Venda de negócio – como concluir a última etapa do processo

venda de negócio

Uma vez que você e o comprador já tenham entrado em acordo sobre os detalhes finais, é hora de planejar-se para concluir uma venda de negócio. Alguns passos fáceis lhe ajudarão a organizar o que é necessário fazer com antecedência, durante e imediatamente após o grande dia.

Prepare-se para o dia de concluir uma venda de negócio

 

Trabalhe com o seu consultor ou intermediador de negócios (caso haja), advogado e contador para tomar as medidas necessárias. Uma vez que cada passo seja dado, revise os materiais com o comprador para garantir um acordo prévio. Assim será fácil concluir de maneira tranquila e segura. O checklist a seguir pode ajudá-lo.

Programe-se para concluir a venda quando todas as partes estiverem disponíveis e, de preferência, durante o horário da manhã. Assim, você poderá comunicar-se com bancos, cartórios e órgãos públicos no mesmo dia. Além disso, agende para o último dia do trimestre, mês ou período de pagamento para simplificar o rateio proporcional de despesas mensais que se transferem com a venda.

Negocie o preço de venda para que o comprador reflita sobre os valores de aluguel proporcional, taxas, valor do estoque final, contas a receber e a pagar.

Prepare documentos da empresa. Se o seu negócio possui vários sócios, trabalhe com o seu advogado para aprovar um documento da sociedade autorizando a venda.

Prepare formulários administrativos e tributários, tais como: formulários exigidos pela Prefeitura, Secretarias de Estado e Governo Federal; documentos de transferência de veículos incluídos na venda; documentos de transferência de propriedade intelectual; e formulários da Receita Federal para que você e o comprador estejam com o Imposto de Renda de Pessoa Física em ordem.

Confirme as exigências de seguro detalhadas no acordo de compra e venda.

Prepare a lista de móveis e equipamentos, detalhando o estado deles e quais estão incluídos e excluídos da venda com base na negociação com o comprador.

Prepare-se para transferir os contratos. Obtenha as aprovações, organize e reúna títulos e contratos de aluguel e serviços, tomando as medidas necessárias para transferir todos os ativos e obrigações incluídas na venda.

Faça uma lista de contas a receber e a pagar, incluindo relatórios sobre vencimentos de cada uma.

Prepare documentos de empréstimo, caso haja.

Prepare-se para transferir a locação do imóvel. Reúna cópias de contratos de locação e suas alterações.

Prepare os acordos trabalhistas, incluindo regras de participação nos lucros, benefícios e horas extras.

Prepare o recibo de venda de negócio.

Prepare o documento de conclusão, detalhando o preço de compra e todos e os ajustes a serem pagos ou descontados pelo comprador. Seu advogado poderá preparar este documento.

Prepare o contrato de compra e venda, revise-o e negocie-o antes da reunião de assinatura. Lembre-se: a reunião é de assinatura, a negociação deve ocorrer antes.

Passo 2. Programação da conclusão

 

Se a venda for intermediada por uma corretora de negócios ou broker, provavelmente será necessário solicitar cheque caução ou garantias ao comprador. Dessa forma, uma conclusão de venda de negócio vai seguir as instruções em relação ao depósito em garantia. O agente de garantia ou custódia confirmará que as obrigações listadas na carta de intenção de compra foram abordadas. A partir disso, você e o comprador assinarão documentos para concluir o negócio e o agente depositário irá transferir os fundos e registrar a venda.

Se a venda for fechada no escritório de um advogado, ele deve preparar e revisar o contrato de compra e venda. Após o devido aconselhamento jurídico, comprador e vendedor devem abordar quaisquer obrigações ou contingências pendentes. A partir disso, vocês se reunirão para a assinatura de documentos e pagamento.

Passo 3. Prepare e revise o Contrato de Compra e Venda.

 

Seu corretor, se você estiver se valendo de algum, provavelmente vai fornecer uma minuta de acordo de compra e venda. Se puder, peça a um advogado para elaborar o seu contrato e – sob quaisquer circunstâncias – peça a um advogado para revisá-lo antes de assiná-lo. O contrato contém descrições de obrigações reguladas por normas importantes que muitas vezes só ele conhece.

Infográfico sobre os passos para vender um negócio

Passo 4. Finalize o negócio.

 

No dia de encerramento, você deve comparecer com:

Os outros proprietários de seu negócio;

  • o seu cônjuge e os cônjuges dos demais sócios (necessário se casados em regime de comunhão de bens);
  • o comprador ou compradores e seus cônjuges (necessários se casados em regime de comunhão de bens);
  • fiadores de empréstimos (se houver);
  • seu advogado e, possivelmente, o advogado de seu comprador;
  • seu corretor ou consultor, se você tiver um;
  • e quaisquer outros cujas assinaturas sejam necessárias.

Durante a conclusão, você provavelmente vai tomar as seguintes medidas:

  • Revisar e assinar o contrato de compra e venda;
  • Revisar e assinar documentos de empréstimo;
  • Revisar e assinar os documentos de transferência de locação ou arrendamento, documentos de transferência de propriedade de veículos, documentos de franquia, documentos de sucessão e outros documentos envolvidos na transferência;
  • Revisar e assinar a nota ou recibo de venda;
  • Revisar e assinar formulários para transferir patentes, marcas registradas, direitos autorais e outros ativos de propriedade intelectual;
  • Receber o pagamento do comprador pelo preço de compra total ou parcelado, dependendo das condições de pagamento negociadas.

E, com isso, o negócio está feito! Mas o seu envolvimento não acaba por aí. Quando se concretiza uma venda de negócio, é preciso divulgá-la para funcionários, clientes e fornecedores, além de cuidar de uma longa lista de detalhes e ações necessárias para transferir formalmente o negócio para o seu novo proprietário.

Saiba mais:

Motivações para venda de seu negócio – por que vender?

Ponto comercial para alugar – 5 dicas para negociar

Compra e venda de empresas – 6 pontos críticos da negociação

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.