Quando devo vender meu negócio? Tome a decisão correta.

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Muitas pessoas perguntam: quando devo vender meu negócio? Qual é a melhor hora para vender minha empresa? Como empresário, saber o momento certo para sair do negócio é uma questão importante.

Independentemente se você empreende uma grande ou pequena empresa, vender na hora certa pode impactar drasticamente o seu preço de venda.

Um empresário que espera muito tempo pode se ver no meio de uma profunda recessão, com um negócio que não vai vender no prazo que precisa.

Já um empresário que vende antes que o negócio esteja “pronto” pode trocar uma excelente oportunidade por centavos, sem perceber o que poderia ter obtido se tivesse se preparado. Quais fatores importam para descobrir o melhor momento de vender?

Altos e baixos na economia

Quando vender meu negócio

Ciclos econômicos vêm e vão. Normalmente, os tempos de vacas magras podem ser curtos ou mais longos. Mas após o inverno, vem a primavera, um tempo de recuperação necessária a toda economia.

Nesse tempo, os negócios começam a se desenvolver novamente, mas as pessoas continuam cautelosas. O verão é a época do boom. O negócio está florescendo e as coisas vão muito bem na economia em geral e as pessoas se tornam mais otimistas.

Após o verão vem novamente uma queda, um momento em que a desaceleração volta. E assim por diante.

Usando os ciclos econômicos para determinar quando vender

O momento ideal para vender um negócio é no “verão”, ou seja, quando a economia vai muito bem e quando as pessoas estão otimistas. Provavelmente você já tenha ouvido falar do ditado que corre os corredores do mercado financeiro: “Compre na baixa e venda na alta”.

Essa regra pode valer para sua empresa também, a menos que seu ciclo de negócios seja de outra forma. Se o seu negócio prospera em tempos de baixa, essa é sua época ideal.

Compreendendo os ciclos de negócios

As empresas geralmente seguem um ciclo definido: início, pico e fim. Se uma empresa não se reinventa eventualmente, ela irá acabar. Tomemos por exemplo uma loja de discos.

Houve um começo com o surgimento dos discos, um tempo, provavelmente com a popularização e o lançamento dos CDs e, então, grande parte das lojas começam a desaparecer. E quando não somente, se reinventam.

Como empreendedor, é importante que você saiba reconhecer o tempo do seu negócio, principalmente o pico e o declínio. Vejamos alguns exemplos de declínios em diferentes mercados:

  • Uma seguradora fecha as portas após uma mudança na legislação sobre planos de saúde;
  • Um supermercado vai à falência após um grande concorrente se instalar na cidade;
  • Um restaurante fecha após 30 anos de atuação, após mudança dos padrões de consumo alimentar;
  • Uma empresa de software que sobrevivia com a venda de uma tecnologia que se tornou obsoleta.

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Indicadores apontam quando vender seu negócio

Os indicadores nos dizem a hora ideal de vender um negócio. O momento ideal é quando a empresa está no ápice e durante um bom momento econômico.

Quando olhamos para trás, é muito fácil visualizar o momento ideal, mas é muito difícil saber quando ele está ocorrendo ou quando ocorrerá novamente. Aqui estão alguns indicadores que ajudarão você a identificar quando o negócio está em seu ápice:

  • O negócio está em grande expansão ou pelo menos crescendo;
  • Altas taxas de crescimento em vários períodos consecutivos;
  • Os concorrentes estão começando a surgir e ir atrás de você;
  • Você está fazendo mais dinheiro do que fez antes.

Em um bom momento como esse, é fácil pensar que os tempos de vacas gordas vão continuar.

Mas como quase tudo, em algum momento as oportunidades mudam e compradores pagarão muito mais por um negócio em crescimento do que por um negócio em declínio. Essa é a principal lógica envolvida neste processo.

Como a venda de uma empresa pode levar mais de um ano, é melhor oferecê-lo quando ela está no ápice, ao invés de aguardar o início do declínio.

Solução

A melhor maneira de entender os mercados e seu ciclo de negócios é ter uma revisão de negócios a cada 3 a 5 anos com um consultor ou intermediador de negócios.

Eles podem rever sua empresa, analisar o ciclo econômico e oferecer uma perspectiva sobre o que fazer. Mas não espere que o tempo de vacas magras surja.

O tempo de vacas gordas pode estar chegando e você pode não ter tempo para preparar o seu negócio para o preço máximo de venda.

Saiba quais são as principais motivações para vender um negócio.

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