Venda de fazenda – Como comprar ou vender no setor agrícola

venda de fazenda

Seja pelo descanso e lazer ou para a exploração dos hectares em produções agrícolas, os terrenos rurais viraram os queridinhos de muitos investidores.

A venda de fazenda sempre foi um mercado ativo e, diante do crescimento do agronegócio e da necessidade de muitas famílias em sair da correria dos grandes centros, esse comércio ganhou força, especialmente em estados com áreas rurais privilegiadas, com boas terras e vistas de tirar o fôlego.

Apesar do êxodo rural – processo em que famílias que residiam no campo migraram para a zona urbana – ainda hoje diversas pessoas fazem o caminho inverso e destinam seus recursos na compra de um terreno no campo.

Independentemente do objetivo do comprador com a fazenda, o investimento é válido, tendo em vista a valorização que o imóvel terá ao longo do tempo, sobretudo se levar em consideração as melhorias feitas nele.

Se você é um desses que pretendem fazer a aquisição de um lugar no meio rural, continue a leitura, pois vamos mostrar como esse negócio pode ser lucrativo e benéfico para sua qualidade de vida.

E se o seu interesse for a venda de fazenda, também siga o conteúdo, afinal, você terá bons argumentos para fechar um bom negócio.

Venda de fazenda: por que investir no imóvel rural?

A venda de fazenda se dá por dois motivos: lazer e exploração do terreno para produções do agronegócio.

Em ambos os casos, o investidor terá de visitar o imóvel, avaliar suas condições, a localidade e outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de uma negociação desse porte, já que uma fazenda tem alto valor agregado.

Mas o foco aqui é mostrar que esse investimento pode valer a pena e trazer benefícios a longo prazo.

No caso de quem adquire um terreno no meio rural para descansar com a família, o ganho principal é a qualidade de vida.

A proximidade e conectividade com a natureza e os animais e o sossego do campo proporcionam uma saúde melhor, tanto física quanto mental, aos moradores, fato comprovado cientificamente, conforme estudo divulgado pela revista Environmental Science & Technology.

Se o interesse na terra for voltado para o agronegócio, o investimento, que também poderá ter retorno em qualidade de vida, ganhará um apelo econômico, podendo se transformar numa importante fonte de renda extra ou, ainda, na principal receita do empreendedor.

A explicação para isso é o crescimento do agronegócio brasileiro nos últimos anos, batendo recordes em meio à crises econômicas e com promissoras perspectivas para os próximos anos.

Neste contexto, pequenos, médios e grandes produtos acabam se dando bem.

Números do agronegócio: cresça junto com o agro

Se o seu objetivo é a venda de fazenda, aqui estão os argumentos perfeitos para valorização do imóvel, caso o objetivo for o contrário, este tópico vai mostrar o porquê comprar um terreno rural pode ser altamente lucrativo.

Tudo passa pelo agronegócio, um dos principais pilares – talvez hoje o principal – da economia brasileira.

O agronegócio envolve diferentes atividades produtivas da agricultura e pecuária. O setor é tão ativo que, mesmo na pandemia de Covid-19, conseguiu manter bons resultados e certamente irá amenizar o impacto no PIB nacional ao final do ano.

Só como exemplo, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), no primeiro semestre de 2020, o agro alcançou um recorde histórico de exportações, com US$ 52 bilhões, com destaque para soja, açúcar, carnes, etanol, algodão e celulose.

Em 2019, as estatísticas também foram positivas, com avanço de 3,81% na comparação com o ano anterior. O carro chefe do agro foi o setor pecuário, que cresceu mais de 23%

Encontre negócios à venda

O que produzir na fazenda?

Como foi mencionado anteriormente, o agronegócio abrange diferentes tipos de produção. O fato de o Brasil apresentar extensões continentais faz com que as atividades estejam espalhadas pelos estados, sendo alguns mais fortes que outros em alguma produção.

Na fazenda, você pode produzir:

  • Pecuária: consiste na criação e reprodução de animais com fins econômicos. É uma importante atividade comercial, pois a comercialização da carne dos animais criados e, posteriormente, abatidos, abastece os mercados interno e externo. A pecuária engloba a produção de bois, aves, ovinos, bufalinos e caprinos.
  • Agricultura: é o cultivo de plantas com o intuito de produzir alimentos, matéria-prima para roupas, medicamentos, combustível e outros fins. Com o apoio da tecnologia, essa é uma atividade em franco crescimento e com potencial retorno financeiro.

Seja qual for a escolha de produção, é importante preservar os recursos naturais do terreno. A exploração do ambiente deve ser feita de forma responsável e seguindo as instruções legais das autoridades ambientais.

Essa conduta servirá não apenas para estar de acordo com a lei, mas para manter as boas condições da natureza.

Arrendamento: outra opção lucrativa para a fazenda

Se a venda de fazenda é o seu objetivo mais urgente, leia com calma este tópico, pois pode lhe ajudar a mudar de ideia.

Uma outra opção lucrativa tanto para quem deseja vender quanto para quem está interessado em comprar é o arrendamento da terra, uma espécie de aluguel do imóvel, no qual o proprietário do terreno, chamado de arrendador, repassa para outra pessoa, o arrendatário, a terra para que ela faça a exploração.

Esse tipo de transação é comum e definida através de um contrato assinado entre as partes, que deve respeitar o Estatuto da Terra – Lei n°4.504/1964.

O arrendatário pode explorar total ou parcialmente o terreno e, caso esteja acordado, também utilizar o maquinário e demais equipamentos da propriedade.

Ao final do prazo contatual do arrendamento, a pessoa que “alugou” a terra tem a opção de compra do imóvel e pode usar o valor pago ao longo do contrato para abater no preço final da fazenda.

Conheça a fazenda e faça um bom negócio

Para a compra ou venda de fazenda, é fundamental negociar e conhecer todo o terreno.

Certifique se a documentação do imóvel está de acordo com a legislação, se informe sobre valores cobrados em negócios semelhantes, conheça o perfil do comprador/vendedor e defina o custo benefício da operação.

Quer encontrar um anúncio de venda de fazenda? Acesse o www.meubiz.com.br e procure pelas melhores opções. Você pode negociar online, sem sair do conforto da sua casa. Confira as opções e bom negócio!

Encontre negócios à venda

 


Veja mais:
Fábrica à venda – Como investir no setor industrial
Academia à venda – Conheça as oportunidades no setor
Brasil empresas – como empreender com menor risco
Negócios lucrativos – como encontrar empresas para investir
Fazenda à venda: como investir no setor agrícola
Salões de beleza à venda são bons negócios para empreender
6 dicas para escolher um bom imóvel comercial
Quiz de personalidade – analise seu padrão comportamental para o empreendedorismo
Teste de personalidade – Como elevar suas chances no mercado
Bom negócio RJ – Como empreender um bom negócio no RJ
Depósito de gás é um bom negócio para empreender
6 dicas para escolher um bom imóvel comercial
Salões de beleza são bons negócios para empreender
Passando o Ponto Comercial – Como colocar o ponto à venda
Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.