Muitos empresários enxergam que vender seu negócio confirma o atestado de falência, mas na verdade, isso pode significar o contrário. Com um mercado mais concorrido e aquecido, esse pensamento tende a passar por uma transformação e começa a ser visto como uma oportunidade de crescimento e renovação.
Como tomar a decisão de vender seu negócio?
A mudança na concessão de liderança administrativa é um dos grandes desafios a serem tomados pelos donos das empresas, pois essa decisão determina o futuro do negócio.
Contudo, existe algo que deve ser primordial: analise cuidadosamente os resultados obtidos durante o período que atuou na liderança da empresa e, a partir disso, crie uma estratégia de saída bem planejada.
Uma estruturação eficiente ajuda a maximizar o seu valor, ou seja, quanto mais cedo você estruturar um planejamento com eficiência, mais rápido e bem posicionado você vai estar para preparar as bases do seu projeto futuro, e consequentemente, estar mais propício ao sucesso.
Conheça os investidores
Para que a mudança ocorra, é necessário fazer uma busca de interessados que tenham a ver com o negócio. Essa busca pode ser feita pelo próprio empresário ou por intermédio de terceiros como consultores.
A partir da escolha, se reúna com este comprador em sigilo, pois a informação sobre a troca de liderança não deve se tornar pública para não comprometer o funcionamento do negócio.
Uma dica importante é sempre assinar um Acordo de Confidencialidade para passar qualquer tipo de informação do seu negócio.
A hora de mudar
A apresentação da sua empresa ao interessado é muito importante. Por isso, tenha um sistema contábil e gerencial robusto e se possível auditado, pois em muitos casos, isso é a chave para o fechamento da negociação.
Além disso, o planejamento eficiente faz com que aumente o valor da empresa caso ocorra negociações para uma transação, o que irá te ajudar na decisão de aceitar ou recusar uma oferta.
Informe seus funcionários
Leve em consideração os efeitos para os seus funcionários e os informe o mais breve possível sobre o que irá mudar a partir da nova gestão. Vender seu negócio pode parecer simples para você, mas pode significar toda a carreira para eles.
Portanto, toda a informação deve ser passada de forma clara e sucinta. Isso proporciona segurança aos funcionários, principalmente aos que trabalham há mais tempo na empresa.
Um novo começo
Pratique o desapego e veja essa fase como um novo caminho a ser percorrido. E um dos caminhos pode ser empreender em outra área. Estima-se que, pelo menos 10% das empresas brasileiras já tenham sido vendidas e operam sob novos donos.
Mas como no seu negócio anterior, se planeje, crie metas e elabore propostas que tenham a ver com você. E utilize as suas experiências anteriores para determinar o ponto de partida.
Ter conhecimento sobre a área que deseja atuar é essencial para montar um novo negócio com competência.
Faça parceria estratégicas
Convença fornecedores e clientes a apostarem no seu negócio, mostrando o potencial dele e as vantagens das quais todos poderão desfrutar. Assim, novos investidores podem concordar em trocar seus serviços por uma participação nos lucros, por exemplo.
Se você ainda não colocou o seu negócio à venda, saiba como valorizá-lo antes de vendê-lo.