Procuro investidores: principais tipos e como encontrá-los

procuro investidores pessoas conversando

Preocupado com as finanças ou sem saber como encontrar recursos para montar o seu negócio? Investidores podem ser um ótimo recurso para impulsionar os negócios ou tirar do papel ideias e novos projetos. Mas como procuro investidores?

Também conhecidos como sócio investidor, esse tipo de empreendedor representa a solução para quem quer fugir dos juros bancários e ficar bem longe dos empréstimos.

Mas como saber quais são os principais tipos, suas características, capital disponível e onde encontrá-los? No texto de hoje, vamos conhecer mais a fundo essa personalidade que oferece a possibilidade de crescimento de forma estruturada e sustentável.

Seja para grandes empresas ou startups, o importante é conhecer muito bem o potencial do seu negócio e ter em mente o real valor a ser investido.

Então continue a leitura e confira as orientações, dicas e sugestões de como encontrar o parceiro financeiro ideal para sua empresa!

Procuro investidores

procuro investidores reuniao de interessados
Procuro investidores.

Antes de sair procurando qualquer investidor para o seu negócio, é necessário se perguntar se isso é realmente necessário? Isso porque geralmente esse tipo de profissional vai pedir algo em troca do empréstimo.

Muitas vezes, a empresa vende parte de suas ações e ele se torna sócio do empreendimento. Mas é importante lembrar que existem outras formas de investidores que também podem ajudar a empresa em suas demandas urgentes.

Entre eles podemos citar o investidor anjo, crowdfunding, capital semente, fundos, private equity, entre outros. Importante ressaltar que um bom plano de negócio é requisito fundamental para atrair bons investidores.

– Quem são os investidores?

Investidores podem ser pessoas físicas ou jurídicas, empresas, fundos ou outros sistemas capazes de captar recursos para injetar dinheiro nas empresas. Esses recursos financeiros, podem vir das mais diversas formas.

Em espécie, ações, títulos públicos, commodities, fundos de investimentos, entre outros. Investidores têm direitos, obrigações, e responsabilidades legais.

Além de reduzir os riscos da gestão, eles devem manter a comunicação com os clientes; analisar e acompanhar os gráficos e movimentações financeiras.

Devem ainda conhecer muito bem o mercado nacional e o internacional de valores, para não terem prejuízos. Para isso devem se qualificar e se atualizar.

Por que procurar investidores para um negócio?

A resposta é simples, porque ter um investidor apoiando seu negócio, significa que não estará mais sozinho. Terá reforço no capital social, recursos para novos investimentos e também, ajuda na gestão, quando necessário.

Pensam juntos, buscam soluções e os melhores caminhos e estratégias para crescer de forma sustentável. Ter investidores no seu negócio significa lucratividade certa e rápida. Eles entram com capital financeiro na hora e da forma como a empresa necessita.

Os recursos podem ser direcionados para ampliações; novas filiais; desenvolvimento de novos produtos; implantação de novas tecnologias ou sistemas; modernização de frota, entre outros projetos.

Vale a pena lembrar que o investidor é visto como parceiro de negócio, mas sua vinda para a empresa deve ser muito bem documentada e registrada em contrato social.

Quais são os principais tipos de investidores para um negócio?

Assim como existem diferentes jeitos de se obter investimentos para um empreendimento, também existem diversos tipos de investidores.

Antes de sair procurando um parceiro financeiro para o negócio é preciso identificar a necessidade, conhecer bem todas as opções e verificar qual seria o melhor deles para sua empresa.

O mais apropriado para o tipo de investimento que necessita. O mais lucrativo e viável para ajudar no crescimento da companhia. Além do dinheiro, esse investidor deve trazer conhecimento e experiência de mercado.

Desta forma ele também trará soluções e estratégias mais eficientes e viáveis para o negócio. Isso porque, quanto mais rentável e saudável financeiramente for a empresa, maior será a sua lucratividade.

Os dois ganham com essa aproximação e novas oportunidades se abrem no futuro. Então continue conosco e conheça melhor cada um dos principais tipos de investidores.

Encontre um sócio ou comprador para sua empresa

 

procuro investidores homens aperto maos
Procuro investidores.

– Sócio investidorAcreditar nas empresas que precisam de seus recursos é o principal papel do sócio investidor. Ele pode acrescentar seus recursos e conhecimentos em empresas em andamento, como as que estão começando do zero.

Além disso, geralmente se empenham em ajudar e participar ativamente do negócio, por meio de cargos. Em contrapartida do seu investimento, ele adquire cotas da empresa, se tornando sócio e parte de sua gestão.

O sócio investidor pode ser somente capitalista, que injeta dinheiro na empresa, sem trabalhar por ela. Ou operador, aquele que compartilha sua experiência e expertise na administração.

O retorno de sua aplicação financeira pode vir em forma de uma remuneração mensal, pró-labore ou participação nos lucros. Um sócio investidor ajuda no desenvolvimento do empreendimento ou que ele saia do papel.

Agrega valores, traz novas estratégias e soluções, compartilha deveres, responsabilidades e direitos. Contribui ainda para ampliar o networking e a carteira de clientes.

– Investidor anjo

Esse tipo de investidor pode ser pessoa física ou jurídica, que atua de forma individual ou coletiva, formando uma rede de anjos. O termo surgiu no início do século 20 nos Estados Unidos, para nomear pessoas que investiram em produções teatrais da Broadway.

O negócio deu tão certo, que aos poucos foi se expandindo para outros segmentos produtivos e tecnológicos. Geralmente investem seus recursos para ajudar empresas iniciantes, com modelos de negócios inovadores, com altos lucros e poder de crescimento.

Ao contrário do sócio investidor, um investidor anjo não se torna sócio da empresa somente por injetar recursos nela. Ele pode somente colaborar financeiramente para alavancar o negócio ou se preferir e puder, ajudar com seu conhecimento de mercado.

Esse tipo de investimento é amparado pela lei complementar 155 de 2016 e deve ser registrado em contrato social.

Antes de investir na empresa o investidor anjo deve procurar saber o que ela produz, porque é considerada inovadora, qual mercado atua, quem são os potenciais clientes, entre outras informações.

– Aceleradora

É um conceito aplicado a investimentos em modelos de negócios que já estejam mais estruturados. Aceleradoras, geralmente estão ligadas a startups, empresas de base tecnológica, em fase de desenvolvimento.

Servem para dar apoio financeiro, consultorias, mentorias, treinamentos, participação ativa em eventos, feiras, e muito mais.

Apesar de terem um sistema de investimento e de gestão semelhante às incubadoras, as aceleradoras visam lucros rápidos, não possuem estrutura física e são criadas para durarem pouco.

Entre três a quatro meses, tempo necessário para que a empresa se ajuste e consiga andar com as próprias pernas. Quando isso acontece e a aceleradora recebe o valor investido de volta, ela vende sua participação na startup para investidores ou empresas.

Com processos de participação competitiva, as aceleradoras podem investir recursos próprios ou de terceiros.

– Incubadora

procuro investidores reuniao empresarios
Procuro investidores.

Esse modelo de investidor pode ser público, privado ou até integrar programas que auxiliam empresas na fase inicial do negócio a se estruturarem e desenvolverem.

Elas oferecem importante ajuda para evitar fracassos, aumentando as chances de crescimento e lucratividade com projetos inovadores. Incubadoras podem oferecer espaço físico, assessoria técnica e potenciais investidores.

Ajudam na redução de custos, por meio de compartilhamento de espaço e contas como água, energia, telefone, rede de internet, recepção, entre outros serviços.

Mas, para receber esse apoio, as empresas interessadas devem participar de processos seletivos e preencher alguns requisitos básicos. São inúmeras as vantagens para quem consegue ingressar nesse processo.

Entre eles podemos citar o crescimento do negócio; fortalecimento da marca; chegar aos resultados esperados em menor tempo; contar com equipe qualificada.

Incubadoras aumentam as chances de sucesso de uma empresa iniciante e geralmente oferecem esse trabalho por um tempo determinado.

– Crowdfunding (financiamento coletivo)

Semelhante ao sistema de vaquinha, surgiu em 1997 a partir da iniciativa da banda britânica Marillion, que precisa arrecadar recursos para financiar sua turnê. Surgiu aí a primeira plataforma de crowdfunding, a ArtistShare, em 2000.

O termo significa uma forma de financiamento coletivo e, no Brasil, se expandiu a partir de 2011, por meio da plataforma Catarse. Assim, pessoas físicas e jurídicas podem levantar recursos para tirarem suas ideias do papel.

O dinheiro pode vir de doações espontâneas, por meio da rede de internet. É como se fosse uma forma de vaquinha on-line para arrecadar recursos financeiros. Mas engana-se que esse é um processo simples.

Ele exige planejamento para a execução e apresentação do projeto. Quanto mais simples e transparente ele for, maiores são as chances de atrair interessados no seu desenvolvimento.

– Venture capital

Também conhecido como capital de risco, o venture capital é mais um tipo de investimento direcionado à micro, pequenas e médias empresas, que já tenham reconhecimento no mercado.

Apesar de serem ativas ou estarem em fase inicial de atividade já apresentam alto potencial de desenvolvimento e lucratividade. Um sistema que se expandiu nos Estados Unidos a partir de 1946, por iniciativa do francês Georges Doriot.

Surgia a primeira Sociedade de Capital de Risco (SCR), por meio da American Research and Development Corporation. Nesse formato de investimento, o investidor injeta recursos no capital social da empresa, mas também pode participar da gestão da empresa.

Ele ainda pode ajudar agregando o seu conhecimento e experiência na gestão do negócio. O chamado smart money.

– Private equity

São basicamente fundos de investimentos que aplicam recursos financeiros diretamente nas empresas, que não possuem capital aberto.

Em troca, participam do seu capital social. São investimentos que podem ser realizados de forma individual, por instituições ou gestoras de capital. Esse tipo de aplicação também implica na participação ativa da gestão.

Geralmente, são destinados a startups, com estrutura e capacidade para absorver parte da dívida.

Investidores em private equity, ou PE, como é mais conhecido, estão antenados no mercado, observando as principais métricas financeiras, como o EBITDA, o fluxo de caixa ou a taxa interna de retorno (IRR).

Dependendo do seu potencial financeiro, eles podem investir em uma ou simultaneamente em várias empresas. Seu maior objetivo é fazer com que a empresa investida possa atingir solidez para realizar oferta pública de ações ou ser vendida para outra companhia.

Encontre um sócio ou comprador para sua empresa
procuro investidores colaboradores conversando
Procuro investidores.

Como conseguir um investidor para minha ideia?

Encontrar o investidor ideal para alavancar o seu empreendimento é viável, desde que o gestor se atente a alguns quesitos. Primeiro ele deve identificar se o seu negócio ou ideia é viável, atrativa e escalonável.

Se é original, de baixo risco e com potencial para crescer rápido. O empreendedor também deve levantar os possíveis riscos que o negócio possa apresentar e saber exatamente quanto será necessário para atender a sua necessidade imediata.

Deve ainda ter a exata noção de como é a forma para ressarcir o investidor. A elaboração de um bom plano de negócio pode acelerar todas essas etapas e tornar a empresa atrativa no mercado de investidores.

Depois é preciso saber onde encontrar o investidor ideal para o perfil da sua empresa e suas demandas. A seguir traremos algumas dicas que vão ajudar a conseguir um investidor para a sua ideia ou projeto. Acompanhe!

– Tenha um bom plano de negócios que transmita segurança aos investidores

– Apresente de forma profissional, simples e prática sua empresa, o mercado em está inserida e seus produtos;

– Mostre o valor que será necessário para implantação do projeto idealizado e seu cronograma financeiro e estrutural;

– Demonstra os custos fixos e as variáveis da empresa, como aluguel, mão de obra, matéria, etc.;

– Crie uma ficha técnica de custos e preços de produtos ou serviços;

– Desenvolva um painel de indicadores;

– Elabore uma projeção de crescimento, com metas acessíveis e viáveis;

– Desenvolva mecanismos para projetar as vendas;

Atualize o fluxo de caixa;

– Crie um painel do investidor mostrando à ele os seus aportes e como será o retorno;

– Realize um bom plano variável de marketing, envolvendo diversas informações como preço; público-alvo; sistemas de distribuição; formas de comunicação, análise financeira e da concorrência, entre outras.

– Apresente sua ideia a pessoas próximas que possam se tornar investidores

O primeiro passo para ter sucesso nessa empreitada é conhecer muito bem o seu negócio e as suas demandas. A partir daí, desenvolva um discurso ou apresentação própria, curta e direta. De uns 30 segundo em média.

Um trabalho que deve trazer todas as informações que o investidor possa desejar sobre o empreendimento. Qual atividade desenvolve, qual o problema ou solução que deseja sanar ou trazer para sua gestão?

Descreva quais são os diferenciais de mercado da empresa, produtos ou serviços. Realize uma pesquisa para ver a audiência e aceitação do seu negócio. Apresente sua ideia a pessoas mais próximas, como amigos e familiares, que possam, de alguma forma, se transformar em investidores potenciais.

Participe de eventos corporativos do seu segmento. Amplie o network ou sua rede de contatos. Busque investidores em plataformas especializadas, como o meuBIZ.

– Analise as formas de proporcionar a participação de investidores no negócio

Com seu projeto estruturado e valores necessários definidos, o gestor também deve analisar as formas como o investidor poderá participar do seu negócio. A transação deve ser boa para os dois lados e bem detalhada em contrato social.

A empresa deve deixar claro a forma como o investidor terá seu dinheiro de volta e se haverá correção monetária. Como isso acontecerá, via distribuição de lucros ou pró-labore. Se ele participa da administração, com algum cargo efetivo ou consultoria.

Se comprará parte da empresa ou não. Enfim,a participação do investidor deve ser clara e elaborada de forma responsável. Mas, se ambas as partes preferirem, o investidor somente entra com o capital financeiro, se isentando de atuar na empresa.

Vale ressaltar que essa atuação ou não dependerá também do tipo de investimento desejado.

– Saiba como vender bem a sua ideia

procuro investidores homem sorrindo
Procuro investidores.

Não importa o perfil do empreendimento, o gestor sempre terá contato com a área de vendas. Seja para comercializar seus produtos ou serviços, ou vender um projeto ou até mesmo a empresa.

Por isso é importante que ele saiba vender muito bem a sua ideia. Para ter sucesso nessa missão é preciso saber se ela é real. Assim é preciso agregar valores, tornando-a ainda mais atrativa aos olhos dos investidores.

Estudá-la é fundamental, para saber se já está preparado para sua divulgação. Em seguida elabore uma boa apresentação enumerando seus atrativos: o que é, para que serve, quais os diferenciais, etc..

Feito isso é hora de proteger a sua ideia, por meio de mecanismos especializados como patentes. Agora que já se preparou, estudou e analisou todas as possibilidades, encaminhe sua ideia ou projeto à pessoas certas.

A potenciais investidores, que podem ser localizados facilmente por meio do meuBIZ.

Cuidados que se deve ter ao procurar investidores para um negócio

– Cautela deve ser a palavra de ordem para o gestor que pretende atrair investidores;

– Avalie o seu potencial financeiro, os riscos, responsabilidades e o tipo de envolvimento que ele terá em sua empresa;

– Veja se possui credibilidade e confiança no mercado;

– Saiba o que espera de você e da sua empresa, mas também deixe claro o que você espera dele;

– Tente prever até onde podem chegar juntos;

– Analise e peça comprovações do histórico profissional e habilidades técnicas. Qual a trajetória de sucesso e possíveis insucessos;

– Verifique quais são as suas ideias e se estas se alinham às suas. Se são compatíveis.

Procuro investidores: o meuBIZ pode resolver o seu problema

procuro investidores reuniao possiveis socios
Procuro investidores.

A globalização contribui para aproximar negócios e oportunidades em todo mundo. Transações comerciais das mais diversas espécies facilitadas pela rede de internet.

Contribuições que a tecnologia traz em todas as áreas, independente do porte ou perfil de atuação. Comprar e vender um negócio ou buscar investidores certos para alavancar o empreendimento pode ser resolvido a um clique.

Operações simplificadas e viabilizadas em muito por empresas especializadas como o meuBIZ. Adotando modernas e ágeis ferramentas de trabalho, a plataforma é referência nacional em compra e venda de empresas.

São mais de 4.800 oportunidades diárias à espera de investidores. O meu BIZ oferece os instrumentos certos para identificar boas oportunidades no meio virtual e também no real.

Tudo para aproveitar o potencial de consumo de mais de 5 bilhões de pessoas, que usam diariamente a internet. No meuBIZ é possível reconhecer as demandas de mercado, encontrar ideias inovadoras, analisar diferentes cenários, e muito mais.

E o melhor, tudo em um só lugar, com busca facilitada para fechar bons negócios. Acesse https://meubiz.com.br e veja o que nossa equipe pode fazer pela sua empresa.

Conclusão

procuro investidores homem telefone
Procuro investidores.

Como procuro investidores? O texto de hoje mostra que é possível encontrar investidores que ajudem a tocar o seu negócio ou tirar aquele projeto do papel. São profissionais que contam com recursos e acreditam no empreendedorismo brasileiro.

Além do aporte financeiro, dependendo do tipo de investimento escolhido, é possível obter assessoria técnica, compartilhamento de conhecimento e experiências e até força de trabalho.

Algumas modalidades de aporte financeiro, permitem que o investidor possa ajudar na gestão ou se torne sócio do negócio. Uma transação viável e legal, desde que devidamente regularizada por contrato social.

Transparência que oferece maior segurança para os dois lados: empresa e investidor. Mas é sempre bom ressaltar que o gestor que traz o investidor para dentro da empresa, também compartilha o poder de decisão.

Afinal, ele não estará mais sozinho na empresa e precisa dividir direitos e responsabilidades no lucro e também no prejuízo.

Encontre um sócio ou comprador para sua empresa

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.