Como vender bar e como vender restaurante são duas das dúvidas mais comuns entre os empresários, principalmente em momentos de crise.
Especialistas dizem que, quando o calo econômico aperta, as pessoas tendem a manter parte dos seus gastos com lazer: afinal, eles são lembretes de que a vida continua boa, mesmo com as dificuldades.
Mesmo assim, a crise econômica atual tem surpreendido muitas empresas do setor de entretenimento, principalmente de bares e restaurantes.
Isso porque, mesmo sendo responsável por vários momentos de lazer, esse tipo de gasto pode ser facilmente substituído por um jantar ou um happy hour em casa.
O que fazer, então, quando o movimento não está tão bom quanto deveria?
Logo de cara, muita gente pensa em fechar as portas do negócio. Quando o lucro parece longe demais e o prejuízo é uma realidade, parar de investir tempo e dinheiro na empresa parece ser a saída mais lógica.
Parece, mas não é: de repente, colocar a empresa à venda pode ser a salvação do investimento e a chance de um novo recomeço.
Conheça aqui o que você precisará saber para vender bar e para vender restaurante.
Equilibre despesas e receitas
É difícil crer na baixa movimentação de um bar durante a crise, mas a realidade é que, nesse contexto, as receitas caem mesmo.
Antes de decidir por fechar ou vender o restaurante, é importante que você adeque seu negócio para que as despesas sejam suportadas.
Essa pode ser a última tentativa de suspiro antes de colocar o restaurante à venda. Quem sabe não dá certo?
A dica é identificar todo e qualquer gasto supérfluo – que com certeza sua empresa tem – e cortar os custos possíveis, inclusive fixos.
Cuidado para não tirar algo que seja fundamental para a empresa e matar qualquer a possibilidade de reerguê-la.
Com uma renegociação de contratos é possível pra alocar mais recursos para a melhoria de resultados.
Outra forma de evitar colocar seu restaurante à venda é buscar fornecedores mais baratos, fazer promoções ou encontrar parceiros que o ajudem a aumentar a rotatividade de clientes no local.
Se puder substituir insumos, inclusive entre os ingredientes, que não comprometam a qualidade do que você entrega, pode ficar ainda mais fácil equilibrar as contas.
Já tentou essa saída e não deu certo? Então talvez seja mesmo a hora de vender o restaurante – não de fechá-lo!
Venda seu restaurante |
Dossiê para Vender Restaurante e Bares
Liquidar o estoque
O bar ou restaurante já não dá mais movimento, mas tem estoque? Essa é uma alternativa válida para os empresários que podem transformá-lo em algum dinheiro.
A venda do estoque pode gerar recursos interessantes para capital de giro, para renovação do estoque parado ou até mesmo para encerrar as atividades da empresa.
Mas é preciso planejamento, pois o estoque é o que fará com que a empresa se mantenha no mercado pelo tempo que for possível – inclusive na mão de novos donos.
Para liquidar o estoque, as alternativas vão desde a venda dos insumos para concorrentes até a realização de promoções nos últimos dias de estabelecimento aberto.
“Compre uma, leve duas” é uma boa estratégia para chamar o público, liquidar o estoque e ainda fazer algum dinheiro em caixa. E você pode aplicar a promoção a bebidas, pratos e sobremesas.
Entre “Vender o bar” e “Passar Ponto”
Em uma área permeada por fusões e aquisições, não existe uma regra geral a para vender restaurantes e bares.
Se o proprietário tem urgência em sair do negócio, pode valer a pena liquidar o estoque e passar o ponto, já que no geral essa saída é mais rápida do que vender a empresa como um todo.
Se a urgência não existe, a venda da empresa pode gerar um retorno financeiro maior, desde que o negócio seja lucrativo também para o próximo dono.
Mas qual é a diferença entre vender restaurante e passar ponto?
Vender restaurante é uma alternativa muito comum em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, mas ainda pouco explorada no Brasil, ainda que existam muitos restaurantes à venda por aqui.
Essa negociação envolve levantar seus fluxos de caixa, sua possibilidade de lucratividade, seus ativos e passivos para que um investidor possa fazê-la prosperar.
É muito comum querer vender uma empresa quando o dono não deseja mais seu negócio: já fez seu pé de meia e quer se aposentar, viajar, ficar mais com a família ou recomeçar empreendendo em outra área.
Estima-se que, pelo menos 10% das empresas brasileiras já tenham sido vendidas e operam sob novas batutas.
Já passar o ponto é diferente, mas também pode gerar retorno financeiro a quem está se desfazendo do seu bar ou restaurante. Isso porque quase tudo tem valor em um negócio – inclusive o ponto comercial onde o bar está localizado.
A depender do fluxo de pessoas, um ponto comercial pode valer um bom dinheiro e interessar investidores que desejem explorar aquele local, não necessariamente no mesmo setor de bares e restaurantes.
Ao passar o ponto, você “vende” o restante do seu contrato de locação (ou de propriedade), passando o imóvel ao próximo dono sem pagar multa rescisória e, ainda, com algum retorno financeiro. Quanto melhor for o ponto comercial, mais ele valerá em uma negociação.
Sob Nova Direção
Digamos que seu bar ou restaurante esteja num ponto estratégico e seja bastante conhecido pela clientela – mas que, por algum motivo, você não deseje mais estar à frente do negócio.
Nesse cenário, você também pode arrendar o bar ou restaurante, alternativa que prevê que o negócio continue com o proprietário, mas sob nova gestão.
Em outras palavras, o dono continua sendo o detentor do negócio, mas cobra uma renda de um interessado em operá-lo, com todos seus equipamentos, utensílios e até funcionários, se esse for o acordo.
Em contrapartida, o arrendatário ou inquilino se responsabiliza por todas as despesas do negócio e ainda com um pagamento pelo arrendamento.
Ah, e a famosa plaquinha de “sob nova direção” é só uma forma de avisar a clientela que o proprietário mudou. Seus concorrentes nunca saberão, contudo, se o que aconteceu foi uma aquisição, repasse de ponto ou venda de ativos, por exemplo.
E aí, já sabe o que fazer com seu bar e restaurante?
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Qual é a melhor hora para vender um negócio?