Fusão de empresas: o que é, tipos, vantagens, como se faz e exemplos

Empresários nem sempre precisam ser rivais. Afinal a cooperação pode ser uma ótima oportunidade de crescimento e de desenvolvimento para as empresas. Nesse sentido, temos a fusão de empresas.

Unidas por meio de fusões, se tornam uma nova instituição muito mais poderosa e com upgrade em vários pontos. Entre eles nos avanços tecnológicos e na saúde financeira.

Nesse processo as pessoas jurídicas deixam de ser individuais, dando origem a um novo CNPJ e até marca.

Em 2021, no Brasil, essa transação atingiu o maior valor desde 2010. Relatório elaborado pela consultoria Bain & Company aponta a movimentação financeira de US$ 66 bilhões ou R$ 344 bilhões, para ser mais preciso.

Cenário em ascensão em 2022. Taxas de juros baixas e a valorização do dólar sobre o real, impulsionaram esse tipo de negócio. Preparamos esse texto para que você possa entender melhor esse tipo de negócio. Suas vantagens e desvantagens.

Quais são os modelos mais praticados no país, entre outros tópicos. Vamos apresentar alguns exemplos de empresas que se uniram para poder crescer e se desenvolver. Se ficou interessado continue conosco e confira todos os tópicos a seguir.

O que é a fusão de empresas?

Diferente de uma venda ou aquisição de um negócio, a fusão de empresas funciona como uma espécie de reorganização empresarial.

Isso independe do porte ou perfil do empreendimento e nem tão pouco da quantidade de unidades.

A fusão pode acontecer entre duas ou mais empresas, em prol de uma nova instituição. Essa união das organizações se dá por vários motivos.

Entre eles a diversificação dos negócios ou para facilitar acesso a investimentos ou novas tecnologias.

A partir de um estudo inicial e uma boa avaliação, os gestores traçam um plano de execução e suporte para as negociações. Desta forma conseguem aumentar sensivelmente as chances de sucesso nesse tipo de transação.

Importante não pular etapas, como a avaliação dos resultados e dos objetivos almejados. A fusão de empresas proporciona inúmeras vantagens para todos os lados envolvidos, em especial para os gestores e consumidores. Confiram algumas delas:

Diferenças entre fusão, cisão, aquisição e incorporação de empresas

Estes termos, apesar de parecerem ser sinônimos, correspondem a operações societárias diversas. São estratégias econômicas com objetivos distintos, como ingressar em um novo nicho de mercado.

São consideradas modelos de reorganização societária que ajudam a elevar a competitividade de mercado. Mas é preciso entender bem cada uma destas categorias, reconhecendo suas diferenças e aplicabilidades. Confiram!

Cisão

É quando uma pessoa jurídica opta por dividir seu patrimônio entre duas ou mais empresas já formalizadas. Caso a cisão extinga a organização original esse processo é conhecido por cisão total. Ao contrário, quando a pessoa jurídica se mantém ativa, apenas dividindo o seu capital, aí temos uma cisão parcial.

Fusão

Ao contrário da cisão, na fusão, as ou mais empresas se unem para formar uma nova organização, extinguindo as originárias. Assim, também acontece com todos os direitos e obrigações e a nova empresa criada se responsabilizará em honrar os novos contratos.

Aquisição

É quando uma empresa adquire parte ou o total de ações de outra organização.

Incorporação

Nesse caso, uma ou mais empresas são encampadas por outra. As organizações originárias são extintas. Somente a empresa incorporadora manterá a titularidade da sua personalidade jurídica e de todo o patrimônio das incorporadas.

Qual o objetivo da fusão de empresas?

Empresários que buscam a fusão de empresas querem aumentar a diversificação dos seus negócios, bem como ampliar a base de clientes. A operação viabiliza ainda aumento da abrangência da marca e das receitas.

Isso porque antes, as organizações produziam e vendiam seus produtos em mercados separados. A partir da fusão, apenas uma passa a dominar o mercado.

E esse é exatamente o maior objetivo desse tipo de operação: dar origem a um novo empreendimento, ainda mais forte e capacitado para disputar o mercado em seus segmentos.

Desta forma as empresas envolvidas veem suas ações sendo valorizadas antes e depois da fusão. Uma negociação legal, prevista no Código Civil brasileiro e por leis federais como a lei de número 6.404, das sociedades anônimas.

Com novas oportunidades de negócios, a nova empresa gera mais vendas, reduz os custos e os riscos de mercado.

Assim as decisões são mais estratégicas, pois os gestores têm em mãos o know-how de duas ou mais empresas, que antes não existiam em seu processo produtivo.

A fusão de empresas permite unir não somente o capital, mas também as experiências e perspectivas de atuação.

O que diz a lei sobre a fusão de empresas no Brasil?

No Brasil a fusão de empresas é amparada na legislação vigente. Uma delas é o artigo 228 da lei de sociedades anônimas de número 6.404 de 15 de dezembro de 1976.

O texto descreve fusão, como uma operação comercial onde duas ou mais empresas se unem para formar uma nova sociedade empresarial. A fusão de empresas também está regulamentada no capítulo dez e no artigo 1.119 do Código Civil.

Além da união essa fusão resulta no desaparecimento dos registros anteriores, surgindo um novo número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e um novo proprietário.

Desta forma a nova empresa terá um novo contrato, com as discriminações de capitais sociais, identificação dos sócios, bens, direitos, obrigações, entre outros fatores.

Se a organização for sociedade anônima (S.A.) a fusão deve ser votada em assembleia dos acionistas. Também deverá ser elaborado um novo estatuto com a divisão de ações e de responsabilidades.

O artigo 1.120 do Código Civil detalha ainda outras peculiaridades legais que implicam nas operações de fusões.

Quais os tipos de fusão de empresas?

Basicamente existem cinco tipos de fusão de empresas, bem distintas um do outro. Vale reforçar que independente do modelo escolhido, todos estão amparados na legislação brasileira.

São as fusões vertical, horizontal,  de conglomerados, de extensão de mercado e de extensão de produto. Modalidades que resultam na criação de uma terceira organização, que sairá muito mais fortalecida.

Ele terá maior potencial de mercado, ainda mais renovado e reforçado pelas aptidões e competências das anteriores. Realizada de forma voluntária, essa união resulta de intenso trabalho de estudo interno e de mercado.

Uma negociação alicerçada na indústria e na relação comercial das organizações envolvidas nesse tipo de processo. Bem estruturada e otimizada, a nova empresa busca novas soluções e abordagens ainda mais construtivas e estratégicas.

Vale reforçar, que independente do tipo de fusão escolhida o sucesso da operação está no planejamento e na execução estratégica de cada etapa dessa operação.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre as características de cada um dos tipos de fusões em vigor no Brasil.

Fusão horizontal

É a união de duas ou mais empresas que atuam no mesmo segmento, oferecendo produtos ou serviços similares. Geralmente um tipo de fusão preferido por empresas que operam em mercados com menos negócios.

Assim, unidas, podem conquistar uma fatia cada vez maior de consumidores. Quando separadas, cada uma disputa o mercado de forma acirrada e independente.

Após a fusão, a nova empresa pode dominar o mercado, aumentando assim sua lucratividade e oportunidades. Uma das grandes vantagens desse formato é a carteira de clientes que passa a ser unificada.

Ações de comunicação e de marketing, antes direcionadas a um único público-alvo, passam a ser únicas e direcionadas a vários tipos e perfis de clientes. A fusão horizontal permite que as empresas envolvidas eliminem a concorrência.

Além disso, podem rever seus processos, tornando-os mais econômicos, ágeis e com maior qualidade.

Fusão vertical

Se caracteriza pela junção de duas organizações que atuam no mesmo segmento de mercado, mas não na mesma cadeia de produtos.

Ou seja, uma empresa pode fabricar algum item que a outra não produz, mas que é fundamental para a fabricação de seus produtos. Nesse caso, a fusão vertical assegura matéria-prima e mão de obra mais em conta, compradores fixos e aumento de receita.

Assim o capital de giro da nova empresa pode ser ainda maior, gerando impacto superior no mercado. Outro ponto importante da fusão vertical é a eliminação de intermediários no processo fabril. Isso gera maior economia para ambas.

Conglomerado

Fusão de empresas.

Nessa modalidade de fusão, temos associação de empresas de áreas de atuação totalmente diferentes, entre si. Lembrando que os conglomerados podem ser puros ou mistos.

O primeiro engloba empresas exatamente como falamos anteriormente, bem distintas entre si e com produtos diferentes também. Porém passam a trabalhar juntas, a partir de algumas adaptações de suas produções ou criando um novo produto.

Desta forma podem ampliar ainda mais o público consumidor, com mix de ofertas mais variado. Já os conglomerados mistos buscam unir as empresas que podem atuar no mesmo segmento ou parte dele.

Elas podem manter ou não seus próprios nomes e marcas para consolidar e ampliar o mercado consumidor. Desta forma o crescimento é ascendente, na mesma proporção da consolidação dos clientes, perante suas marcas.

Vale ressaltar que essa expansão de produtos e de ofertas, gera maior rentabilidade, o que é sempre muito bem-vista pelos gestores.

Fusão de extensão de mercado

Nesse tipo de fusão temos a junção de empresas que, apesar de atuarem em mercados bem diferentes, fabricam e comercializam produtos ou serviços semelhantes.

Um tipo de transação que geralmente acontece entre organizações de regiões distintas, como estados ou países. Mas isso não impede a conquista de diferentes e novos mercados e consumidores, nacionais e internacionais.

A fusão de extensão de mercado viabiliza não somente o crescimento dos lucros, mas a expansão das marcas já consolidadas. Desenvolvimento viável a curto, médio e longo prazos, com uma base de clientes ainda maior.

Como aconteceu com a Tam e a Lan Chile ao criar a Latam, uma das maiores empresas de aviação do mundo. A fusão permitiu ampliar sua atuação em países da América do Norte e Europa.

Fusão de extensão de produto

Esse é um tipo de fusão de empresas que já comercializam produtos ou serviços equivalentes. Assim, por meio da fusão de extensão de produtos, os gestores vislumbram a expansão de suas ofertas.

Para isso unificam suas listas de itens produzidos para conquistar novas fatias de mercado e novos perfis de consumidores.

Nessa modalidade de fusão ganham as empresas unificadas, mas também os clientes que passam a ter acesso a uma gama ainda maior de produtos e serviços.

Ganham os consumidores e os gestores que vêem seus lucros crescerem na proporção que ampliam as ofertas.

Principais desafios da fusão de empresas

Unir duas empresas diferentes com culturas organizacionais distintas e criar uma organização nova vai gerar inúmeros desafios, mas que certamente também trará excelentes resultados.

Por isso, é necessário estar consciente de que, apesar da potencialização de resultados que a fusão de empresas pode trazer, é necessário fazer esta parceria com muito planejamento para poder colher esses resultados positivos.

Vamos destacar aqui alguns destes obstáculos.

Dificuldades na transformação da cultura organizacional

A cultura organizacional é algo particular de cada empresa que inclui seu propósito, seus objetivos, valores, dentre outros. Algumas empresas têm uma cultura organizacional mais flexível, outras são mais tradicionais.

Quando a empresa A se funde com a empresa B gerando, assim, uma nova empresa C surge com ela uma nova cultura organizacional. E isso pode ser um grande desafio durante a fusão de empresas.

Por isso, antes de implementar novos processos, é fundamental pensar na integração dos colaboradores. Se as pessoas estiverem alinhadas à nova cultura, certamente ficará mais simples integrar também os processos, por exemplo.

Integração de processos

Na fusão de empresas é necessário criar ou definir como serão os novos processos. O que é isso?

Os processos estão relacionados como determinada empresa trabalha. Algumas empresas têm processos mais flexíveis, com pouco uso de sistemas e softwares. Outras, por sua vez, têm os processos mais rígidos e burocráticos.

Definir como esta nova empresa vai realizar as suas atividades do dia a dia é fundamental e, ainda: fazer com que as pessoas estejam alinhadas com esta nova forma.

Principais vantagens da fusão de empresas

Você está percebendo que quando falamos de fusão de empresas, 1+1>2. Ou seja, a fusão de empresas é muito maior que apenas a soma das duas empresas que foram fundidas.

O grande objetivo é criar algo diferente e, obviamente, maior. Dentre as principais vantagens, tem-se:

Ampliação de mercado

No geral, quando acontece a fusão de empresas, há uma ampliação de mercado, pois a nova empresa que surge é mais pujante e, com isso, há uma diversificação da atuação, de mercados e de ponto comercial.

Além disso, funde-se também os dois portfólios de clientes e, assim, aumenta-se naturalmente o número de clientes.

E, no geral, como as empresas não vendem exatamente o mesmo produto e/ou serviço, é possível potencializar a receita com cada um desses clientes, aumentando a conversão das vendas.

Redução dos custos

Fusão de empresas envolve, necessariamente, reestruturação e isso significa, muitas vezes, uma otimização dos processos que gera uma diminuição dos desperdícios, assim como resolução de gargalos.

Com esta nova estrutura mais enxuta e otimizada, há uma redução significativa nos custos.

Ampliação das receitas

Com o surgimento desta nova empresa cujo mercado é muito mais amplo, além da estrutura estar mais otimizada, há uma grande expectativa de aumento da geração de um bom negócio.

A fusão de empresas se beneficia de toda a expertise das empresas, além das suas lições aprendidas para surgir, então, uma nova empresa com um grande potencial, inclusive de geração de receitas.

Como se faz uma fusão de empresas?

Até aqui, você já conseguiu entender melhor como funcionam as fusões de empresas, suas vantagens e questões legais. Agora vamos mostrar passo a passo como se faz uma fusão de empresas.

Na primeira etapa desse processo, os gestores devem analisar as necessidades e possibilidades que esse tipo de negociação trará para as organizações envolvidas.

Deve identificar quais serão os benefícios e os desafios e também listar possíveis organizações viáveis para a fusão. Depois é preciso selecionar a empresa ideal e dar início às negociações.

Auditoria e avaliações em todos os processos internos é o terceiro passo. Em seguida é preciso elaborar os contratos, obter as autorizações judiciais necessárias e a aprovação dos sócios ou acionistas.

Vale ressaltar que esse processo envolve ainda os registros e publicações dos trâmites nos órgãos competentes, como a Junta Comercial; registro e inscrições complementares.

Por fim, uma das últimas etapas dessa transação são as últimas considerações ou alterações contratuais e a assinatura final dos documentos. Concluída a fusão é hora de definir as estratégias administrativas e operacionais para seguir com o empreendimento.

Importante destacar que cada tipo de fusão tem suas peculiaridades e o andamento do processo de fusão pode ser alterado entre uma e outra fusão.

Exemplos de fusão de empresas no Brasil

Como vimos, independente da crise econômica em que o Brasil está mergulhado, o segmento de fusões está em plena expansão. A pandemia de coronavírus obrigou alguns empresários a buscar novos rumos, novos investimentos e captações.

Outros gestores viram nas fusões a oportunidade para fortalecer sua marca no mercado, como o Grupo Notredame Intermédica que fez 12 aquisições. Quem seguiu os passos do Notredame foi o Magazine Luiza, que adquiriu nove empresas.

Já a Locaweb incorporou outras cinco organizações ao seu patrimônio, num total de mais de R$ 322 milhões investidos. Listamos abaixo algumas das maiores fusões ocorridas entre empresas no Brasil, nos últimos dois anos.

  • Especializada em reforma e comercialização de imóveis, a Loft expandiu suas atividades com três novas aquisições: Spry, Uotel e Invest Mais.
  • A Arezzo comprou a marca Reserva e Troc.com.br;
  • A Azul incorporou a Azul Conecta, a Two Taxi Aéreo Ltda e a Two Flex;
  • O Nubank comprou as empresas Plataformatec e a Cognitect;
  • OLX comprou o Grupo Zap;
  • A Hypera Pharma adquiriu um portfólio de 18 medicamentos da Takeda Pharmaceutical, passando a ser a maior empresa farmacêutica do país;
  • A Uber comprou a Postmates, passando a ser a maior plataforma de entregas dos Estados Unidos;
  • Localiza e Unidas também se fundiram;
  • A Ânima Educação comprou todos os ativos do Grupo Laureate, passando a ser o quinto maior grupo de ensino superior no Brasil.

Encontrando oportunidades para a fusão de empresas

Agora que ficou claro que realizar uma fusão de empresas pode ser uma opção extremamente vantajosa para o seu negócio, provavelmente surge a pergunta: onde encontrar oportunidades de negócio e empresas interessantes para avaliar a possibilidade de uma fusão com a minha empresa?

A forma mais eficiente e segura para encontrar empresas disponíveis, tanto para a realização de fusão como outros tipos de formatos, por exemplo, como a venda é através de plataformas especializadas.

Na plataforma de venda de empresas do meuBIZ é possível criar um anúncio específico sobre o tipo de parceria que deseja, como fusão de empresas. E, a partir daí, é só aguardar as propostas e avaliar os diferentes perfis dos parceiros.

Conclusão

Considerada uma operação delicada e complexa, a fusão de empresas é uma operação viável e estratégica para gestores que buscam diversificar seu portfólio de produtos ou aumentar a receita.

A medida viabiliza ainda o crescimento e o desenvolvimento da organização, bem como a criação de uma nova empresa. Cada vez mais comuns em vários modelos de negócios, a fusão também gera benefícios aos consumidores.

Por meio delas os clientes ganham mais qualidade, preço e diversificação de produtos ou serviços. Vantagem também para a concorrência. Uma negociação que encontra amparo legal na legislação brasileira.

A partir das fusões novas empresas surgem no cenário nacional, se consolidando rapidamente no mercado. Isso porque resultam da junção de marcas sólidas e estáveis.

No texto de hoje vimos que a fusão de empresas possui várias modalidades, cada uma com suas características e peculiaridades. Optar entre uma ou outra dependerá dos objetivos e metas de seus dos gestores que pretendem diversificar seus empreendimentos.

Para não errar é importante contar com uma boa assessoria técnica, composta por especialistas na área.

 

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