Organize os documentos da empresa antes de vendê-la

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Durante o processo de venda de uma empresa, mais cedo ou mais tarde, o seu potencial comprador irá solicitar documentos que comprovem as informações repassadas durante as rodadas de negociação. Portanto, é fundamental que você organize os documentos da empresa antes que encontre um interessado.

Passo 1. Conheça os documentos necessária durante o processo de venda

Você já pode ter muitos desses documentos completos e disponíveis. Deixe-os preparados para quando forem solicitados. O checklist a seguir irá ajudá-lo a reunir essa documentação.

1 Contratos com fornecedores e distribuidores;
2 Lista de clientes e principais contratos;
3 Lista de empregados com datas de admissão e salários;
4 Organograma da empresa;
5 Fotos do negócio;
6 Demonstrativo de Resultados dos últimos 5 anos;
7 Balanço Patrimonial dos últimos 5 anos;
8 Planilhas e controles gerenciais de receitas e despesas;
9 Lista de oportunidades para melhoria do negócio;
10 Projeções de receita/lucro para os próximos 5 anos;
11 Documentos de constituição da empresa e suas alterações;
12 Declarações do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica dos últimos 3 anos;
13 Contrato de aluguel, caso o imóvel seja alugado;
14 Licenças, alvarás de funcionamento, certificações e registros;
15 Certificados profissionais;
16 Apólices de seguro;
17 Comprovações de titularidade de patentes, marcas e outras propriedades intelectuais;
18 Lista dos empréstimos contratados;
19 Descrições de produtos/serviços e listas de preços;
20 Plano de negócio;
21 Plano de Marketing e amostras de materiais de marketing;
22 Manual de Procedimentos do negócio;
23 Outros documentos específicos do seu ramo de negócio.

Saiba qual é a melhor hora para vender seu negócio

Passo 2. Reúna e organize os documentos da empresa para quando precisar – e isso acontecerá

A descrição do negócio que você irá fornecer em anúncios e comunicações rápidas vai despertar o interesse inicial do comprador. Posteriormente, as explicações pessoais devem gerar ainda mais interesse do comprador. Lembre-se de que seu negócio só será vendido se for atrativo para alguém.

Entretanto, é improvável que você receba algum tipo de comprometimento de interesse, muito menos uma oferta ou intenção de compra, antes de apresentar os documentos que comprovem as informações repassadas verbalmente, principalmente os itens relacionados às finanças do negócio.

Antecipe-se! Comece imediatamente a reunir toda a documentação que precisará durante o processo de venda da sua empresa.

Para conhecer todos os passos de como vender seu negócio, clique aqui.

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