Comprar empresas a venda é um projeto complexo que exige cautela e estudo. Empreender pode ser um negócio muito lucrativo, mas igualmente arriscado. Empreender é como estar por conta própria na luta pela sobrevivência, em um mercado às vezes é impiedoso e implacável.
Ter a própria empresa pode ser a razão da sua vida e trazer, além de lucros, realização pessoal e profissional. Por outro lado, um negócio mal empreendido pode vir a se tornar uma dor de cabeça na vida do empresário e das pessoas com quem ele convive ou interagem.
Para tornar a questão ainda mais desafiadora, o cenário no Brasil também não é dos mais favoráveis para quem é dono de empresas, principalmente as micro e pequenas, cujo capital é reduzido e as possibilidades de financiamento são mais restritas.
Esse é um dos fatores pelos quais as empresas a venda não sejam tão facilmente vendidas como acontece nos Estados Unidos, por exemplo.
Veremos alguns fatores relacionados à compra e venda de empresas e como este mercado pode beneficiar não apenas quem vende um negócio, mas também para quem compra a empresa.
Contexto político e econômico
O contexto do Brasil, de uma forma geral, tem feito com que muitas empresas sejam vendidas. Os principais aspectos deste cenário são a crise política e a crise econômica pelas quais o país vem passando.
Pode até parecer que não, mas a crise política influencia muito nas possibilidades de empreendimento. Por mais que alguns empreendedores negligenciem este fato, as notícias dos frequentes escândalos de corrupção envolvendo políticos brasileiros afetam diretamente o potencial de crescimento das empresas e, assim, das possibilidades de obter sucesso empreendendo.
Não somente porque algumas destas empresas prestam serviços ou vendem seus produtos ao governo, mas porque a confiança de investidores nacionais e internacionais cai exponencialmente com o aumento do risco de investir no país. O Brasil é rico em recursos, além de ser um dos maiores mercados do mundo, com um potencial enorme, mas a falta de credibilidade faz com que esse potencial não seja bem explorado.
A crise política é também responsável por agravar os efeitos da crise econômica no país. O resultado de tudo isso são os altos juros, o alto risco em investimentos, a baixa taxa de rendimentos, a queda do PIB, o aumento do desemprego e, por consequência, a diminuição do consumo e a queda de brasileiros da classe média para as classes C e D.
Mas nem tudo são desafios. Como mencionado, o Brasil possui um altíssimo potencial a ser explorado. O mercado no país é formado por mais de 200 milhões de pessoas, um privilégio para a maior parte do mundo. Somente a China, a Índia, os Estados Unidos e a Indonésia possuem uma população maior que a brasileira.
Quanto maior é o mercado, maiores são as oportunidades, maior é a quantidade de empreendedores e, consequentemente, de investidores. Em outras palavras, pode ser mais simples encontrar um comprador de empresas no Brasil, que em qualquer outro país da América Latina.
Venda de empresas
Todo empresário deve ter em mente que vender uma empresa é um processo complexo, bastante diferente do que vender um bem físico como um carro ou um imóvel. Quando você vê empresas a venda, deve enxergar que está a venda um projeto de uma vida, uma equipe, clientes e fornecedores envolvidos.
O fato de as empresas serem “projetos de vida” de seus respectivos proprietários pode ser um desafio. Empresários muito apegados aos seus empreendimentos podem cometer erros passionais na gestão. Quando estes empresários decidem que é o momento de se desfazerem de suas empresas, a mesma paixão pode fazer com que ele cometa erros ainda mais graves durante a sua negociação.
Junta-se a isso ao fato de que, em grande parte, quem vende uma empresa já está fragilizado pela ação da venda em si, portanto, mais propenso a erros. Ao passo que os compradores costumam estar mais preparados, muitos contam com o apoio de negociadores profissionais, que conhecem o mercado e sabem muito bem formas de conseguir o máximo de descontos possível.
É possível encontrar empresas a venda por diferentes motivos. Dentre os mais comuns estão a mudança de cidade, a mudança de prioridades do empresário, a falta de capital para investimento e a aposentadoria.
Contudo, com a devida assessoria ou com uma dedicação extra, o empresário pode negociar sua empresa por um preço justo e levantar recursos para buscar sua nova vida pessoal e profissional.
Empresas a venda
Em um momento como este, de fragilidade financeira, a compra de empresas a venda pode ser bastante lucrativa. Os compradores aproveitam-se do Risco País e podem fazer ofertas com menor valor e ainda bastante interessantes para o quem precisa do dinheiro.
Além disso, o mercado oferece uma quantidade enorme de oportunidades a um preço extremamente descontado, dada a crise fiscal e a menor facilidade em encontrar compradores. No meuBiZ, existem mais de 1.500 empresas a venda.
Tanto para quem quer comprar, quanto para quem deseja vender, é importante ficar atento às questões fundamentais relacionadas à negociação da empresa. O sigilo é um desses pontos. A falta de controle em relação aos dados relativos à compra do negócio pode ser catastrófica. O vazamento de informações podem afetar toda a transação e colocá-la por água abaixo.
Por isso, é fundamental que os detalhes fiquem a conhecimento apenas das partes envolvidas no negócio, ou seja, comprador, vendedor e seus respectivos consultores.
Além do sigilo das informações, é necessário também zelar pela exatidão dos dados trocados entre quem as partes que negociam a empresa. Desencontros nestes números podem ter efeitos negativos para ambas as partes mas, principalmente, para o vendedor. Uma informação incorreta pode gerar desconfiança e pôr fim à negociação.
Para evitar esse tipo de risco, o comprador certamente estará pensando em realizar uma auditoria, também chama de due diligence. Isto significa que ele estará de olho na exatidão dos dados, para saber se o preço que está pagando pelo negócio é realmente justo, além de evitar surpresas após concluída a compra.Independentemente do lado em que você está (comprador ou vendedor) é fundamental estar atento aos detalhes. Por isso, o meuBiZ busca sempre informar vendedores e compradores de empresas a venda sobre os passos para se concretizar esse tipo de negócio.
Se você está pronto para anunciar seu negócio, clique aqui e venda já!
Se ainda precisa conhecer mais sobre esse processo, baixe o eBook “Os 5 passos para vender um negócio”.
Saiba mais: