Pesquisa de mercado: o que é e para que serve, tipos e como fazer

pesquisa de mercado colaboradores discutindo

Se você tem uma empresa, é bem provável que já tenha feito as seguintes perguntas: “será que meus clientes estão satisfeitos com os serviços prestados pela minha empresa? ou “será que os colaboradores gostam de trabalhar aqui?”. Essas questões fazem parte da pesquisa de mercado.

É muito comum nos fazermos estes tipos de questionamentos, afinal, não podemos prever a percepção de ninguém, mas podemos avaliar tal percepção. Perguntas assim podem ser facilmente respondidas através de uma Pesquisa de Mercado. 

A pesquisa de mercado nada mais é do que uma ferramenta que auxilia empreendedores a terem uma visão do seu negócio e do mercado de atuação. Com ela, é possível obter ainda instruções para definição de estratégias e boas tomadas de decisão. 

Pensando na grande importância desta pesquisa, hoje você vai conferir neste artigo tudo que você precisa saber para elaborar uma boa e eficiente pesquisa de mercado e conseguir se destacar perante à concorrência e crescer no mundo dos negócios. 

Boa leitura! 

Pesquisa de mercado: o que é e para que serve?

pesquisa de mercado apresentacao
Pesquisa de mercado: o que é e para que serve?

Para início de conversa, é importante entender que uma pesquisa de mercado é uma coleta e interpretação de informações importantes que ajudem a solucionar um problema ou atingir um objetivo relacionado a área de atuação da companhia. 

Ou seja, o primeiro passo para começar a pesquisa é sempre pela definição dos objetivos ou identificação de problemas, assim é possível traçar as melhores formas de coleta das informações.

É através da pesquisa de mercado que conseguimos beneficiar o nosso negócio, mas claro, se esta for feita da forma correta. Um dos benefícios destas pesquisas é a possibilidade de se ter à mão informações confiáveis e consistentes sobre concorrentes e clientes, por exemplo. 

Fora disso, vale ressaltar que temos duas formas de pesquisas de mercado: as qualitativas (focadas em qualidade) e as quantitativas (focadas em volume). Tais formas podem envolver tanto questionários simples quanto projetos mais complexos com variadas opções de análise. Saiba mais sobre a importância de uma pesquisa de mercado a seguir! 

Qual a importância de se fazer uma pesquisa de mercado?

pesquisa de mercado casal analisando tablet
Qual a importância de se fazer uma pesquisa de mercado?

Não importa qual o tamanho da sua empresa, se ela está começando ou se já tem uma ampla experiência, o fato é que uma pesquisa de mercado pode ser útil para as mais diversas situações.

Aliás, para novos empreendedores fazer uma pesquisa de mercado é essencial para entender o mercado onde está entrando, mesmo que você tenha comprado uma companhia já em andamento e até para quem vai vender.

Resumindo, a pesquisa de mercado é importante para entender melhor sobre o mercado em geral, sobre a percepção de seus clientes, seus pontos fortes e fracos. Para saber quando lançar novos produtos e serviços ou retirá-los do mercado, se for o caso. 

Sendo assim, em diferentes situações uma pesquisa de mercado será sua aliada para oferecer dados que serão úteis para fazer uma análise do contexto no qual a sua marca está inserida e te dar insumos para tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio. 

– Quais os motivos para fazer uma pesquisa de mercado?

Vamos te dar aqui alguns motivos que te farão optar por uma pesquisa de mercado. E o primeiro deles é a oportunidade de conhecer o perfil do cliente, muito útil – especialmente – para novos empreendedores que buscam entender qual o público-alvo do seu negócio. 

E claro, fazer uma pesquisa de mercado te permite ainda perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos.

Além da possibilidade de dimensionar o mercado, identificando assim, o segmento mais lucrativo, as novas tendências e então, poder  avaliar a performance de seus produtos e serviços,  a quantidade ou volume que o mercado tem a capacidade de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

E falando em produtos e serviços, com a pesquisa de mercado você também tem a chance de fazer uma avaliação dos fornecedores dos seus produtos ou serviços ofertados. Ou seja, é uma possibilidade de o empreendedor fazer uma avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores. 

Não está totalmente convencido ainda? Então confira a seguir as principais vantagens de realizar uma pesquisa de mercado. Continue sua leitura! 

– Quais as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?

Agora que sabemos os motivos de se fazer uma pesquisa de mercado, vamos ver as vantagens de se fazer tal levantamento. Afinal, estamos falando de uma prática que permite muitas vantagens ao empreendedor e também aos seus clientes. 

Isso porque entre as principais vantagens está o estabelecimento de um canal de comunicação com o cliente, o que acaba gerando um sentimento de valorização por serem ouvidos. 

Sendo assim, a companhia recebe os feedbacks que necessita em relação ao seu produto ou serviço, ganhando mais assertividade em seu processo de tomada de decisões. Você saberá mais sobre isso logo abaixo! 

– Pesquisa de mercado antes de comprar uma empresa

Tudo que fazemos em nossas vidas requer planejamento, não é mesmo? E quando decidimos comprar uma empresa ou vender, não seria diferente. 

Por isso, fazer uma pesquisa de mercado é importante para entender se o negócio que pretende adquirir se adequa aos seus objetivos atuais ou se o negócio a ser adquirido é rentável, por exemplo. 

Tipos de pesquisa de mercado

pesquisa de mercado homem entregando papel
Tipos de pesquisa de mercado.

Isso mesmo! Existem diferentes tipos de pesquisas de mercado, que vão variar conforme o seu objetivo. Por exemplo: você busca entender melhor o seu público e o que eles pensam sobre o seu produto ou serviço? Então uma pesquisa de satisfação do cliente é o ideal neste caso. 

Porém, se você busca entender a viabilidade de lançar um novo produto, pode-se optar pela pesquisa de viabilidade.

Para que você compreenda melhor os tipos de pesquisas disponíveis, a seguir vamos destacar os principais tipos e aí é só verificar qual se encaixa melhor no seu objetivo. 

– Pesquisa de satisfação do cliente

A pesquisa de satisfação do cliente trata-se de uma modalidade de pesquisa que permite muitas vantagens para o seu negócio, além do fato da possibilidade de se estabelecer um bom canal de comunicação com seu cliente, garantindo uma valorização da sua marca. 

Isso porque a empresa garante feedbacks que a ajudarão a entender os erros e acertos dela, auxiliando nas tomadas de decisão. 

– Pesquisa de hábitos de consumo

Este tipo de pesquisa possibilita a descoberta de novas tendências do mercado de atuação da companhia, além de planos de ação a curto e longo prazo. 

Afinal, as coisas mudam constantemente e é preciso estar sempre atento a estas mudanças para se destacar perante os concorrentes e estar visível para os clientes. 

– Pesquisa de imagem de marca

Ao fazer uma pesquisa de imagem de marca, você compreenderá melhor como está a reputação da sua companhia e a posição dela em comparação à concorrência. Tendo tais informações, é possível tomar decisões estratégicas e explorar os seus pontos fortes e melhorar os fracos. 

– Pesquisa de teste de campanha

Uma pesquisa de teste de campanha te dá a possibilidade de analisar a viabilidade de um produto ou serviço. Por exemplo: você pode saber se já há produtos/serviços semelhantes no mercado, quais os valores deles e se este se encaixa às tendências do mercado em questão. 

– Pesquisa com colaboradores

Assim como a pesquisa com os clientes, a pesquisa de satisfação interna dos colaboradores é fundamental para entender se os funcionários estão satisfeitos com o trabalho e quais fatores que atrapalham na produtividade deles. Isso te ajudará a garantir um melhor e mais agradável ambiente de trabalho e equipes mais engajadas. 

Quais os principais métodos de pesquisa de mercado?

pesquisa de mercado homem fazendo pesquisa
Quais os principais métodos de pesquisa de mercado?

Conhecer seu público-alvo e compreender as suas necessidades são desafios comuns a todas as empresas, mas o principal diferencial de um empreendedor de sucesso é aquele que vai em busca de novas soluções que o ajudem a compreender melhor o consumidor e entender o seu mercado. 

Por isso, te pergunto: na sua empresa, por exemplo, é feito um mapeamento aprofundado do comportamento do seu target? Se não, é bom começar a pensar nisso. Abaixo confira alguns métodos de pesquisas de mercado que podem te auxiliar nas mais variadas análises. 

– Pesquisa exploratória

Uma pesquisa exploratória costuma ter uma forma mais liberal, ou seja, não se limita acerca do que se quer descobrir/explorar. Ajuda a ter uma visão geral do mercado, especialmente para quem está iniciando. Aqui toda dúvida representa uma descoberta, sendo os questionários mais flexíveis e sua formulação de acordo com o objetivo da pesquisa. 

Não espere por conclusões estatísticas deste tipo de pesquisa, visto que funciona como uma preparação de terrenos para descobertas sólidas nas outras pesquisas que citaremos por aqui. Há uma série de técnicas para aplicar esse tipo de pesquisa de mercado, inclusive com abordagens complementares. 

– Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva tem uma função mais palpável comparada à pesquisa exploratória. Ela parte de uma situação em que já existem insights e informações, mas que ainda não estão consolidados. 

Ela é um tipo de pesquisa que traz como visão, principalmente, a validação de hipóteses e o encontro de possíveis falhas no planejamento já desenvolvido. Tal tipo de pesquisa funciona bem, inclusive, quando a análise é segmentada.

Algumas das categorias historicamente eficazes são: classe social, idade, região e gênero. Dados básicos que representam uma adição poderosa ao planejamento, pois rendem um perfil demográfico. 

A pesquisa descritiva tem uma função mais qualitativa na análise, porém, trata-se de uma abordagem essencial quantitativa. Isso porque, diferente da anterior, ela gera dados estatísticos que corroboram ou não para hipóteses iniciais. 

Desta maneira, é possível dizer que a pesquisa descritiva se aprofunda no tema previamente trabalhado na pesquisa exploratória.

– Pesquisa causal

Como o nome já diz, a pesquisa pesquisa causal determina relações de causa e efeito, tendo como base as descobertas realizadas nas pesquisas citadas nos tópicos anteriores. 

Com ela, a companhia começa a fazer testes de validação, visto que as mais variáveis são aplicadas a fim de legitimar ou desmentir insights obtidos nas outras pesquisas.

Não tem um certo ou errado neste levantamento, ou seja, alguma variável pode se mostrar parcialmente adequada, por exemplo.

E há duas aplicações muito comuns da pesquisa causal. Sendo elas: para determinar a adequação do uso de marketing e fazer testes de campanha, para verificar a efetividade de seus resultados e fazer algo se preciso.

Como optar por um dos métodos de pesquisa de mercado?

pesquisa de mercado homem trabalhando laptop
Como optar por um dos métodos de pesquisa de mercado?

Como visto no tópico anterior, temos à nossa disposição os mais variados tipos de Pesquisa de Mercado. 

Os métodos de aplicação além de variar de uma pesquisa para outra, também vão depender muito do problema a ser solucionado, objetivo da pesquisa, os tipos de informações que se deseja extrair por meio dela, entre outros. 

Sendo preciso, portanto, aplicar técnicas específicas, usando gatilhos mentais, neurociência, psicologia e métodos estatísticos. Fora o fato da pesquisa poder ser tanto quantitativa quanto qualitativa, como já mencionamos mais acima, mas vamos detalhar mais abaixo para você conseguir entender: 

A pesquisa quantitativa basicamente direciona a pesquisa para métodos mais qualitativos, com o objetivo de fazer um levantamento de indicadores e números do mercado. A exemplo a medição de opiniões e preferências dos clientes, estimação do potencial volume de vendas, etc. 

Já a pesquisa qualitativa é feita para entender sobre a percepção dos entrevistados sem que tenhamos que qualificá-los. 

Neste tipo de pesquisa o interesse está nas avaliações 

subjetivas, a fim de identificar percepções sobre produtos, serviços e empresas ou de apontar comportamentos e tendências. Ótimo para quem deseja entender melhor o seu mercado. 

Sendo assim, podemos resumir que os métodos variam conforme o objetivo, mas para pesquisas mais simples é possível usar certos formulários padrões, por exemplo. A seguir vamos falar mais sobre como fazer uma pesquisa de mercado por meio desses questionários e quais as etapas para a eficiência deste levantamento. 

Como fazer uma pesquisa de mercado?

pesquisa de mercado pessoas conversando
Como fazer uma pesquisa de mercado?

Já entendemos que a pesquisa de mercado é importante e os tipos de pesquisas que temos para explorar, afinal, são muitas as formas que podem auxiliar os mais variados empreendedores a conhecerem melhor o seu negócio e mercado – definindo assim estratégias para alavancar seus pontos fortes e melhorias para os seus pontos fracos. 

A seguir te diremos como fazer uma boa e eficiente pesquisa de mercado. Confira! 

– Como elaborar um questionário de pesquisa de mercado?

A internet veio para nos ajudar e facilitar certos processos que demandam muito do nosso tempo, uma das praticidades atuais adquiridas com ela foi a possibilidade de fazer pesquisas por meio de questionários. 

Estes questionários são simples e acessíveis, além de confiáveis na coleta das informações. E não importa o tamanho da companhia, se é uma startup ou uma multinacional. É importante usar estes questionários como forma de entender melhor o mercado e seu público-alvo, garantindo o sucesso da sua empresa.  

Há muitas ferramentas disponíveis para que questionários sejam elaborados e aqui no meuBIZ você ainda pode fazer uma análise de perfil, clique aqui e confira! 

– Quais são as etapas do processo de pesquisa?

Claro que se você chegou até aqui já deve saber que fazer uma pesquisa de mercado não é um processo simples e rápido. Pelo contrário exige algumas etapas para que esta seja eficiente, tais como: 

  • 1° A definição dos objetivos com tal pesquisa ou definição dos problemas que busca solucionar:
  • 2° Segmentação do público certo que procura-se atingir com a pesquisa;
  • 3° Determinação da margem de erro, afinal, a pesquisa não será perfeita, certo? 
  • 4° Defina os prazos de execução da pesquisa e isso vai depender do primeiro passo! 
  • 5° Use boas ferramentas que ajude na avaliação dos resultados da pesquisa (isso falaremos melhor abaixo!)

– Avaliação dos resultados da pesquisa de mercado

E como dissemos no tópico anterior, chegou o momento da avaliação da pesquisa – passo essencial, por isso são muitas as formas de avaliação e tudo vai depender do seu objetivo. 

Ao descobrir novos insights você pode partir para um plano de negócios, caso sua meta seja abrir uma empresa, ou ainda – verificar as inúmeras possibilidades de se comprar uma empresa em andamento, algo que vem crescendo atualmente e é uma excelente chance para quem não quer correr muitos riscos ou ter algo mais sólido. 

Conclusão

pesquisa de mercado mulher apresentacao
Pesquisa de mercado.

Como podemos ver, uma pesquisa de mercado é essencial tanto para quem busca começar um negócio do zero quanto para comprar um negócio já em andamento. E não importa o tamanho da empresa! 

Isso porque, ela pode ser tanto quantitativa quanto qualitativa, tendo seus mais diferentes tipos a depender do objetivo de cada um. Ou seja, uma pesquisa de mercado funciona, basicamente, como um estudo de mercado da atuação da companhia. 

Claro que você pode optar por ferramentas e questionários simples da Internet para fazer a sua pesquisa, mas algumas etapas não podem ser puladas como a definição do objetivo. Além disso, saber interpretar bem as informações é indispensável para a eficiência do levantamento. 

Veja mais conteúdos como este em nosso blog e fique preparado para o mundo dos negócios! 

Além disso, se está buscando negócios à venda, franquias ou imóveis comerciais, ou ainda deseja vender o seu negócio com mais segurança, o meuBIZ te ajuda nesta tarefa! E você ainda pode contar com nosso auxílio durante todo o processo!

 

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