Quando a maioria das pessoas planeja ter um negócio, geralmente elas pensam em começar do zero – desenvolver sua própria ideia e construir sua própria identidade.
Mas começar do zero apresenta algumas desvantagens, incluindo a dificuldade de formar uma base de clientes, comercializar o produto, contratar funcionários, estabelecer fluxo de caixa… e tudo isso sem um histórico ou reputação anterior.
Se você está preocupado com as dificuldades envolvidas em iniciar um negócio do zero, pode decidir que comprar uma empresa em funcionamento é mais adequado para você.
Ao adquirir um ponto comercial em operação, você tem uma base de clientes estabelecida e reputação, bem como funcionários que estão familiarizados com todos os aspectos da empresa.
E você não precisa configurar novos procedimentos, sistemas e políticas, pois uma fórmula bem-sucedida para administrar o negócio já foi implementada.
Por outro lado, comprar um ponto comercial em operação normalmente é mais caro do que começar do zero. No entanto, muitas vezes é mais fácil obter financiamento para comprar um negócio existente do que iniciar um novo.
Banqueiros e investidores se sentem mais à vontade para lidar com um negócio que já tem um histórico comprovado.
Além disso, comprar uma empresa pode lhe dar direitos legais valiosos, como patentes ou direitos autorais, que podem ser muito lucrativos.
Mas seja cuidadoso para não ficar preso a estoques obsoletos, funcionários não cooperativos ou métodos de distribuição desatualizados.
Neste artigo, você irá saber como encontrar empresas à venda no Brasil e as melhores práticas para adquirir o seu negócio, de maneira segura e bem informada.
Onde encontrar empresas para comprar
Ter seu próprio negócio é ótimo
Além das dificuldades de construir um negócio do zero, existem outras razões para comprar um ponto comercial já estabelecido, como adquirir um concorrente em ascensão ou apenas ampliar seu portfólio de investimentos.
Seja qual for o motivo, o processo de compra de uma empresa segue o mesmo padrão: encontrar e avaliar o negócio certo até fechar a transação.
O primeiro passo não é apenas encontrar um negócio disponível, mas encontrar um que valha a pena comprar. Veja nosso guia definitivo sobre como comprar empresas.
Há muitas empresas à venda. Mas aquelas com promessa financeira que realmente prendem seu interesse não são tão comuns.
A escolha certa é aquele negócio que está preparado para a lucratividade e que não esteja escondendo nenhuma surpresa. Quanto maior a sua pesquisa, maior a probabilidade de você encontrar uma boa oportunidade.
Não pare de procurar quando encontrar um negócio que preenche todos os requisitos.
Procure em tantos lugares quanto possível antes de começar a classificar seus favoritos. Algumas opções de busca podem incluir:
- Sites de corretores online ;
- Corretores de negócios locais;
- Advogados locais;
- Franqueadores;
- Proprietários de empresas existentes em seu setor de preferência.
O meuBiZ é uma plataforma que oferece informações detalhadas sobre como comprar empresas, incluindo finanças, análises diversas e vários relatórios.
Você pode utilizar filtros, como setor de atuação, valor de venda, região, faturamento, entre outros. Alguns relatórios fornecidos, são:
- Listagem de empresas à venda;
- Análise do vendedor;
- Analise financeira;
- Análise de vendas e marketing;
- Operações e análise jurídica;
- Análise do setor e da concorrência;
- Análise de preços;
- Avaliação de risco e recomendações.
O meuBiZ é especializado no assunto, dando suporte e assessoria para que você faça uma escolha segura e bem informada.
Compre ou venda seu negócio
Empresas para comprar – Melhores práticas para acertar na escolha
Iniciar um negócio, vender loja ou comprar uma empresa são decisões importantes que envolvem muitos elementos a serem considerados.
A questão financeira é importante, mas vai além disso. O sonho de uma vida pode estar em jogo!
Se o seu caso é comprar uma empresa, o processo inicia com a escolha do tipo certo de negócio para você. O melhor lugar para começar é procurando em um setor com o qual você esteja familiarizado e entenda.
Pense muito sobre os tipos de negócios nos quais você está interessado e quais são as melhores combinações com suas habilidades e experiência.
Considere também o tamanho do negócio que você está procurando, em termos de funcionários, faturamento ou despesas.
Em seguida, identifique a área geográfica onde você deseja ter a sua empresa. Avalie a mão de obra e os custos de fazer negócios nessa área, incluindo salários e impostos, para garantir que sejam aceitáveis para você.
Para comprar um negócio existente, é aconselhável montar uma “equipe de aquisição” que irá ajudá-lo no processo, composta de um contador, advogado e seu gerente de conta no caso de financiamento.
Esses consultores são essenciais para o que é chamado de “due diligence”, isto é, revisar e verificar todas as informações relevantes sobre a empresa pretendida.
Quando a due diligence for feita, você saberá exatamente o que está comprando e de quem. A análise preliminar começa com algumas questões básicas:
- Por que esse negócio está à venda?;
- Qual é a percepção geral do mercado e do negócio em particular, e quais são as perspectivas para o futuro?;
- A empresa controla ou pode controlar participação de mercado suficiente para permanecer lucrativa?;
- As matérias-primas necessárias são abundantes?;
- Como as linhas de produtos ou serviços da empresa mudaram ao longo do tempo?
Você também precisa avaliar a reputação do ponto comercial e a força de seus relacionamentos. Converse com clientes, fornecedores e vendedores existentes sobre suas relações com a empresa.
Entre em contato com associações do setor, agências de licenciamento e relatórios de crédito para garantir que não haja reclamações contra o estabelecimento.
Além do levantamento dos principais índices financeiros e os números de desempenho, você e seu advogado devem investigar o status legal.
Procure ônus contra a propriedade, ações judiciais pendentes, garantias, disputas trabalhistas, possíveis alterações de zoneamento, regulamentos ou restrições do setor.
Todos esses fatores podem afetar seriamente o seu negócio.
As responsabilidades legais na compra de uma empresa assumem muitas formas que até mesmo o vendedor mais honesto pode não saber da sua existência.
Se for possível, no caso de fechamento do negócio, solicite a seu advogado que adicione ao contrato uma cláusula de “isenção de responsabilidade e indenização”.
Isso garante que você estará protegido das consequências de ações anteriores do vendedor como proprietário.
Outros pontos a considerar:
Sobre o imóvel
O vendedor aluga o local onde exerce a sua atividade? Em caso afirmativo, você deve descobrir quanto tempo resta de contrato e se o proprietário está disposto a permitir que você assuma o aluguel sem aumento de valor.
Se a locação tiver menos de dois anos, você pode querer investir o dinheiro agora para negociar uma nova locação com prazo de cinco a 10 anos.
Descubra também se o proprietário do imóvel recebeu algum valor de caução.
O vendedor do estabelecimento provavelmente vai querer que você pague a caução, além do preço de compra acordado para os ativos da empresa.
Se o vendedor estiver incluindo o valor no preço de venda, certifique-se de que isso esteja mencionado por escrito no contrato de fechamento ou em algum outro documento.
Venda de ponto comercial com despesas pré-pagas
Veja a questão da publicidade, por exemplo. Quando você compra um anúncio, normalmente paga um pacote fechado que pode ser anual.
O vendedor pode querer ser reembolsado pela parte do ano em que você estiver administrando o negócio e se beneficiando do anúncio.
Despesas pré-pagas geralmente não são incluídas no preço de venda acordado, mas são adicionadas no fechamento.
Peça ao vendedor uma listagem dessas despesas se houver, para que você possa colocá-las em seu orçamento, evitando surpresas desagradáveis no fechamento do negócio.
Negocie uma “carta de intenção” – LOI
LOI – Letter of Intent é uma carta de intenção contendo uma coleção de pontos-chave de um acordo entre duas partes que estão negociando um contrato. É simplesmente um acordo assinado antes do contrato final.
Sem certa formalidade, a carta de intenção visa reconhecer a vontade das partes de realizar em um futuro próximo todas as etapas necessárias à execução de um negócio.
Uma LOI não possui efeito vinculante, mas tem alto valor ético para as partes que assinam. Entre as finalidades das cartas de intenção estão:
- Esclarecer os pontos-chave de uma operação para a conveniência das partes;
- A declaração de que as partes estão atualmente negociando;
- Fornece garantias se o negócio entrar em colapso durante a negociação.
Outra característica das cartas de intenção é que elas podem se assemelhar a um contrato escrito, mas geralmente não vinculam as partes em sua totalidade.
No entanto, a maioria desses acordos contém disposições que são vinculativas, como acordos de não divulgação e não concorrência.
Uma LOI bem elaborada ajuda os advogados a acertar os documentos de venda no primeiro ou segundo rascunho, uma vez que a maioria dos termos e condições importantes já foram tratados e não estão sujeitos a negociações adicionais.
Negocie a permanência temporária do vendedor
Em muitos negócios de varejo e serviços, os clientes têm um relacionamento pessoal e comercial com o proprietário.
Certifique-se de que o vendedor possa estar presente por algumas semanas após o fechamento para apresentar você aos clientes, ajudá-lo com situações específicas, garantindo uma transição suave e ordenada do negócio.
Conheça os funcionários
Antes de comprar um negócio, certifique-se de que os “funcionários-chave” estejam dispostos a permanecer, pois geralmente são eles que veem os clientes no dia a dia, operam equipamentos e conhecem a rotina.
Muitos vendedores ficarão relutantes em deixar seus funcionários saberem que a empresa está à venda, por medo de demissões em massa.
Você pode colocar uma cláusula no contrato de venda com a seguinte redação: “O Vendedor e o Comprador anunciarão a venda proposta a todos os funcionários dentro de quarenta e oito horas antes do fechamento”.
O comprador terá a oportunidade de entrevistar cada funcionário individualmente, antes da data de fechamento, para determinar sua para satisfação razoável e a disposição do funcionário em continuar trabalhando.”
Procurando empresas à venda? Qual a sua preferência?
O empreendedorismo é altamente atraente por muitas razões. Se você quer fazer algo diferente, este pode ser o melhor momento. Pronto para começar o próximo capítulo da sua vida como empreendedor?
Se você ainda tem dúvidas sobre qual setor investir, confira algumas sugestões e inspire-se!
Indústria
Hotelaria
A satisfação do cliente é o principal objetivo desta indústria. Existem três grandes categorias principais desse tipo de indústria, como acomodações, alimentos e bebidas e viagens e turismo.
Eletrônica
Este é o tipo de indústria que produz dispositivos eletrônicos para uso comercial e doméstico, por exemplo, smartphones, interruptores, placas de circuito, geladeiras, máquinas de lavar e outros produtos baseados em IA.
Computadores
É também conhecida como Indústria de Tecnologia da Informação (TI). Inclui negócios de hardware de computador, desenvolvimento e manutenção de software e redes de computadores.
Alimentícia
A indústria alimentícia compreende o processamento, preservação e conversão de itens comestíveis. A matéria-prima para a indústria alimentícia é obtida da agroindústria.
Comércio
Petshop
Pet shop é um negócio de varejo voltado para animais de estimação. É possível encontrar diferentes animais à venda, além de alimentos, suprimentos e acessórios.
Vestuário
Este tipo de comércio pode vender produtos para um público em geral ou focado em um nicho específico, como infantil, feminino, masculino, gestantes, etc.
Salão de beleza
Empresas desse ramo oferecem tratamentos corretivos para homens e mulheres e outras variações como spas.
Os salões de beleza oferecem serviços relacionados à saúde da pele, estética facial, cuidados com os pés, aromaterapia — até meditação, oxigenoterapia, banhos de lama e inúmeros outros serviços.
Celulares
Quem não possui um celular? Além do aparelho em si, existe uma infinidade de acessórios que podem ser vendidos e algumas lojas oferecem também assistência técnica.
Franquias
Uma franquia é o direito ou licença concedida por uma empresa (franqueadora) a um indivíduo (franqueado) para comercializar produtos e serviços em uma área ou território específico.
Uma vez adquirida a franquia, o franqueado deve cumprir diretrizes e regras rígidas sobre o negócio, a fim de manter a consistência da marca.
Além da taxa inicial de franquia, um franqueado normalmente pagará royalties regulares ao franqueador pelo treinamento, suporte e assistência de marketing.
O acordo é regido por um contrato, o “contrato de franquia”, e é importante lembrar que o franqueado está vinculado a um acordo de parceria por um período de tempo definido, geralmente variando de cinco a 20 anos. O contrato é geralmente renovável.
Existem três tipos de franquia:
Produto
É quando um franqueador dá permissão ao franqueado para vender um produto usando seu logotipo, marca registrada e nome da marca.
Fabricação
O franqueador autoriza o franqueado a fabricar seus produtos e vendê-los usando sua logomarca, marca registrada e nome da marca.
Negócios
Esta é sem dúvida a forma mais popular de franquia. O franqueador licencia sua marca para um franqueado com regulamentos sobre como o negócio deve ser gerenciado.
Estes são apenas alguns exemplos de negócios para você investir. Seja qual for a sua escolha, siga em frente.
Nós lhe desejamos sucesso!
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