O processo de vender empresas no Brasil

vender empresas

Vender empresas é um processo que pode ser lento, mas tem potencial para ser rentável. O processo envolve avaliar a empresa, procurar um comprador, negociar o preço e concluir o acordo. O vendedor deve se certificar de que a empresa é cuidadosamente avaliada para determinar o seu valor de mercado e de que os documentos legais estão em ordem.

Além disso, é importante que os vendedores identifiquem compradores potenciais adequados, com conhecimento e recursos para garantir a continuidade dos negócios. Uma vez que um comprador é identificado, os vendedores devem avaliar suas ofertas e negociar um preço justo. Por fim, é importante que os vendedores e compradores estabeleçam os termos do acordo de venda e concluam o processo de forma segura.

O processo de avaliação da empresa pode ser realizado de diferentes formas, a depender do porte do negócio, dos ativos envolvidos e da situação financeira. Alguns dos métodos de avaliação mais comuns incluem o método de fluxo de caixa descontado, o método de múltiplos de mercado e o método de comparável. O método de fluxo de caixa descontado estima o valor da empresa a partir dos fluxos de caixa futuros descontados para a taxa de juros apropriada.

O método de múltiplos de mercado baseia-se na média de vários múltiplos de mercado, como o preço-lucro, usado para estimar o valor da empresa. Por fim, o método de comparável busca empresas semelhantes para avaliar o valor da empresa em questão.

Procurar um comprador para uma empresa à venda pode ser a etapa mais demorada de todo o processo. Muitos vendedores podem desistir nessa fase. Entretanto, é fundamental compreender que encontrar um comprador interessado para o negócio realmente pode levar tempo.

 

Coloque sua empresa à venda 

 

O vendedor deve procurar compradores potenciais de todas as fontes possíveis, como contatos profissionais, listas de contatos, publicações, anúncios públicos, assessores especializados, entre outros. Além disso, o vendedor deve evidenciar o valor da empresa para o comprador, destacando suas melhores características e informações financeiras.

Uma vez que um comprador é identificado, os vendedores devem avaliar suas ofertas e negociar um preço justo. É importante que os vendedores compreendam que a oferta não deve ser aceita imediatamente. É necessário que se avalie se a oferta considera todos os ativos da empresa, a situação financeira atual e potenciais riscos. Além disso, deve-se considerar os custos de transação envolvidos no processo de transferência da empresa, taxas e impostos.

Concluir o acordo com o comprador exige atenção. O contrato de compra e venda de uma empresa precisa antecipar possíveis problemas como inadimplência, futuros passivos que possam surgir, data de transferências e forma de pagamento.

Para concluir, vender uma empresa é uma tarefa desafiadora, mas tem potencial para ser lucrativa. É importante que o vendedor compreenda o processo de venda por completo, avaliando adequadamente a empresa, encontrando um comprador adequado e negociando um preço e termos de acordo que sejam rentáveis para ambas as partes.

Existe um website onde você pode vender empresas no Brasil, o meuBiZ. Esse site permite que você crie um anúncio para o seu negócio, no qual os potenciais compradores podem navegar e entrar em contato com você. É importante considerar cuidadosamente todas as informações compartilhadas e se planejar antes de tomar uma decisão sobre vender o seu negócio.

 

Coloque sua empresa à venda 

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.