Empreender é uma iniciativa que acarreta a tomada de uma série de decisões, de acordo com o seu perfil como empresário, capital disponível e motivações. O mais comum é que empreendedores comecem seus negócios “do zero”, mas essa não é a única possibilidade.
Como qualquer outra forma de empreender, adquirir negócios já estabelecidos apresenta desafios, mas as vantagens são múltiplas. Se a empresa está de pé, isso significa que estratégias de marketing e imagem estão sendo bem sucedidas, o que aponta um caminho.
Elementos como acordos estabelecidos com fornecedores, colaboradores já associados e perspectiva de lucros e espaço no mercado tornam essa uma alternativa a ser considerada tanto por empreendedores experientes quanto por aqueles que estão começando.
5 coisas para considerar ao comprar uma empresa em funcionamento
Existem dicas que podem ajudar empreendedores que desejam adquirir uma empresa em funcionamento. Elas são simples, mas a sua aplicação é primordial para que a empreitada seja bem sucedida, desde a tomada da decisão até a formalização da compra.
1 – Pesquise extensamente sobre a empresa
Tomada a decisão de adquirir um CNPJ já estabelecido, o primeiro passo deve ser a pesquisa. Você provavelmente terá alguns critérios prévios (como área de atuação da empresa) que facilitarão a filtragem, mas é muito importante fazer pesquisas aprofundadas, como no site do Serasa e outros do governo.
Uma parte da descoberta das informações pode ser facilitada através de documentos fornecidos pelo próprio proprietário (como dívidas pendentes com o fisco, relação de colaboradores etc), mas é recomendado não se limitar somente ao que é entregue a você.
2 – Faça uma negociação e avalie possibilidades de lucro
Talvez a parte mais importante após a escolha da empresa a ser comprada, a negociação necessariamente envolve a discussão de valores. Mais do que isso, porém, é imprescindível que exista uma avaliação prévia de todos os aspectos financeiros envolvidos na transação.
Isso inclui a perspectiva de lucros baseados em ganhos anteriores e em projeções futuras. A última coisa que um empreendedor quer é adquirir um negócio que irá trazer prejuízos, de modo que considerar (e registrar de maneira documental) aspectos financeiros é essencial.
3 – Considere a imagem da marca
A imagem de uma marca envolve diferentes fatores, desde aqueles mais abstratos (a percepção do público-alvo, por exemplo), até os mais objetivos, como o registro de marca. Esse segundo ponto, em especial, deve ser considerado em todas as suas nuances.
A imagem da marca é atual? Segue tendências? Quais conceitos de marketing estão aplicados nela? Pensar nas respostas para todas essas perguntas permitirá que você tome decisões e conceitos da marca que acabou de adquirir.
Verifique se o logotipo da empresa está adequado, se a imagem que passa da marca está correta ou se precisará alterar alguma coisa depois. O mesmo deve ser feito com nome, design de site, redes sociais, etc.
4 – Possua identificação com o segmento
Empreender é uma atitude que pode ser tomada por qualquer pessoa que possua os conhecimentos necessários, mesmo aqueles com um baixo capital. Mais importante do que valores aplicados é possuir identificação com o segmento do mercado no qual irá investir.
Essa proximidade com a área do negócio permite não somente que você consiga filtrar melhor quais negócios valem (ou não) a pena serem considerados, mas que possa estabelecer metas e estratégias de acordo com o mercado. A motivação, nesse caso, é inestimável.
5 – Tenha um bom planejamento de transição
Começar uma empresa do zero é uma tarefa que traz desafios, mas existe uma boa dose de controle ao construir as estruturas de um negócio. No caso da compra de CNPJ já estabelecidos, a preocupação deverá estar em permitir uma transição tranquila.
Esse processo pode ser feito através de estratégias diversas, de acordo com a necessidade do empreendedor e da empresa. No caso de negócios com grande número de colaboradores, reuniões diretas com a nova gerência são extremamente indicadas para garantir o sucesso.
É muito importante que empreendedores considerem todos os aspectos da empresa em funcionamento que querem adquirir. Embora o negócio seja seu, nunca é indicado desconsiderar a história que a marca carrega e o que a imagem dela representa para os clientes.