Ponto do negócio: como achar o ponto ideal ou fazer a sua venda

ponto do negocio mulher segurando chave

Você sabia que o ponto do negócio é importante para o sucesso de uma empresa?

Praticamente todas as empresas brasileiras foram afetadas pela crise econômica nos últimos anos, em maior ou em menor escala. Muitas delas fecharam as portas ou declararam falência, gerando prejuízo aos empreendedores e trabalhadores.

No entanto, tem sido cada vez mais comum no Brasil a adoção de uma estratégia mais rentável e economicamente mais eficiente: a venda de empresas e/ou do ponto do negócio.

Grande parte das pessoas imagina que as empresas à venda estão necessariamente com problemas financeiros, mas nem sempre é assim.

De acordo com Felippe Ferreira, fundador do meuBIZ, especializado em compra e venda de empresas e ponto comercial, um negócio pode fechar ou ser vendido por outros motivos como: mudança de cidade, separação matrimonial, aposentadoria, problemas de saúde, entre outros.

O especialista afirma que o “meuBIZ foi criada para resolver esse problema, ligando compradores a empresários que desejam vender seu negócio”.

O que é um ponto do negócio?

ponto do negocio mulher caixas
O que é um ponto do negócio?

O Direito Empresarial considera um ponto do negócio, todo e qualquer espaço que abrigue a comercialização de qualquer tipo de produto ou serviço. Essa denominação se trata apenas de uma localização física, mas também de seu reconhecimento público.

Ou seja, com clientes e fornecedores, atendentes, entre outras estruturas de trabalho. Não basta apenas criar uma empresa, é preciso que ela esteja instalada em um bom ponto do negócio.

Que sua imagem seja construída com bases sólidas, transparência e valores seguros. Assim o empreendimento se tornará referência em seu segmento junto aos consumidores.

Para se chegar a esse patamar é preciso investimentos não somente em estrutura física, mas também em estratégias de marketing e de divulgação, que atraiam os clientes. A escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso do negócio.

Ele pode ser próprio, alugado ou arrendado. No Brasil o empresário está amparado pela legislação do Direito Civil se seu ponto de negócio estiver em local próprio.

Em caso de locação de imóvel, a proteção jurídica se fará por meio da lei de locação ou do inquilinato, de número 8.245 de 1991. Isso evita abusos e possíveis fraudes e problemas de ambos os lados.

Compre ou venda um ponto comercial

Para que serve a instituição do ponto de negócio?

ponto do negocio mulher telefone
Para que serve a instituição do ponto de negócio?

Especialistas apontam que escolher bem um ponto de negócio é praticamente 50% do sucesso do empreendimento. A localização do imóvel deve ser muito bem definida de acordo com o público-alvo desejado.

Quanto maior a movimentação no seu entorno, melhor será a comercialização de produtos ou serviços. Em geral, o ideal é que o local esteja próximo de escritórios, shoppings, terminais de transporte, universidades, entre outros estabelecimentos.

Devido a grande movimentação de pessoas nestas áreas, o empresário não precisa investir muito para divulgar seu negócio. Mas precisa criar estratégias para que a clientela entre em seu estabelecimento.

Conheça e possa consumir seus produtos ou serviços. Uma entrada ou vitrine bem planejada pode ser um bom começo. Um ponto comercial deve ser reconhecido pela sua clientela. Sua fácil localização facilita o acesso dos clientes.

Estabelecimentos de rua costumam ter custos operacionais mais baixos, maior liberdade de gestão, estacionamento e até segurança própria. Já os localizados em shoppings já desfrutam de campanhas promocionais, segurança, estacionamento, conforto e praticidade.

Porém necessitam maior investimento, cobrança de taxas extras como administrativas ou de condomínio, regras para funcionamento, entre outros requisitos. Itens que podem se transformar em desvantagens, quando comparados a pontos de negócio externos.

Como é regulamentado o ponto de negócio?

ponto do negocio casal analisando contrato
Como é regulamentado o ponto de negócio?

Ter um empreendimento legalizado a partir de sua concepção pode evitar uma série de aborrecimentos e dor de cabeça. Entre elas podemos destacar a fiscalização de órgãos públicos ou multas.

Por isso, além de gerenciar o negócio é preciso se atentar a sua regulamentação, desde a abertura da empresa até a legalização do espaço onde a empresa exercerá suas atividades.

Para facilitar esse processo, contar com apoio de empresas especializadas como o meuBIZ, pode ser o divisor de águas do seu empreendimento. O primeiro passo é conseguir junto à prefeitura o alvará de funcionamento.

Com isso é preciso reunir vários documentos como registro da empresa na Junta Comercial, inscrição estadual, número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), entre outros. Confira a seguir algumas exigências que devem ser cumpridas.

– Documentação: a lista de documentos para regularizar um ponto de negócio pode variar de acordo com a atividade a ser exercida.

Além do alvará de funcionamento, alguns empreendimentos podem requerer licenças sanitárias ou ambientais. É o caso de empresas das áreas de alimentação, saúde, estética e perfumaria. Outras podem exigir até um estudo de impacto ambiental.

Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB): um documento emitido a partir de elaboração de projeto e análise do órgão.

O espaço deverá possuir diversos itens de segurança como sinalização adequada, saídas de emergência, extintores de incêndio, entre outros.

– Atenção às reformas: qualquer que seja a alteração ou benfeitoria realizada no local, precisa seguir a legislação da cidade. Entre elas a lei de zoneamento e de uso e ocupação de solo.

Obras de acessibilidade, parte elétrica ou abertura de vãos, por exemplo, precisam seguir a legislação municipal. Em alguns casos se atentar até as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

– Projetos arquitetônicos: aqui vale a mesma orientação acima. Eles devem ser executados somente por profissionais habilitados, que se atentem às normas, regras e legislações específicas para cada segmento de negócio.

– Como funciona em casos em que o dono do imóvel não é o dono do ponto do negócio?

ponto do negocio pessoas analisando local
Ponto do negócio.

Nesse caso é fundamental que o empresário faça um contrato de locação comercial, seguindo as regras da lei do inquilinato. Isso trará segurança jurídica para as partes envolvidas: inquilino e locatário.

Alguns pontos devem constar no documento como a qualificação dos envolvidos; a descrição do bem em questão; tipo de locação; vigência; valores; formas de pagamento, prazos, multas, reajustes e garantias.

O artigo 51 fala sobre os direitos à renovação de contrato com prazo determinado, que pode variar entre três e cinco anos, por exemplo. Atenção redobrada antes de assinar um contrato de locação comercial.

– Em relação ao ponto de negócio. O contrato deve trazer um prazo mínimo e máximo para sua vigência, bem como regras claras em casos onde o locador poderá solicitar o imóvel. Além disso, assegura os direitos de ambas as partes, podendo ser renovado ou não.

– Renovação compulsória. A lei do inquilinato assegura ao locatário comercial, o direito de renovar o contrato de aluguel do imóvel. Isso traz segurança ao empresário para poder exercer sua atividade com tranquilidade e, em relação aos investimentos realizados no imóvel.

– Reformas e alterações. Qualquer que seja a interferência no ambiente, o locatário precisa da autorização do proprietário do imóvel para executar as obras. Bem como, estas devem estar de acordo com as regras contratuais.

O proprietário responde pela manutenção estrutural do imóvel e o inquilino pela manutenção geral, como pintura, conserto em portas, entre outros reparos necessários. Importante lembrar que a lei do inquilinato também fala sobre indenização ou não de obras.

As necessárias para a conservação do imóvel devem ser ressarcidas pelo locador, mesmo que não tenha sido autorizada por ele.

O mesmo deve acontecer com as obras que promovem melhorias, como instalação de rampas de acesso ou que melhorem a estética e o ambiente.

Compre ou venda um ponto comercial

Dicas para a escolha do estabelecimento do ponto comercial

ponto do negocio pessoas conversando
Dicas para a escolha do estabelecimento do ponto comercial.

Encontrar um bom ponto comercial exige cuidado redobrado e atenção do empreendedor. Sua localização pode garantir ou não o sucesso do negócio.

Para se evitar aborrecimentos futuros, nessa etapa é preciso se atentar a alguns detalhes, como a movimentação de pessoas, acessibilidade, concorrência entre outros. Importante destacar que o negócio deve se ajustar ao espaço e não o contrário.

É preciso ter mais de uma opção e o máximo de informações sobre estes pontos. Antes de fechar uma locação vale ainda conversar com os vizinhos e até observar a movimentação do local.

Então confira a seguir algumas dicas que podem facilitar a escolha do ponto comercial com maior segurança.

– Análise da região em vista do público alvo do negócio

Depois de conhecer muito bem a região escolhida para instalar sua empresa é hora de começar a entender melhor o perfil do consumidor. Ou melhor, o público-alvo. Seus potenciais clientes.

Afinal, o objetivo de qualquer negócio é atrair os consumidores, elevar o volume de vendas e também dos lucros. Mas como fazer isso, sem grandes investimentos? A localização do imóvel pode ser um ponto de partida para isso.

Por exemplo, se seu negócio é de roupas fitness, o melhor ponto pode ser próximo de academias. Além disso, é importante ter informações sobre as pessoas da região escolhida, como idade, gênero, classe social, preferências, entre outros dados relevantes.

Definir bem o público-alvo pode melhorar significativamente as estratégias de marketing que devem ser traçadas. Bem como a comunicação entre empresa e consumidores e sua fidelização. Tarefa que pode ser simplificada adotando cinco passos importantes:

1 – Conheça muito bem o seu mercado, considerando todas as referências sociais, ambientais, culturais, tecnológicas, entre outras. Analisar pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser um bom ponto de partida.

2 – Entenda muito o problema e as necessidades que sua empresa se propõe sanar, por meio de produtos ou de serviços oferecidos. A partir daí é possível também segmentar o público-alvo.

3 – Realize pesquisas e colete o máximo de informações possíveis sobre os clientes potenciais. Isso pode ser feito por meio de questionários ou formulários on-line. Ferramentas como o Google Analýtics podem ajudar.

4 – Defina seu nicho de mercado. Entender com quem sua empresa pretende se comunicar é fundamental para o sucesso do negócio. Para isso é preciso identificar alguns quesitos como idade; renda; nível educacional; estado civil; onde e como vivem, entre outras características.

5 – Tenha as ferramentas digitais como parceiras na hora de traçar o perfil dos clientes. Conheça os benefícios de instrumentos que o Google oferece como o Analytics, o Trends, ou o Think Insights.

Além disso, contar com empresas especializadas que oferecem modernas plataformas de pesquisas e de busca como o meuBIZ, faz toda diferença.

– Visibilidade e acessibilidade do negócio na via pública

Como o consumidor irá encontrar sua loja ou saber sobre seus benefícios e promoções oferecidas? A resposta está na visibilidade que o empresário pretende dar ao negócio.

Esse é um dos principais pontos a serem considerados na hora de optar por um ou outro ponto comercial. A visão que um cliente pode ter do comércio de carro ou a pé, pode ser diferente.

Por isso, o locatário precisa traçar algumas estratégias. Uma delas é encontrar espaços que estejam nivelados à rua, sem barreiras, que possam prejudicar a fachada.

É preciso ainda avaliar se o local conta com espaço para estacionamento ou se as vias permitem isso com facilidade. Faixas de pedestres, semáforos e rotas de acesso também devem ser considerados.

Outro ponto importante é considerar o fator crescimento da região escolhida. Será que isso poderá afetar o seu negócio? Uma nova estação do metrô ou um terminal de ônibus próximos ao seu estabelecimento pode mudar a dinâmica de movimento no bairro.

E consequentemente o seu negócio poderá ser impactado de positiva ou não.

– Análise da concorrência na região

Os mesmos critérios para se conhecer o público-alvo podem ser empregados também para analisar a concorrência da região escolhida. Mas, ter um concorrente longe do seu ponto de negócio nem sempre é positivo.

As vezes é melhor estar próximo deles e tirar o máximo de vantagem possível. A proximidade pode ser benéfica, por exemplo, nos casos onde o cliente precisa fazer uma ampla pesquisa de preço.

Oferecer promoções, vantagens e serviços diferenciados podem ajudar na hora de fechar uma venda. Ferramentas de geomarketing também ajudam a monitorar os concorrentes.

– Levantamento de valor de investimento na adequação do imóvel selecionado

Afinal, é possível saber com antecedência ou antes de fechar um negócio, qual será o valor de investimento para adequar o imóvel selecionado? Sim, é provável e deve ser feito com antecedência para se evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Vale a pena certificar-se que o ponto escolhido cabe no orçamento da empresa. Aliás, obras de reforma ou adequação do imóvel devem constar em contrato de locação.

Os custos variam desde gastos com documentos que atendam a legislação municipal até materiais, insumos e mão de obra. Por isso, além da localização do imóvel é importante verificar as condições estruturais.

Um orçamento e planejamento precisos devem ser elaborados por profissionais especializados, como engenheiros ou arquitetos. Além disso, uma avaliação prévia do ponto comercial ajuda a reduzir custos de adequação.

Importante  ressaltar que um bom planejamento financeiro evita transtornos futuros. É preciso considerar o capital inicial, os gastos com adequações e documentação do imóvel, bem como a previsão de lucros e os prazos para o retorno do investimento.

– Preocupação com a segurança na região

Depois de avaliar criteriosamente a estrutura do local e conhecer os clientes, é preciso ainda avaliar a infraestrutura que o local e a região possui. O imóvel possui acesso à redes de energia e de internet?

A iluminação é adequada ou precisa de investimentos? As vias contam com transporte público de qualidade e fácil estacionamento? A dimensão do espaço escolhido atende às necessidades do negócio?

Como se vê, são inúmeras as variáveis que devem ser consideradas antes de se fechar um contrato de locação de um ponto comercial. Sem falar na questão da segurança, um dos maiores pontos de preocupação de empresários e consumidores.

A opção deve ser sempre por locais que ofereçam segurança, tranquilidade, comodidade, conforto e acessibilidade. Que estejam livres de problemas e sejam atrativos aos consumidores.

Pesquise sobre a segurança pública do bairro. Existem rondas policiais periódicas ou câmeras de vigilância de programas como o Olhos de Águia da Polícia Militar.

A contratação de segurança particular pode contribuir para assegurar o patrimônio bem ampliar as garantias aos consumidores.

Ponto do negócio à venda

ponto do negocio mulheres mudanca
Ponto do negócio à venda.

O primeiro passo para colocar o ponto do negócio à venda é tomar a decisão e buscar apoio de especialistas que possam auxiliar nesse processo. De acordo com Felippe, nem sempre é fácil decidir-se pela venda de um negócio que foi construído com investimento e esforço de seu proprietário.

O processo de vender ou comprar um ponto do negócio exige certos cuidados que vão desde questões jurídicas, financeiras e, até mesmo, familiares. Além disso, outro item crítico é a avaliação do ponto do negócio, ou seja, a definição de quanto ele vale.

É fundamental ter em mente que, colocar o ponto do negócio à venda significa, de fato, disponibilizar o ponto comercial para alugar a outro inquilino, transmitindo a ele um contrato vigente.

Em outras palavras, quando um empreendedor está passando o ponto, ele não está vendendo o imóvel, mas repassando a um terceiro o seu contrato de locação, em troca de um pagamento comumente chamado de “luvas“.

Apesar de ainda ser uma alternativa cada vez mais comum, a compra e venda de pontos comerciais ainda pode e deve crescer muito nos próximos anos. “A expectativa é que os próximos três anos sejam ainda mais promissores para o mercado, o que é ótimo para empresários e investidores brasileiros”, conclui.

Como avaliar o valor do ponto do negócio?

Um bom empreendedor sabe que um negócio próspero vai além de apenas abrir as portas e regularizar o empreendimento. Um dos primeiros passos é saber o real valor do seu ponto de negócio. Qual seu valor justo?

Aqui também se apresentam diversas variáveis que devem ser consideradas para se identificar o valuation da empresa. Entre elas estão as dimensões e estruturas físicas do imóvel. Seu padrão construtivo.

Se conta com área de estacionamento próprio ou conveniada. Qual a metragem da frente? E sem falar na sua própria localização ou no bairro. Muitos bairros são considerados áreas nobres da cidade e tendem a ter preços de locação mais elevados.

São mais valorizados. Isso porque estão localizados em regiões estratégicas, próximo ao centro da cidade, ou ainda em locais de grande movimentação. Como no caso de redes de hipermercados, shoppings, universidades ou escolas.

Para avaliar o valor do ponto do negócio é preciso contar com a colaboração de profissionais e empresas especializadas.

Por meio de moderna plataforma de pesquisa o meuBIZ permite que o empresário faça uma avaliação on-line do negócio. Esse valor é importante em especial na hora de comprar e de vender um ponto comercial.

Compra e venda de ponto do negócio com o meuBiZ

ponto do negocio examinando contrato
Ponto do negócio.

Decidir pela venda de um ponto comercial nem sempre é tarefa fácil. Afinal pode ter sido anos de dedicação, esforços e investimentos no negócio. São diversos os fatores que levam a isso, bem como os critérios que precisam ser observados.

O primeiro deles é saber com certeza quanto vale o seu empreendimento. Qual é o seu real valor de mercado e quanto se espera obter de lucro nesse tipo de operação?

Transações de compra e de venda podem ser facilitadas e viabilizadas em menor tempo, com ajuda do meuBIZ. Especialista na área, Felippe, executivo da plataforma, explica que passar um ponto adiante não significa a venda do imóvel e sim do negócio.

Ou seja, o empresário vai repassar o empreendimento a terceiro, que pode ou não continuar com o contrato de locação. Esse tipo de transação é mais conhecida por “luvas”.

Apesar do crescimento ascendente nos últimos anos, desse tipo de negócio, Felippe acredita que a compra e venda de pontos comerciais deve aumentar ainda mais nos próximos três anos.

O meuBIZ disponibiliza quase cinco mil oportunidades de bons negócios nas mais diversas áreas. Acesse https://meubiz.com.br e veja qual melhor se encaixa na sua expectativa empreendedora.

Conclusão

Como vimos até aqui, escolher o melhor espaço para abrigar seu negócio não é tarefa fácil e nem tão pouco simples. Por isso, indicamos que o empreendedor esteja muito bem assessorado.

Profissionais especializados podem facilitar essa operação, viabilizando o acesso a imóveis de qualidade e bem localizados. Identificado o melhor ponto, é preciso ainda conhecer o seu público consumidor.

Saber se o imóvel está apto para atender as necessidades do negócio ou precisa de adequações. Se é acessível, seguro, entre tantas outras variáveis que devem ser consideradas antes de se fechar um contrato de locação.

Conhecer bem a legislação vigente no município escolhido também é importante. Afinal, dependendo do tipo de empreendimento escolhido há normas e regras diferentes a serem seguidas.

Um ponto comercial bem localizado pode responder por quase 50% do sucesso do negócio.

Compre ou venda um ponto comercial

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.