Academia a venda – Conheça as oportunidades no setor

academia a venda

Você está navegando pela internet quando, de repente, se depara com um anúncio, “academia à venda”.

Embora não seja uma oferta comum como são as de roupas, calçados, veículos, entre outros produtos, a comercialização desses estabelecimentos pela internet – assim como de outros ramos – está crescendo e os algoritmos da rede estão levando até os interessados no assunto ofertas de franquias e empresas em operação para que pessoas possam iniciar seus próprios negócios.

Não se trata de um novo normal, mas de uma nova realidade, em que plataformas especializadas em anúncios de venda de empresas, franquias e pontos comerciais estão crescendo e ajudando a fomentar o empreendimento.

Com as academias não é diferente, e este é um ramo muito atrativo, com boas possibilidades de dar certo e alcançar o sucesso esperado.

Esse artigo vai abordar sobre o porquê uma academia à venda pode ser uma boa aposta e como e onde dar o primeiro passo rumo à realização profissional. Boa leitura!

Academia à venda – Por que investir na área?

A busca pela boa saúde do corpo e da mente virou uma constante entre pessoas de todo o mundo e, entre as orientações mais comuns de especialistas das áreas voltadas à saúde física e mental é a prática de atividade física regular.

Não foi à toa que a palavra fitness – de origem inglesa que significa estar em boa condição física – entrou para o vocabulário da moda, especialmente na internet.

Um importante estudo sobre o setor, o IHRSA Global Report, versão 2019, mostrou que o mercado de academias no Brasil é bom e, ao mesmo tempo, promissor.

O país tem mais de 34.500 academias espalhadas por suas federações, sendo o segundo maior mercado do mundo.

Em termos de faturamento, o Brasil é o terceiro país que mais movimenta dinheiro, mais de 2 bilhões de dólares, perdendo apenas para Estados Unidos e Canadá.

Outras estatísticas interessantes e que merecem ser destacadas vêm da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mostram um alto número de sedentários em todo o planeta, com destaque para os países da América Latina, região com maior índice de pessoas que não praticam atividades físicas, quase 40%.

São milhares e milhares de pessoas que procurarão ou serão obrigadas a procurar, em algum momento da vida, uma academia para entrar na linha e melhorar a saúde.

Acredita-se, ainda, que, o pós-pandemia da Covid-19 será animador para o setor, pois o coronavírus parece ter despertado na população a consciência do auto cuidado como forma eficaz de prevenção à diversas doenças.

Portanto, ao se deparar com um anúncio colocando uma academia à venda, pense com carinho no assunto, pois nele pode estar a oportunidade de iniciar seu próprio negócio.

Encontre negócios à venda

O que é preciso para abrir uma academia?  


Embora seja um mercado promissor, apostar no anúncio da academia à venda e embarcar neste ramo não é tão simples, mas também não é nada tão burocrático, basta seguir os procedimentos legais da legislação, fazer uma pesquisa sobre o mercado e definir os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Planejamento

O primeiro fator a ser levado em consideração é o planejamento. Não apenas com academias, mas em qualquer área, se o objetivo é o sucesso, é preciso planejar o que será feito para não ser surpreendido por contratempos.

Neste planejamento, o empreendedor deve avaliar localidade, público-alvo, objetivos, ações para atingir as metas, custos, capital de giro necessário e possibilidades de receitas.

Tendo uma visão completa de acordo com esses pontos ressaltados, o empresário saberá os caminhos para atrair os clientes e tornar sua academia sólida no mercado.

Liberação para funcionamento

Outro fator importante são as liberações das autoridades públicas para o funcionamento da academia.

De nada adianta adquirir o estabelecimento e abrir as portas se não estiver de acordo com a lei para tal finalidade.

Se for assim, há o risco de o negócio ser interditado, você terá prejuízos e será o dono do próximo anúncio de academia à venda.

Para colocar o empreendimento em funcionamento é preciso estar de acordo com procedimentos municipais, estaduais e federais, como CNPJ, documentação na Junta Comercial, IPTU do imóvel, alvará de funcionamento e regulamentação junto ao Conselho Federal de Educação Física.

Encontre negócios à venda

Profissionais especializados

Uma dúvida comum entre interessados em abrir uma academia é se o proprietário precisa ser formado em Educação Física.

A resposta para essa pergunta é não. No Brasil, não se exige tal registro para o dono, porém, é necessário que o estabelecimento conte com profissionais registrados no órgão que regulamenta o setor, no caso, o Conselho Federal de Educação Física.

Mais do que o registro, é recomendável que o profissional seja capacitado tecnicamente para formular os treinos e, principalmente, para se relacionar com os alunos e suas diferentes demandas.

O aluno é o cliente e, como tal, merece total atenção, respeito e estímulo para não interromper os treinos.

Compre uma academia pela internet, é possível!

Encontrar uma academia à venda pela internet, mesmo que seja uma empresa já em operação, é perfeitamente possível.

Como foi mencionado no início do artigo, existem sites especializados que funcionam como plataformas para compra e venda de franquias, empresas em operação e pontos comerciais, por meio das quais o contato entre comprador e vendedor e até mesmo a forma de negócio podem ser feitas totalmente no conforto da sua casa, utilizando todo aparato que a tecnologia proporciona.

Encontre uma plataforma confiável e segura, como por exemplo, o meuBiZ, que desde 2016 tem proporcionado incríveis oportunidades para empreendedores brasileiros.

É muito simples: basta acessar o site, ir em “Comprar” e selecionar no campo de buscas o tipo de negócio que você está interessado – neste caso, as academias.

Você encontrará mais de uma centena de negócios à disposição, e após fazer uma boa pesquisa, encontrará o melhor negócio que se encaixa no seu perfil e no perfil que deseja para o empreendimento.

Além disso, no meuBiZ é possível ver informações do estabelecimento como ano de fundação, faturamento, lucro anual e dados sobre o anunciante. Esses detalhes passam mais segurança na hora do investimento.

Como vender uma empresa pela internet?

Se o caso for colocar uma academia à venda, o meuBiZ também disponibiliza ao vendedor espaço para anunciar.

Entre os benefícios estão a credibilidade e audiência do site, que virou referência no setor. Basta o interessado acessar a página e ir em “Vender”.

O site explica o passo a passo para publicar o anúncio e ainda se coloca à disposição para responder dúvidas comuns do procedimento.

Vender um negócio

 


Veja mais:
Brasil empresas – como empreender com menor risco
Negócios lucrativos – como encontrar empresas para investir
Fazenda à venda: como investir no setor agrícola
Salões de beleza à venda são bons negócios para empreender
6 dicas para escolher um bom imóvel comercial
Quiz de personalidade – analise seu padrão comportamental para o empreendedorismo
Teste de personalidade – Como elevar suas chances no mercado
Bom negócio RJ – Como empreender um bom negócio no RJ
Depósito de gás é um bom negócio para empreender
6 dicas para escolher um bom imóvel comercial
Salões de beleza são bons negócios para empreender
Passando o Ponto Comercial – Como colocar o ponto à venda
Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.