Você sabe quanto vale a sua empresa? Conheça a ferramenta de avaliação de empresas do meuBIZ!
A cada dia que passa, mais e mais empreendedores têm feito uso da avaliação de empresas, também chamado de valuation. Se você ainda não se deparou com esse termo, fique tranquilo. Explicaremos tudo sobre isso nesse post.
Como quase tudo que vendemos e que possui um valor relativamente mais alto, como um carro ou uma casa, existem parâmetros relativamente claros de avaliação.
No caso dos veículos existem índices de preço que referenciam o valor de compra e de venda.
E no caso de uma casa também existem parâmetros de preço por metro quadrado em uma região ou outra.
Ainda assim, quase sempre fazemos uso de um avaliador de imóveis ou de um mecânico para certificar que o preço não está muito acima ou abaixo dos parâmetros de mercado.
No entanto, o valuation não serve somente para avaliar um negócio no momento de vendê-lo. A outra função dele é permitir que o empresário saiba como está a saúde da empresa.
Isso porque o processo e o resultado da avaliação de empresas fornecem ao empreendedor um panorama geral da empresa em seus aspectos financeiro e contábil, além de insights sobre como melhorar a performance do negócio.
Com isso, muitos empresários têm buscado realizar o valuation de seus negócios, ainda que não tenham o objetivo imediato de vender a empresa.
Por isso, confira neste artigo os principais métodos de valuation e como fazer.
Boa leitura!
O que é a avaliação de empresas?
A avaliação de empresas, também conhecida como Valuation, consiste no cálculo que é feito para conseguir saber o valor aproximado de uma empresa.
Essa avaliação é feita por meio de alguns métodos que conseguem analisar como está a situação financeira bem como quais são as perspectivas de crescimento do negócio.
Há diversos métodos para fazer a avaliação da empresa, por isso sua escolha deve ser feita da forma adequada para que assim o resultado seja o mais preciso possível.
O valor final dessa avaliação varia de acordo com método utilizado bem como as premissas usadas.
Para fazer a escolha do melhor método, é essencial conhecer sua empresa nos mínimos detalhes.
Assim, o empreendedor deve conhecer bem desde o estratégico até o operacional da empresa, passando por todos os departamentos da mesma e o mercado em que ela está.
Tudo isso é importante para no final da avaliação ser possível saber a percepção de mercado, o nível de crescimento e o potencial de caixa da empresa.
Qual o objetivo da avaliação de empresas?
O principal objetivo da avaliação de empresas, ou valuation como também é conhecida, é saber qual é o valor real de uma empresa.
Por esse motivo, fazer essa avaliação de forma correta pode gerar diversos benefícios e várias situações, tais como:
- Na compra ou venda de participação de uma empresa;
- Fusão de empresas;
- Realizar um melhor direcionamento no momento de planejar o negócio;
- Aumentar a sua área de atuação;
- Se usado como um indicador estratégico;
- Vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Dessa forma, fazer a avaliação de uma empresa, junto com outras métricas também muito importantes, irá ajudar a empresa a construir uma gestão mais estratégica, o que é essencial para as tomadas de decisões de uma forma mais qualificada e precisa.
Com isso, é possível gerar mais valor para a empresa, tanto a curto quanto a longo prazo.
Avaliação de empresas no processo de compra e venda
Para a avaliação de empresas o exemplo também é oportuno. O valuation é um item importante no processo de compra e venda de um negócio. O objetivo dele é atribuir ou arbitrar um valor justo de venda do negócio.
Um preço além dos preços de mercado pode fazer com que o proprietário do negócio não encontre nenhum interessado. Por outro lado, um preço muito baixo não tem vantagem alguma. Essa é a importância da avaliação de empresas.
Quais são os principais métodos de avaliação de empresas?
Existem várias formas de fazer a avaliação de uma empresa.
Por isso, separamos os principais métodos que o mercado de mercado utiliza, que são: por fluxo de caixa descontado, avaliação relativa de múltiplos, transações comparadas, valor de mercado, valor patrimonial ou contábil e por liquidação.
Saiba mais sobre cada um deles logo abaixo.
Fluxo de caixa descontado (FCD)
A avaliação de empresa feita através do fluxo de caixa descontado é considerado um dos métodos mais completos que existem.
Essa metodologia também é conhecida através da sigla FCD, e ela conta a utilização dos bens tangíveis e os intangíveis da empresa para que possa ser feito um cálculo mais preciso do valor da empresa.
Dessa forma, a avaliação feita através dessa metodologia conta com a análise de fatores externos, por exemplo a sua carteira de clientes, leva em consideração também o grau e porte da concorrência entre outros fatores.
Para fazer o cálculo do valor da empresa utilizando essa metodologia é necessário seguir os passos a seguir:
a) Calcule o fluxo de caixa histórico
Primeiramente é necessário fazer o cálculo do fluxo de caixa da empresa dos últimos anos.
Tal fluxo de caixa é feito por meio da organização de tudo o que entra (receitas) na empresa, junto com tudo o que sai (despesas) da empresa, o valor pago pelos impostos bem como todos os valores que foram investidos, para que seja possível chegar ao resultado final (lucro ou prejuízo) durante o ano.
Tais resultados deverão ser usados para que seja possível analisar a capacidade de geração lucros que a empresa tem. Assim, é possível usar esses resultados para conseguir projetar o próximo passo. Por isso, quanto mais anos tiver o histórico, melhor.
b) Análise e projete o fluxo de caixa
O segundo passo é fazer a análise do histórico desse fluxo de fluxo de caixa, para que seja possível estabelecer as projeções futuras sobre as finanças da empresa. Tal projeção pode ser para os próximos 10 anos, por exemplo
No momento de analisar o histórico é possível encontrar fatos esporádicos e incomuns, por exemplo, uma multa não esperada ou um gasto para pagamento de contas pessoais, que não fazem parte da operação da empresa.
Mas, ao fazer essa projeção para os anos futuros é necessário agir de forma realista, pois é bem normal que diversos empresários apresentam projeções muito mais otimistas que o seu histórico, com o objetivo de chegar a um valor da empresa muito maior.
Isso afasta um comprador quase imediatamente. Por isso, é melhor ser conservador é justo e garantir a venda, do que otimista sem conseguir vender o negócio.
c) Calcular a taxa de desconto
O próximo passo para a utilização desse método é calcular a taxa de desconto, também conhecido como WACC.
Isso é necessário pois é a taxa de desconto que trata o fluxo de caixa a valor presente, por isso o nome Fluxo de Caixa Descontado.
A taxa de desconto leva em consideração os riscos da atividade e as demais oportunidades de investimento.
Por exemplo: se um empresário consegue um retorno de 12% ano ano investindo em Tesouro Direto (uma aplicação extremamente segura), por que ele deveria arriscar seu dinheiro em uma empresa que rende menos que isso? Nesse caso, a taxa de desconto deve ser maior que 12%.
Aprenda em detalhes como calcular a taxa de desconto.
d) Calcular o valor presente do Fluxo de Caixa Projetado
Agora que você tem os resultados da empresa para os próximos 5 ou 10 anos e tem também a taxa de desconto, é hora de fazer a conta e trazer os resultados a valor presente.
Como calcular o valor de uma empresa pelo Fluxo de Caixa Descontado é uma regra matemática.
A fórmula básica a ser utilizada no Excel para descontar ou trazer o valor presente é o Valor Presente Líquido (VPL). Se todos os passos foram seguidos corretamente, o resultado final é o quanto vale o seu negócio.
Avaliação relativa por múltiplos
O próximo método é a avaliação por múltiplos, que, do mesmo modo que o fluxo de caixa descontado, também considera o potencial de crescimento da empresa.
Com essa metodologia, para se fazer a estimativa de crescimento da empresa o que é levado em consideração são as avaliações econômico-financeiras que foram realizadas em empresas da mesma área de atuação e em transações já feitas anteriormente.
A avaliação relativa por múltiplos é utilizada que é necessário fazer uma análise rápida do potencial de valor da empresa.
Também é necessário levar em consideração empresas com portes semelhantes a sua para que a comparação seja feita da melhor forma possível, e o resultado saia o mais próximo do esperado.
Mas, para que isso seja possível é necessário saber a definição de quais indicadores comparar. Os principais deles são:
- Múltiplos de lucro: O qual faz o cálculo do Preço por ação (P) dividido pelo Lucro por ação (L) e compara com outras empresas.
- Múltiplos de faturamento: Estabelece o preço a partir do faturamento de um período. É muito comum no Brasil ouvir que uma padaria vale entre 5 ou 7 vezes o seu faturamento mensal. Esse é um múltiplo muito comum.
- Múltiplos de valor patrimonial: Valor de mercado dividido pelo valor do patrimônio líquido da empresa.
- Múltiplos de receita: A receita é a primeira linha do resultado, ela é menos influenciada pelas regras contábeis.
Os múltiplos variam de acordo com o setor e localização da empresa, dentre outros fatores. Como resultado, os valores de empresas variam tipicamente de uma a quatro vezes o fluxo de caixa anual.
Transações comparadas
Através do método de transações comparadas é feita a estimativa do valor da empresa através da comparação do valor da venda de outras companhias, podendo ser tanto de capital aberto quanto fechado, desde que seja do mesmo segmento de mercado da empresa que está sendo avaliada.
Dessa forma, esse método irá refletir diretamente no atual momento do mercado porque, pelo fato de que ele considera todas as transações reais através da comparação.
Esse método é muito usado junto com o fluxo de caixa descontado ou então o método de Múltiplos.
Valor de mercado
Agora, a avaliação de empresas utilizando o valor de mercado procura fazer a análise da relação existente entre a quantidade de ações em relação ao seu preço, dentro de uma empresa, para que seja possível chegar ao seu valor.
Para ser possível usar esse método de avaliação de empresas, é preciso fazer a definição de um prazo específico.
Por exemplo, 6 meses ou 1 ano, para posteriormente fazer o cálculo da média ponderada dos preços que são apresentados através das ações desse período que foi determinado.
O resultado alcançado será o valor da empresa, de acordo com esse método.
Essa metodologia, além de ser bem simples de ser usada, avalia o mercado e ainda faz a demonstração das previsões para o futuro da empresa juntamente com o seu fluxo de caixa, feitas pelos investidores.
Valor patrimonial ou contábil
O Método Contábil ou Patrimonial faz a avaliação da empresa levando em consideração a projeção do seu patrimônio líquido, ou seja, essa metodologia considera a soma das contas dos ativos da empresa, subtraindo as contas de despesas da empresa.
Ao fazer isso, esse método consegue encontrar todo o valor líquido que a empresa gerou até o momento dessa avaliação que está sendo feita.
A fórmula utilizada nesse método é a seguinte: ativos circulantes e não circulantes – passivos circulantes e não circulantes.
A grande vantagem de utilizar essa metodologia é que ela mostra qual é o valor líquido que a empresa gerou até o momento em que a avaliação está sendo feita.
Além disso, é importante destacar também que esse método é bem simples de ser usado pois o esperado é que as empresas sempre tenham em mão o valor de ativos e de passivos até aquele momento.
Liquidação
Por último, é o método da liquidação, que é um dos mais simples e fáceis de ser aplicado.
Isso porque, para chegar ao valor valor da empresa é utilizado somente a soma dos bens imobilizados não usando, portanto, os dados intangíveis, como o tamanho da carteira de clientes que o negócio tem.
Dessa forma, a avaliação da empresa é feita através do método da liquidação, é feita a soma da venda do patrimônio que está discriminado no balanço (equipamentos, imóveis, veículos) e, posteriormente, as dívidas contraídas pela empresa são subtraídas desse valor.
Assim, o resultado final que foi encontrado consiste no valor que a empresa tem para o mercado.
Como fazer a avaliação de empresas
Estabelecer o preço real de um negócio nem sempre é tarefa simples. Há duas formas de fazer isso: a primeira é fazendo você mesmo e a segunda é contratando um profissional, que pode ser uma empresa/consultoria ou um avaliador de negócios independente.
Se a sua opção for realizar a avaliação de empresas por si mesmo, devo lhe avisar que o processo pode ser trabalhoso para ser aprendido, mas não impossível.
Veja quais são as metodologias mais utilizadas e como escolher a metodologia mais adequada para avaliar o seu negócio.
Consultores profissionais fazem uso de diferentes métodos ou abordagens de avaliação, mas as principais são três: Fluxo de Caixa Descontado, Valor Patrimonial e Múltiplos de Mercado.
Faça a avaliação online da sua empresa.
Conheça cada uma das metodologias de valuation.
Quanto tempo leva para avaliar um negócio?
Essa talvez seja a pergunta mais difícil de ser respondida, pois a avaliação empresarial depende tanto do avaliador, quanto do empresário.
Isso porque o valuation é baseado em informações do negócio, que devem ser repassadas pelo proprietário.
Apesar disso, podemos estimar com certo grau de acerto que o tempo médio para avaliar um negócio é entre um e dois meses, a partir da entrega das informações solicitadas pelo consultor ou avaliador.
Portanto, se você tem pressa, é fundamental ter todos os dados preparados e organizados com antecedência.
Como é feito o valuation?
Quando se contrata um avaliador, o primeiro passo é agendar uma reunião ou entrevista com o empresário para compreender suas necessidades, planos e a organização das informações.
Após essa primeira etapa, o consultor irá iniciar a avaliação, analisando os dados financeiros, o mercado onde o seu negócio atua e a estratégia da empresa.
Parte do desafio é analisar o fluxo de caixa, projetá-lo em 5 ou 10 anos e trazê-lo a valor presente.
Se a sua empresa possui muitos ativos tangíveis, como máquinas e equipamentos, será necessário fornecer também um inventário para que os avaliadores considerem esses ativos.
Na fase de produção da avaliação, os consultores poderão e deverão entrar em contato com o empresário para tirar dúvidas e complementar as informações repassadas.
Isso é totalmente normal pois a empresa vai sendo descoberta à medida em que se avançam no valuation.
Quanto custa avaliar uma empresa?
A opção de contratar uma consultoria ou avaliador independente é, sem dúvida, a melhor delas, se você tem recursos disponíveis.
Um avaliador profissional é capaz de apresentar um relatório detalhado sobre as finanças da empresa e, inclusive, indicar caminhos para valorizar o negócio.
Mas quanto custa esse serviço? O preço de uma avaliação realizada por consultorias ou avaliadores independentes costuma variar conforme o porte/faturamento do negócio e com a região.
Em São Paulo, por exemplo, é possível encontrar avaliações feitas a partir de R$ 4 mil para micro empresas. Mas, infelizmente, não existe uma tabela de preços e a qualidade do resultado também pode variar.
Por isso, indicamos que pesquise bastante, caso essa seja a sua opção.
Outra possibilidade é contratar uma avaliação online, cujo preço é acessível e o resultado é instantâneo.
Nesse caso, você não precisará compreender tudo sobre finanças, o que facilita muito para o empresário que precisa de um resultado mais simples e com rapidez.
Como a maioria dos empresários não detêm conhecimento sobre finanças, recomendamos a realização da avaliação online para quem precisa de uma referência imediata.
Busque imparcialidade
Contratar ou realizar uma avaliação empresarial exige imparcialidade. Mas existem avaliadores que vendem o serviço de valuation e acabam entregando o valor que mais agrada ao empresário.
Em outras palavras, esses consultores simplesmente buscam justificar o preço que o proprietário quer ou espera ter.
Esse tipo de avaliação terá tanto valor quanto um peso de papel. Por isso, enquanto proprietário, busque avaliadores imparciais e de qualidade, que lhe dirão a verdade sobre seu negócio. Não busque consultores para “forçar” um preço que a empresa não vale.
Como encontrar um avaliador?
A forma mais simples e certeira de encontrar uma consultoria ou avaliador de empresas independente é por meio de indicações de pessoas que já realizaram o serviço.
Se preferir a avaliação online, clique aqui e obtenha o relatório de valor do seu negócio de maneira profissional e com qualidade.
Faça a avaliação de empresas online com a meuBIZ
Agora que já foi explicado a pergunta é: como fazer isso de maneira correta, sem muita burocracia e com um preço acessível?
O meuBIZ criou uma plataforma online para avaliação de empresas, e por meio desta ferramenta é possível saber o valor da empresa, além de compará-la com milhares de outras empresas à venda.
Essa plataforma é muito fácil e ágil de ser usada, além de focar no sigilo para que informações estratégicas da empresa continuem confidenciais.
Um outro diferencial da avaliação de empresas do meuBIZ é a geração de um relatório extremamente completo, com diversos indicadores financeiros do respectivo segmento, oferecendo ainda mais credibilidade para o valor da empresa encontrado, pois o valuation é estimado através de um método muito seguro.
Calcular o valuation através da plataforma online para avaliação de empresas do meuBIZ é muito simples e são apenas três passos:
- Passo 1: Preencha as informações sobre o seu negócio. Neste quesito, é necessário informar dados da empresa, como segmento (setor), faturamento e lucro anual.
- Passo 2: Defina a forma de pagamento. Há opções de pagamento, como através de boleto ou cartão de crédito. A vantagem da modalidade cartão de crédito é que a liberação é automática e, com isso, o empreendedor acessa o relatório imediatamente. Já a opção através de boleto, o acesso ao relatório só é liberado após a confirmação do pagamento.
- Passo 3: Emita o relatório com o valor da empresa. Com a confirmação do pagamento, seu relatório já estará liberado. Lembre-se que esse relatório não é um fim nele próprio: analise-o e, a partir dele, trace diversas estratégias para potencializar ainda mais os resultados do seu negócio.
Ficou interessado e quer saber mais como calcular o valor da empresa? Acesse agora a plataforma de avaliação de empresas do meuBIZ e calcule o valuation do seu negócio, de maneira rápida e sigilosa.
Conclusão
Como visto em todo esse artigo, fazer a avaliação da empresa é essencial para o seu negócio em vários momentos, pelo fato de que tanto na procura de novos investidores, quanto na aquisição de um outro negócio é fundamental saber esse cálculo.
E exatamente por isso é necessário e importante que você saiba a respeito dos métodos informados neste artigo, para que, dessa forma, você consiga escolher a melhor opção para a sua empresa.
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