Plano de negócios: o que é, qual a sua estrutura e como fazer

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O plano de negócios é o primeiro passo para todo empreendedor, pois ele é usado como uma ferramenta de gestão, ajudando a reduzir a insegurança no momento da abertura de uma nova empresa.

E caso você já tenha uma empresa funcionando e deseja colocá-la em ordem ou então ampliar a sua perspectiva e entender o seu mercado de atuação, o plano de negócios também é fundamental.

Por esse motivo, fizemos este artigo com as principais informações de como montar um plano de negócios, sua estrutura e como montá-lo.

Boa leitura!

O que é um plano de negócios?

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O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento usado para planejar os principais pontos de seu negócio, onde se coloca suas metas e objetivos, sendo possível, inclusive, prever situações de risco que podem surgir.

Além disso, ao elaborar um bom plano de negócios, a empresa é capaz de fazer a identificação de problemas, podendo se aperfeiçoar e aprofundar depois de determinados estudos e análises, para fazer com que o negócio seja cada vez mais sólido e consistente.

Com ele, é possível determinar se uma ideia é boa ou não para entrar no mercado, organizando seus principais detalhes operacionais, necessidades e objetivos dessa empresa.

Ter um plano significa estar preparado para oferecer um serviço ou um produto de qualidade e sem empecilhos.

Qual é o principal objetivo de um plano de negócios?

O objetivo principal do Plano de Negócios é conduzir as ações do empresário, para que ele consiga relacionar as particularidades de todos os itens do negócio que pretende abrir. 

Além disso, um bom plano de negócios gera confiança ao empreendimento que ainda não existe.

Qual a importância do plano de negócios?

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Qual a importância do plano de negócios?

É através desse documento que uma ideia pode (ou não) ser validada no mercado, pois, mais do que fazer a definição da direção que o negócio vai seguir, o plano de negócio traz todos os detalhes importantes do empreendimento.

Além disso, separamos logo abaixo os principais benefícios do plano de negócios para que você possa ver o quanto ele é importante:

  • organiza ideias para um novo empreendimento;
  • analisa a concorrência;
  • auxilia na administração dos negócios, seja com finanças, ou com estratégias;
  • facilita a comunicação com colaboradores, parceiros, investidores e fornecedores;
  • capta recursos financeiros, humanos, ou parcerias;
  • ajuda na escolha de fornecedores de matéria prima e equipamentos;
  • lapidar a ideia de negócio antes que ela saia do papel;
  • prevê e evitar riscos antes que eles ocorram;
  • reduz os riscos de falência no futuro próximo.

Quais são os tipos de plano de negócios?

plano de negocios homem explicando lousa
Quais são os tipos de plano de negócios?

Agora vamos citar brevemente os tipos de planos de negócios.

  • Mini Planos

Os mini planos têm de 5 a 10 páginas onde consta o resumo das pretensões, e onde você deseja chegar com o seu negócio.

  • Plano inicial

Esse plano de negócio também é chamado de plano Start-up ou plano Early Stage, ele é usado para definir as principais  ideias de seu negócio, contemplando tópicos como o tipo de empresa, quais produtos ou serviços serão oferecidos para o público, equipe de gestão, estratégias etc.

  • Plano de Expansão ou Crescimento

Já neste modelo o principal foco são os aspectos internos da empresa, seu principal objetivo é estabelecer linhas de crescimento.

  • Plano de Reestruturação

Esse é o tipo de plano mais completo que existe, o qual inclui sumário, propósito e as chaves do sucesso da empresa.

– Plano de negócios sumário

Esse plano é direcionado aos investidores para a obtenção de crédito. Ele conta com uma estrutura mais sintética e apresenta um resumo geral das potencialidades do negócio. Evidencia de forma mais consistente a seção financeira do plano.

– Plano de negócios abrangente

Já esse plano é direcionado para a concepção de um novo empreendimento. Tem uma estrutura mais detalhada e apresenta uma forte análise financeira, mercadológica e operacional.

Qual é a estrutura de um plano de negócios?

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Qual é a estrutura de um plano de negócios?

Agora vamos explicar sobre a estrutura de um plano de negócios, confira!

– Sumário Executivo

O sumário executivo é uma visão geral resumida de seu negócio, mas também de seus planos. 

Esse sumário deve incluir as seguintes informações:

  • Uma declaração de missão, que é uma frase ou duas que explicará a que propósito sua empresa servirá, bem como quais pontos problemáticos você pode cumprir;
  • Informações sobre seu produto ou serviço, incluindo tudo o que o torna diferente do que já existe;
  • Informações básicas sobre a equipe de liderança da sua empresa, incluindo os membros da equipe existentes e suas funções;
  • Informação sobre onde sua equipe está localizada;
  • Informações financeiras básicas (incluindo financiamento atual ou para o que você está procurando financiamento) e planos de crescimento de alto nível sobre o que você planeja realizar se estiver pedindo financiamento.

– Apresentação da Empresa

Aqui é feita uma apresentação na própria empresa, com todos os problemas que devem ser resolvidos, bem como as comunidades que deseja alcançar. 

Também é possível destacar quais diferenciais ou vantagens competitivas definirão sua empresa para o sucesso.

Aqui é necessário incluir os seguintes pontos:

  • Cada proposição de venda única que sua empresa tem, e cada uma deve estar ligada à sua declaração de missão;
  • Uma explicação de cada vantagem competitiva que você tem como empresa e como proprietário de uma empresa;
  • Um destaque individual para cada especialista individual em sua equipe;
  • Informações sobre patentes ou direitos autorais da empresa, se relevantes.

– Plano de Mercado

Aqui deverá ser feita uma pesquisa aprofundada,  para saber o que outras empresas estão fazendo, bem como saber quais são seus pontos fortes e fracos. 

Aqui está o que você precisa ter certeza de incluir em sua seção de análise de mercado:

  • Uma análise do que já existe no mercado, com exemplos se possível de concorrentes diretos e do que eles oferecem;
  • Uma explicação de como você pode se encaixar no mercado e superá-lo, com informações detalhadas sobre quais estratégias, recursos e ativos você usará para se destacar;
  • Uma explicação de por que isso será tão valioso.

– Plano de Marketing

Essa é uma etapa  essencial para entender e explorar todas as possibilidades de divulgação do negócio, do produto ou serviço.

Aqui é necessário conter as seguintes informações

  • Descrição do que a empresa vai vender;
  • Preços;
  • Estratégias de promoção e divulgação;
  • Estrutura para a venda;
  • Localização do empreendimento.

– Plano Operacional

Aqui você determina, na prática, como será a operação do negócio.

  • Estrutura física;
  • Capacidade de produção e prestação ou venda do produto ou serviço;
  • Processos e níveis operacionais;
  • Necessidade de recursos humanos.

– Plano Financeiro

Esta é a etapa essencial para compreender a viabilidade de abertura, manutenção ou expansão do negócio. Deve conter, entre outros:

  • Investimento total;
  • Estimativa de investimentos fixos;
  • Capital de giro necessário;
  • Estimativa do faturamento mensal;
  • Estimativa do custo unitário de matéria-prima;
  • Estimativa dos custos de comercialização;
  • Apuração do custo dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas;
  • Estimativa dos custos com mão de obra;
  • Demonstrativo de resultados;
  • Indicadores de viabilidade;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Lucratividade;
  • Rentabilidade;
  • Prazo de retorno do investimento.

Como fazer um plano de negócios? Passo a passo

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Como fazer um plano de negócios?

Chegou o momento de explicar o passo a passo de como montar um bom plano de negócios.

– Elaboração do sumário executivo

O sumário executivo é a primeira parte do seu Plano de Negócio, onde você resume  as informações mais importantes.

É necessário incluir as seguintes informações:

  • Descrição do seu empreendimento e o diferencial dele no mercado.
  • Missão do seu negócio;
  • Descrição do perfil dos empreendedores e dos funcionários;
  • Quais serão os produtos, serviços e os principais benefícios;
  • Quem são os clientes da sua empresa;
  • Localização – se existir uma sede física;
  • Qual será o investimento total;
  • Forma jurídica;
  • Enquadramento tributário.

Saiba que não é preciso escrever um sumário extenso, o que você deve fazer é garantir que ele seja  claro, porém breve. Além disso, é importante ser criativo, pois é com ele que você vai captar a atenção e despertar o interesse do leitor.

– Faça uma análise do mercado

Com essa análise de Mercado você consegue entender melhor quem são seus clientes, como anda a sua concorrência e como trabalhar com os seus fornecedores. 

Esta é uma das principais partes do seu planejamento e da sua pesquisa, pois ele irá te ajudar a entender melhor os aspectos importantes do mercado no qual você irá atuar.

– Faça uma análise da concorrência

Os concorrentes são aqueles que atuam no mesmo ramo que você e, em caso de estabelecimentos físicos, em localização próxima a sua. 

É extremamente importante ficar de olho neles! Observando os concorrentes, você vai aprender lições valiosas para o seu negócio, tanto para o lado do “o que fazer” quanto para o lado do “o que não fazer”.

O primeiro passo que você deve fazer ao analisar sua concorrência é buscar saber quais são os pontos fortes e fracos, comparando o que está no plano de negócio do seu empreendimento. 

Logo abaixo separamos alguns tópicos que podem te auxiliar nessa análise da concorrência:

  • Qual é a qualidade do produto ou serviço da sua concorrência;
  • Como está o preço da sua concorrência;
  • Como é o atendimento prestado por sua concorrência;
  • Quais são as condições de pagamento, horário de funcionamento ou atendimento, serviços de entrega, serviço de atendimento ao cliente, descontos, etc. da sua concorrência;
  • O que faz com que clientes comprem os produtos de sua concorrência? O que faz com que clientes deixem de comprar?
  • Qual é o diferencial do meu negócio? O que fará com que os clientes comprem comigo e não com os concorrentes?

– Faça uma pesquisa de fornecedores

Os fornecedores são aquelas empresas que disponibilizam a matéria-prima, equipamentos e outros bens que a sua empresa irá precisar para o seu pleno funcionamento.

Vamos supor que você seja um empreendedor do ramo da educação e esteja planejando suas aulas remotas, certamente, será necessário ter uma plataforma ou sistema Ead.

Assim, é preciso fazer uma pesquisa dos contatos pela internet, catálogos ou sindicatos e manter sempre uma lista atualizada e diversificada de fornecedores, assim, você poderá fazer comparações e decidir qual será o melhor custo-benefício para sua empresa.

Você pode pensar nos seguintes pontos:

  • Do que eu preciso para a minha empresa e quem são os fornecedores?
  • Quais estão oferecendo o melhor preço e condições de pagamento?
  • Quais são as quantidades mínimas de pedido para cada um deles e como isso se enquadra no meu plano?
  • Qual é o prazo de entrega?
  • Onde os fornecedores estão localizados?

– Elabore um bom planejamento de marketing

O plano de marketing traz todos os detalhes dos produtos de sua empresa, por isso é necessário descrever tudo mesmo, todas as informações como cores, tamanhos, qualidade, sabores, rótulos, marcas e tudo mais que se aplica ao seu produto. 

Além disso, com esse planejamento você elabora sua estratégia de venda desses produtos e como você planeja fazer com que chegue até os clientes. 

Por isso, ao fazer um planejamento de marketing, responda às seguintes perguntas:

  • Como eu posso descrever o meu produto ou serviço de forma clara e objetiva?
  • O meu preço está de acordo com a qualidade do meu produto ou serviço?
  • Como o meu produto ou serviço pode se destacar entre os concorrentes?
  • Em qual setor meu negócio se enquadra?
  • Qual será o plano de distribuição utilizado pela minha empresa?
  • Qual é o comportamento de compra do meu cliente?
  • Como o meu produto ou serviço irá chegar ao cliente?
  • O meu empreendimento será em uma loja física ou online? Será feita entrega em domicílio?
  • E o mais importante: Como o cliente saberá que o meu produto existe?

– Determine como será o funcionamento cotidiano da empresa

Aqui é feito um acompanhamento de todo o funcionamento da empresa, para saber se o seu Plano de Negócio descreve todos os pontos do seu empreendimento. 

Nele será demonstrado todos os passos fundamentais para que você consiga vender o seu produto ou para a prestação do serviço disponibilizado por sua empresa.

Depois disso é preciso que você responda a seguinte pergunta: Quanto eu consigo vender em um determinado período?

Para isso, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Qual será o tempo utilizado para realizar o processo de venda ou de prestação de serviço oferecido por sua empresa?
  • Quanto funcionário você terá e qual a qualificação você deseja para os seus funcionários?
  • Como é o desempenho que você deseja para os equipamentos e materiais de sua empresa?
  • Qual a capacidade de distribuição e armazenamento da empresa?
  • Quais são os prazos dos fornecedores?

Adicione também quais serão os cargos e quais funcionários irão ocupá-los ou qual é o perfil de profissional que você deseja para ocupar cada cargo de seu empreendimento.

– Faça um bom planejamento financeiro

Depois de fazer toda a análise citada anteriormente, é o momento de elaborar a última parte do seu Plano de Negócios e uma das mais importantes: o plano financeiro.

 Isso porque, com esse planejamento você coloca na ponta do lápis todos os aspectos da empresa que envolvam dinheiro, gastos, investimentos e capital de giro para tudo o que foi planejado em seu Plano de Negócios. Olha só como é extremamente importante esse passo?

Para elaborar o plano financeiro é preciso pensar sobre o custo de tudo que você já colocou no plano de negócio: Matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios e hospedagem de lojas online, salários, marketing, etc.

Assim, o resultado disso tudo será apresentado em números por meio do seu Plano Financeiro, dessa forma você conseguirá prever qual será o investimento total do seu empreendimento. Esse investimento total é subdividido em três partes:

  • Investimentos fixos: Aqui você irá colocar todos os bens que que devem ser comprados para que a sua empresa comece a funcionar adequadamente, tais como: quais equipamentos, máquinas, utensílios e móveis
  • Capital de giro: O capital de giro irá englobar quanto dinheiro você irá precisar para que o seu negócio funcione normalmente. Tudo isso já levando em consideração a compra de mercadorias para estoque inicial, pagamento de fornecedores e financiamento de vendas.
  • Investimentos pré-operacionais: Estes são todos os gastos que você terá antes de iniciar as atividades do seu empreendimento. Tais gastos irão englobar: reformas de imóveis, pagamento de taxas de registro de empresas, hospedagem de sites e outros.

Onde conseguir um plano de negócios pronto para download?

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Onde conseguir um plano de negócios

Existem diversos sites onde você pode encontrar um plano de negócios pronto para download, por exemplo no Sebrae, onde tem o plano pronto para você.

Além desse, separamos mais dois modelos de plano de negócios para você baixar:

Modelo de plano de negócios – documento Word

Modelo de plano de marketing – documento Word

Conclusão

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Plano de negócios.

Dedicar um tempo para redigir um plano de negócios forte, mas também abrangente que possa orientar seus negócios e persuadir os membros da equipe externa a embarcar vale o esforço, seja você redigir o plano sozinho ou contratar ajuda externa.

Os planos de negócios são uma parte crucial da conexão com financiadores, parceiros, fornecedores, bem como investidores. 

Como eles também podem orientar sua equipe interna sobre como seguir em frente durante os primeiros anos de gerenciamento do negócio, eles são excepcionalmente valiosos para vários propósitos diferentes, por isso, eles podem ajudá-lo a transmitir por que seu negócio será um sucesso e por que é um grande investimento para todos os envolvidos.Gostou do nosso artigo sobre plano de negócios? Continue conosco e saiba muito mais!

 

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