Quem na vida já não pensou em empreender algum dia? Tirar ideias do papel às vezes pode não ser fácil e burocrático. Saber como abrir um negócio do zero não é tão complicado, mas exige planejamento, pesquisa e determinação.
Pode ser um empreendimento caseiro, uma loja, uma indústria ou venda on-line, de serviços ou de produtos. Cada tipo de negócio exige etapas importantes, que nem sempre o gestor está preparado para isso.
E o que aconteceu, por exemplo, com 1,1 milhão de empresas que foram extintas até novembro de 2022. Número apontado pelo Painel Mapa de Empresas, no portal Gov.br.
Um outro dado positivo, foi que 2,7 milhões de empreendedores abriram suas empresas em 2022. Assim, o Brasil conta com cerca de 20 milhões de empresas ativas.
Para colaborar com esse processo de abertura de um negócio, partindo do zero, preparamos esse texto, com dicas e o passo a passo dos procedimentos mais importantes. Acompanhe!
Como abrir um negócio?
Se você tem um projeto empreendedor e não sabe ainda como começar, nós vamos te ajudar. No texto trazemos dicas importantes para abrir um negócio do zero, bem como sugestões de empreendimentos de baixo custo.
São trabalhos que exigem baixo investimento e que podem ser realizados em casa ou on-line. Mas é preciso ter em mente, que abrir um negócio exige conhecimento e domínio de várias habilidades e ferramentas.
O primeiro passo é conhecer bem o perfil empreendedor, conhecer o mercado e entender as necessidades do cliente. Será que existe espaço comercial para um produto que desejo produzir ou serviço que almejo oferecer?
Além disso, é preciso saber se o empreendedor está preparado para gerenciar o seu negócio. Continue conosco e você verá a seguir o passo a passo para poder abrir o seu negócio e identificar o seu perfil.
Organização, documentação necessária e todas as informações necessárias para estruturar o empreendimento também fazem parte desse conteúdo. Boa leitura!
Que tipo de negócio devo abrir?
Aqui temos a principal pergunta que deve ser feita, antes de começar qualquer tipo de negócio. É possível criar novas empresas oferecendo inovação ou buscar caminhos mais seguros, adquirindo um negócio pronto, como no caso de empresas ativas ou de franquias.
O melhor negócio é sempre aquele onde o gestor se sente confortável em administrar. Onde conhece todos os processos e domina todas as informações necessárias para o seu desenvolvimento, produção e rentabilidade.
De acordo com levantamento do Sebrae, o ranking dos melhores negócios no Brasil aponta as áreas da saúde, beleza e bem-estar em primeiro lugar. Em segundo temos, alimentação, seguida por moda, pet, entre outros empreendimentos.
– “Quero abrir um negócio, mas não sei o quê”
Para quem ainda não tem um projeto idealizado, apresentamos algumas sugestões das áreas que mais crescem e faturam no momento.
– Lojas virtuais: somente em 2021 o setor brasileiro faturou R$ 161 bilhões;
– Consultoria digital: uma área que atua na orientação de marcas e estratégias de marketing;
– Importação de produtos: um primeiro passo para ser um distribuidor ou ter loja on-line;
– Dropshipping: atua como intermediário entre fornecedores e consumidores finais;
– Moda e vestuário em geral: setor tem expectativa de faturar US$ 1 trilhão em 2025, com melhores resultados no e-commerce. Do movimento de R$ 229 bilhões em 2022, 15% é viabilizado via internet;
– Blogs: um canal viável para divulgar produtos e serviços, o Brasil já reúne cerca de 200 milhões de blogs ativos;
– Redação de conteúdo: conteúdo personalizado e direcionado a públicos determinados;
– Marketing de afiliados: é possível trabalhar na divulgação de cursos, livros, entre outros produtos digitais;
– Comércio de alimentos: aqui temos uma rede de infinitas possibilidades, para quem busca renda extra, em especial na venda digital.
– Como saber o meu perfil como empreendedor?
Para isso, o primeiro passo é identificar o negócio que melhor se encaixa com as suas características pessoais e de um empreendedor. Entre elas a capacidade de correr riscos, a criatividade, o comprometimento, a liderança, entre outras.
Outra dica é realizar um teste de personalidade. Ele vai te ajudar a identificar melhor todas as qualidades essenciais para o sucesso do empreendimento. Além disso, te posiciona melhor entre os principais perfis empreendedores já conhecidos:
– Independente: aquele já atua no mercado, sabe negociar, entende a área financeira, mas ainda não se formalizou;
– Inovador: conhece as necessidades do cliente, é inquieto, inventivo, questionador e busca sempre a inovação;
– Provedor: reconhece os riscos e busca a capacitação para desenvolver suas habilidades;
– Visionário: organizado, bem informado e preparado, tem visão do negócio e busca as melhores oportunidades.
Como abrir um negócio do zero?
Seguindo as orientações que já iniciamos acima, o primeiro passo para abrir um negócio do zero é fazer uma pesquisa bem detalhada sobre o tipo de negócio que deseja empreender. Para isso, a internet é uma das melhores ferramentas de busca.
É possível visitar empresas ativas, afinal informação e experiência nunca é demais. Em seguida elabore um bom plano de negócio. Empresas e organizações como o Sebrae oferecem ferramentas e assessoria gratuitas para isso.
Feito isso é hora de colocar a mão na massa, procurar um espaço físico ou virtual para abrigar sua empresa e preparar a documentação necessária para abertura do empreendimento.
O volume de documentos e exigências varia de acordo com o tipo de negócio escolhido.
– Análise do custo médio para abrir um negócio
Calcular o custo médio que um negócio exige para sua estruturação não é um bicho de sete cabeças. O meuBIZ ajuda os empreendedores com assessoria técnica e dicas das melhores oportunidades.
O primeiro passo é elaborar uma planilha inserindo todas as despesas, desde a documentação, registros, certidões, aluguel, matéria-prima, mão de obra, entre outros gastos.
Saber calcular o custo médio e o valor do investimento inicial é essencial. Para isso, uma sugestão é dividir as despesas em três grupos:
– Investimento fixo: toda a estrutura; como máquinas; móveis; equipamentos; estoque; decoração; veículos, etc.;
– Investimento pré-operacional: funcionários; treinamentos; sistemas de gestão; registro de marcas e patentes; legalização do empreendimento; ações de marketing; entre outros;
– Capital de giro: considere um valor estimado para manter a empresa funcionando. Como folha de pagamento; contas de água, luz, ou telefone; tributos; fornecedores; estoque; produção, etc..
– Montagem do plano de negócios
Primeiro passo a ser dado por quem pretende começar um empreendimento, esse processo exige muita pesquisa e dedicação. A boa notícia é que podemos contar sempre com ajuda da tecnologia.
Existem softwares e empresas especializadas em prestar esse tipo de assessoria, como o meuBIZ. Um bom plano de negócio precisa ter detalhado de forma clara e simples, os projetos, objetivos e metas que a empresa pretende traçar e atingir.
Além disso, deve apresentar o caminho para chegar a esse fim. Definir estratégias com antecedência, evita perdas financeiras para quem vai começar um negócio do zero.
– Defina o tipo de porte da empresa
Os dados financeiros são um dos primeiros indicadores para se definir o porte de uma empresa. Outros dados como receita bruta, volume de produção ou número de funcionários também contribuem para se chegar a um denominador.
O gestor, juntamente com um contador podem definir esse porte, bem como a finalidade da empresa, quando forem registrar a empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Geralmente as organizações são divididas em: Microempreendedor Individual (MEI); Microempresa (ME); Empresa de Pequeno Porte (EPP); Empresa de Médio Porte e Grande Empresa.
– Defina a natureza jurídica do negócio
O regime jurídico de uma empresa pode ser dimensionado pelo valor do capital social, regras, deveres e benefícios que deve cumprir e obter perante a lei.
Definido o porte do empreendimento, o gestor pode escolher entre dezenas de naturezas jurídicas existentes no Brasil. Em geral temos seis principais:
– MEIs, que devem ter renda bruta anual de até R$ 81 mil e ter apenas um funcionário;
– Empresa individual (EI) com faturamento de até R$ 360 mil por ano se for ME e ter apenas um funcionário;
– Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), precisa de pelo menos 100 salários mínimos vigentes de capital social. Pode faturar até R$ 360 mil por ano como microempresa e até R$ 4,8 milhões como EPP;
– Sociedade anônima (S\A): não possui sócios e pode ter capital aberto ou fechado. Dependendo da categoria escolhida, seu faturamento pode variar entre R$ 360 mil e R$ 20 milhões;
– Sociedade limitada, como o próprio nome já diz, pode ser criada por dois ou mais sócios, desde que do mesmo ramo de atuação;
– Sociedade anônima unipessoal (SLU) não exige sócios e nem alto capital social.
– Escolha o regime tributário ao qual o negócio irá se enquadrar
Esta é uma das etapas que exige cuidado e atenção, pois, escolher o regime tributário onde a empresa se enquadra garante o recolhimento correto dos tributos.
São sistemas que englobam uma série de normas e leis que regulamentam a forma como a companhia deverá recolher seus impostos.
Sejam eles municipais, estaduais ou federais. No Brasil há três tipos de regime tributário, a diferença entre eles está no percentual da alíquota sobre o percentual financeiro tributável.
– Simples Nacional: alíquota varia de 7,3% a 14,3% dependendo do valor faturado no ano;
– Lucro Real: tributação trimestral, com percentuais entre 9% e 15%;
– Lucro Presumido: o cálculo pode variar entre 1,6% e 32% da receita, dependendo do tipo do negócio.
– Em caso de uma sociedade, elabore o contrato social com as formalidades da lei
Para que o sonho não vire pesadelo, quem pretende começar qualquer tipo de negócio, deve fazer um contrato social.
Um documento que dá forma ao empreendimento, ditando regras, deveres e obrigações dos seus idealizadores, bem como os rumos que devem conduzir o negócio.
Um contrato social tem valor jurídico e deve ser registrado nos órgãos competentes. Entre outras informações, esse documento deve conter:
– Nome social da empresa e o fantasia, bem como a localização, o seu porte e o seu regime tributário;
– Dados pessoais do proprietário e sócios;
– Valor do capital social e a maneira de realizá-lo;
– Deveres, obrigações, atribuições e participação nos lucros e nas perdas de cada sócio;
– Especificar a remuneração de cada sócio, entre outras informações.
– Formalize a criação do negócio na Junta Comercial respectiva
Considerada a maternidade dos empreendimentos, é na Junta Comercial da cidade que o empreendedor deve registrar sua empresa.
Nesse órgão ele formaliza a atividade, bem como prestar diversas informações sobre o negócio, como a sua natureza, a forma como será administrada ou quem são os sócios. É a Junta Comercial que libera o Número de Identificação do Registro de Empresas, o NIRE.
Documento necessário para se conseguir o CNPJ. Como essa operação pode ser bem burocrática, o ideal é que um contador ou profissional especializado possa acompanhar todas as etapas.
– Escolha o ponto comercial e obtenha a documentação para o funcionamento do negócio
Como em todas as etapas, a escolha do ponto comercial é fundamental. Uma boa localização, infraestrutura adequada e acessos facilitados, são meio caminho andado para o sucesso do empreendimento.
É por meio do ponto comercial que a empresa ficará conhecida entre os clientes e fornecedores. Portanto ele está diretamente ligado à economia da companhia. Uma boa pesquisa ajuda a encontrar o lugar ideal e mais estratégico.
Esse ponto precisa estar próximo do público-alvo; deve ser acessível a todos os tipos de públicos e estar em local movimentado. Quanto a documentação, anote as principais:
– Documentos pessoais do proprietários e sócios;
– Documentos da empresa;
– Contrato social;
– Registro na Junta Comercial
– CNPJ
– Alvará de funcionamento;
– Inscrição Estadual.
Dicas sobre como abrir um negócio
Iniciar uma atividade comercial ou industrial exige preparo e conhecimento. O gestor deve se preparar para as alegrias, o sucesso, mas também para os dissabores e as dificuldades que podem aparecer.
Estar apaixonado por uma ideia, não basta para que alcance o sucesso no mundo corporativo. É preciso mais. Em especial saber a diferença entre ideia e oportunidade.
Então para tornar esse processo ainda mais fácil e seguro, trazemos algumas dicas sobre como abrir um negócio do zero, especialmente aqueles iniciados do zero. Acompanhe nossas considerações e busque o sucesso!
– Como saber o porte da empresa?
Esse é mais critério técnico para determinar o tamanho da empresa. Este pode ser definido por meio de diversos fatores.
Entre eles o faturamento como já vimos anteriormente e o número de funcionários. Em relação aos número de trabalhadores, o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trazem a seguinte orientação:
– Microempresa, até 19 funcionários;
– Pequena empresa, entre 20 e 99 pessoas;
– Média empresa, de 100 a 499 colaboradores;
– Grande porte, com mais de 500 contratados.
– Evite erros comuns no processo de abertura de um negócio
– Falta de conhecimento no gerenciamento do negócio;
– Desconhecer o mercado onde pretende atuar;
– Não realizar um bom planejamento ou um plano de negócio, em especial da parte financeira;
– Falta de capacitação profissional;
– Desestruturação dos processos administrativos e financeiros;
– Não se formalizar, trabalhando na informalidade;
– Não preparar o contrato social;
– Exagerar nas expectativas com o empreendimento;
– Não escolher bem o regime tributário;
– Deixar de emitir notas fiscais;
– Errar nos cálculos dos preços e dos lucros;
– Não ter o devido cuidado com o capital inicial e o fluxo de caixa;
– Falta de organização financeira
– Isenção de gerenciamento de estoques,
– Não manter um canal de negociação junto aos fornecedores, entre outros.
– Vale a pena apostar em franquias?
Sim, sem dúvida. Para quem busca burlar a burocracia e o tempo, abrir uma franquia é ter um negócio pronto, com marcas, produtos e serviços reconhecidos e valorizados no mercado.
Além disso, as franqueadoras oferecem apoio e suporte em todas as etapas do processo. Desde a elaboração do contrato até o início das atividades.
Algumas empresas ainda realizam treinamento, dão suporte na gestão e também em ações de comunicação e de marketing.
Existem opções para todos os tipos de investidores, com aportes financeiros a partir de R$ 10 mil, por exemplo. Para saber como escolher a melhor opção em franquias consulte a equipe de especialistas do meuBIZ.
– O que está em falta no mercado brasileiro?
Com espírito empreendedor o brasileiro torna o país em um dos pólos comerciais e industriais mais diversificado do mundo.
Mas sempre existe espaço para a criatividade atender alguma necessidade emergente. Para isso apresentamos algumas ideias que estão em falta no Brasil.
– Empresas do segmento “buy one, give one”, ou melhor: compre um e dê um. Ou seja, a cada produto vendido, outro deverá ser doado para quem mais precisa;
– Prêt à pousser: ideia francesa traz o jardim ou horta para dentro de casa. Viabiliza o cultivo de legumes, vegetais e hortaliças em pequenos espaços;
– Dropshipping, um termo inglês que define a forma como se pode vender um produto de forma virtual, sem que você o produza. Ou seja, uma venda realizada com parceiros;
– Locação de roupas de segunda mão, de acordo com a demanda;
– A exemplo da agência inglesa Traveleyes, oferecer experiências multissensoriais em viagens para deficientes visuais, por exemplo
– Chefe de cozinha exclusivo
– Lojas por gênero, respeitando a diversidade e os padrões;
– Consultoria para se evitar acidentes domésticos, em especial com bebês e crianças, etc..
Ideias sobre como abrir um negócio próprio com pouco dinheiro
Os recursos financeiros estão curtos, mas você sonha em iniciar um negócio próprio? Saiba que isso é possível e completamente viável. Trabalhando em casa, de forma física ou virtual, ou prestando serviços, é possível abrir uma empresa com pouco dinheiro.
Trouxemos algumas ideias interessantes para facilitar a sua escolha. Portanto, separe um valor para a formalização do negócio e mãos à obra.
São trabalhos como pequenos consertos, realizados em casa ou na casa do cliente, que exigem mais habilidade e ferramentas do que dinheiro.
– E-commerce
A globalização abriu um universo de possibilidades via rede de internet. Vender por meio de uma loja virtual é algo acessível, para um gestor iniciante ou para as empresas que buscam ampliar suas vendas. Mas é preciso alguns cuidados nessa área.
Vale lembrar que essa venda também terá alguns custos, como na elaboração da loja, na hospedagem do site ou na logística de entrega. Para facilitar esse início de atividade, existem plataformas prontas que viabilizam o acesso on-line, como a Mix e a Magento.
– Produtos alimentícios caseiros
Produtos artesanais caseiros estão sempre em alta. Quem não gosta de comprar um bolo quentinho feito na hora ou aquele brigadeiro gourmet diferenciado? Essa ideia é para quem gosta de gastronomia e se arrisca na cozinha.
Porém é preciso ficar atento à legislação de alimentos e à fiscalização sanitária. Para formalizar esse tipo de negócio é preciso entender muito bem sobre o que é artesanal ou não.
A portaria do Centro de Vigilância Sanitária CVS nº 5 de 2005, por exemplo, traz uma série de normas sobre a fabricação e a venda de alimentos artesanais.
– Presentes customizados
Outra boa ideia para se trabalhar com pouco dinheiro. Aqui a criatividade e a oportunidade andam juntas. A ideia é personalizar produtos, como camisetas, capas de celular, toalhas de banho, garrafas de água e muito mais.
De chaveiro a almofadas, tudo pode se transformar em peças únicas, com a cara de quem vai ganhá-las. São mimos que podem ser comercializados o ano inteiro, aproveitando os aniversários, as confraternizações e as datas festivas, como Dia das Mães ou dos Pais.
– Prestação de serviços domésticos diversos
Para resolver situações em casa que não conseguimos dar conta, chamamos profissionais especializados em serviços domésticos. A tecnologia pode dar uma ajuda nesse sentido. Hoje em dia muitos aplicativos aproximam clientes e trabalhadores.
Além disso, oferecem a vantagem de poder ter um orçamento antes da visita. A formalização desse tipo de mão de obra pode ser feita via MEI ou CNPJ, de acordo com a demanda e faturamento.
Uma das áreas mais procuradas são limpeza; eletricidade; manutenção em informática; montagem de móveis; paisagismo; jardinagem e pintura.
– Serviços de beleza prestados a domicílio
Trabalhadores da área de beleza podem levar seus serviços a qualquer lugar, até na casa da cliente. Afinal, quem não gosta de comodidade na hora de arrumar o cabelo ou as unhas?
Ser atendido de forma exclusiva, na melhor hora para o cliente é um dos principais diferenciais de quem pretende oferecer esse tipo de serviço a domicilio. Ótima opção para quem está iniciando a carreira na área da beleza e possui horários flexíveis.
Saiba como abrir um negócio com o meuBIZ
Atuando no mercado nacional desde 2016, a plataforma de negócios meuBIZ conecta compradores e empresários dos mais diferentes ramos de atuação. Um mix de mais de 4.000 oportunidades diárias para bons empreendimentos.
Opções para investidores de todos os portes, bem como para quem deseja ter um negócio próprio, começando do zero ou não. Por meio de modernas ferramentas de busca, esse trabalho é facilitado ainda mais com apoio de profissionais especializados.
Aptos a auxiliar em todas as etapas dos processos de compra e de venda, de uma forma simples, rápida e segura.
Com sede em Belo Horizonte o meuBIZ atua em todo território nacional. Confira nossos serviços e formas de operacionalização comercial acessando https://meubiz.com.br.
Conclusão
Como vimos, o passo a passo para abrir um negócio do zero parece burocrático à primeira vista, mas com ajuda profissional se torna simples e seguro. O importante é conhecer muito bem todas as etapas desse tipo de operação.
A começar pelo detalhamento do empreendimento, o plano de negócios e a escolha do ponto comercial. A documentação também é vasta e varia de acordo com o perfil e o tamanho do negócio.
O contrato social, os registros na Junta Comercial e no CNPJ; alvarás de funcionamento; licenças, entre outros. Cada fase desse processo deve ser realizada com cautela e atenção. Assim, a formalização da empresa se dará de forma tranquila.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre como abrir um negócio do zero!