Perfil comportamental: o que é, tipos, impacto ao empreender

Você já deve ter ouvido falar que as empresas contratam com base na competência técnica, mas demitem pela incompetência comportamental. E isso é verdade, o que torna importante a análise do perfil comportamental e seu impacto na vida profissional das pessoas.

Apenas conhecimento técnico adquirido por meio de cursos, treinamentos e experiência não são suficientes para se manter empregado. O perfil comportamental também cumpre um papel fundamental no desenvolvimento do trabalho e pode fazer a diferença na hora de empreender, obter um emprego e se manter nele.

Se você já sentiu isso na pele, esse artigo pode solucionar sua dúvida de como identificar e desenvolver seu perfil comportamental.

O que é o perfil comportamental?

perfil comportamental psicologa
O que é o perfil comportamental?

Ao elaborar o currículo, nos preocupamos em informar de maneira correta as informações básicas como endereços físicos e eletrônicos, meios de contato, formação acadêmica e cursos complementares.

O que a grande maioria ainda não considera é informar também o seu perfil comportamental, que nada mais é do que sua personalidade, habilidades e tendências de atitude.

Todas as pessoas têm pontos marcantes em suas personalidades. Algumas possuem um estilo mais cooperativo, outras preferem trabalhar com independência. Algumas são mais comunicativas e persuasivas, enquanto outras têm características mais introspectivas.

Também há pessoas com um ritmo ágil e capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo, enquanto outras preferem atividades mais rotineiras e previsíveis.

Esses são apenas exemplos de como as pessoas podem se diferenciar uma das outras, mas há outros diversos aspectos como estilo de liderança, principais fatores que o motivam e, até mesmo, o seu grau de aversão ao risco.

E, por incrível que pareça, não existe um perfil único que seja ideal para o mercado de trabalho. Pelo contrário, cada vaga demanda um tipo específico de perfil comportamental.

Uma vaga de motorista, por exemplo, demanda uma pessoa concentrada, que gosta de trabalhar de forma independente e que tem aversão ao risco. De forma distinta, uma pessoa que atuará em vendas necessita ser mais comunicativa, persuasiva e gostar de se relacionar.

As informações sobre o perfil comportamental geralmente não são apresentadas nos currículos, pois poucas pessoas têm acesso a esse tipo de informação. No entanto, esse pode ser o diferencial ao disputar uma vaga. Por isso, é importante descobrir seu perfil e descrevê-lo para um futuro empregador.

Para que serve a análise de perfil comportamental?

perfil comportamental sessao psicologa
Para que serve a análise de perfil comportamental?

Extremamente útil nas empresas que buscam melhorar o clima e a cultura organizacional, a análise de perfil comportamental contribui para gerenciar pessoas com maior eficiência.

Essa importante ferramenta ajuda a entender melhor os diversos perfis profissionais e como eles se encaixam ou não nas necessidades corporativas.

Além da identificação, esse tipo de teste ajuda a reunir pessoas com personalidade e comportamentos em comuns, em grupos.

Assim o gestor estará um passo à frente, entendo melhor seus colaboradores e os ajudando a enfrentar situações difíceis, bem como a rotina diária de trabalho.

Essa análise de perfil comportamental pode ser adotada em diversas situações, em especial aquelas que envolvem a rotina do setor de recursos humanos (RH). Então vamos conferir algumas das principais aplicabilidades deste instrumento.

1 – Recrutamento e seleção de pessoal. Por meio de testes específicos, o RH consegue avaliar melhor as habilidades técnicas e traços da personalidade do candidato. Assim consegue identificar quem melhor se encaixa na vaga e também na cultura organizacional da empresa.

2 – Promoção e realocação de trabalhadores. Uma mudança de função exige melhor avaliação, em especial sobre itens como motivação, satisfação, comprometimento e competências. O teste evidencia os pontos fortes do trabalhador e os que precisam ser melhor trabalhados.

3 – Orientação vocacional. Quem ainda na juventude não se sentiu indeciso sobre qual carreira seguir. O mesmo acontece com os profissionais que pretendem mudar de área de trabalho. Por isso devem recorrer à análise de perfil comportamental.

4 – Planejamento estratégico. Gestores que primam pela eficiência buscam identificar os traços comportamentais e de competências de suas equipes. Desta forma também conseguem distribuir melhor as demandas, obtendo melhores resultados.

5 – Alinhamento e fit cultural. Conhecer melhor o perfil dos funcionários ajuda no melhor aproveitamento de suas habilidades, bem como formar equipes com maior entendimento e cooperação.

Qual a importância da análise de perfil comportamental?

perfil comportamental colaboradores cochichando
Qual a importância da análise de perfil comportamental?

Pesquisa da Page Personnel, consultoria global de recrutamento, identificou que a cada dez profissionais dispensados, nove foram em decorrência de questões comportamentais.

Números que poderiam facilmente serem amenizados se as empresas adotassem ferramentas para analisar os perfis comportamentais dos candidatos. Medida que também pode ser aplicada nos trabalhadores já contratados.

Assim os gestores conhecem melhor as competências, as aptidões e os traços de personalidade de cada um da equipe. Poupando assim, dissabores, aborrecimentos, demissões e até custos adicionais.

Testes de perfil comportamental oferecem maior assertividade na contratação, alocando o profissional mais adequado para cada vaga e setor. Além disso, é possível prever as reações que esse profissional poderá ter em determinadas situações.

Afinal o capital humano é o principal diferencial que as empresas possuem entre si. Independente do perfil de atuação ou do porte é ele que assegura a liderança ou não no mercado.

Portanto o capital intelectual das pessoas deve ser identificado, entendido e valorizado.

Especialistas da área de recursos humanos e gestão de pessoas avaliam que esse tipo de teste contribui na seleção de pessoal e também no desenvolvimento profissional de cada um na empresa. Isso elimina tempo, perdas, retrabalho e recursos.

Afinal, como a pesquisa aponta, as questões comportamentais são as que mais impactam na produtividade e na rentabilidade. Uma análise de perfil comportamental ajuda na tomada das melhores decisões do RH.

Também viabiliza mapear as habilidades e comportamentos das equipes, bem como o profissional que melhor se encaixa em determinada função.

Quais são os tipos de perfil comportamental?

Compreender o comportamento humano é uma necessidade que remonta à antiguidade.

Seja por meio de observação, pesquisa ou reflexão, os povos antigos como os gregos acreditavam que elementos como fogo, água ou ar podem influenciar o comportamento das pessoas.

Essa necessidade de entender os modos e ações do outro surge desde os anos 590 antes de Cristo. Na época, dependendo da personalidade, as pessoas podiam ser comparadas às faces de um leão, um boi ou uma águia.

Mais para frente a igreja católica adotou quatro evangelhos no Novo Testamento. Documentos escritos por homens de diferentes temperamentos: Marcos, Mateus, João e Lucas.

Filósofos como o médico Hipócrates, em 370 A.C. acreditava que fluídos corporais como sangue, bile negra e amarela e a fleuma determinavam o temperamento humano. Já na idade moderna, esses fluidos passaram a descrever os padrões dos indivíduos.

Anos mais tarde, surgem os conceitos: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, como tendências soft skills das pessoas. Mais a frente, psicanalistas como Carl Gustav Jung revolucionaram o modo de pensar a questão do comportamento.

Ele classificava as pessoas em tipos como, sensitivo, produtor, intuitivo e analítico. Surgia aí os primeiros perfis comportamentais, especialmente tratados em ambientes corporativos.

Associados a técnicas de estatística e biofísica, no começo dos anos 20, o psicólogo norte-americano William Moulton Marston, elaborou a metodologia DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade).

A partir daí começam a surgir novas teorias e a estruturar de forma mais clara e objetiva, os perfis comportamentais que conhecemos hoje. Então vamos conhecer melhor cada um desses aspectos comportamentais:

Faça seu teste de perfil

– Comunicador

São pessoas mais extrovertidas, falantes, ativas e não gostam de mesmices. Se adaptam facilmente a qualquer ambiente ou situação. São comunicativas e podem mudar de assunto com facilidade e agilidade, sem se perder no raciocínio.

Adoram trabalhos que lhe possibilitem maior autonomia e movimentação. Desde que tudo aconteça em ambientes harmoniosos. Também se dão muito bem trabalhando em equipe.

Perfis de personalidade comunicador são ágeis, hábeis, carismáticos, rápidos, amigos e pró-ativos, em tudo o que se empenham em fazer. Com um grande poder de persuasão, envolvem a todos com os novos projetos ou planos.

Vaidosos, não gostam de ficar nos bastidores e trabalham para evidenciar sua projeção pessoal, profissional e social. Trabalham muito bem sob pressão, principalmente por serem intuitivos e rápidos na forma de agir e de pensar.

Porém precisam buscar ferramentas mais eficientes para sanar os problemas pela raiz e não superficialmente. Profissionais com esse perfil, que atuam em home office devem ser acompanhados mais de perto e serem motivados constantemente.

– Planejador

Calma, tranquilidade, cuidado e autocontrole são características da personalidade dos planejadores. São flexíveis, disciplinados, pacientes, passivos, observadores e de bom caráter.

Atuam sempre em concordância com as normas e regras já previamente estabelecidas. Em situações de risco ou emergência, conseguem se manter tranquilos para resolver a questão da melhor forma possível.

Planejadores são introvertidos, mas se relacionam bem e facilmente. Por isso trazem estabilidade para a equipe, trabalhando com ritmo, independente do momento em que a empresa viva.

Personalidades planejadoras não são conservadoras e possuem maior flexibilidade em seus pensamentos e ações. Conseguem improvisar suas demandas e a solução dos problemas sem o menor problema.

Trabalham muito bem em ambientes sob pressão e por serem introvertidos, a função em sistema home office é perfeita para o planejador. Organização e planejamento também integram a lista de suas características.

Mas agradecem quando o trabalho não é perdido. Traçar metas a curto prazo pode ser benéfico e ainda mais produtivo para os planejadores. Assim se mantém ainda mais motivado e focado em seus afazeres.

– Executor

perfil comportamental homem mao ombro mulher chateada
Perfil comportamental.

Personalidades executoras são ativas, dinâmicas e muito otimistas. São considerados líderes natos e não temem riscos e muito menos desafios. Trabalhadores comprometidos, estão sempre dispostos, são determinados, perseverantes e muito competitivos.

Executam seus trabalhos com foco, agilidade e eficiência. Perfis comportamentais executores são autoconfiantes, possuem garra e determinação. Conseguem executar várias tarefas ao mesmo tempo, assumindo maior responsabilidade para si.

Porém, o executor tem no autoritarismo um dos pontos negativos. Por isso, o trabalho em equipe pode ser dificultado por pessoas desse tipo de comportamento. Lidar com executares é fácil.

Eles trabalham muito bem sob pressão e conseguem ver nas dificuldades, grandes oportunidades. Sempre mantendo o ritmo de trabalho e de raciocínio.

Por isso, os profissionais executores são considerados grandes incentivadores da equipe, por mais difícil que seja o momento vivido. Executores trabalham bem em home office, são parceiros de seus gestores e contagiam a todos positivamente.

Para serem ainda mais produtivos, os executores precisam ser desafiados constantemente, em especial em relação às metas de trabalho. Mas, os prazos podem gerar ansiedade.

– Analista

Personalidade analista é um dos tipos mais rígidos e preocupados que as demais. De comportamento discreto, são calmos, calados e até certo ponto, retraídos. O pessimismo é um dos pontos fracos dos analistas.

Sensíveis, são voltados para as artes, são ágeis, inteligentes e intelectuais. Também podem ser muito detalhistas, mas gostam de improvisos e de serem estimulados constantemente. No trabalho são profissionais leais, comprometidos, intuitivos e curiosos.

Falam muito bem e por isso expressam bem suas ideias, projetos ou soluções para problemas que possam surgir no dia a dia da empresa. O analista não se importa em executar tarefas monótonas ou de repetição.

Organização, detalhistas, dinâmicos e eficientes completam a personalidade do comportamento do analista. Porém, entre as desvantagens, desse perfil, podemos citar o pessimismo e a retração.

Podem ser mais calados, podendo atrapalhar a comunicação em equipe. Sua mania de perfeição também pode interferir na entrega das tarefas, atrasando um pouco a execução. Analistas vivem o agora e a estabilidade.

Sob pressão, adotam uma postura mais conservadora, mas gostam de pesquisar em busca de respostas mais precisas e certas.

Processos seguros lhe garantem maior eficiência. Criativos, resolutivos e sistemáticos trabalham muito bem em home office. Quem procura bons planejamentos pode contar com os analistas.

Como descobrir meu perfil comportamental?

perfil comportamental chefe brava
Como descobrir meu perfil comportamental?

É comum pensar que conhecemos todos os nossos pontos fortes e características, mas não é bem assim. A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

Sendo assim, após um teste de personalidade bem feito, o indivíduo descobre como é seu perfil comportamental e tem um material para elaborar um bom currículo.

– Teste de personalidade

Essa é uma das principais ferramentas para quem procura decifrar o seu perfil comportamental. Afinal, saber como se portar diante de várias situações é essencial para quem busca sucesso na vida pessoal, na social e também na profissional.

Como você é no trabalho? Será que é produtivo o bastante? Que é competente e comprometido com a empresa? Para saber as respostas, os testes de personalidade aceleram os resultados.

Mas não vale alterar ou falsificar as respostas. A honestidade traz bons resultados e até o emprego tão almejado. Esses testes de personalidade são aplicados geralmente por meio de questionários e podem detectar vários tipos de temperamentos e caráter.

Características que podem definir e até prever reações em grupo em determinadas situações. A chave para o bom desempenho das atividades pode estar no entendimento que as empresas têm sobre seus colaboradores.

Para encurtar caminhos, os testes de personalidade têm se mostrado eficientes. Para se sair bem nesse tipo de teste trazemos algumas dicas importantes. Acompanhe!

– Leia muito bem e com atenção o enunciado das questões. Tente verificar quais os traços de sua personalidade que se encaixam bem com as competências solicitadas pela empresa;

– Se possível, pesquise sobre o teste que será aplicado. Assim estará mais preparado para as respostas certas;

– Se mantenha calmo e atento. Tire as dúvidas na hora certa;

– Tenha uma postura mais profissional, respondendo às questões com tranquilidade;

– Tenha uma maior e melhor percepção sobre si mesmo;

– Busque o discernimento sobre seus valores, filtrando somente o que será bom para o seu trabalho;

– Seja racional e não se preocupe somente com a questão financeira.

– Demonstre em suas respostas seu poder de flexibilidade, de comprometimento e resolução.

Faça seu teste de perfil

Como construir o seu perfil profissional?

perfil comportamental homem comemorando
Perfil comportamental.

Quando se está concorrendo a uma vaga de emprego, o foco é ser selecionado. Para isso, o candidato deve apresentar informações que o diferenciam de outros candidatos e que surpreendem positivamente o avaliador.

Escrever ou falar clichês não ajuda, pelo contrário. Dizer coisas coisas que todos dizem não irá causar destaque, mas pode sim fazer com que o candidato esteja entre os eliminados.

  • Se o seu perfil comportamental é de trabalhar de forma independente, evite dizer que tem capacidade de trabalhar em equipe.
  • Se você prefere atividades mais rotineiras, evite caracterizar-se como dinâmico ou capaz de se adaptar a qualquer tipo de atividade.
  • Se não gosta ou não tem perfil para liderar, deixe isso claro. Muitas vezes as empresas estão buscando o que um candidato tem, mas ele prefere destacar características que não tem.

– Use uma ferramenta para analisar seu perfil profissional

O perfil comportamental pode ser o grande diferencial na hora de conseguir um emprego. Sabendo disso, o primeiro passo é realizá-lo.

Esse teste de perfil leva menos de 15 minutos e você terá uma análise completa para utilizar no seu currículo.

– Relate suas principais habilidades

Logo após identificar o perfil comportamental, reflita sobre como suas características contribuem para a vaga. Relacionar seu perfil ao perfil da vaga é um bom argumento para mostrar que o candidato tem autoconhecimento e também pesquisou acerca da vaga disponível.

Nessa hora, pensar como recrutador pode ajudar. Se você divulgar uma vaga, você irá buscar a pessoa com as melhores habilidades possível. Desta forma, informar suas principais características e competências que atendem à vaga é de enorme valia.

– Deixe claro seus objetivos profissionais

Se “recolocar no mercado de trabalho” não é um objetivo profissional. Você deve responder “para quê” deseja se recolocar. Seja ambicioso, apresente seus planos, desejos e metas de crescimento. Se você almeja ser um gerente, por exemplo, deixe isso claro e mostre como aquela vaga o auxiliará a alcançá-lo.

– Conte sobre suas conquistas

Além de apresentar seu perfil comportamental e objetivos profissionais, é também fundamental apresentar suas conquistas ao longo da carreira. Pode ser uma promoção de cargo, um projeto relevante, uma venda desafiadora.

O objetivo é apresentar ao empregador que você se enxerga como alguém capaz de utilizar suas habilidades para crescer enquanto pessoa e profissional.

– Mantenha seu currículo atualizado

Um erro frequentemente cometido por candidatos é cadastrar o currículo em algum site e ali abandoná-lo. No entanto, as empresas buscam profissionais que estão sempre em busca de se atualizarem. Por isso, o currículo também precisa estar sempre atualizado com frequência.

– Sempre atento ao bom português

Parece uma dica óbvia, mas basta uma pequena desatenção e o seu currículo pode ser evitado. Leia atentamente cada palavra escrita no seu perfil, mantendo a atenção também a concordância das palavras.

Lembre-se que esse será o seu primeiro contato com o recrutador. Portanto, um erro ortográfico pode ser indesejável.

Observando todas as dicas que falamos aqui, a principal delas é realizar um teste de personalidade.

Qual a influência do perfil comportamental na hora de empreender?

perfil comportamental colaboradores celular
Qual a influência do perfil comportamental na hora de empreender?

Como ferramenta importante na identificação das competências pessoais, o perfil comportamental influencia a vida das pessoas, nas mais diferentes áreas. Na vida pessoal, nos estudos, na convivência social e, em especial na profissão.

Afinal, é no trabalho onde passamos grande parte do nosso dia. Seja ele na empresa ou em home office, as atitudes são influenciadas pelo comportamento. O que pensamos e como agimos revelam traços da nossa personalidade.

Além disso, podem evidenciar a forma como lidamos ou nos posicionamos diante das mais diferentes ocasiões. O perfil comportamental ajuda a empresa a elaborar melhor suas estratégias de forma mais acertada.

Permite desenvolver técnicas de autoconhecimento, ampliando a identificação dos principais traços de personalidade. Em poder de mais conhecimento o gestor consegue processar e lidar melhor com as informações.

Além de poder orientar e explorar melhor as habilidades profissionais da equipe. Para quem busca empreender, é importante conhecer muito bem todas as ferramentas de recrutamento e de seleção de pessoal, como os testes de perfil comportamental.

Desta forma a empresa seleciona melhor seus funcionários, optando por perfis que se encaixam ao clima organizacional e a função oferecida.

Um instrumento ideal para quem trabalha na gestão de pessoas e busca maior engajamento das equipes de trabalho. Confira outras vantagens de se conhecer o perfil comportamento dos trabalhadores:

– Promove maior engajamento;

– Proporciona maior comprometimento entre a equipe;

– Gera maior motivação;

– Permite elaborar melhor treinamentos e o desenvolvimento das equipes;

– Reduz os índices de turnover

– Eleva a produtividade, entre outras vantagens.

Conclusão

Fator determinante para o sucesso de bons relacionamentos, o comportamento humano é alvo de estudos, desde a antiguidade. Conhecer o perfil comportamental da pessoa é fundamental para se prever suas atitudes e tendências.

Seja na vida pessoal, na social ou no trabalho, a personalidade influencia em nossas atitudes. No texto de hoje podemos ver que o comportamento responde por cerca de nove em cada dez demissões.

Controle, influência, estabilidade, alegria, humor, organização, tolerância, são algumas das diversas características que compõem a personalidade. Estas ainda influenciam nas habilidades e nas relações interpessoais.

Cada um dos tipos de perfis indicam tendências comportamentais distintas. E novamente, estas podem inspirar ou persuadir as habilidades socioemocionais, podem alterar o comportamento profissional e até o nosso desenvolvimento pessoal.

Para conhecer melhor o perfil comportamental a plataforma meuBIZ oferece uma gama de ferramentas e testes que podem ser aplicados pelo RH das empresas. O nosso blog traz conteúdos exclusivos e informações importantes que vão facilitar esse caminho.

Nossos profissionais estão à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer as melhores soluções. Acesse https://meubiz.com.br e conheça nosso portfólio de trabalho, bem como as milhares de oportunidades de bons negócios, oferecidas diariamente.

Faça seu teste de perfil

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.