Vender uma empresa tem sido uma saída cada vez mais comum no mundo dos negócios, pois é viável e interessante para quem vende e também para quem compra.
Mas, como em qualquer área, há sempre pessoas de má fé se passando por falsos interessados e tentando tirar vantagem da situação.
Por isso, fique atento ao receber uma proposta de um comprador para o seu negócio.
Diante do crescimento das transações de compra e venda de empresas, o objetivo desse texto é apresentar as dicas para você não ter problemas durante a venda do seu negócio, evitando, assim, possíveis fraudes durante o processo.
1. Como identificar uma suposta fraude
Felizmente as fraudes nas transações de compra e venda de empresas não são tão difíceis de serem descobertas, pois possuem algumas características em comum.
A seguir destacamos cinco formas de investigar se o contato feito por um comprador é sério ou se trata de uma possível fraude.
Envolve algum fator internacional
A característica desse tipo de estratégia é que elas geralmente envolvem algum fator internacional.
Por exemplo, você pode receber uma mensagem ou e-mail escrito em inglês (ou outra língua estrangeira), que esteja mal traduzido para o português, que tenha uma situação que envolva alguém que mora no exterior, um consultor de outro país ou, até mesmo, um remetente com nome diferente do que você está acostumado.
Se você receber um contato com alguma característica internacional, fique atento! Não descarte a possibilidade logo de cara, mas faça uma pesquisa inicial e investigue se as demais características a seguir estão presentes.
Oportunidades imperdíveis
A segunda característica e, provavelmente, a principal delas é que o conteúdo da mensagem que você receberá conterá uma oportunidade imperdível, fácil e boa demais para ser verdade.
Nesse caso, podem lhe oferecer diversas recompensas por algum tipo de operação, desde um depósito com alto valor, porcentagem em uma transação ou uma comissão por algum serviço.
Em troca, eles lhe pedirão seus documentos e podem até lhe enviar links suspeitos para captar suas senhas e dados.
Portanto, nunca clique em qualquer link duvidoso e nunca envie cópia ou originais de seus documentos antes de checar a veracidade do interessado.
Envolve um pedido de ajuda urgente
A próxima característica de uma fraude é que ela quase sempre envolve um pedido de ajuda. Muitas vezes os golpistas utilizam essa estratégia para tentarem convencer emocionalmente.
Pode ser um pedido de ajuda para uma situação dramática como a perda de um ente querido ou fuga de refugiados.
Por exemplo, alguém pode lhe pedir ajuda para transferir uma herança para o Brasil, após a morte de um familiar.
Com isso, você seria recompensado com um percentual desse valor. Fique atento a esse tipo de situação.
Busca uma relação de confiança
A quarta característica presente em situações fraudulentas ou golpes é a busca por uma relação de confiança, com pessoas confiáveis e que possam comprovar a sua idoneidade.
Parece meio óbvio que, se uma pessoa lhe solicita ajuda, é ela quem deve comprovar sua honestidade.
No entanto, essa é uma tática psicológica que pode confundir.
Quando alguém lhe solicita documentos para comprovação de idoneidade, nossa tendência é previamente acreditar que o solicitante é honesto.
Não caia nessa, peça você os documentos do possível interessado e desconfie.
Importante ressaltar que os documentos não são solicitados no início de uma negociação, mas geralmente são pedidos depois de algumas conversas.
Mal escritos ou de difícil entendimento
Por fim, os pedidos de ajuda e parceria, além de envolverem um fator internacional, oportunidades imperdíveis, ter o fator urgência e a solicitação de documentos, geralmente são mal escritos e de difícil entendimento.
Muitas vezes as mensagens são traduzidas utilizando ferramentas online (já que os possíveis fraudadores possam ser estrangeiros), o que dificulta o entendimento.
Mas algumas vezes as mensagens, ainda que escritas em bom português, apresentam propostas de difícil entendimento, justamente com o objetivo de deixar o leitor em dúvida para que responda demonstrando curiosidade na proposta.
Assim, o golpista pode utilizar da sua dúvida para mapear seu interesse e apresentar uma proposta que lhe convença.
A partir da nossa experiência no mercado de compra e venda de empresas, mostramos a seguir algumas dicas para evitar as armadilhas criadas pelos supostos compradores/investidores.
2. Como evitar as fraudes
Se você já recebeu um contato com as características apresentadas acima, é preciso tomar alguns cuidados.
Confira se alguém já mencionou esse tipo de abordagem
Hoje em dia é relativamente simples fazer uma primeira verificação de uma possível fraude. Basta digitar no Google o nome da pessoa, e-mail e/ou o texto que você recebeu.
Se houver outras citações, você provavelmente recebeu uma mensagem não confiável.
Por isso, não avance na negociação sem verificar outras questões do possível interessado. Uma dica importante: geralmente os fraudadores criam diversos e-mails para não serem “pegos” nos sistemas antifraude.
Assim, esses e-mails são criados com diferentes numerações/abreviações, por exemplo xxxx123@gmail.com, para conseguirem o cadastro nos provedores.
Não responda
Se você tem certeza de que se trata de um golpe, simplesmente ignore a mensagem ou contato. A pessoa pode insistir, mas não lhe fará mal algum.
Nunca forneça seus documentos antes de solicitar a documentação do interessado
Se você não tem certeza que se trata de um golpe e quer avançar para verificar se a negociação é verdadeira, nunca forneça seus documentos antes de receber os documentos do remetente. Certifique-se de que sejam reais, peça o telefone do interessado e converse antes.
Confira o nome da pessoa e seu CPF/CNPJ (se brasileiro)
Se você solicitou a documentação, verifique se são verdadeiros. Utilizando a internet, você pode pesquisar o CPF e o CNPJ para saber se realmente existem e se possuem processos ou outras pendências.
Obs.: Se você receber qualquer contato no meuBiZ que se pareça com o que colocamos nesse post, envie um e-mail para contato@meubiz.com.br imediatamente, para que possamos auxiliá-lo e tomar as devidas providências.
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