<
Negócios em operação possuem ativos, fluxo de caixa e outros itens que são como garantias de um financiamento. E, mesmo que nenhum banco aceite apoiá-lo, na compra de empresa também a possibilidade de negociar o pagamento com o próprio vendedor.
Veja também: Ser seu próprio chefe ou ter um chefe?
Após comprar a empresa vem o período de transição
Facilita muito o auxílio que o antigo proprietário pode fornecer durante o período de transição. Pode ser negociado que ele permaneça parcialmente na empresa por um um período após a venda. Isso facilita a nova gestão a compreender os processos de trabalho e desafios da empresa. Tudo isso potencializam o sucesso na compra de empresa em operação.
Mas se o negócio está à venda, será que ele não está estagnado? Pode até ser que sim. No entanto, isso pode ser facilmente detectado durante uma auditoria (também chamada due diligence). E essa pode ser uma grande oportunidade para quem está comprando. Na crise, é possível adquirir boas empresas a preços mais baixos. Além disso, a nova gestão e novos contatos do comprador podem oxigenar a empresa e trazer novos resultados.
Diante de tantas oportunidades, é provável que o antigo proprietário não tenha explorado todos os recursos disponíveis. Está é a grande diferença entre a mera sobrevivência e a vitória nos negócios.
Para conhecer todos os passos para a compra de empresa, clique aqui.







