Empreender em serviços automotivos é fazer parte da vida de todos. Afinal, carros, caminhões e motos são itens que estão no dia a dia das pessoas.
Sendo assim, ao cuidar e viabilizar a aquisição de automóveis, esses negócios também se tornam parte importante para garantir a mobilidade e conforto dos cidadãos.
Mas apesar da sua importância, empreender no ramo automotivo não é tão fácil. Assim como em qualquer outro segmento, começar nesse tipo de negócio exige muito trabalho e planejamento para se destacar em meio a concorrência.
Por isso, continue lendo para saber no que você deve prestar atenção antes de entrar nesse mercado.
Por que investir nesse tipo de serviço?
O mercado automotivo tem tido bastante investimento por conta das várias inovações tecnológicas nos recentes modelos lançados, além de novos recursos voltados para manutenção, restauração, acessórios, entre outros.
Além disso, os serviços automotivos são diversos e abrangentes. Temos desde locadoras, oficinas mecânicas e restauradoras até despachantes, empresas de cotações de seguro auto, entre outros.
Sendo assim, esse braço do mercado é sólido e oferece uma grande variedade de opções de negócios para serem investidos.
Outro importante fator que confere a esse ramo e seus diversos nichos potencial é o fato de que carros são verdadeiras paixões nacionais.
Para muitos, ter seu próprio veículo é um sonho e também motivo de orgulho. Tanto é assim que há quem cuide dele como se fosse um filho e não poupa esforços para manter o carro limpo e funcionando corretamente.
Diante desses cenários é inegável que vale muito a pena investir no setor de serviços automotivos. No entanto, todas essas vantagens não são garantia de sucesso, pois ele dependerá de algumas condições.
O que você deve analisar antes de abrir o seu negócio automotivo
Assim como em todo o ramo, quando se vai fazer um investimento é preciso conhecer o mercado e como ele funciona.
É dessa forma que se é possível entrar no páreo para brigar pela clientela e oferecer serviços de alta qualidade com preço justo e competitivo.
Dito isso, fique atento às seguintes dicas:
Estude o mercado
Ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente, no entanto, apenas sonhos e vontade de trabalhar não são o suficiente para começar. Isso porque o mercado como um todo é complexo e tem seus altos e baixos.
Por isso, antes de mergulhar de vez em qualquer empreendimento, tenha certeza das suas chances de retorno.
Vale ressaltar que a falta de conhecimento sobre as particularidades de determinado negócio é um erro cometido por muitos empreendedores e que pode ser o motivo do fracasso.
Vai investir em uma oficina especializada em alinhamento e balanceamento de pneus, por exemplo? Procure levantar as seguintes informações:
- Quantidade de demanda para o seu serviço;
- Volume de concorrência já estabelecida;
- Custo para abrir o negócio;
- Estado do mercado;
- Entre outros.
Ao se questionar lembre-se que encarar esse investimento com uma ótica realista te ajuda a ver se é realmente o que você deseja e qual o modelo de negócios é o mais viável para a suas condições.
Trace um plano antes de investir
Após estudar o mercado e verificar que há boas oportunidades para abrir o seu negócio automotivo chegou a hora de trilhar um caminho para o sucesso.
Isso quer dizer desenvolver um plano de negócios detalhado mesmo que você não tenha uma ideia clara a longo prazo, já que ter um bom ponto de partida é imprescindível.
Com o plano de negócios você evita gastar o seu capital de forma irresponsável e se torna mais certeiro nas decisões.
No caso da oficina do exemplo anterior é preciso pensar nos seguintes fatores:
- Quais equipamentos são necessários para fazer alinhamento e balanceamento?
- Quais e quantos profissionais são necessários?
- Em quanto tempo o investimento deve retornar?
- Entre outras questões.
Escolha o nicho com o qual você se identifica
Como mencionado anteriormente, o setor automotivo tem várias áreas. Assim, ao optar por determinado serviço a ser oferecido, você deve também escolher aquele com o qual tem mais afinidade.
Pense que ao se tornar um empresário você terá grandes responsabilidades que irão consumir o seu tempo para além do expediente normal. Por esse motivo, não adianta escolher uma área da qual você não goste e não terá prazer em trabalhar a longo prazo.
Investir na área de carros com isenção para deficientes, por exemplo, pode ser mais específico do que você imaginava, porém, se você gosta de trabalhar com esse público é meio caminho andado.
Estude para oferecer serviços de qualidade
Outra coisa a se fazer antes e, até, ao longo do seu negócio é se especializar e se manter atualizado.
Ao pesquisar por preço alinhamento e balanceamento na internet e chegar até a sua empresa o cliente espera encontrar um profissional que entenda sobre o próprio serviço, saiba explicar o básico e entregue o que ele deseja.
Dito isso, procure fazer cursos de atualização e buscar alguma experiência na área para garantir a qualidade dos serviços prestados e fidelizar clientes.
Invista em divulgação
Não tem jeito, para se destacar no mercado e ganhar mais clientes todo empresário deve se preocupar também com a divulgação da empresa.
Por incrível que pareça muitos empreendedores deixam de lado esse dever em meio a tantas outras responsabilidades e acabam saindo no prejuízo.
Além disso, se engana quem pensa que empresas pequenas e de bairro não devem se preocupar com o marketing. Um negócio precisa sempre atrair novos clientes se quiser se manter sólido no ramo.
Sendo assim, aproveite as facilidades da internet e invista em estratégias de divulgação nas redes sociais. Não se esqueça também de montar um site bem estruturado e atualizado para que as pessoas encontrem informações relevantes, caso precisem.
Ainda não está convencido do poder da internet? Então pense no seguinte cenário:
Digamos que a empresa de alinhamento dos exemplos anteriores decidiu lançar o serviço de alinhamento 3D. Com um trabalho de marketing digital forte, quando uma pessoa pesquisar pelo termo “alinhamento 3d preço” o site da empresa será o primeiro que ela irá encontrar.
Se ela for abastecida com informações de qualidade ela irá entrar em contato com a empresa e fechará negócio. Tudo isso sem precisar gastar rios de dinheiro em panfletos, anúncios de revista e cartazes pela cidade.
Público a ser conquistado
Especificar o público do seu negócio é importante para nortear investimentos e ações de marketing.
Para isso, estude quem costuma procurar pelos serviços que você pretende oferecer e faça um levantamento das características comuns entre elas.
A partir daí você poderá identificar o gênero, classe social, poder aquisitivo, interesses, idade, estado civil, entre outras coisas.
No caso da empresa voltada para a venda de carros com isenção de impostos para pessoas com deficiência física o público é composto por: homens, casados, entre 25 e 42 anos, donos de carros populares que se interessam por veículos pequenos e de fácil manutenção.
Com essas informações fica mais fácil saber quais carros vender e como se comunicar com a clientela.
Agora, mão na massa!
A partir desse texto você pôde ver que empreender requer uma série de obrigações. No entanto, se aventurar pelo negócio próprio não é um bicho de sete cabeças.
Todo trabalho vale a pena quando o sucesso finalmente chegar. Mas para isso lembre-se das nossas dicas e de se aprofundar cada vez mais no mundo dos serviços automotivos.
Conteúdo produzido por Business Connection
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