O setor agrícola tem grande importância na economia brasileira, sendo responsável por cerca de 40% das exportações nacionais.
Emprega cerca de 20% dos brasileiros e responde por 4,5% do nosso PIB. Se você está pensando em investir nesse setor e já tenha encontrado alguma fazenda à venda, saiba que pode estar diante de um bom negócio.
Veja que, mesmo em plena pandemia causada pelo coronavírus, quando o PIB nacional encolheu 9,7% no segundo semestre de 2020, a agropecuária foi na contramão dessa tendência e apresentou crescimento de 0,4%, conforme dados do IBGE.
Inclusive, foi nesse mesmo período que registramos a maior safra da nossa história, assim como batemos o recorde de exportações.
Vale registrar que países gigantes, como Índia e China, que apresentam elevado crescimento econômico, continuarão puxando essa demanda mundial por alimentos, principalmente carne e soja.
Essa expectativa tem animado cada vez mais os investidores (nacionais e internacionais) a aplicarem seu dinheiro em propriedades rurais.
Se você tem o desejo de adquirir uma fazenda, preste atenção na dicas a seguir.
Empreender uma fazenda exige planejamento
Em primeiro lugar é preciso que se tenha em mente o motivo de se estar adquirindo uma propriedade rural. Pode ser que o seu objetivo não seja obter lucro.
Muitos adquirem fazendas para outros fins, como por exemplo, preservar o meio ambiente, e até mesmo para lazer e descanso.
Já se a sua intenção for produzir para obter renda, é necessário escolher qual atividade será o seu foco principal. As principais são a agricultura e a pecuária, mas há outras opções como o turismo rural, por exemplo.
A escolha da atividade irá influenciar em questões muito importantes, como a quantidade de mão-de-obra a ser empregada, a localização, o volume de investimentos, etc.
Agricultura é o nome que se às técnicas de cultivo de plantas. A finalidade da agricultura é produzir uma série de produtos e matérias-primas. Ex: alimentos, bebidas, energia.
Já a Pecuária é um conjunto de atividades relacionadas à criação e comercialização de animais para abate, domesticação ou criação.
O seu subconjunto de atividades abrange a criação de gado (de corte e leiteiro), suínos, peixes (piscicultura), ovinos e caprinos, aves, dentre outros.
Cada espécie de animal requer locais e estruturas específicas para abrigá-los. O gado necessita de curral e estábulo, já os porcos são confinados em chiqueiros, por exemplo.
Encontre fazendas à venda |
Fazenda à venda: fique atento a estes itens essenciais
Escolhida a atividade a ser focada, quando já se tiver em vista determinada propriedade, procure logo agendar uma visita técnica. Também procure conversar com a vizinhança local e pergunte sobre o tipo de solo e quais as culturas que podem ser plantadas nele. Verifique aspectos como:
Água
Em primeiro lugar é preciso averiguar se na fazenda à venda há disponibilidade de água suficiente no local. A água deve ser potável. A saúde humana e dos animais será diretamente afetada pela qualidade da água existente. Caso haja muita concentração de substâncias como ferro, pesticidas, flúor e manganês, a saúde dos rebanhos será prejudicada.
Energia elétrica
O fornecimento de energia elétrica é outro aspecto importante, que dá conforto e qualidade de vida ao agricultor, motivando-o a permanecer no campo e não buscar esse conforto na cidade. Com energia elétrica disponível, o homem do campo pode iluminar melhor o seu ambiente, se comunicar a distância, usufruir de eletrodomésticos e maquinários que auxiliam o seu trabalho e possibilitam o aumento da produção.
Solo
O tipo de solo é determinante para o desenvolvimento das plantas. Solos arenosos logo secam em virtude de sua porosidade e permeabilidade, sendo pobres em nutrientes. Os solos argilosos retêm água e sais minerais, sendo melhores para o plantio. As chamadas terra preta e terra roxa são os tipos mais férteis de solo.
Topografia
A importância da topografia está ligada ao estabelecimento dos limites territoriais da propriedade, referenciados através de coordenadas geográficas dos vértices.
Clima
O fator clima é fundamental para o que chamamos de zoneamento agrícola. Temperatura e umidade estão intrinsecamente ligadas ao nível de produção das lavouras.
Cada tipo de cultura exige uma condição climática ideal para o seu desenvolvimento. A temperatura ideal para o desenvolvimento da soja, por exemplo, é 30º. O a do milho, por sua vez, está entre 32º e 35º.
Localização
Quando se trata de localização, o ideal é que a fazenda à venda esteja próxima a centros consumidores. Caso não esteja perto, que pelo menos haja boa condições de escoamento da produção, com estradas e rodovias em bom estado de conservação.
Encontre fazendas à venda |
Legislação Ambiental
Por fim, assim como nas cidades as empresas causam impactos no meio ambiente, no meio rural acontece a mesma coisa.
Fazendas também podem poluir e prejudicar o meio ambiente. Por isso, o proprietário rural deve estar atento à legislação pertinente.
Existem normas a serem cumpridas. Há licenças obrigatórias, como a reserva legal, que protege a vegetação natural. O tamanho dessa reserva varia em cada região do país.
Medidas da área da fazenda
As medidas das áreas rurais variam muito conforme a região do nosso país. O padrão de medida atual é o hectare, que é uma medida internacional.
Mas também é utilizado o alqueire. Cada alqueire (paulista) corresponde a 2,42 hectares. Cada hectare, por sua vez, equivale a 10 mil metros quadrados.
Mas o alqueire tem sido considerado uma medição imprópria, pois o alqueire de uma fazenda à venda na região norte, por exemplo, equivale a 2,72 hectares, enquanto que o de uma fazenda à venda em Goiás e Minas Gerais equivale a 4,84 hectares.
Ou seja, possui diferentes valores por hectare, dependendo da região. Logo, o comprador, ao ver uma fazenda à venda, deve se atentar a isto.
Financiamento de imóvel rural
Caso já tenha se deparado com uma fazenda à venda e não tenha dinheiro suficiente para adquiri-la, a alternativa é recorrer a um financiamento imobiliário, a ser pago num longo prazo.
Caso já tenha um imóvel próprio o financiamento pode ser facilitado caso o seu imóvel seja dado em garantia.
Mas mesmo que não tenha outro imóvel, ainda assim é possível a contratação de um financiamento.
Normalmente as linhas de crédito só estão disponíveis para quem já trabalha na agropecuária, mas existem financiamentos específicos que podem ser acessados, vale a pena pesquisar.
Caso você tenha encontrado uma fazenda à venda, procure realizar uma avaliação da empresa, o famoso valuation. Isso lhe dará uma ideia do quanto vale o empreendimento para que encontre uma boa oportunidade de negócio.
Realize a avaliação de uma empresa |
Veja mais:
Quiz de personalidade – analise seu padrão comportamental para o empreendedorismo
Teste de personalidade – Como elevar suas chances no mercado
Bom negócio RJ – Como empreender um bom negócio no RJ
Depósito de gás é um bom negócio para empreender?
6 dicas para escolher um bom imóvel comercial
Salões de beleza são bons negócios para empreender?
Passando o Ponto Comercial – Como colocar o ponto à venda