Como implementar o Marketing Digital na sua empresa

marketing digital

O termo “Marketing Digital” tem sido divulgado em vários canais de comunicação, muitas vezes, como algo revolucionário nas estratégias de marketing.

Muitos empresários entendem a importância do mesmo para suas estratégias e como uma força motriz capaz de impulsionar as vendas de suas empresas.

A grande questão é: como implementar ações de Marketing Digital na minha empresa e usufruir dos seus benefícios?

Pensando nisso, a AdSolver em parceria com o meuBIZ, elaborou um artigo visando apresentar alguns conceitos e como você pode aplicar na prática, ainda hoje, algumas estratégias para alavancar o seu negócio no ambiente online.

Entendendo o conceito de Marketing Digital

Um passo básico antes de pensar em implementar as ações de Marketing Digital é compreender corretamente o conceito. Neil Patel, uma das maiores referências no assunto, define o conceito como:

“O conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingirem seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.”

Resumindo, é utilizar os conceitos do Marketing por meio de táticas digitais. Antes de prosseguirmos para algumas estratégias online, é importante reforçar que o Marketing Digital não deve ser tratado de maneira isolada dentro da empresa, mas como uma parte da estratégia geral de marketing, sem forçar uma divisão, que em algumas empresas se torna uma disputa entre setores, de marketing online e marketing offline.

Tudo é marketing e as ações devem convergir no mesmo objetivo: gerar valor para o cliente!

Pense no planejamento de marketing digital de maneira mais ampla e como cada uma das ações abaixo pode impactar no crescimento da sua empresa.

Site

Segundo dados do IBGE, cerca de 116 milhões de pessoas acessaram a internet em 2016. Dentro desse universo, pense em quantos são potenciais clientes da sua empresa.

Quando eles procuraram pela sua empresa no Google e encontraram o seu site, eles ficaram satisfeitos com as informações encontradas ou o site demorou 15 segundos para abrir e alguns abandonaram a página? Ou pior, nem site a sua empresa tem?!

É claro que existem exceções, mas na maioria das vezes, uma estratégia de marketing digital precisa ter um site com um layout bem trabalhado, informações atualizadas e é claro, possuir uma versão mobile, já que de acordo com a pesquisa citada acima, o celular foi utilizado por 94,6% dos brasileiros nos acessos online.

Então é primordial pensar na elaboração de um excelente site que será o seu cartão de visita online.

Um dos primeiros passos para implementar o marketing digital na sua empresa é manter um site de excelência que atenda as necessidades do seu público-alvo.

SEO

Após criar o site, você precisa ser encontrado pelo seu cliente no Google. Uma das maneiras de facilitar isso é por meio do SEO (sigla em inglês para Otimização para mecanismos de busca).

Ele consiste em um conjunto de estratégias e técnicas para gerar tráfego de maneira orgânica para o site.

Como o tráfego gerado é gratuito, você não terá custos diretos para levar esses visitantes até o seu site e aumentará as possibilidades de novos negócios para a sua empresa.

Contudo, para que essas ações sejam efetivas, você precisa trabalhar em alguns pontos no seu site, como:

  • Produzir conteúdo de qualidade;
  • Escrever títulos que chamem a atenção do futuro leitor;
  • Otimizar as imagens (reduzindo o tamanho e inserindo os nomes corretamente).

Tráfego pago

Além de trazer visitantes de maneira orgânica para o site, o ideal é trabalhar em paralelo com uma estratégia de tráfego pago.

Como o próprio nome diz, nesse tipo de estratégia, nós precisamos investir em plataformas como Google Ads, Bing Ads e Instagram Ads para levar mais usuários ao site.

Esses canais trabalham de maneiras diferentes para momentos diferentes do usuário no funil de vendas e são extremamente importantes dentro de uma estratégia de marketing digital. Alguns canais de tráfego pago:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Google Ads (Rede de pesquisa, youtube e rede de display, por exemplo).

Redes Sociais

A explosão de contas nas redes sociais foi impulsionada pelos smartphones, quando o acesso à internet foi amplamente popularizado.

Atualmente é quase impossível encontrar alguma pessoa que não possua uma conta em pelo menos, uma rede social.

Já sabemos que a maioria dos brasileiros está presente nas redes sociais, mas como a sua empresa se comporta nas redes? Seja no Facebook, Instagram ou Linkedin, é essencial que a sua empresa possua um gerenciamento estratégico de conteúdo, horários das postagens e objetivos bem definidos sobre os resultados que deseja alcançar em cada canal.

Elas podem se tornar excelentes canais para gerar relacionamento e fidelizar seus clientes.

Blog

O blog é um excelente canal para atrair visitantes qualificados para o seu site. Ao invés de ir atrás dos seus potenciais clientes com anúncios, o blog possui uma função de atração desses potenciais clientes, por meio de textos e outros conteúdos relevantes para o usuário.

Dessa maneira, assim como nas redes sociais, é preciso elaborar um planejamento para entender o seu público-alvo, quais as dúvidas e interesses que eles possuem e utilizar esse conhecimento para a produção de textos que sejam extremamente relevantes para o seu público.

Conclusão

O Marketing Digital é essencial em estratégias de sucesso. Não se trata de alguma estratégia para um futuro distante ou de uma estratégia somente para grandes empresas com alto poder de investimento.

É algo que deve ser tratado hoje se a sua empresa quer se manter nos negócios. Como o próprio Bill Gates afirmou: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios.”

Contudo, não tenha um site ou página no facebook apenas porque o seu concorrente já tem, mas pense em todas essas estratégias dentro de um planejamento estratégico bem estruturado e condizente com os objetivos da sua empresa.

Se você não possui tempo ou expertise para isso, procure uma agência de marketing digital que possa te auxiliar nessa elaboração e fazer com que a sua empresa alcance os resultados positivos que o marketing digital pode trazer para a sua empresa.

Texto escrito em parceria com a AdSolver Marketing Digital.

 


 

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