Uma das perguntas que costumamos receber é “Como vender uma loja de roupas e acessórios”?
Inúmeros motivos podem fazer com que o proprietário desista e queira vender uma loja.
Seja por problemas pessoais, financeiros ou qualquer outro desafio, o importante é, antes de tudo, tomar a decisão de realmente passar o negócio à frente.
Se você está realmente decidido, estabelecer o quanto que vale a loja é o passo seguinte. Além disso, é importante definir também por qual valor você vai oferecer aos possíveis compradores?
Um meio de avaliar quanto vale sua loja é pela quantidade de vendas que são feitas por dia, fluxo de caixa e lucros. Se os números forem altos, dá para negociar por um valor mais alto.
Mas também é bom pesquisar o preço de outros negócios que são do mesmo ramo que o seu, para não fugir muito do preço. Lembre-se: preços muito altos podem afugentar os compradores, mas preços muito baixos também.
Como vender uma loja?
Assim como qualquer outro tipo de empresa, a venda de uma loja comercial exige planejamento, conhecimento e muito cuidado. É preciso contar com ajuda de especialistas para atrair os compradores certos.
Pois especuladores, aventureiros e curiosos não faltam no mercado. Estratégia, pesquisa e organização também fazem parte desse processo de venda. Independente dos motivos em se desfazer do negócio, o primeiro passo é a organização e a transparência financeira.
Para facilitar o acesso aos números, receitas, despesas, faturamento, são dados que devem estar discriminados em um único documento.
Desta forma os interessados pela compra têm acesso fácil às principais características do empreendimento, bem como da projeção dos lucros. Uma segunda dica é reunir informações sobre o consumidor alvo e a localização da loja.
Um ponto comercial bem localizado é muito mais atraente aos olhos do investidor. Além disso, estabelecimentos com públicos bem definidos contam com melhores estratégias de vendas. Importante ressaltar que a venda de uma marca agrega valor ao negócio.
Afinal uma loja já estabelecida é reconhecida pela sua clientela. Mas de nada adianta estas informações se o lojista não souber o valuation de seu estabelecimento.
Ele precisa encontrar o valor justo, considerando todas as variáveis como localidade, nome, estoque, equipamentos, entre outros quesitos.
Diferença entre vender uma loja e um ponto comercial
Cada uma dessas transações tem sua finalidade e um tempo para realização. Antes de entender as diferenças entre si, é preciso saber quais são os propósitos que o lojista pretende com a venda.
Ele precisa ter certeza sobre o que deseja passar adiante. Se somente o ponto ou a loja inteira. Vender uma loja, tornou-se uma transação comum hoje em dia.
Em especial no período pós pandemia de coronavírus, onde uma forte crise econômica se abateu sobre o país. É comum andarmos por áreas centrais da cidade e ver as famosas placas de “passa-se o ponto”.
Quando o lojista vende a loja, significa que está se desfazendo de todo o negócio: o ponto e tudo o que nele tiver.
Ou seja, o imóvel, sua estrutura física, todos os ativos, contratos, estoque, marca, carteira de clientes, entre outros itens, necessários à continuidade do empreendimento. Essa operação é geralmente mais lucrativa, mas também pode ser mais demorada.
Afinal, encontrar o comprador certo pode levar mais tempo e ser mais burocrático, em termos de documentos e informações que devem ser apresentadas.
Agora, se a intenção é somente passar o ponto, significa que o lojista pode continuar o seu negócio em outra localidade. Essa venda se trata exclusivamente da localidade, do espaço comercial.
Primeiros passos
Assim que for confirmada a decisão da venda do estabelecimento, e estabelecido o preço de venda, é importante resolver assuntos que possam estar pendentes, para não ter dores de cabeça mais para frente.
Caso você tenha sócios, resolvam todos os conflitos que possam existir ou surgir durante o processo de venda. Imagine que uma relação ruim entre vocês pode impactar na decisão do comprador.
Ajuste todas as confusões entre pessoa física e jurídica, afinal, o nome da loja não pode ser confundido com os donos. Do mesmo modo, é importante ter as contas e pagamentos em dia.
Deixe as informalidades para outro momento. Acerte todas as pendências e registre tudo que entra e sai. É essencial que as relações trabalhistas também estejam em dia.
Resolva questões societárias que possam existir
Cuidado e planejamento na hora de vender uma loja nunca é demais. Todas as pendências devem ser resolvidas, para evitar transtornos futuros e dores de cabeça desnecessárias. Se a empresa tiver sócios é necessário que se resolvam todos os possíveis conflitos.
Manter as relações societárias saudáveis agiliza o processo de venda e também impacta de forma positiva o futuro comprador. Assim como as contas e os pagamentos em dia são importantes, a relação entre os sócios é essencial.
Se houver algum tipo de confusão entre pessoa física e jurídica, deve ser sanada o mais rápido possível. Formalize esse vínculo entre os sócios, fugindo da informalidade.
Todas as informações devem ser registradas oficialmente, assim como o que entre e o que sai da loja. Outro ponto importante são as relações trabalhistas. Seja entre os sócios ou funcionários, ela deve estar em dia.
Tenha em dia toda a documentação necessária para a venda regular da loja
A decisão pela venda da loja foi tomada e oficializada, agora é hora de cuidar dos trâmites legais. É preciso verificar se toda a documentação necessária para a venda está em dia. Afinal atrair compradores ideais não é tarefa fácil.
Exige organização e paciência. Todos os documentos oficiais do estabelecimento, os de ordem financeira, fiscal e jurídica devem estar em dia. Todos são relevantes para análise do investidor.
Assim ele verá que sua gestão é transparente. Não há nada a ser ocultado ou que possa dificultar o seu acesso às informações básicas sobre o funcionamento do empreendimento.
Entre os documentos importantes para essa transação podemos destacar os alvarás; licenças; registros; contrato social; marcas; certidões negativas de débitos, entre outros.
Se por um acaso, perceber que está faltando algum documento na loja ou em sua contabilidade, o quanto antes conseguir é melhor.
Isso facilita a negociação e atesta a idoneidade da loja e do seu gestor. Importante destacar que os demonstrativos financeiros refletem com exatidão a situação da loja.
Como avaliar uma loja para vender?
Encontrar o real valor de uma loja é o ponto de partida para quem pretende se desfazer do negócio ou busca novos investidores ou operações financeiras. É o que chamamos de valuation e sua fórmula de cálculo pode variar de acordo com o segmento do negócio.
O lojista pode estimar o valor do empreendimento pelo volume das vendas diárias, fluxo de caixa ou lucro. Pesquisar lojas que atuam no mesmo ramo no mercado pode ser outra opção.
Uma das metodologias mais usadas pelos empresários brasileiros para descobrir o valuation é o fluxo de caixa descontado, o FCD.
Essa conta serve ainda para que a loja possa traçar as projeções de lucros futuros, além de saber com exatidão o seu custo de capital e os possíveis riscos do negócio.
Com o valuation bem definido o gestor atrai compradores potenciais e estes se sentem mais seguros em oficializar a compra.
Avaliar uma loja para venda pelo seu FCD é razoavelmente simples, mas se o lojista preferir, pode contar com ajuda de um profissional especializado.
Sua fórmula é descomplicada, dividindo os fluxos de caixa futuros pelo número de períodos estimados (meses ou anos), multiplicando por uma taxa de desconto +1.
Números
Como tudo em um negócio gira em torno de números, seja de dinheiro que entra, lucro ou contas a pagar, é bom fazer um acerto nas demonstrações financeiras.
Ou seja, deve-se colocar no papel todo o balanço da loja (de preferência desde que ela tenha sido inaugurada), fazer a demonstração econômica de resultados, quanto dinheiro o negócio está ganhando, como é o fluxo de caixa, se o dinheiro que entra das vendas é convertido em caixa para a loja. Registre também os créditos e débitos.
Tudo isso está implícito nos “primeiros passos” a serem tomados, mas merecem uma atenção maior já que, quando está tudo resolvido, pago e acertado, e todos esses dados e números são passados para o papel, a chance de deixar algum erro passar diminui.
É preciso ter muita atenção em tudo que é necessário para não deixar pendências para trás e sua ex-loja voltar para te assombrar no futuro.
Tenha transparência com a situação financeira da loja
Entender sobre os estoques, fornecedores, documentações, finanças, são algumas das atribuições de um lojista antenado com o andamento do seu negócio.
Uma rotina que deve ser diária, para não ter surpresas no futuro e saber corretamente o que se passa em sua loja. Uma boa gestão financeira e administrativa viabiliza bons negócios e também facilita uma negociação em caso de venda.
Ter transparência com a situação financeira da loja é fundamental. São informações como o preço de compra e de venda, margem de lucro, custo de estoque ou salário de funcionários.
Tudo deve ser anotado e registrado de forma contábil para gerar bons resultados e, consequente maior rentabilidade. Uma gestão eficiente envolve rigor no controle das informações e dos recursos do estabelecimento.
Além de facilitar a venda, traz inúmeras vantagens como a possibilidade de novos investimentos, crescimento ou novas negociações junto aos fornecedores. Para que isso aconteça de forma segura e perene, seguem algumas dicas:
- Prepare um planejamento financeiro, bem detalhado;
- Controle o fluxo de caixa com maior rigor;
- Estabeleça uma classificação para as movimentações;
- Mantenha os documentos organizados e registrados;
- Promova uma conciliação bancária, confrontando os dados;
- Invista e abuse da tecnologia. Softwares e plataformas como a ERP, facilitam a gestão e o controle de dados
- Contrate um contador. Ele pode indicar as melhores ferramentas e estratégias de gestão
- Otimize o tempo, afinal como dizem “tempo é dinheiro”.
Para quem vender uma loja?
Pode ser que a decisão de vender sua loja tenha surgido por interesse de alguém que gostaria de comprá-lo, o que te poupa o trabalho de sair em busca de compradores. Mas caso não seja esse o seu caso, é preciso saber para quem apresentar a proposta.
Anuncie o seu negócio no meuBiZ e você será visto por milhares de interessados em todo o Brasil e na sua cidade. Procure divulgar o seu anúncio nas redes sociais, peça apoio a pessoas que atuem no mesmo ramo ou que conheçam bem o setor.
Lembre-se de que os seus potenciais compradores podem ser encontrados mais facilmente entre os seus concorrentes, empreendedores de primeira viagem, clientes, fornecedores, amigos e familiares. É preciso explicitar a vantagem que cada um deles pode ter ao investir no seu estabelecimento.
Se você tem urgência, uma saída é contratar uma corretora de negócios para te ajudar nessa busca. Sai mais caro, mas pode ajudá-lo.
Identifique potenciais compradores reais
Compradores potenciais, geralmente querem saber o motivo da venda. Você já sabe porque deseja se desfazer da loja? Esse é um dos pontos e temas que mais impactam o comprador.
Se acaso o negócio não for indo tão bem, pode gerar desconfiança e desestimular a venda. Mas se a justificativa for outra, como mudança de ramo ou de cidade, pode atrair compradores potenciais e reais.
Para despertar o interesse de bons compradores, é importante traçar estratégias de vendas assertivas. Tarefa que fica ainda mais fácil e segura com ajuda de um profissional especializado, como advogados ou contadores.
Pessoas capacitadas para contribuir e orientar em todas as etapas da divulgação, negociação, documentação e até na elaboração do contrato de compra e venda. Eles podem colaborar para criar um processo de filtragem dos compradores.
Eles podem ser classificados em grupos, como qualificados, curiosos e especuladores. Fujam desses dois últimos, eles só tomam o seu tempo e atrasam a venda. Uma boa opção para identificar em qual perfil o comprador se encaixa é elaborar um questionário.
Pergunte, por exemplo, sobre os objetivos com a compra. Se possui condições financeiras para isso? Qual seria a opção de pagamento? Quem estiver realmente interessado em sua loja, não fará questão em responder.
Peça ajuda profissional para evitar perda de tempo com curiosos
Como já dissemos, contar com ajuda de um profissional especializado evita perda de tempo com compradores curiosos. Esse tipo de pessoa apenas especula sobre o seu ponto comercial e pode ter outras intenções para isso.
Um contador, um advogado ou alguém especializado em vendas de empresas pode fazer a diferença na hora de fechar um bom negócio. Afinal a venda de sua loja envolve diversas etapas e valores.
Se estas não forem bem realizadas no seu devido tempo, pode representar prejuízo no preço final e perdas que podem chegar a até 50% do valor idealizado.
Trazer um profissional capacitado para a negociação é extremamente positivo do início ao fim do processo. Ele não só pode colaborar para uma boa avaliação da loja, como também em toda assessoria contábil, financeira e tributária.
Para maior segurança das informações a que essa pessoa terá acesso, o ideal é solicitar que assine um acordo de confidencialidade. Assim o lojista terá a segurança de que as informações privilegiadas de sua loja não caiam em mãos erradas.
Outras dicas sobre como vender uma loja
Você já sabe os motivos da venda, já identificou o valuation de sua loja, já contratou um profissional especializado para te ajudar nessa operação, mas ainda restam algumas dúvidas. Será que você está preparado para essa negociação?
Quais pontos ou características do seu negócio devem ser valorizados? E o seu público-alvo? Você sabe quem e onde estão os seus melhores clientes?
Como vê, os questionamentos são imensos, na mesma proporção da responsabilidade que você tem com a sua loja. Afinal o seu empreendimento é um sonho de vida que se realizou. É o sustento da sua família e merece ser tratado com todo cuidado e atenção.
Então para sanar estas questões vamos te ajudar, trazendo mais dicas sobre como você pode vender a sua loja com segurança e lucratividade.
Tenha dados que valorizem o potencial comercial da loja
Posicionar bem o seu negócio em uma determinada região é importante na hora de vendê-lo. É preciso ter em mãos dados que valorizam o potencial comercial da loja.
A situação financeira, a estrutura do ponto comercial, suas facilidades e o entorno podem ser valorizados. Descreva os pontos fortes do seu comércio. Diversidade de marcas, de produtos, tamanhos e estilos, por exemplo.
Em relação ao ponto comercial, ressalte as benfeitorias realizadas, o conforto térmico, a iluminação e a fachada. Possui vitrine externa, balcões de atendimento, área de estacionamento, seguranças, alarmes, entre outros serviços.
Valorize parcerias, a sua clientela e também a estrutura em volta ou que a região ofereça. Se está bem localizada, próxima a uma gama de outros serviços e facilidades como posto de combustível, supermercado, farmácias, transporte coletivo.
Se o bairro é seguro. Se possui ronda policial ou monitoramento particular. Uma ferramenta de geomarketing pode ajudar nesse levantamento.
Otimiza tempo de pesquisa e pessoas envolvidas nesse trabalho. Além disso, oferece outras informações importantes como identificar o seu público consumidor.
Saiba identificar o público-alvo do negócio e como a loja está bem inserida no contexto
Conhecer bem quem compra em sua loja contribui para elaborar uma série de estratégias de marketing, mas também ajuda na hora de vender o empreendimento. É preciso saber quem são, onde estão e quanto estão dispostos a gastar.
Identificar as preferências, os hábitos de consumo, personalidades, linguagens, também ajudam a traçar o perfil da clientela. Ter em mãos informações importantes como idade, sexo, renda, endereço, dados pessoais.
Mas qual seria a melhor metodologia para essa finalidade? Além de impulsionar as vendas, esses dados ajudam a reduzir estoques de produtos específicos, por exemplo.
Identificar o público-alvo do negócio mostra como a loja está bem inserida no mercado e na sua região de atuação. Além disso, também ajuda a desenvolver melhores estratégias de vendas, de abordagens e até na forma de pagamento.
Tem cliente que prefere pagar à vista, outros parcelam. Existem aqueles que adoram um desconto e fogem do crediário. Ao identificar e detalhar bem o seu consumidor, o comprador se sentirá ainda mais seguro em fechar negócio, pois já iniciaria a atividade, conhecendo o público-alvo.
Saiba anunciar corretamente a loja para uma boa venda
Saber elaborar uma boa propaganda sobre o seu empreendimento é fundamental para o sucesso da negociação. É preciso elaborar boas estratégias de comunicação, fazer pesquisas e ter organização.
Não basta simplesmente fazer um anúncio em um classificado qualquer ou colocar uma placa na fachada com os dizeres “passa-se o ponto” ou “vende-se esta loja”. É preciso mais.
Preparar uma boa divulgação. Escolher os lugares certos para isso, atraindo compradores reais, com potencial de compra. Não importa o segmento de sua loja, planejamento é a palavra de ordem para quem procura vender bem o seu negócio.
Criar um grupo de whatsapp, ampliar o seu network, divulgar nas redes sociais ajuda. Mas o ideal é divulgar sua loja em plataformas digitais especializadas como o meuBIZ.
Os compradores se sentirão mais seguros e informados corretamente se direcionados para empresas específicas. Isso encurta distâncias e acelera o processo de compra e venda. Nesse espaço os compradores podem ter uma gama maior de informações.
Ferramentas de buscas direcionadas e separadas por segmento, valores, entre outros tipos de seleção. Além disso, o lojista pode inserir diversas fotos sobre o estabelecimento, mostrando de forma clara as vantagens que o seu negócio pode oferecer ao investidor.
Como vender uma loja com ajuda profissional? Onde anunciar?
Um profissional especializado também pode contribuir para a criação de um anúncio da venda de uma loja muito mais atrativa e eficiente. Afinal os compradores precisam saber e conhecer o que está sendo vendido.
Por meio de fotos o lojista pode apresentar suas instalações, seus estoques, serviços, estrutura interna e externa, entre outras facilidades. Esse profissional desenvolve uma comunicação simples, direta e eficaz.
Capaz de despertar o interesse do comprador, em algumas palavras ou fotos. Além disso, ele irá anunciar em veículos especializados em negócios. Desta forma, proporciona ao lojista uma exposição direta para quem pretende adquirir um empreendimento pronto.
Plataformas digitais como o meuBIZ que permite o contato direto entre compradores e vendedores. Tudo realizado de forma segura e rápida. O meuBIZ conta com equipe de especialistas prontos para ajudá-lo em todas as etapas do processo.
Na plataforma o lojista pode apresentar seu negócio simultaneamente para diversos investidores espalhados em todo território nacional. Uma forma simples e eficiente de fechar bons negócios!
Conheça os serviços do meuBIZ
Acostumada a fechar bons negócios todos os dias, a plataforma digital meuBIZ encurta distâncias entre compradores e vendedores.
Por meio de suas modernas ferramentas o lojista pode apresentar melhor a sua loja, determinar o perfil do comprador, entre outras facilidades. Por outro lado, o investidor também consegue descobrir qual é o seu perfil de empreendimento.
Quais os pontos fortes e os fracos, que podem ajudar ou atrapalhar o fechamento de um negócio. Com acesso a milhares de investidores cadastrados a visibilidade de sua loja aumenta.
Nossa equipe de profissionais especializados oferece assessoria completa do começo ao fim da negociação.
Além disso, oferece ampla gama de serviços, como cursos on-line; produção de anúncios; empréstimos; intermediação de compras e de acordos operacionais e muito mais.
Para conhecer um pouco mais sobre o meuBIZ acesse https://meubiz.com.br e saiba como podemos contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do seu negócio.
Conclusão
Ajudando a pensar nas melhores estratégias de venda da sua loja, no texto de hoje você pode conferir dicas importantes para o sucesso da negociação. Afinal, a venda de uma loja significa muito mais do que uma simples transação comercial.
É o resultado de muito trabalho, dedicação e investimento. Independente sobre qual for o motivo da venda, é preciso ter cautela e planejamento nessa ação. Contar com ajuda profissional faz toda a diferença nesse processo.
São diversas etapas que não podem ser puladas e devem ser tratadas com profissionalismo e segurança. O êxito da venda depende disso, por isso o lojista deve estar muito bem assessorado e seguro de todas as fases do processo.
Se ficou alguma dúvida ou quer saber um pouco mais sobre como vender seu empreendimento de forma rápida e segura, acesse nosso blog (https://blog.meubiz.com.br/) e confira mais conteúdos sobre este, entre outros temas.