Negócios que dão lucro em cidades pequenas: 14 ideias certeiras

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Para quem tem espírito empreendedor e busca novos desafios e sucesso profissional, investir em negócios que dão lucro em cidades pequenas pode ser uma boa oportunidade.
Afinal, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 68% dos municípios possuem menos de 20 mil habitantes. Para aumentar as chances de lucratividade, não basta ter apenas boas ideias.
É preciso estudar muito bem o mercado desejado, verificando o perfil e as demandas da cidade escolhida. Hoje o mercado oferece uma diversidade de opções de empresas, que podem ser instaladas em cidades menores e até em bairros.
Nesse texto vamos explicar como é possível investir nessas localidades, bem como indicar uma série de áreas que se tornaram verdadeiros nichos de mercado para investimentos. Acompanhe!

Como prospectar negócios que dão lucro em cidades pequenas?

Como prospectar negócios que dão lucro em cidades pequenas? Independentemente do segmento escolhido para prospectar negócios que dão lucro em cidades pequenas é preciso se diferenciar dos demais, buscando soluções para lucrar ainda mais.
Estudar o mercado, reduzir custos, investir em inovação, atrair e fidelizar o cliente, oferecendo produtos e serviços de qualidade, são alguns dos caminhos viáveis. Além disso, o empreendedor precisa conhecer muito bem o perfil do seu consumidor.
Faixa etária, se compram com frequência, se dão feedback, entre outros pontos. Também é preciso analisar e monitorar a concorrência para se diferenciar dela, buscando alternativas e inovações ainda inexploradas.
Assim seu negócio ganha mercado, ampliando a carteira de clientes e a rentabilidade.

– Importância da pesquisa de mercado

Fundamental para prospectar negócios, a pesquisa de mercado contribui ainda na tomada das melhores decisões. Isso porque oferece dados para que o gestor possa conhecer melhor o seu negócio, o mercado, os concorrentes e também seu consumidor.
Não importa o tamanho do empreendimento, a pesquisa de mercado é importante para o bom andamento da empresa. A escolha da metodologia e técnicas de análise vai depender do orçamento disponível para esse fim.
Ela pode ser feita presencial ou on-line, com a mesma segurança. A principal diferença é o tempo dos resultados. No on-line são mais rápidos, com menor custo, acompanhamento em tempo real, além de poder ser realizada de qualquer lugar.

Negócios em alta no Brasil em 2022

Dados do boletim do mapa de empresas do Ministério da Economia apontam que as micro e pequenas empresas estão em alta no Brasil. Somente no segundo quadrimestre de 2021 foram abertos 1.420.782 novos negócios.
Alta de 26,5% em relação ao mesmo período de 2020. Crescimento liderado em especial pelo setor de serviços, com 53,4% e comércio, com 28,9% das empresas ativas.
Para 2022 o Sebrae apresenta algumas macro tendências de mercado. Entre elas nas áreas de bem-estar; saúde; tecnologia da informação; gestão inteligente; e-commerce; criação de conteúdo entre outras. Confira algumas tendências:
– Aplicativos de saúde e fitness;
– Transporte;
– Produção audiovisual;
– Pizzas;
– Educação a distância;
– Mercado pet;
– Lojas virtuais;
– Consultoria digital;
– Blogs e mídias sociais;
– Marketing de afiliados, entre outros.

Qual o perfil dos negócios que dão lucro em cidades pequenas?

Qual o perfil dos negócios que dão lucro em cidades pequenas? Serviços e comércio em geral são dois segmentos muito lucrativos. Empreendedores com habilidades ou cursos podem abrir pequenos negócios, com investimentos a partir de R$ 5 mil.
Assim podem atender com qualidade as demandas por consertos, reparos, computação, limpezas, vendas e uma infinidade de outros serviços. Uma das áreas de maior crescimento nos últimos é o de franquias.
O faturamento saltou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185.068 bilhões em 2021. Alta de 10,7%, como avalia a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para 2022 o segmento pretende movimentar R$ 92,8 bilhões a mais.

– O que falta numa cidade pequena?

Esquecida muitas vezes por grandes marcas ou redes de supermercado, uma das maiores dificuldades nas cidades pequenas é o acesso a lugares para comprar diversos produtos como roupas, calçados, acessórios e até peças de informática.
Muitas vezes as opções são limitadas, como brechós e lojas virtuais, que nem sempre oferecem muita diversidade de vestuário. O acesso à educação de qualidade, cursos de especialização, ou serviços diversos são outras necessidades dessa população.
Em alguns casos isoladas, pela distância dos grandes centros urbanos, precisam se deslocar para suprir suas demandas.
Daí a importância de investir em negócios que dão lucro em cidades pequenas.

– Ideias de negócios inovadores em cidades pequenas

Abaixo listamos algumas ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas. Confira!
– Economia criativa;
– Mercearias, bares e restaurantes;
– Comércio, costura e reparos de roupas;
– Serviços de creche para crianças e idosos;
– Pequenas reparos na área da construção civil;
– Atividades de estética, beleza e fitness;
– Serviços na área pet, como passeios, hospedagem ou banho e tosa;
– Técnicos de computação;
– Jardinagem;
– Food trucks;
– Farmácias;
– Casas noturnas, de eventos ou de games;
– Negócios imobiliários;
– Serviço de locação;
– Compra ou venda de usados;
– Produtos gourmet;
– Delivery;
– Gráfica, em especial as rápidas;
– Estética automotiva.

– Perfil da demanda em cidades pequenas

O IBGE considera como cidades pequenas, os municípios com até 50 mil habitantes. Volume que representa a maioria das cidades e abrigam 45% da população brasileira. Algo estimado em mais de 90 milhões de pessoas e 30% do Produto Interno Bruto (PIB).
Um mercado consumidor potencial e carente de opções de lazer, de entretenimento, de compras, de educação ou de serviços de todas as espécies. A tranquilidade e a qualidade de vida que essas cidades oferecem atraem forasteiros e fortalecem os vínculos afetivos.
Ao contrário da rotina lenta dessas cidades a informação corre acelerada, seja no boca a boca, via telefones ou internet. Em cidades com menos de 100 mil moradores, 84% deles possuem acesso à internet e são ávidos por novidades.

– Franquias para cidades pequenas

Para atrair novos investidores, algumas redes de franquias diversificaram seus modelos de negócios para cidades com até 50 mil habitantes e investimentos a partir de R$ 5 mil.
A partir de estudos de potencial de consumo local e municípios vizinhos, os franqueados têm um leque de opções de redes que atuam em diversos segmentos, como saúde, educação, serviços, alimentação ou beleza. Confira algumas sugestões:
– Acesso Saúde
– Super Ótica São José
– Dr. Faz Tudo- Dr. Jardim
– Ginástica do Cérebro
– Sóbrancelhas
– Chiquinho Sorvetes
– Uguia
– Camiseta da Hora
– Information Planet
– CI Intercâmbio
– Trust Intercâmbio
– Amaze Travel
– + Ágil
– DryWash
– Home Care Ozanna
– Solmat
– Ylaii

Ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas

Ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas. Como vimos até agora, seja pela localização ou demanda, as cidades de pequeno porte são verdadeiros nichos de oportunidade de bons negócios.
Além da rentabilidade, os custos são menores e a confiabilidade dos clientes é maior em gestores de negócios que dão lucro em cidades pequenas.
Outra vantagem é a conquista de consumidores fiéis e que recomendam a marca aos amigos e parentes. Então, confira algumas ideias de negócios que darão lucro com certeza em cidades menores.

– Reparos domésticos variados (reformas, hidráulicos, elétricos…)

Com a correria da vida moderna nem sempre temos tempo ou conhecimento para realizar pequenas tarefas em casa. E nessa hora, nada melhor que poder contar com ajuda de um profissional especializado.
Ele pode trabalhar de forma individualizada ou abrir empresa para executar pequenos reparos ou reformas nas áreas de hidráulica, elétrica, alvenaria, entre outros. Realizar serviços do dia a dia, como a troca de lâmpadas ou de um reparo na torneira.
Instalar o chuveiro, o ventilador ou o ar-condicionado. Restaurar uma parede, pintura em geral, mudar um móvel de grande porte de lugar.

– Marcenaria

Para montar uma marcenaria não é preciso grandes espaços. Em áreas com no mínimo 70 m² e, por volta de R$ 40 mil é possível montar uma marcenaria.
A escolha do ponto é importante, bem como a aquisição dos equipamentos e matérias-primas para a produção das peças. A personalização dos móveis é o grande diferencial é o faturamento médio pode ficar entre R$ 30 e R$ 40 mil mensais.
Isso porque a margem de lucro geralmente fica em 30%. Um ramo lucrativo que vem crescendo no país, impulsionado pelo desejo dos tão sonhados móveis planejados.
Além da área de produção é preciso pensar no estoque, produtos finais, administração, copa e sanitários.
Entre os maquinários são indispensáveis para começar: esquadrejadeira; desempenadeira; furadeira de bancada e furadeira manual; parafusadeira; serras, entre outras ferramentas.

– Jardinagem

Jardinagem ou paisagismo não é privilégio de grandes centros urbanos. Afinal, de uma forma ou de outra, em todas as casas há sempre um espaço para o verde e o colorido das plantas.
Seja na terra ou em vasos, folhagens, flores e árvores são sempre bem-vindas. O empreendedor que irá investir nessa área, deve se especializar e ainda pode oferecer produtos e insumos de jardinagem.
Entre eles, vasos, terra vegetal, mudas, pequenas ferramentas, adubos, entre outros itens. O importante é investir em cursos, no espaço e em ferramentas.
Além de vender, é possível orientar e aconselhar os clientes sobre a manutenção dos jardins ou áreas públicas, como canteiros das avenidas ou praças.

– Assistência e cursos de informática

Essa é uma área com infinitas possibilidades. Além da venda de computadores, o gestor pode oferecer suporte técnico para a manutenção das máquinas e celulares.
São diversos serviços relacionados à informática que podem ser disponibilizados como a venda de peças e acessórios; limpeza de computadores; formatação ou atualização de sistemas, cursos e muito mais.
Uma área que também pode ser personalizada de acordo com a necessidade do cliente, seja ele a dona de casa ou um lojista.

– Alfaiataria

A alfaiataria é uma das áreas mais antigas e tem se mostrado bem lucrativa em pequenas cidades. Uma roupa bem cortada e costurada contribui para a imagem da pessoa.
Nesse sentido a alfaiataria está em alta, em especial para pessoas que valorizam a qualidade da veste e o atendimento personalizado. São peças únicas e confeccionadas sob medida.
Um segmento em ascensão segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Ainda no segmento da costura, a customização de roupas nunca cai de moda.
Com o crescimento do consumo sustentável, muitas pessoas preferem reformar ou personalizar uma peça a trocar por uma nova. Pequenos reparos, ajustes, alinhamentos, são algumas das demandas.
Para montar uma alfaiataria, além do espaço, é preciso planejamento, pesquisa, materiais e mão de obra especializada.

– Academias de ginástica

Quem gosta de manter a saúde física e mental em dia, por meio da prática de atividade física, pode encontrar nas academias de ginástica um bom modelo de negócios que dão lucro em cidades pequenas.
A luta contra o sedentarismo tem conquistado milhões de adeptos Brasil afora e nas cidades pequenas não é diferente. O universo fitness vai muito além da malhação e pode se tornar um negócio rentável, em cidades pequenas.
A academia é um espaço onde a qualidade de vida está em primeiro plano. Nela é possível, diversificar as modalidades, como ginástica funcional, lutas e crossfit.
Oferecer produtos como alimentos saudáveis, roupas e calçados de ginástica, ou orientação nutricional e treinos personalizados. Um pequeno estabelecimento pode iniciar as atividades com seis a dez equipamentos e investimento a partir de R$ 50 mil.

– Gastronomia e entretenimento

Outra atividade lucrativa em cidades pequenas é investir em gastronomia e entretenimento. Um nicho de mercado muito amplo, com inúmeras possibilidades. Amantes de culinária podem abrir restaurantes ou bares.
A qualidade e o preço dos alimentos são os principais atrativos do lugar, seguido pela higiene e bom atendimento. O primeiro passo é pesquisar o mercado local para ver se não está saturado em relação ao estilo escolhido.
Em seguida é preciso entender muito bem sobre os produtos que serão comercializados no espaço e saber se vão agradar os consumidores. O bar pode ser temático e ter opções em eventos ou música ambiente ou ao vivo.
Assim se tornam opção de entretenimento na cidade. Um espaço para um happy hour, encontro entre amigos ou comemorações familiares. O mesmo pode acontecer com os restaurantes.

– Delivery de refeições

Atendimento mais voltado para o dia a dia da cidade, os deliverys de refeições são uma ótima opção para a venda de marmitas e marmitex.
Um setor que cresceu e se profissionalizou ainda mais, em especial por conta do isolamento social imposto por conta da epidemia de Covid 19. Um negócio para quem dom para cozinhar, colocando afeto e dedicação em cada prato servido.
Para os moradores, uma excelente alternativa para quem precisa comer fora de casa ou não tem tempo para o preparo. O empreendimento pode começar em casa mesmo, com pouco investimento, atendendo os moradores próximos.
É possível diversificar o cardápio, inserindo marmitas fitness, bebidas e sobremesas.

– Atividades relacionadas à beleza

Negócios que dão lucro em cidades pequenas. Moradores de cidades pequenas também precisam cuidar da imagem. Afinal, em algum momento as pessoas precisam cortar o cabelo, fazer as unhas ou um penteado, se maquiar, aparar a barba, entre outros serviços.
A indústria da beleza é um excelente mercado com ótimas opções de ganhos o ano inteiro. As pessoas precisam se arrumar. Seja para o trabalho, para sair ou ir a algum evento, como casamentos ou formaturas.
Em algumas épocas do ano, o negócio pode ser mais lucrativo ainda. A diversidade é ampla e vai desde um pequeno salão de beleza no bairro a barbearias e centros de beleza e de estética mais estilosos.
Estes espaços podem diversificar os serviços, oferecer consultoria ou cursos e ainda vender uma gama de produtos para incentivar os cuidados pessoais em casa.
Quem preferir oferecer um serviço mais personalizado pode atender na casa do cliente ou oferecer atendimento exclusivo a determinados públicos como o infantil.

– Centro de estética

Negócios que dão lucro em cidades pequenas. Falando ainda em beleza e autoestima, os centros de estética são uma ótima opção de investimento em bairros ou cidades pequenas. Algumas franquias de marcas consagradas na área oferecem modelos de negócios prontos.
Basta escolher o ponto e investir em equipamentos da área escolhida e formar uma boa equipe de profissionais capacitados.
As opções em serviços são inúmeras e vão desde centro de redução de medidas, estética facial e corporal, limpeza de pele, massagem, depilação a laser, design de sobrancelhas, e muito mais.
Além dos tratamentos, nesses espaços também é possível comercializar diversos produtos para cuidados pessoais.
Quem preferir um empreendimento pronto, pode optar por marcas já consagradas no mercado, como Giolaser; Emagrecentro; Não+Pelo; Magrass; Onodera; Buddha Spa, entre outras.

– Fisioterapias, pilates, acupuntura e afins

Ainda no segmento de saúde e de bem-estar, investir em clínicas de fisioterapia, Pilates e acupuntura é uma boa opção de negócios que dão lucro em cidades pequenas. As técnicas podem ser individualizadas ou integradas, dependendo do foco do gestor.
Mas é preciso investir em profissionais especializados, equipamentos e aparelhos.
O local pode oferecer avaliações médicas, tratamentos, acompanhamento, sessões de fisioterapia, treinamento funcional, reeducação postural global (RPG), massoterapia, cinesioterapia, osteopatia, acupuntura e muito mais.
Podem se especializar em traumas e Ortopedia, oferecendo inúmeras especialidades e até pequenos procedimentos cirúrgicos. A demanda da comunidade pode ser um parâmetro para o investimento.
Além de tratar problemas de saúde, essas clínicas aliviam as dores físicas, promovem relaxamento e melhor qualidade de vida.

– Pet shop

Assim como os humanos, os animais conquistaram seu espaço e merecem cuidados especiais. Quem é louco por bichos pode transformar essa paixão em um negócio lucrativo.
O segmento não para de crescer e movimentou no Brasil, mais de R$ 51 bilhões em 2021. Alta impulsionada pelos serviços, mas especialmente pela área de pet food, que garantiu 54,1% desse total.
Números que colocam o Brasil como o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil. E o leque de opções de negócios é tão variado quanto os tipos de raças que podem ser beneficiadas.
Além de lojas especializadas em animais, é possível oferecer serviço de passeios, adestramento, banho e tosa, creche, hospedagem, entre outros. O segredo é o amor aos animais, especialização e dedicação.

– Mercearia e mercado

As pequenas mercearias estão em alta no mercado de consumidores cada vez mais exigente com a qualidade e com os relacionamentos. Em cidades pequenas essa aproximação entre loja e consumidor está ainda mais presente no dia a dia das pessoas.
O mesmo acontece com os mercados, que se tornam excelentes opções para investidores. Espaços elaborados para atender aos moradores do seu entorno, com itens que supram suas necessidades imediatas ou aquela compra mensal.
Nos mercados e mercearias o consumidor encontra de tudo um pouco. De artigos de higiene pessoal, a limpeza, alimentação e até itens para sua casa.
Um espaço comercial, que os produtores locais encontram para escoar também suas produções agrícolas ou caseiras, como doces e biscoitos.

– Produtos típicos da região

Negócios que dão lucro em cidades pequenas. Empreender em negócios que dão lucro em cidades pequenas pode parecer um desafio assustador, mas, basta olhar para a diversidade local que as ideias surgem naturalmente. Uma delas é a venda de produtos típicos da região.
Cada localidade deste imenso país tem suas jóias raras, seja na culinária, na produção agrícola, pecuária ou artesanato. Criativo e empreendedor, o brasileiro investe em seus talentos e precisa vender a sua produção.
Seja doces caseiros, crochê, pintura, escultura em madeira e tantos outros produtos. O início pode ser em casa mesmo, aproveitando um pequeno espaço e minimizando os custos. As mercearias são ótimos espaços para a venda de produtos regionais.

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Conclusão

Como vimos até aqui, as cidades pequenas estão se tornando um excelente nicho de mercado para investidores de todos os perfis e potencial econômico. Localidades perfeitas para abrir um comércio ou prestar serviços nas mais variadas áreas.
De roupas, acessórios, à linha pet e tecnologia, todos os municípios brasileiros têm suas demandas e oportunidades de negócios que dão lucro em cidades pequenas.
Aproveitar os recursos naturais e também comercializar produtos regionais são algumas das opções para quem procura diversificar os negócios.
Lembrando sempre que planejamento é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento. Seja ele realizado em casa ou no espaço comercial.
A lucratividade, a redução de custos operacionais, baixo valor dos aluguéis e a proximidade com os clientes são algumas das vantagens de se montar um negócio em cidades pequenas.
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