O que são múltiplos de mercado e valuation por múltiplos?

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Em algum momento do seu empreendimento todo gestor irá precisar fazer uma avaliação da sua empresa para encontrar o seu real valor de mercado. Ou melhor, o seu valuation. Mas será que eles estão preparados para essa tarefa? E se a avaliação for por meio de múltiplos de mercado, o que é que significa?

Entender o significado deste termo é a primeira tarefa para se chegar a um valuation efetivo e real. Mas quais são estes múltiplos?

Onde encontrá-los e como fazer essa análise corretamente? O gestor precisa saber que, em um empreendimento existem vários tipos de múltiplos. É preciso entendê-los e descobrir quais são e como ajudam a descobrir o valuation real do negócio.

Para facilitar essa tarefa preparamos no texto de hoje, um passo a passo sobre o que são os múltiplos de mercado.

Sua formulação e os diferentes dados que eles nos trazem, como os valores de faturamento, de lucro, do fluxo de caixa, entre outras informações. Para entender melhor esse processo, continue conosco e boa leitura!

O que são múltiplos de mercado?

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O que são múltiplos de mercado?

Números importantes dentro da gestão financeira de uma empresa, múltiplos de mercados significam a relação entre o preço de uma determinada ação e as suas variáveis operacionais.

Assim, nela podemos enquadrar os dividendos, o lucro, o fluxo de caixa, entre tantas outras informações. Um múltiplo de mercado tem como principal objetivo confrontar as principais variáveis da companhia, com o seu real valor de mercado.

Com isso, é possível identificar boas oportunidades de investimentos a preços bem mais acessíveis. Entre os principais múltiplos de mercado existentes, podemos destacar os principais:

– P/L, como já dissemos, ele resulta da relação entre o valor por ação e o lucro da empresa;

EV/EBTIDA, que resulta da divisão entre o valor de mercado somado ao valor da dívida, subtraindo o valor de caixa. Operação conhecida como enterprise value. Obtido o resultado, divide-se pelo EBTIDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização);

ROE ou return on equity, significa o valor obtido após o retorno sobre o patrimônio líquido;

Dividend Yield , é um indicador financeiro que demonstra a distribuição dos rendimentos do ativo;

P/VPA, é obtido por meio da divisão do valor unitário da ação pelo seu valor patrimonial.

O que é valuation por múltiplos de mercado?

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O que é valuation por múltiplos de mercado?

Aqui temos uma metodologia de avaliação com objetivo de encontrar o real valor de uma organização. Isso se dá por meio de comparações do desempenho financeiro e econômico da empresa, com outras similares que atuam no mesmo mercado.

Ou seja, no valuation por múltiplos de mercado se adota o valor relativo como conceito. Uma técnica conhecida como avaliação relativa ou por múltiplos.

Essa análise não considera que o valor da empresa seja proporcional ao que ela produz, sua rentabilidade ou potencial futuro.

Para se obter o real valuation por esse caminho, é preciso conhecer muito bem os concorrentes e o seu desempenho no mercado produtivo e consumidor.

Uma operação que pode ser facilitada se o gestor contar com apoio de empresas especializadas como a plataforma de negócios meuBIZ.

– O que é valuation?

Esse termo inglês tem alguns significados no Brasil, como avaliação ou valoração de empresas, ou ainda arbitragem de valor. Um processo de análise para se determinar um valor para um ativo, um financeiro ou real.

Geralmente o fluxo de caixa é um dos princípios de cálculo do valuation. É ele que irá demonstrar o valor real de mercado que uma empresa possui e o estado da sua saúde financeira.

Esse cálculo envolve uma série de variáveis, sendo considerado uma das principais estratégias na hora de comprar ou vender um negócio, por exemplo. Além disso, está relacionado à gestão da carteira de ativos, às finanças, à tributação e fins legais.

Por isso, identificar o real valor de uma empresa é essencial para tomada das melhores decisões, como fusão, prospecção de novos sócios ou negócios, ou ainda um pedido de empréstimo.

– Valuation por múltiplo de mercados

Essa metodologia de cálculo é mais indicada para se identificar o valor de empresas que ainda não possuam ativos ou lucro. Ou melhor, o seu valuation será calculado a partir dos múltiplos de mercado.

Nesse caso o gestor analisa empresas similares à sua no mercado. Com valores próximos ou estimados ao seu negócio. Por exemplo, uma comparação entre empresas similares e do mesmo setor.

Essa fórmula é considerada uma das metodologias de cálculo de valuation mais simples. Porém não se classifica como um método exato. Para se calcular o valuation por múltiplos de mercado é preciso considerar alguns critérios como:

– Múltiplos de lucro: calcula-se o preço por ação (P) dividido pelo lucro por ação (L) e comparando com outras companhias;

– Múltiplos de faturamento: considera o valor da empresa a partir do faturamento em um determinado período;

– Múltiplos de valor patrimonial: pega-se o valor de mercado e divide pelo valor do patrimônio líquido;

– Múltiplos de receita: aqui a receita é a primeira linha do resultado.

Quer saber quanto vale sua empresa? 

Importância dos múltiplos de uma empresa na hora de vendê-la

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Importância dos múltiplos de uma empresa na hora de vendê-la.

Esse é um dos principais momentos onde o gestor precisa realmente identificar o real valor da sua empresa.

Saber quanto vale a empresa onde dedicou tempo, trabalho e recursos financeiros, pode fazer toda a diferença na hora de gerar novas oportunidades, melhorias, expansão, compra e venda entre outras operações.

Além disso, ao longo do processo de análise, em especial a financeira, é possível identificar falhas, corrigir problemas e propor melhorias. O gestor que conhece seus múltiplos entende melhor a posição da sua empresa no mercado.

Consegue estudar melhor os concorrentes, reconhecendo as oportunidades e as possíveis ameaças. Com todas as cartas na manga consegue ainda um melhor gerenciamento administrativo e financeiro do seu negócio.

Fatores essenciais na hora de buscar novos investidores, sócios ou venda da empresa.

Tipos de indicadores de múltiplos

Para se obter o real valor de mercado de uma empresa é preciso escolher qual múltiplo utilizar para esse processo. Isso porque múltiplos são a base de cálculo para se chegar ao valuation.

As empresas possuem diferentes tipos de múltiplos, que podem ainda ser mais diversos, dependendo do tipo de negócio em questão. Esses indicadores podem ser regidos pelo lucro, pelo valor patrimonial ou de faturamento.

Um múltiplo de lucro foca na relação entre o valor da empresa e o seu potencial para gerar riquezas. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre outros dois tipos de indicadores de múltiplos muito usados por corporações brasileiras.

Quais são os dados utilizados, suas fórmulas e os melhores resultados. Assim, bem informado, o gestor consegue tomar as melhores decisões e executar as melhores avaliações.

– Múltiplos de EBITDA

Essa sigla em inglês representa um dos principais e mais usados indicadores para se estudar uma empresa. O termo EBITDA significa earnings before interest, taxes, depreciation and amortization.

Também conhecido em português como LAJIDA representa o resultado da empresa. O múltiplo de EBITDA usa o resultado da empresa no último ano e o multiplica pelo múltiplo gerado pelo setor de mercado.

Ou melhor explicando: um múltiplo de EBITDA vale o que a empresa tem em caixa operacional em um determinado período. A opção por esse tipo de múltiplo dependerá de vários fatores.

Entre eles o tipo de ramo de atuação da companhia, do seu porte, suas características e até sobre a situação econômica brasileira. Por isso é tão importante contar com ajuda de especialistas em avaliação de empresas.

No meuBIZ os profissionais estão sempre atentos à movimentação do mercado, as oscilações da economia, entre outros fatores. São aptos a prestar a melhor assessoria, encontrando os melhores caminhos e ferramentas de avaliação.

– Múltiplos de lucro líquido

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Múltiplos de lucro líquido.

Diferente da metodologia anterior, múltiplos de lucro líquido (P/E) são mais usados por empresas que negociam suas ações na Bolsa de Valores. Para identificar um múltiplo desse gênero, pega-se o preço individual da ação e divide pelo lucro por ação.

Operação conhecida como preço/lucro (P/L) ou price to earnings (P/E). Um cálculo usado também para determinar qual será o tempo necessário para se recuperar o valor investido na aquisição da ação.

Portanto, empresas com alto índice de ações são bem valorizadas. Entre as vantagens dessa metodologia é que o P/E pode ser combinado com outros métodos, como o Fluxo de Caixa Descontado (FCD).

Porém uma desvantagem de se usar múltiplos de lucro líquido é seu grau de imprecisão. Isso porque, o P/L das empresas negociadas na bolsa sofre variação diária. Podendo ser para cima ou para baixo. Por isso, muitas empresas ainda optam por múltiplos de EBITDA.

Como se faz uma avaliação por múltiplos?

Realizar um estudo por múltiplos significa que o gestor adotará o conceito de valor relativo. Ou melhor, será uma metodologia que compara ações de outras empresas similares no mercado para estimar o seu real valor.

O seu valuation por múltiplos (múltiplo = valor de mercado / variável). Esse método não considera outros fatores como risco, taxa de crescimento, diferenciais competitivos, perfis de gestão, escala de crescimento, etc..

Em geral, empresas que adotam essa análise por semelhança devem considerar algumas características. Por exemplo, o risco, o crescimento, a semelhança e o potencial para gerar resultados.

Vale lembrar que ao determinar um múltiplo, a empresa gera uma faixa de valor. Cabe ao avaliador escolher qual múltiplo cada setor deve adotar e qual o melhor para suas avaliações.

É importante lembrar que outras variáveis como questões fiscais ou perspectivas econômicas podem influenciar nas avaliações por múltiplos.

Quer saber quanto vale sua empresa? 

– Avaliação por múltiplos de lucro

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Avaliação por múltiplos de lucro.

Aqui temos um forte indicador que considera a relação entre valor da empresa e sua capacidade de geração de resultados. Valuation por múltiplos de lucro (P/E) são mais adotados por companhias comercializadas na Bolsa de Valores.

Nesse tipo de operação o preço por ação é dividido pelo lucro que cada ação pode gerar (P/L ou P/E). Com o resultado é possível calcular em quanto tempo haverá retorno do capital aplicado na compra.

Portanto, empresas com baixos índices indicam desvalorização. As mais valorizadas na bolsa são organizações com altos índices de retorno e, em menor tempo.

Mas, apesar de aparentar um certo grau de complexidade em seu cálculo, avaliações por múltiplos de lucro são relativamente simples. Além disso, seu P/E pode ser facilmente combinado com outros métodos.

– Avaliação por múltiplos de valor patrimonial

Quem optar por esse método de análise pode facilmente encontrar todas as informações no balanço patrimonial da empresa. O cálculo considera a diferença entre os ativos, que incluem o faturamento e a receita total e o passivo (custo total).

Ou seja, o seu patrimônio líquido. Mas vale ressaltar que a avaliação por múltiplos de valor patrimonial considera como índice o valor de mercado da organização dividido pelo valor do seu patrimônio líquido.

Para isso a fórmula de cálculo fica assim: preço / valor patrimonial por ação (P/VPA). Importante ressaltar que patrimônio líquido não reflete o valor dos ativos intangíveis de uma empresa.

Talvez por isso, essa metodologia de avaliação não é muito utilizada pelos avaliadores mais experientes. Porém sua lógica de cálculo segue a mesma dos demais múltiplos já falados aqui. Assim, para definirmos o valuation da empresa adotamos a fórmula: valor = M (ref) x PL (patrimônio líquido).

– Avaliação por múltiplos de faturamento

Para entender as técnicas de avaliação por múltiplos de faturamento é preciso saber que a receita de uma organização não representa o total do seu potencial.

Essa metodologia talvez faça mais sentido para empresas onde o faturamento talvez seja o único indicador para se determinar o seu valor.

Por isso, organizações que usam muitos e diferentes indicadores para seus estudos financeiros não vêem a avaliação por múltiplos de faturamento como uma boa opção.

Mas aquelas que optarem por ela devem identificar quantas vezes o valor do faturamento vale uma companhia.

Vale lembrar que ainda existem o EV/Sales, múltiplo de receita líquida, adotado especialmente pelas empresas mais jovens, ou que estejam em crescimento acelerado ou EBITDA negativado.

Existe ainda o EV/ARR (Annual Recurring Revenue ou Receita Recorrente Anual). Um fator que multiplica o valor da empresa pelo da receita recorrente anual.

Por exemplo, uma companhia EV/ARR 3.0x, quer dizer que ela vale três vezes o valor da sua receita. Uma metodologia de avaliação utilizada especialmente por empresas do setor de tecnologia.

Vantagens do valuation por múltiplos

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Vantagens do valuation por múltiplos.

Como em todos os sistemas de avaliações, encontrar o valuation por múltiplos apresenta pontos positivos e negativos. O importante é escolher uma metodologia que melhor se enquadre na sua empresa e que lhe traga melhores resultados.

Entre as vantagens podemos apontar:

– Metodologia simples e rápida;

– Pode ser adotada por empresas com poucas informações econômicas e financeiras;

– Reflete a situação do mercado com maior clareza e objetividade;

– Está menos passível de falhas por estimativa de crescimento;

– Permite que analistas financeiros realizem os cálculos de forma segura e confiável;

– Contribui para a tomada de decisão de forma mais acertada e eficiente.

Desvantagens do valuation por múltiplos

– Não aponta com exatidão quais são os potenciais da empresa no futuro;

– Não estima o potencial de algumas importantes variáveis como fluxo de caixa, riscos, taxa de crescimento ou custo de capital;

– Não assegura a permanência dos resultados futuros;

– Desconsidera informações estratégicas como potencial de escala ou estilo de gestão;

– Pode promover uma supervalorização ou variação nos indicadores, como EBITDA e margem EBITDA;

– Pode induzir a erros ao utilizar números de empresas similares para comparação. Isso porque o mercado pode estar supervalorizado ou não;

– Dificilmente é usado por pequenas e médias empresas.

Avaliação de empresas no meuBIZ

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Avaliação de empresas no meuBIZ.

Com vasta experiência em avaliação de empresas e oportunidades de negócios, o meuBIZ oferece as melhores ferramentas para se encontrar o valuation de companhias com precisão e segurança.

Em minutos, seus técnicos e especialistas estudam com cautela todas as variáveis, adotando as metodologias que melhor se encaixam de acordo com o perfil do negócio.

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Dotada de tecnologia de ponta, a plataforma do meuBIZ oferece um sistema de avaliação acessível a todos os tipos de empresários. Por meio do valuation o gestor consegue obter o real valor da sua empresa, seja para qual for a operação desejada.

Um dado importante, em especial no momento da venda. O acesso à plataforma é fácil, rápido e seguro. Nossa equipe coloca sua empresa em contato com os melhores negócios em todo território nacional.

Tudo realizado em minutos. Um processo simplificado que pode ser feito acessando https://meubiz.com.br.

Conclusão

Imagine receber uma oferta atraente. Um investimento que permitiria um crescimento mais rápido e sustentável que o estimado. Mas isso pode ficar apenas na imaginação se o empresário não conhecer o real valor do seu negócio. O seu valuation.

A princípio, identificar esse valor pode parecer fácil, mas implica uma série de variáveis, como os múltiplos de mercado e o valuation por múltiplos. Mas será que todos os gestores conseguem identificar muito bem as diferenças entre os conceitos e suas aplicabilidades?

No texto de hoje explicamos com mais detalhes os seus tipos, seus objetivos e onde esses indicadores podem ser melhor empregados. Vimos que nem todas as empresas podem usar esses métodos.

Porém, sabendo como aplicar suas fórmulas, eles se transformam em ferramentas simples e acessíveis. Desde que manuseadas por profissionais gabaritados. Somente uma avaliação bem feita pode apresentar um valuation seguro, confiável.

Além do real valor, uma boa avaliação traz inúmeros outros benefícios, contribuindo para uma gestão eficiente e produtiva.

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