Um dos setores que mais crescem mundialmente é o de serviços de beleza, incluindo os salões de beleza, e a venda de cosméticos.
De acordo com o Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.
Além disso, entre os anos de 2013 a 2018, esse mercado observou crescimento de 24,5% em vendas e as previsões são de mais crescimento no futuro.
Apesar de as mulheres ainda representarem 83% dos clientes do mercado de salões de beleza, o setor tem se mostrado cada vez mais interessante para o público masculino.
Isso demonstra que há, ainda, um subsetor com potencial para ser explorado por empreendedores que querem ter um salão de beleza.
Por esse motivo, o mercado de salões de beleza demonstram grande força e perenidade. Para além desse grande potencial, quem decide por abrir um salão de beleza ou comprar um salão em operação precisa se ater aos detalhes do empreendimento em si para que tenha a certeza de estar fazendo um bom negócio.
Salões de beleza têm público bem definido
Você provavelmente já percebeu que os salões de beleza costumam definir um nicho específico que atendem.
As possibilidades são enormes: existem salões de beleza infantil, salões de beleza masculinos, salões de beleza femininos, salões de beleza especializados em casamento, especializados em maquiagem, cabelo, unhas, para classes A, B, C, D, e por aí vai.
Dessa forma, o primeiro passo é definir qual posicionamento deseja adotar, afinal, quem quer agradar a todos, geralmente acaba não agradando a ninguém.
Esse posicionamento guiará todas as demais ações de abertura e operação do salão, desde os produtos e serviços que serão vendidos, até a escolha dos fornecedores, a seleção de funcionários, a decoração, o tipo de móveis que o salão utilizará e a localização.
Imagine que você escolha abrir um salão de beleza infantil. Você provavelmente escolherá um ponto comercial adequado, amplo o suficiente para que as crianças fiquem à vontade, com espaço para os pais e entretenimento para ambos.
Você não precisará dos equipamentos profissionais, nem lavatórios enormes. Mas deverá se preocupar com o tamanho reduzido dos equipamentos ou escadinha para que os pequenos possam subir e também alguns doces e brinquedos para manter a alegria no salão.
Por sua vez, uma decoração mais elaborada deve ser o tom em uma salão feminino. Para esse tipo de negócio pode valer a pena investir em produtos profissionais para revenda.
Essa estratégia agrega valor e pode elevar o o ticket médio do seu negócio. Além disso, é importante que a localização do ponto comercial escolhido privilegie a facilidade de acesso, seja em uma região com alto fluxo, ou um local onde seja viável estacionar.
Aliás, esse é um ponto para qualquer tipo de salão.
Agora que definiu seu público alvo, obtenha as seguintes respostas:
- O que meu público valoriza em um salão? Preço, gama de serviços e produtos, tempo gasto, fácil acesso, qualidade?
- Quais são os hábitos de compra do seu cliente? Gasta com cosméticos, qual o tipo de produto, qual preço estão dispostos a pagar por eles?
- Qual é o estilo de vida do seu público? Trabalha, têm autonomia de seus gastos, qual tipo de entretenimento valoriza?
Com essas informações em mãos, prossiga para o passo seguinte.
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Produtos e serviços de um salão de beleza
Definido o público dos salões de beleza, já é possível discutir quais os produtos e serviços serão oferecidos.
Para escolher o que você oferecerá ao seu público, pesquise, converse com ele e busque ofertar aquilo que eles(as) buscam.
Imagine que você montará um salão de beleza feminino. Para esse público há tendência de procurar por serviços de corte, tintura, tratamento capilar e escova.
Esses são serviços básicos. Mas você pode se especializar em um deles, tornando-se referência, por exemplo, na recuperação de cabelos danificados, ou em cortes modernos.
Para enriquecer seus serviços e elevar o valor do ticket médio do seu salão, busque ofertar produtos relacionados aos seus serviços: shampoos, condicionadores, máscaras capilares, pentes, escovas, chapinhas e secadores profissionais.
Se seu interesse não for a especialização, seu salão de beleza pode ter um foco maior, oferecendo outros serviços para pele, unhas da mão e do pé.
A partir dos produtos e serviços, você identificar quais serão os equipamentos utilizados no salão, além de começar a pensar na nos fornecedores.
Defina seus fornecedores
Agora que você definiu os produtos e serviços que serão prestados pelo seu salão, é o momento de compreender o mercado de fornecedores de salões de beleza.
Quem fornece os produtos que você revenderá a seus clientes? Quais as categorias de produtos eles fornecem? São produtos para mais alto padrão, produtos mais populares? Quais são os preços praticados? Como é a forma de pagamento? Como é feita a entrega?
Faça uma lista de todos os possíveis fornecedores e compare-os. É essencial selecionar aqueles que atenderão não somente o seu salão de beleza, mas que atenderão às demandas de seus clientes.
Lembre-se que os salões de beleza são os representantes dos produtos e serviços que fornecem.
Ponto comercial de um salão de beleza
Como mencionamos anteriormente, o ponto comercial de um salão de beleza precisa considerar o fluxo do seu público alvo, haja vista que o ponto determina muito no movimento do salão.
Assim, invista tempo pesquisando pontos comerciais adequados, que tenham espaço suficiente para recepção, atendimento e área interna para copa e estoque.
Lembre-se do seu público. O proprietário de um salão de beleza infantil deve considerar que seus clientes sempre vêm acompanhados.
Logo, o espaço deverá ser maior. Em contrapartida, o salão de beleza masculino geralmente não demanda um espaço tão grande, já que os serviços são basicamente barba e cabelo.
No entanto, considere uma recepção com uma TV e, quem sabe, WiFi a seus clientes.
Para o salaão de beleza feminino, os detalhes são ainda mais importantes. A depender dos serviços oferecidos, o salão deve ser amplo e espaçoso.
Nada de instalar a equipe de corte colada na equipe de manicure/pedicure, a não ser que esses serviços sejam prestados ao mesmo tempo para a cliente.
Uma falha que alguns empreendedores cometem é escolher os pontos comerciais mais caros para instalarem o salão de beleza.
Os imóveis com preço mais alto nem sempre são os melhores ou mais adequados. Lembre-se que você precisa instalar o salão onde está seu público.
E de nada adianta investir tudo o que tem em um ponto comercial muito caro, se não puder atender aos anseios do seu cliente.
Móveis para salão de beleza
Tendo definido seu público alvo e seus produtos e serviços, também já é possível definir quais os móveis e equipamentos você precisará para montar o seu salão.
Antes de citarmos aqui quais são os móveis que você precisará, vamos ressaltar a importância de contar com o serviços de um(a) arquiteto(a) ou decorador(a).
Esse profissional pode lhe desenhar a melhor alocação para cada um dos móveis e equipamentos do seu salão de beleza, tornando-o funcional e agradável a você, seus funcionários e seus clientes.
Agora sim…
Salões de beleza necessariamente contam com espelhos bem localizados para que seu cliente possa ver o antes e depois, de frente e de costas. Por isso, espelhos fixos e portáteis são fundamentais.
Bancada para salão de beleza também é um elemento fundamental. É nela que você e seus funcionários apoiarão os objetos e equipamentos utilizados na prestação de serviços.
Também é fundamental pensar em prateleiras, onde você poderá expor os produtos que seu salão oferecerá aos seus clientes.
Se seu estoque de produtos for grande, é interessante pensar em armários. De toda forma, eles também são importantes para manter a organização e guardar equipamentos como secadores de cabelo, chapinhas e tesouras.
O lavatório para salão de beleza é outro item importante, caso seu salão trate de cabelos. Equipamentos de lavagem, em si, são itens indispensáveis.
Afinal, nunca se sabe como um(a) cliente chegará ao salão. Um lavabo para mãos pode ser interessante, principalmente para funcionários em uma área interna.
Por fim, as cadeiras de salão de beleza e os sofás da sala de espera são itens que não poderão faltar.
Na hora de escolher esses equipamentos, pense naquilo que atenderá melhor ao seu público alvo, pois eles(as) passarão praticamente 100% do tempo sentados.
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Estrutura e decoração para salão de beleza
A clientela de salão de beleza pode passar horas e horas dentro desse espaço. Por isso, estrutura e decoração são muito importantes para promover o aconchego e a sensação de ser bem tratado.
Como mencionamos, uma saída interessante para organizar o ambiente de salões de beleza é contratar um projeto de um profissional especializado em arquitetura e/ou decoração.
Esse profissional deverá considerar a distribuição dos ambientes, a dimensão de cada um deles e te apontar estratégias para melhor receber o cliente.
A estrutura de um salão de beleza de classe alta, por exemplo, deve considerar uma área de recepção, corredores de passagem, área/armários para estoque, acessibilidade para pessoas com deficiência e área reservada para funcionários.
Se não for possível contratar um(a) arquiteto(a) ou decorador(a), faça uma pesquisa sobre ambientes de salões de beleza. Você pode encontrar muitas referências na internet e utilizá-las a seu favor.
Lembre-se que a decoração também deve estar adequada ao seu público. Salões de beleza que atendem crianças são diferentes daqueles que atendem o público masculino e o público feminino. Salões focados em produtos e serviços para cabelo são distintos daqueles que focam em unhas de pés e mãos.
Além da decoração, o estilo de móveis e equipamentos também poderão variar.
Por fim, não se esqueça da fachada do seu salão. Ela será seu cartão de visitas. Se seu público são as classe C e D, tome cuidado com estrutura muito arrojadas. Isso pode espantá-los, por pensarem que os serviços do salão serão caros demais.
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