Cinco estratégias para garantir o sucesso da sua rede de franquias

franquia01

O setor de franquias está em crescimento no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2016, o faturamento dessas empresa registrou crescimento de 7,6% na comparação com mesmo período de 2015, saltando de R$ 31,3 bilhões para R$ 33,7 bilhões.

Um setor aquecido, entretanto, não basta para que o sucesso com sua rede de franquias esteja garantido. Para isso, é preciso muito trabalho árduo e paciência.

A Central do Franqueado separou cinco estratégias que vão lhe ajudar a alcançar as metas e objetivos traçados para o seu negócio.

1. Formação de um time capacitado

O franqueador deve se preocupar em construir e capacitar um grupo de profissionais aptos para darem todo o suporte necessário para o negócio. A gestão de pessoas é uma das tarefas mais complexas e mais decisivas para o sucesso de um negócio.

O líder ou líderes precisam ter capacidade de lidar com o despreparo e a limitação de profissionais, de trabalhar com a motivação dos seus colaboradores e de possibilitar caminhos de crescimento e evolução para a equipe.

Uma equipe engajada e bem preparada transmite sua sintonia para o cliente, que certamente será impactado positivamente pela experiência. Já um atendimento confuso e mal orientado trará prejuízos que, muitas vezes, demoram tempo para serem superados ou esquecidos.

2. Investimento em softwares de gestão

Tempo é dinheiro, já diz o ditado. E nada melhor para otimizar o seu tempo e o da sua empresa do que contratando um software de gestão.

Há vários modelos de plataforma no mercado e um exemplo é a própria Central do Franqueado.

Através da estrutura disponibilizada por esses sistemas, você consegue otimizar processos que antes levavam muito mais tempo para serem feitos.

No caso da Central do Franqueado, há diversos módulos, como ferramentas de compras, auditoria, operacional e relacionamento.

O importante aqui é saber avaliar quais os pontos em que sua empresa pode performar melhor e mais rapidamente e buscar plataformas que se encaixem nas suas necessidades.

Vale ressaltar que os softwares de gestão também geram muitas informações úteis e que facilitam a tomada rápida e precisa de decisões estratégicas para o negócio.

3. Comunicação eficaz com franqueados

Outra estratégia para garantir o sucesso de sua rede é trabalhar para construir uma comunicação eficaz com os franqueados. Além da criação de manuais e treinamentos frequentemente atualizados, é aconselhável que o gestor realize convenções semestrais ou anuais com toda a sua rede.

Nesses eventos você poderá estreitar laços com os franqueados, ouvir dúvidas, sugestões, críticas e experiências. Plataformas online também podem auxiliar nesse sentido.

Tenha uma comunicação interna bem estruturada, de modo que as informações cheguem com rapidez, qualidade e padronizadas para toda a sua rede.

Dessa maneira, você estará criando uma imagem positiva da sua empresa junto a seus franqueados, o que poderá atrair outros investidores.

Por fim, vale também contratar um time fixo que esteja à disposição dos franqueados, orientando e assessorando com dúvidas, cumprimentos de padrões e ações elaboradas pela franqueadora.

A elaboração de um checklist para as franquias e a realização de auditorias frequentes em cada unidade para checar se está tudo indo conforme o planejado complementam esse trabalho de comunicação.

4. Monitoramento constante dos indicadores da rede

As decisões sobre a rede precisam estar orientadas a partir de dados coletados de forma constante com os franqueados.

Alguns desses indicadores importantes são: vendas, ticket médio, taxa de conversão, quantidade de clientes por período, lucratividade etc.

Para que sua empresa melhore, você precisa ter o controle dessas informações básicas e passar a implementar ações que vão levar ao crescimento do seu negócio.

Outra questão relacionada ao monitoramento é a elaboração de um bom planejamento estratégico para a empresa.

Essa etapa é muito importante pois define quais são os objetivos, quais as metas e quais as formas de avaliar o sucesso das ações.

A partir do acompanhamento desse plano de metas é que será possível saber se sua rede está andando na direção certa ou não.

5. Conhecimento do negócio e do mercado

Estar sempre atualizado sobre os hábitos e comportamentos dos seus clientes e sobre as ameaças e oportunidades no seu mercado é certamente um fator que contribui para uma gestão de sucesso da rede.

Tanto franqueado quanto franqueador devem buscar dominar de forma profunda a operação do negócio e estar sempre em constante aperfeiçoamento.

Cursos online, feiras do setor, visitas a empresas, troca de ideias com outros empresários são algumas alternativas para buscar conhecimento.

O importante é não ficar parado no tempo. As empresas mais bem sucedidas estão sempre atentas às tendências de mercado e abertas a inovações e mudanças.

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.