender empresa?

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Muitos empresários compreendem que vender empresa e passar ponto comercial são a mesma coisa.

Muitos também perguntam qual é a diferença entre trespasse e o tão conhecido passa-se o ponto.

Nesse artigo, ajudamos você a diferenciar e tirar o melhor proveito das oportunidades da venda de ponto comercial e da venda da empresa como um todo.

Como em qualquer transação, para vender ou passar o ponto comercial exige conhecimento dos envolvidos para que ambos façam um bom negócio.

Desta forma, entender as diferenças entre cada tipo de operação é fundamental para aproveitar as oportunidades que possam aparecer, sobretudo quando você menos espera.

No decorrer do texto, vamos abordar como se dá a venda de uma empresa e como esse mercado está crescendo no Brasil, atraindo investidores de diferentes portes, e também iremos expor as características de passar o ponto comercial, uma operação mais simples que a venda de corporação, mas que demanda certos cuidados na parte contratual para evitar dor de cabeça no futuro.

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Momentos de crise

Existe uma expressão muito utilizada em inglês, “point of no return”, cuja máxima significa a mesma coisa da expressão “caminho sem volta”. Basicamente, toda empresa está sujeita a enfrentar seu próprio ponto onde não há retorno. Isso pode acontecer em diversas situações, por exemplo:

  • quando um grande investimento é feito, mas as vendas não geram o retorno esperado;
  • quando os clientes diminuem e o negócio passa por momentos de dificuldade;
  • quando os sócios destoam do que realmente querem para o futuro da empresa – ou para o futuro de cada um, individualmente.

O “caminho sem volta” de uma empresa é algo que pode ocorrer a qualquer momento, mas isso não quer dizer que ela tenha que terminar em tristeza.

Tempos de crise podem engatilhar uma venda de ponto comercial sem que haja um retorno financeiro.

A saída, então, é se desfazer do negócio. Mas como? Pendurar a famosa placa de “passa-se o ponto” vale a pena? A venda de ponto comercial é mesmo viável? Afinal, nenhum empresário quer construir algo durante anos e depois sair com “uma mão na frente e outra atrás”.

Se a sua empresa não vê mais a luz no fim do túnel, fechá-la pode ser uma alternativa, mas conheça outras opções mais rentáveis do que simplesmente fechar.

Fazer a venda de ponto comercial pode ser uma delas.

Vender a empresa e passar ponto comercial são, hoje, as preferências dos empresários. Veja as diferenças.

Passe o ponto

Passar ponto comercial ou vender a empresa

Uma das principais diferenças entre vender empresa e passar ponto comercial está na finalidade da transação, considerando se ela é comercial ou também imobiliária.

Quando você coloca a empresa à venda, pode negociar toda a estrutura física, os seus contratos e até mesmo a marca própria.

Há muitos investidores que querem pegar empresas prontas e seguir com elas, sem mudar o segmento comercial ou sequer o nome, uma vez que um bom negócio consolidado já tem uma clientela fixa.

Além disso, há espaço para implementação de novas estratégias de mercado, o que pode melhorar ainda mais o negócio.

Existe, ainda, a possiblidade de você querer não vender tudo, mas apenas algumas cotas da empresa.

Um exemplo muito comum disso é quando um sócio resolve sair para se aposentar. Nesse caso, um novo sócio compra uma parte da empresa e pode gerenciá-la daí pra frente.

A venda de empresas pode não ser um tipo de negociação tão comum quanto a venda de casas, veículos e outros bens de maior valor, mas é um mercado que está crescendo no Brasil.

Segundo levantamento da KPMG, uma das principais empresas mundiais especializada em auditoria, em 2019 houve recorde de fusões e aquisições de empresas, com 1.231 transações concretizadas.
Na comparação com 2018, o crescimento foi de 27,3%. Ainda de acordo com a pesquisa, foi o terceiro ano consecutivo de aumento dos indicadores.

Infelizmente, em 2020, a pandemia de covid-19 afetou o mercado, assim como toda economia nacional, e no primeiro semestre as transações diminuíram.

No entanto, no segundo semestre, o setor iniciou uma recuperação puxada pelas operações envolvendo empresas da área de tecnologia.

Quando os empresários colocam suas empresas à venda, devem atentar-se para as obrigações geradas na passagem do bastão.

Aqui, falamos não só do repasse das cotas, mas também da transição e do treinamento do novo proprietário, do controle absoluto do estoque e das listas de fornecedores, cliente e de todos os contratos possíveis que a empresa possa ter.

Passe-se o ponto comercial e a questão imobiliária

Por outro lado, ao optar pelo “passa-se o ponto”, a relação se dará de maneira também imobiliária, uma vez que quem compra o ponto não necessariamente seguirá com a mesma estrutura, nome ou mesmo segmento de mercado.

Nesse caso, o que vale é o direito de explorar o ponto comercial – e, quanto mais valorizado ele for, melhor pode ser a negociação para quem está tirando sua empresa desse endereço.

O mais importante ao passar o ponto comercial é se atentar ao contrato de locação, e isso vale para o atual locatário (pessoa que está alugando o espaço e deseja passá-lo adiante), locador (proprietário do imóvel) e interessado na locação.

Existe uma legislação que tange esse tipo de transação e desrespeitar algum aspecto da lei pode trazer problemas para os envolvidos.

Desta forma, conhecer quais são os dispositivos legais é essencial, o que pode demandar uma assessoria jurídica especializada.

No caso de passar o ponto comercial, a negociação pode ser feita entre locatário e interessado, mas todo processo tem de ser informado ao locador, pois sem a sua concordância o negócio não acontece, conforme prevê a Lei do Inquilinato.

Outro fator importante a ser destacado diz respeito ao locatário, que deverá reunir uma vasta documentação comprovando que o ponto está livre de dívidas ou locado a terceiros.

Entre os documentos a serem apresentados destacamos as certidões negativas e relatórios contábeis e financeiros.

É comum que os imóveis se valorizem mais do que se depreciem, principalmente em centros comerciais. Soma-se a isso as benfeitorias realizadas no imóvel durante a gestão do empresário antigo, que podem ter gerado mais valor para o ponto.

Dessa forma, a passagem de ponto  comercial vai fazer com que aquele que fecha a empresa possa se desligar do imóvel em questão sem precisar pagar a multa rescisória, porque conseguirá um novo locatário para seguir com seu contrato, além de poder conseguir uma quantia por toda a estrutura ali montada que o novo empresário irá utilizar

Nesse caso, para passar ponto comercial é importante fazer a transferência de responsabilidade no contrato imobiliário, com a anuência total do locador.

Para escolher a melhor opção para seu caso, é preciso entender por que e em quanto tempo deseja concluir a transação.

Vender a empresa

Vender uma empresa é um processo geralmente mais lento do que simplesmente optar pelo “passa-se o ponto”.

Para vender o negócio como um todo é preciso encontrar potenciais compradores, apresentar diversos relatórios demonstrando que a empresa tem futuro, tem clientela e viabilidade financeira, provar seus números e, ainda, lidar com as pressões, inclusive emocionais, de todo esse processo.

Para facilitar o processo de venda e garantir maior assertividade na precificação do negócio, o indicado é o proprietário realizar o valuation, metodologia de avaliação de um empreendimento.

Esse trabalho deve ser realizado por um profissional especialista que irá analisar diversas informações da empresa, como valor dos múltiplos, ativos e fluxo de caixa.

Após uma avaliação detalhada e levando em consideração uma análise de mercado, é determinado um preço ao negócio.

Esse procedimento leva um tempo, não tem um prazo padrão, mas é altamente indicado para vendedores e compradores, pois dá mais credibilidade à transação e garante que a empresa seja comercializada por um valor justo, sem excessos seja para cima ou para baixo. 

Conheça mais sobre o valuation e realize a avaliação online.

Diferentemente de que pendura a placa “passa-se o ponto”, quem opta por vender empresa deve considerar a importância de se manter o sigilo para evitar que sua equipe sinta-se em risco com a possibilidade de não ter um lugar na nova empresa, e para evitar que os seus concorrentes tentem interferir nas negociações.

Como você pode perceber, passar ponto pode ser mais simples e mais rápido, principalmente se a sua loja está em um endereço atrativo para o comércio.

Nesse caso, o risco do sigilo também é menor. Você pode fazer o anúncio para a equipe, que pode procurar outras alternativas de trabalho, e deixar claro, inclusive para a concorrência, que está passando o ponto.

O que vale, nessa modalidade é que alguém lhe forneça as melhores condições para o fim do seu contrato imobiliário.

O que é o trespasse?

Quando presenciamos discussões empresariais sobre vendas de empresa ou passagem de ponto é muito comum ouvir a palavra “trespasse”. Mas o que é o trespasse?

Esse é um termo que designa a passagem da titularidade do estabelecimento comercial de um proprietário a outro. Lembra que falamos de um sócio que sai e outro entra? Essa parte que lhe cabe pode ser feita através do contrato de trespasse.

Quando o contrato envolver trespasse é importante que os envolvidos na transação contem com a ajuda de advogados especialistas nessa seara, pois qualquer erro nas documentações pode ser extremamente danoso para a empresa.

São necessários documentos tributários, trabalhistas e cíveis para trespassar um estabelecimento comercial, e o mínimo desleixo com a organização e devida apresentação deles pode levar a empresa, inclusive, ao falimento.

Por isso, quando decidir qual é a melhor solução para o seu cenário, se é vender empresa ou passar seu ponto comercial, tenha em mente que essa decisão é apenas o primeiro chute na bola do jogo. Ainda tem mais por vir até a assinatura do contrato e o apito final.

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Passe o ponto


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