Vender uma empresa – 8 pontos de atenção que você precisa conhecer

vender uma empresa

Vender uma empresa nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, gera bastante trabalho e envolve muitas pessoas e trâmites burocráticos.

Por isso, é importante contar com o apoio de um consultor especializado em intermediação ou um especialista em fusões e aquisições.

Conheça os 8 pontos para estar atento quando for vender a sua empresa.

Vender uma empresa exige precificar corretamente

A definição de preço geralmente é o primeiro ponto de atenção ao vender uma empresa. A tendência é que alguns avaliadores, buscando agradar o vendedor, estabeleça um preço demasiadamente elevado, fora dos valores praticados no mercado.

Isso ocorre porque, na maior parte das vezes, quem avalia não analisa em conjunto com o consultor que irá vender o negócio. Dependendo do preço estabelecido, poderá inviabilizar a venda.

Por isso, não escolha um corretor e avaliador com base no quanto ele valora seu negócio. E não o force a valorizar o seu negócio, pois o estabelecimento de um preço realista é fundamental. O preço da empresa precisa ser realista.

A melhor maneira de alcançar este objetivo é ter o seu negócio avaliado em conjunto por um especialista que compreenda sobre os métodos de valuation e pelo corretor de negócios que compreende sobre o mercado.

Os negócios avaliados dessa maneira têm uma chance de 80% de vender uma empresa a um preço mais elevado. Aqueles que não utilizam um corretor de negócios e uma avaliação profissional têm uma chance de 10% de venda.

A tendência de quase todos os empresários é sobrevalorizar seu negócio. Quando o fizer, o tempo para vender apenas se estenderá até o momento em o mercado compreende que o mesmo é justo.

Nada suscita mais a curiosidade de um potencial comprador do que descobrir se o seu preço é justo. Ele pode esperar anos…

Tenha um bom motivo para vender

Os compradores estão sempre preocupados com isso. É importante deixar claro todas as reais razões da venda.

Caso o motivo da venda seja algum fato não revelado que possa prejudicar o negócio no futuro, isso certamente aparecerá durante o processo de venda e você perderá o comprador.

Por este motivo, os compradores devem enxergar uma razão lógica para a venda ou – sem ela, eles pensarão o pior. Você também não pensaria assim?

Forme sua equipe

Tudo começa com o trabalho em equipe. É preciso formar seu time para vender uma empresa com sucesso. Você precisará de um corretor de negócios, do seu advogado e do contador.

Hoje, a venda de um negócio é tão especializada que mesmo o melhor advogado ou contador não substituem um corretor especializado, que tenha experiência em encontrar compradores qualificados e conduzir o processo de venda do negócio.

Prepare a documentação

A maioria dos compradores são devoradores de números e vão buscar conhecer cada detalhe do negócio. Por isso, da perspectiva de um comprador, a documentação do negócio é essencial e o vendedor precisa desenvolver um pacote detalhado para apresentar o seu negócio.

Os compradores também esperam que o vendedor seja capaz de justificar o seu preço e termos de venda com base em seu entendimento dos retornos de investimento e fatores de risco.

O vendedor também terá que competir com um número cada vez maior de oportunidades de negócios e investimentos. O trabalho precisa ser profissional para convencê-lo de que o seu negócio é o melhor.

Qualifique os interessados

Depois que o seu pacote de marketing está completo, você vai saber que tipo de comprador você precisa. Seu corretor de negócios deve, então, estabelecer um processo para encontrar e qualificar um comprador.

Não se apresse em aceitar qualquer proposta. Há muitas pessoas que pensam que podem comprar o seu negócio a preço de banana.

Se você não tiver um processo para se qualificar interessados, você pode ter que lidar com um desses e perder muito do seu precioso tempo e recursos tentando vender-lhes o seu negócio. O desejo de comprar não é a prova da capacidade de comprar.

Algumas pessoas acreditam que as empresas vendem tão rápido quanto casas em um bom mercado. Dependendo do tamanho da empresa, o seu preço, o setor e a situação econômica pode levar 6 meses a 2 anos para vender um negócio.

Por isso, é fundamental manter seu esforço de marketing e confidencialidade, exceto para perspectivas estritamente qualificadas. Seu consultor de negócios saberá como fazer isso.

Negocie profissionalmente

Quando você encontra um interessado qualificado, planeje sua estratégia de negociação com cuidado. Seu consultor de negócios irá facilitar o processo, então siga seus conselhos.

Lembre-se de que seu objetivo é vender uma empresa, e não bater o comprador em algum jogo de negociação. Nessa etapa, você e o comprador devem lançar as bases para um esforço em equipe para chegar a um bom acordo. Atenção aos 5 pontos:

  • Não permita que você se atole em disputas com um comprador. Não deixe que seu ego o distraia de satisfazer seu objetivo de venda;
  • Trate o seu comprador como um aliado, afinal vocês estarão focados em um objetivo comum: transferir a ele a propriedade de sua empresa;
  • Concentre-se em interesses, não em posições;
  • Gere uma variedade de soluções antes de decidir o que fazer sobre qualquer problema particular;
  • Resolva os problemas mais difíceis com critérios objetivos, padrões independentes e normas de mercado.

Chaves, Equipamentos e Instalações

Os compradores querem sempre uma lista completa de equipamentos e inspecionam cada um para garantir que tudo está em boas condições de funcionamento.

Eles vão deduzir do preço aquilo que não está funcionando perfeitamente. Mantenha suas instalações limpas e em bom estado de conservação.

Envolva o comprador rapidamente

Até mesmo os melhores compradores podem mudar as suas mentes de um dia para a noite. Após o interessado estabelecer um compromisso de compra, assine uma oferta de compra por escrito e obtenha uma garantia.

Após a oferta de compra o acordo é assinado, conclua o mais rapidamente possível, sem ultrapassar as etapas legais junto ao seu advogado. É redundante, mas sua empresa não estará vendida até que esteja vendida. Certifique-se de tudo antes de definir os planos para as merecidas férias.

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