A atividade industrial brasileira é um potencial mercado para se investir, que apresenta um cardápio variado de segmentos, movimentando bilhões de reais anualmente e empregando milhares de pessoas pelos quatro cantos do país.
Uma fábrica à venda é uma oportunidade para empreendedores que estão engajados no sucesso profissional e que querem fazer a diferença por um setor econômico nacional ainda mais forte, sobretudo para o período pós-pandemia de Covid-19.
No Brasil, a indústria, ao lado do agronegócio e do setor terciário, o qual são considerados comércio e serviços, formam os três pilares que sustentam e fazem funcionar a engrenagem econômica nacional.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor representa 20,9% do PIB brasileiro, e responde por 70,1% das exportações de bens e serviços e por mais de 30% dos tributos federais, descartando dessa conta as receitas previdenciárias.
Nos últimos anos, algumas crises externas e internas impactaram diretamente na atividade industrial, mas, aos poucos, os empreendimentos vão retomando a produção e aquecendo novamente o mercado.
A própria CNI admite o novo cenário e enxerga, com otimismo, um futuro promissor, pois desde o último mês de maio, mesmo estando em uma pandemia.
O setor industrial tem conseguido melhores resultados mês a mês, com a produção voltando praticamente ao que era antes da chegada do novo coronavírus.
Portanto, se pretende investir em uma fábrica à venda, o momento é o melhor possível para avaliar o assunto com carinho.
Mas antes de qualquer decisão é preciso conhecer mais sobre esse mercado e definir as melhores opções para iniciar o empreendimento. Continue a leitura e bons negócios!
Fábrica à venda: o que é a indústria brasileira
Para investir em uma fábrica à venda é preciso, antes de qualquer decisão, conhecer o mercado no qual se deseja entrar.
Em qualquer atividade a competitividade é alta, pois o consumidor exige por qualidade. Contudo, no ramo industrial isso fica mais ainda evidente no dia a dia, tendo em vista, entre outros fatores de mercado, a concorrência sempre muito ativa de outras fábricas, sobretudo originárias do exterior.
No Brasil, a história da atividade industrial começou no século XX – embora os primeiros registros no mundo tenham sido ainda no século XVIII – na década de 1930, com a produção de café.
De lá pra cá, mudanças ocorreram e, hoje, temos um setor pulsante e, como já mencionado, promissor.
Existem diferentes áreas de atuação, pois a indústria é classificada em três tipos:
- Indústrias de base/produção
- Indústrias de bens intermediários
- Indústrias de bens de consumo
Indústria de base/produção: são os empreendimentos que transformam matéria-prima bruta em matéria-prima processada para ser usada em outros ramos.
Indústria de bens intermediários: são responsáveis pela produção de produtos que serão usados pela indústria de bens de consumo. Um exemplo de produção são os variados tipos de máquinas e equipamentos.
Indústria de bens de consumo: são aquelas que transformam a matéria-prima processada em produto final e o direciona ao consumidor.
Entre os principais tipos de indústrias no Brasil estão a extrativa, de transformação, alimentícia, construção civil e energética.
Se em algum desses ramos você encontrar uma fábrica à venda saiba que estará diante de um mercado com potencial no país.
Encontre negócios à venda |
Indústria 4.0
Um termo muito usado quando se fala em atividade industrial é “Indústria 4.0”. Também mencionada pela literatura como a Quarta Revolução Industrial, ela significa a produção de bens totalmente atrelada à tecnologia.
O objetivo é unir aspectos físicos, digitais e biológicos através de diferentes tipos de tecnologia, como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Ciber Físicos (CPS).
Embora pareça um assunto ainda distante para o Brasil, ele é cada vez mais falado e, aos poucos, aplicado por grandes multinacionais.
Por aqui, a Indústria 4.0 começou a ser trabalhada com mais seriedade em 2017, com a criação do Grupo de Trabalho para a Indústria 4.0 (GTI 4.0), que reúne associações, indústrias e o governo para uma discussão ampla, eficaz e democrática para que essa nova era industrial seja implantada com o máximo de benefício para os empreendimentos, operários e consumidor final.
De acordo com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a quarta revolução pode trazer resultados expressivos para as fábricas brasileiras, sendo o principal a redução de custos anuais de, no mínimo, R$ 73 bilhões.
Além disso, a associação também acredita em ganhos com qualidade de produção, agilidade e menor consumo de energia.
É possível aplicar este conceito em um novo empreendimento, mas é preciso destacar que, além do investimento em tecnologia, é necessário levar em consideração outros fatores, sendo um dos principais o pátio de produção, que deverá ter condições estruturais para colocar em prática a Indústria 4.0.
Se esse é o seu objetivo, saiba que a fábrica à venda não pode ser qualquer fábrica, mas sim, um local que favoreça a modernização do ambiente.
Investindo no setor industrial
Após a explicação sobre a atividade industrial no Brasil e o conceito de Indústria 4.0, agora é o momento de falar sobre como transformar o anúncio de “fábrica à venda” em um novo empreendimento.
Depois de pesquisar a fundo sobre o setor em que pretende atuar, o investidor deverá avaliar o seu capital financeiro e classificá-lo em três:
- Investimento fixo: investimento em estrutura física, como móveis e máquinas.
- Investimento pré-operacional: custo essencial, porém, não se resume à bens fixos. São despesas como regularização, marketing e treinamento de pessoal.
- Capital de giro: é uma espécie de reserva para suprir o fluxo de caixa até que a empresa recupere os investimentos iniciais e se torne autossustentável.
É possível investir em uma indústria pela internet?
Investir em uma indústria não é tão simples quanto investir em um comércio lojista ou em um veículo, por exemplo, mas, sim, respondendo à pergunta deste tópico, é possível adquirir uma fábrica à venda pela internet.
Existem sites especializados em anúncios de empreendimentos que estão à venda, e não é diferente no caso de indústrias.
No meuBiZ, plataforma referência nesse tipo de comercialização, o investidor encontra variados tipos de indústrias em diferentes localidades como São Paulo (SP), Serra (ES) e Araguari (MG).
Na página, é possível filtrar por “Indústrias” e escolher o estado onde deseja investir. É possível encontrar fábricas nos ramos da construção civil, agronegócio, cosméticos, entretenimento e alimentos. Acesse o site, faça uma boa pesquisa e encontre a melhor opção de investimento
Encontre negócios à venda |
Veja mais:
Academia à venda – Conheça as oportunidades no setor
Brasil empresas – como empreender com menor risco
Negócios lucrativos – como encontrar empresas para investir
Fazenda à venda: como investir no setor agrícola
Salões de beleza à venda são bons negócios para empreender
6 dicas para escolher um bom imóvel comercial
Quiz de personalidade – analise seu padrão comportamental para o empreendedorismo
Teste de personalidade – Como elevar suas chances no mercado
Bom negócio RJ – Como empreender um bom negócio no RJ
Depósito de gás é um bom negócio para empreender
6 dicas para escolher um bom imóvel comercial
Salões de beleza são bons negócios para empreender
Passando o Ponto Comercial – Como colocar o ponto à venda
Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio