Conforme já ressaltamos por aqui, existem cada vez mais pessoas buscando vender suas lojas. Basta fazer uma breve pesquisa para encontrar milhares de anúncios no estilo “vendo loja”, “ lojas à venda Centro de BH ”, “passo ponto urgente BH”.
Com a quantidade de negócios que abrem diariamente, a modalidade de vender uma empresa ou simplesmente passar um ponto comercial tem se tornado comum nos dias atuais. A dimensão do mercado e os altos índices de empreendedorismo dos brasileiros facilitam esse tipo de transação.
Atualmente, já é possível iniciar um anúncio “vendo loja” diretamente pela internet. Mas esse tipo de abordagem exige conhecimento sobre os termos corretos que devem ser utilizados para ser encontrado.
Outro fato que favorece lojas à venda é a sua consolidação no mercado. Isso porque, segundo levantamento do Sebrae, 70% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) morrem antes de completar cinco anos de atividade, devido a alguns fatores como:
- Alta competitividade do mercado;
- Não conhecimento dos concorrentes;
- Ausência de um bom plano de negócios e análise de viabilidade;
- Falta de capacitação na gestão financeira de contas;
- E falta de orientação adequada para a condução do negócio.
Por isso, muitas vezes comprar uma loja já consolidada no mercado pode ser uma excelente opção, especialmente para quem está iniciando no mundo dos negócios.
Considerando tudo isso, no artigo de hoje trazemos alguns pontos essenciais tanto para quem está pensando em vender a sua loja quanto para quem quer comprar lojas à venda.
- Informações importantes como o porquê de investir em lojas à venda neste momento;
- Importância do ponto comercial na hora de encontrar a loja ideal;
- Importância de uma pesquisa de mercado;
- Investimentos necessários;
- Vender ou alugar, o que vale a pena;
- Termos a se atentar; entre outros.
Boa leitura!
Por que investir em lojas à venda no momento?
Antes de responder a esta pergunta, é importante esclarecer um ponto: quando um negócio é colocado à venda, não significa que este está falido ou sem perspectivas de crescimento.
Na verdade, são muitas as razões pelas quais os empreendedores optam por colocar seu comércio à venda que vão além de problemas financeiros, se estendendo até problemas pessoais que o impedem de continuar com o negócio, por exemplo.
E isso ajuda novos empreendedores a iniciarem, pois sabemos que abrir um negócio do zero não é uma tarefa fácil, muito menos para iniciantes.
Isso porque, além de ter o conhecimento necessário do mercado e boas ideias, ele precisa lidar com questões burocráticas – que podem levar certo tempo para serem concluídas e custar caro.
Por isso, a compra de algo já pronto permite pular algumas etapas e agilizar a realização do sonho.
Além disso, quando se opta por uma loja já consolidada no mercado, evita-se correr mais riscos como a falência em cinco anos como citamos no início deste conteúdo. Claramente que tudo só funcionará como deve se houver uma pesquisa de mercado antes e análise detalhada do negócio e os motivos que levaram o dono a vendê-lo.
Outra vantagem a considerar são os parceiros, os clientes e os funcionários já consolidados, restando para o novo proprietário estreitar estas relações, fazer trocas se preciso e atrair novas.
Também, ao investir em uma loja já pronta, você pode aproveitar tudo que já vem nela como: os estoques, máquinas e equipamentos, materiais e até o nome da marca.
Importância do ponto comercial na hora de encontrar a loja ideal
O ponto comercial deixou de ser apenas a localização de determinado estabelecimento para se tornar o reconhecimento perante o seu público-alvo. Por isso, é tão importante saber fazer esta escolha, visto que é o ponto comercial que ajuda a construir a imagem da sua loja no mercado.
Fora isso, escolher um bom ponto comercial pode fazer com que a sua companhia se torne referência, não apenas de localização, mas também pelos produtos ou serviços oferecidos.
Sendo assim, o ponto comercial é mais uma questão de atenção quando o assunto é a compra ou aluguel de um negócio, pois ele é o pontapé inicial para o crescimento dele. Portanto, se a escolha não for certeira, obviamente que pode atrapalhar no sucesso de vendas. A dica é estudar e planejar!
Há uma série de cuidados para escolher o local ideal, tais como o perfil do público a ser atingido (público-alvo); a concorrência; acessibilidade do local; entre outros. Confira mais dicas para acertar em cheio na escolha do seu ponto comercial!
Entenda qual é o seu público
Entender o perfil do público do seu negócio é um dos primeiros passos na criação ou na expansão de qualquer empresa. Isso porque, a meta é movimentar e atrair cada vez mais pessoas para o seu comércio, certo? Então vamos a exemplos!
Lojas de roupas fitness podem achar bons pontos em regiões próximas a academias. Por outro lado, ficar próximo a fast foods e outros restaurantes já não seria tão interessante. Neste ponto consideramos o que diz a frase: “é preciso estar onde o cliente está!”. Vale considerar ainda o fluxo de pessoas da região. Quanto mais movimento, melhor!.
Escolha um local visível e acessível
Como o cliente vai encontrar a sua loja ou saber daquela promoção se ele não consegue enxergar a vitrine? Por isso, a visibilidade, por mais que pareça irrelevante, é essencial para o reconhecimento do negócio.
Leve em consideração ainda a acessibilidade do local, pois se as pessoas não entram, seu negócio não anda. Afinal, quem nunca deixou de ir em uma loja por falta de estacionamento ou difícil acesso? Segurança, rotas de acesso e infraestrutura são apenas três dos muitos pontos a avaliar neste caso.
Analise os seus concorrentes
Há pessoas que acreditam que é muito melhor deixar a concorrência longe do seu negócio, mas nem sempre isso é verdade. Sabe aquele ditado que diz que “mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda? Pois é, em alguns casos funciona!
Por exemplo, imagine uma pessoa interessada em comprar uma televisão nova: provável que ela pesquise preços e modelos em diversas lojas antes da decisão final. É neste momento que estar por perto faz a diferença.
No entanto, avalie bem esse quesito, levando em conta se no seu caso vale a pena ou não, tudo bem?
Potencial de crescimento da região
O crescimento da região pode e vai atingir a sua loja diretamente. Devido a isso, vale estudar bem o desenvolvimento local antes de decidir ir para lá.
Por exemplo, se a prefeitura tem pretensões de adicionar uma nova estação de trem, um novo terminal de ônibus ou fazer novas construções, é importante estar atento. Isso porque, qualquer detalhe mínimo que seja pode afetar na movimentação da região e, consequentemente, nas suas vendas.
O orçamento do ponto cabe no seu bolso?
A resposta desta pergunta é importante, independente se você vai comprar ou alugar o ponto comercial. É essencial que você se certifique que ele cabe no seu orçamento atual. Para isso tem o planejamento financeiro que faz a diferença nas transações quando bem elaborado.
Antes de adquirir esse ponto, tire um tempo para avaliar as finanças da sua loja e definir quanto pode ser investido no ponto comercial. Vale levar em consideração: capital atual do negócio, previsão de lucratividade e prazo de retorno, além de pesquisas e avaliação do melhor custo-benefício.
Falando em pesquisa, ela é indisponível na hora de adquirir um negócio. Vamos saber mais sobre isso no próximo tópico!
Importância da pesquisa de mercado na hora de escolher um loja
De acordo com o Sebrae, a falta de planejamento está entre os três principais fatores para o fechamento das empresas. Portanto, a pesquisa de mercado antes de abrir ou comprar um negócio é essencial e deixá-la de lado é aumentar a chances de desaparecer antes dos cinco anos de existência.
Quer mais motivos para realizar uma pesquisa de mercado? Então vamos lá!
Uma das principais razões para se fazer uma pesquisa de mercado é saber a previsão de quando a sua empresa irá se desenvolver e também conhecer os concorrentes que você irá “enfrentar”.
Isso porque, geralmente quando compramos uma empresa já consolidada acreditamos que não é preciso um estudo de mercado, apenas seguir o mesmo caminho. E obviamente que trata-se de um pensamento equivocado, pois há muitos motivos que levaram o antigo dono a vender o seu negócio, concorda?
Há ainda o fato de ocorrer imprevistos no meio do caminho e nem tudo sair como planejado, exigindo uma mudança de estratégia. E para isso, é preciso consultas aprofundadas, entrevistas e análises para pular obstáculos e enxergar oportunidades.
Você pode até ter adquirido uma loja de nome forte e clientes fiéis, por exemplo. Porém, com as constantes mudanças nos mais variados setores, recomenda-se uma pesquisa de mercado para sempre estar se atualizando e tendo um diferencial.
Fique atento ao investimento necessário para colocar a loja em funcionamento!
Todos nós, quando decidimos nos tornar empreendedores, queremos ter sucesso no nosso negócio, correto? Porém, nem sempre estamos atentos aos detalhes e um destes pontos que merecem nossa atenção é: o investimento necessário para o funcionamento do comércio.
Isso mesmo! Antes de decidir por comprar ou abrir uma empresa, o que é preciso fazer acima de tudo é um planejamento financeiro e cálculo do investimento que será preciso para que o negócio funcione bem.
Pode parecer difícil colocar estas ideias em prática, porém aqui vai uma dica que pode te ajudar nesta tarefa: faça questões que te irão guiar para obter o máximo de informações possíveis. Isso pode ser feito com a elaboração de um plano de negócios, que indicará a situação e estágio atual de sua companhia e a saúde financeira dela.
Alguns dos pontos importantes para se ter em mente são:
- Qual é o tipo de loja que você pretende adquirir?
- Quem é o seu público-alvo?
- Quanto você terá para investir?
- E qual é o prazo de retorno esperado deste investimento?
Para responder essas questões, você precisará criar um referencial de informações. Isso pode ser feito com a elaboração de um bom plano de negócios. Esse estudo será responsável por guiar e indicar em qual estágio sua empresa está e como anda sua saúde financeira.
E para quem quer colocar lojas à venda, o que atentar?
Quando um empresário coloca seu negócio à venda ele deve planejar qual terminologia irá utilizar para ser encontrado. E existem alguns termos muito comuns que podem ser utilizados como: vendo loja, vendo empresa, passo o ponto, loja para alugar, empresa à venda, etc.
Qual terminologia utilizar? A resposta é: depende do que está à venda e da região onde o negócio está.
Se o que está à venda é uma loja, um comércio ou ponto comercial, esses três termos podem ser utilizados em suas diversas combinações: vendo loja, lojas à venda, passo ponto comercial, etc. Nesse caso, evite dizer simplesmente “negócio à venda” ou “empresa à venda”, que são palavras genéricas.
Por outro lado, se o negócio é uma indústria ou uma empresa de maior porte, a melhor forma é apresentar como “empresa à venda”, “indústria à venda” ou, simplesmente “vendo empresa”.
“Lojas à venda na cidade”
Ao realizar um anúncio para vender uma loja ou outro tipo de negócio, é fundamental dar destaque para a localização do mesmo. Ser específico, nesse caso, pode ajudar o seu negócio a ser facilmente encontrado por interessados.
Dessa forma, utilize sempre a referência da cidade ou estado no seu anúncio. Por exemplo: vendo loja em SP, loja à venda em BH, empresa à venda no RJ, lojas para alugar em SP, ponto comercial para alugar em Curitiba.
Como dissemos anteriormente, todos esses termos são comumente utilizados e podem facilitar a busca de um comprador para seu negócio. A melhor escolha é aquela que soar melhor na sua região.
“Vendo loja virtual”
Além de ser específico em relação à localização, é muito importante dar destaque também ao tipo de loja ou negócio que está sendo vendido. Se for um negócio pela internet pode ser interessante utilizar o termo “vendo loja virtual em SP” ou “lojas à venda no centro de BH” por exemplo.
De outra forma, se o negócio for um restaurante, utilize “vendo restaurante em BH” ou “restaurante à venda em BH”. Se for uma loja de roupas, utilize “vendo loja de roupas em SP” ou “loja de roupas à venda em SP”.
Algumas pessoas preferem ser ainda mais específicas, dando destaque ao tipo de produto comercializado como “loja de roupas infantis à venda em SP”. Isso pode ser feito, mas não é necessário e pode até soar excessivo. Portanto, o melhor caminho é ser específico, mas sem exagerar.
“Passar o ponto”
Outro termo muito comum no mercado de compra e venda de empresas é o famoso “passar o ponto”. Esse tipo de transação é muito comum no Brasil e pode ser uma saída para a venda de lojas, comércios, restaurantes e outros tipos de negócios que dependem de um local de qualidade para comercializar.
No entanto, há diferença em vender um negócio e passar um ponto comercial. Vender uma empresa envolve repassar todos os bens e ativos de um negócio como nome empresarial, contratos, estoques, carteira de clientes, CNPJ e, inclusive, o ponto comercial.
Como se pode perceber, passar o ponto comercial é um dos itens da venda de uma empresa. Portanto, antes de vender uma loja, um comércio, indústria ou qualquer empresa pela internet, planeje bem quais itens serão vendidos e anuncie com clareza.
Além disso, é fundamental que o anúncio seja específico em relação ao que está vendendo (sem exageros) e em relação ao município onde está localizado.
Vender ou alugar lojas, o que vale mais a pena?
Na realidade, não existe uma resposta pronta para essa questão, uma vez que a escolha vai depender muito de cada caso. Por isso, o ideal é que o proprietário avalie seu perfil e seus objetivos.
Abaixo, trazemos algumas perspectivas tanto de quem quer passar o ponto quanto na de quem deseja adquirir, com o objetivo de te ajudar a responder a pergunta deste tópico. Leia com atenção!
Na perspectiva de quem quer passar
Alugar para o empreendedor pode ser um pouco menos lucrativo do que vender, mas tudo vai depender do desenrolar da negociação. Passar o ponto pode, trata-se de um processo mais ágil e rápido.
Isso porque, o processo de venda de uma empresa pode dar mais dor de cabeça, visto que é preciso encontrar e convencer compradores das vantagens de se comprar o negócio, especialmente as em operação – considerando que o objetivo de quem compra é o de ter algo consolidado no mercado para dar seguimento ao comércio.
Em caso de venda, também é importante manter sigilo com relação aos colaboradores e concorrência, anunciando o novo direcionamento só após o fechamento da negociação.
Mas por que isso? Porque os funcionários podem apresentar resistência e preocupação e os concorrentes podem causar interferência na negociação com prováveis compradores. Vale ainda, neste caso, fazer uma avaliação de empresas para conseguir fechar um bom negócio.
Na perspectiva de quem quer adquirir
Quando a alternativa escolhida é passar o ponto comercial (alugar), a transação ocorre de forma imobiliária. Ou seja, quem adquire o ponto não necessariamente precisa seguir com o negócio que ocupava aquele local, se tornando um leque de oportunidades.
Quem o adquiriu poderá mudar nome, estrutura e até mesmo o segmento da loja. Aqui o que vale é o ponto, que quanto mais valorizado, maior será o seu preço.
Resumidamente, o custo-benefício de adquirir uma loja estabelecida pode ser bem melhor do que as demais alternativas. Isso porque, o período mais crítico de um negócio ocorre justamente entre a abertura e o ponto de equilíbrio financeiro e espera-se que uma empresa já estabelecida tenha passado por esta difícil etapa.
Como encontrar boas lojas à venda?
Aqui vale lembrar que não há uma fórmula mágica para enriquecer, a não ser que você ganhe na loteria. O que queremos dizer é que mesmo que você adquira uma loja já consolidada no mercado, é importante botar o plano de negócios em prática!
Aqui é válido, inclusive, para as franquias – um tipo de empreendimento já testado e aprovado em outros contextos, mas que não significa que ela seja à prova de falhas.
Sendo assim, podemos dizer que as etapas que precisam ser concluídas em um negócio criado do zero também devem ser aplicadas ao comprar um negócio já consolidado em uma franquia. Mas, isso não exclui as vantagens de comprar um negócio, então se deseja encontrar boas lojas acesse o meuBIZ e confira todas as opções disponíveis para você!
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Conclusão
Ao longo deste texto ressaltamos o quanto vender ou comprar uma loja já consolidada no mercado vem se tornando uma excelente oportunidade de negócio, principalmente para os iniciantes, que inclusive não possuem tanto capital para começar um negócio do zero.
Também não deixamos de destacar que quando um negócio é colocado à venda, não significa que este está falido ou sem perspectivas de crescimento.
Na verdade, são muitas as razões pelas quais os empreendedores optam por colocar seu comércio à venda que vão além de problemas financeiros, se estendendo até problemas pessoais que o impedem de continuar com o negócio, por exemplo.
No meuBIZ, por exemplo, você pode conferir cerca de 5 mil negócios à venda, incluindo franquias e imóveis comerciais que farão você ter sucesso como empreendedor.
E lembre que, por mais que tenhamos dado muitas alternativas e dicas tanto para quem deseja comprar quanto para quem quer vender por aqui, é preciso avaliar o potencial de cada negócio, pois todos os modelos têm as suas falhas e as suas qualidades. É fundamental pesquisar e conhecer completamente o negócio antes de investir.
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