Empresas à venda: procedimento e dicas para um bom negócio

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O brasileiro é um dos povos que mais investe em um negócio próprio ou buscam empresas à venda. Um exemplo disso está no boletim do Mapa das Empresas publicado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade.

Órgão ligado ao Ministério da Economia. Somente nos primeiros quatro meses de 2022 foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil. O tempo médio de abertura desses empreendimentos também caiu para, em média, de um dia e 16 horas.

Prazo que o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) da Sepec pretende reduzir para no máximo em um dia, até o fim deste ano. Clima extremamente otimista e favorável para investidores de todas as áreas.

Em especial para quem pretende vender sua empresa. Oportunidade para quem busca começar um negócio já em andamento.

Encurtando burocracias e custos de abertura e implantação. No texto de hoje vamos dar dicas e procedimentos para se abrir um bom negócio. Acompanhe!

Empresas à venda: o que significa?

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Empresas à venda: o que significa?

Ao contrário do que muitos pensam, se desfazer de uma empresa, não significa que os negócios não caminham bem. Pelo contrário. A crise financeira pode não estar relacionada à venda, e sim significa novos rumos empresariais.

Afinal, são inúmeras as razões que um gestor tem para colocar sua empresa à venda.

Empresas em pleno funcionamento e rentáveis podem ser disponibilizadas por exemplo por separação conjugal ou entre os sócios; aposentadoria, mudança de cidade, entre outras causas.

Colocar uma empresa à venda significa que o proprietário ou sócios vão se desfazer de todo ativo e passivo do empreendimento. Tudo o que está relacionado a sua estrutura, como marca, móveis, maquinários, estoque, produção, entre outros itens.

– Vender a empresa é o mesmo que passar o ponto?

Não. Apesar dos termos parecem semelhantes, a finalidade da ação é uma das principais diferenças.

Vender uma empresa significa que o proprietário irá se desfazer de toda a sua estrutura física, os seus contratos, o estoque, os equipamentos e até a marca, como já dissemos acima.

Existem investidores que adquirem um patrimônio empresarial ou industrial e continuam no mesmo segmento. Isso porque a empresa já está consolidada no mercado e entre os clientes.

Além disso, com o negócio em andamento é mais fácil buscar novas estratégias e parceiros para crescer de forma sustentável no mercado. Importante lembrar que a venda de uma empresa pode ser total ou parcial.

Só depende dos interesses de quem está no negócio. Já a venda do ponto comercial, é uma relação imobiliária, onde o gestor se desfaz apenas do espaço físico onde a empresa está instalada.

Quem comprar pode seguir ou não com a mesma atividade. O interesse pela compra está na localização do ponto.

Por que colocar empresas à venda?

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Por que colocar empresas à venda?

Se desfazer de um empreendimento pode ser uma tarefa difícil. Afinal, ela representa a realização de um sonho. Exigiu muito esforço, dedicação e investimento de tempo e de recursos financeiros.

Mas, em muitos casos, a venda da empresa pode ser positiva. Representando novas oportunidades para os gestores. Então separamos alguns dos principais motivos para se colocar uma empresa à venda. Confira!

– Dificuldades financeiras;

– Perspectivas de mercado;

– Diferenças ou conflitos entre os sócios;

– Aposentadoria dos gestores;

– Problemas de saúde;

– Mudança de ramo de trabalho ou de localidade;

– Novas estratégias empresariais e até pessoais;

– Uma excelente oferta;

– Estagnação ou mau desempenho;

– Falta de conhecimento, de tato e de preparo para o negócio;

– Ausência de alinhamento com o empreendimento;

– Conflitos familiares, entre outros.

Venda sua empresa

– Boas propostas oferecidas pelo mercado

Quase sempre a empresa cresceu e se valorizou muito no mercado onde atua. Isso desperta o interesse dos investidores e até da concorrência.

No primeiro caso, significa que o negócio está indo muito bem e o comprador deverá seguir com a atividade, implementando-a ainda mais. O interesse leva a boas propostas financeiras.

Em muitos casos até irrecusáveis, pelo valor oferecido. Em outro momento, o sucesso é tanto que incomoda o concorrente.

Ao ponto de querer comprar a empresa para eliminar o concorrente, dominando o segmento. Para isso, não economiza na proposta de compra, apresentando uma oferta irrecusável.

– Momento de dificuldade financeira da empresa

Nos últimos anos, em especial a partir de 2020, em decorrência da epidemia de covid, muitas empresas não resistiram à crise e ao isolamento social e encerraram suas atividades.

A falta de capital para continuar o empreendimento foi uma das principais causas para o fim ou a venda de milhares de empreendimentos. Isso mostra que o capital não é somente necessário para iniciar uma atividade comercial, empresarial ou industrial.

Vai muito além. Ele é necessário para mantê-la em pleno funcionamento e principalmente quando uma crise se instala. Seja ela por qual motivo for, empresas sólidas mantêm um forte capital de giro e reservas para possíveis emergências.

Sem a devida precaução, no meio do caminho, muitos gestores não possuem um fluxo de caixa adequado. Além de gerar problemas e dificuldades financeiras, isso impede o crescimento.

Nesses casos, a venda da empresa representa o melhor caminho para se evitar uma quebra ou falência.

– Decisão pessoal por parte do dono ou sócios

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Empresas à venda.

Problemas de relacionamento entre os sócios ou uma decisão pessoal por parte do gestor, também pode motivar a venda da empresa. Em alguns casos, a relação se desgasta ao longo do tempo, levando o sócio a vender a sua parte no negócio.

Gestores experientes preferem comprar a parte, evitando com isso a chegada de estranhos na sociedade. Além disso, não é possível prever que esse novo sócio não traria novos problemas para a sociedade e gestão como um todo.

Dificuldades no relacionamento entre sócios é geralmente uma das principais causas para a venda de um empreendimento. Isso vai desde conflitos de ideias, a direções a seguir na empresa.

Outro fator bem comum para a venda é a mudança de interesse pessoal na empresa. O desafio da novidade no início da atividade já não é mais atrativo como antes e o gestor busca novas oportunidades.

Ter mais tempo para a vida pessoal e para a família também influencia na venda da empresa.

– Excesso de dívidas

A falta de recursos leva ao excesso de dívidas. Tanto no campo pessoal como também no profissional. É uma bola de neve, que se não for contida, só aumenta. Além de afetar o bom desempenho dos negócios, pode afetar a qualidade de vida e a saúde física e mental.

Completamente endividados, muitos gestores não veem outra saída senão colocar a empresa à venda.

Essa negociação pode representar uma oportunidade para honrar as dívidas e até iniciar um outro negócio mais modesto. A venda pode representar uma oportunidade de negociar as dívidas com juros menores ou até isentá-los.

Como é feita a venda de uma empresa?

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Empresas à venda.

Vender uma empresa representa uma importante decisão e esta deve ser tomada com cautela e estar amparada por profissionais ou empresas especializadas. Isso porque essa decisão envolve muitas etapas, responsabilidades, deveres, obrigações e custos.

Os gestores precisam estar amparados legalmente e entender os reais motivos para a venda. O sucesso dessa transação depende do empenho e dedicação. Afinal, vender uma empresa pode ser um processo longo e burocrático.

Envolve uma série de documentos e exigências. Para facilitar essa operação, separamos e detalhamos alguns dos principais passos de como essa venda deverá ser conduzida.

1 – Esclarecer muito bem a decisão e os motivos da venda.

2 – Analise se este é o momento certo para se dispor do negócio.

3 – Se prepare e prepare a empresa para a negociação. Além de toda documentação e das contas que devem estar em dia, é preciso gerar boas expectativas e atrativos para o seu negócio. Mostre ao comprador o que ele pode ganhar comprando sua empresa. Para isso, deixe as planilhas, contratos, licenças, entre outros documentos em dia.

4 – Capte bons compradores. Defina o seu perfil e conte com apoio do meuBIZ para facilitar essa tarefa.

5 – Negocie a venda, apresentando o seu real valor. Entenda as necessidades do comprador e promova uma auditoria interna para comprovar a veracidade dos documentos apresentados.

6 – Elabore e revise criteriosamente o contrato de compra e venda, junto a advogados especializados.

– Empresas à venda em pleno funcionamento

Comprar uma empresa em pleno funcionamento é sonho de todo investidor que busca rentabilidade imediata e certa. Opção mais adequada para aqueles que não possuem tanto conhecimento do setor.

Afinal, comprar uma empresa ativa significa pular uma série de etapas burocráticas de abertura de negócio, reduzindo custos e horas de empenho nessa tarefa. Mas é preciso cautela, verificando se as competências do comprador se alinham à atividade.

Além disso, é preciso verificar todas as condições da empresa, desde a documentação às certidões negativas de débito junto aos órgãos competentes. Essa tarefa pode ser agilizada e facilitada com ajuda de profissionais do meuBIZ.

Vale ressaltar que empresas à venda em pleno funcionamento trazem vantagens. Entre elas uma clientela consolidada, menor risco, melhor condição de crescimento e uma contabilidade já existente.

Mas, é importante lembrar de alguns pontos negativos, como o volume de recursos necessários para compra ou a existência de passivos tributários, trabalhistas ou ambientais.

– Como comprar uma empresa falida?

Da mesma forma como comprar uma empresa em atividade é um bom negócio, adquirir um negócio falido ou em recuperação judicial também pode ser. Uma das vantagens desse tipo de empreendimento é o preço atrativo.

Geralmente bem abaixo do valor de mercado. Mas, o comprador deve estar atento à inadimplência, as dívidas. Ele deve ser muito bem informado de todos os compromissos em atraso, para não ser pego de surpresa.

Ou ainda ter notícias desagradáveis no futuro, como sonegação ou fraude. Problemas que podem ser facilmente eliminados a partir de uma auditoria financeira, tributária, fiscal e trabalhista.

Uma ação conhecida como due diligence, que irá levantar os pontos fortes e os fracos do negócio em questão. Não dá para fechar negócio no escuro, pensando somente na vantagem do preço.

– Quem responde pelas dívidas da empresa existentes no momento da venda?

Quem compra a empresa assume as dívidas existentes, desde que devidamente apresentadas, listadas e contabilizadas. Em especial as dívidas cíveis relacionadas às questões tributárias, trabalhistas ou fiscais.

Aquelas relacionadas com prestadores de serviços, fornecedores, entre outros. Obrigação que está devidamente amparada em lei pelo Código Civil. Uma das especificações sobre a responsabilidade pelas dívidas está descrito no artigo 1.146.

Agora, caso o antigo proprietário não informe e documente sobre as dívidas, a responsabilidade pelo pagamento será inteiramente dele. Já o artigo 133 do Código Tributário Nacional especifica as regras para as dívidas tributárias.

Em geral, o novo proprietário também responderá pelos débitos anteriores, mesmo que estes não forem devidamente contabilizados e esclarecidos até a data da venda.

Por isso é de suma importância que o comprador verifique toda a documentação da empresa e peça um levantamento minucioso de todas as possíveis dívidas existentes.

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– Como ficam as questões trabalhistas na venda de empresas?

De acordo com o décimo artigo da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), quando um empresário vende uma empresa as questões trabalhistas passam a ser de responsabilidade de quem a comprou.

Diferente da legislação sobre as dívidas cíveis, o novo proprietário deve pagar as pendências independente de ter ou não conhecimento prévio sobre elas.

Além disso, os trabalhadores têm direitos adquiridos, mesmo que haja qualquer mudança na estrutura jurídica da companhia. Essas regras não importam pela forma como a empresa foi vendida, doada, ou qualquer outro tipo de transmissão.

As verbas trabalhistas devem ser pagas pelo responsável pelo negócio. Isso também se aplica aos sócios, que integravam a sociedade por um prazo de até dois anos após assinatura da alteração contratual da empresa.

Dicas para a hora de se colocar empresas à venda

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Dicas para a hora de se colocar empresas à venda.

Diferente de vender qualquer outro tipo de bem, colocar uma empresa à venda exige planejamento e conhecimento para se buscar o melhor negócio. O gestor precisa deixar a companhia atrativa para os investidores.

As informações devem ser claras e estarem disponíveis para consulta e auditoria, quando chegar a hora. A documentação deve estar atualizada. O valuation está muito bem definido.

Para aumentar a credibilidade do negócio, o gestor deve ainda buscar boas referências entre, fornecedores, clientes e até os funcionários.

No entanto, para não errar e agilizar o processo é indicado a parceria com empresa ou profissionais especializados, como a plataforma meuBIZ. Além disso, separamos algumas dicas valiosas para a hora de colocar sua empresa à venda. Confira!

– Tenha a vida financeira da empresa bem mapeada e organizada

Ter em mãos o controle da vida financeira da empresa é fundamental para o sucesso da sua venda. Afinal essa é uma das primeiras informações que os compradores procuram. Em especial sobre a lucratividade e possíveis dívidas.

Ter os dados atualizados, bem mapeados e organizados dos últimos três anos é o ideal. Por isso, antes de colocar a empresa à venda é preciso solicitar todas as informações junto ao departamento financeiro ou escritório contábil que atenda a empresa.

Outra opção importante é contar com apoio de uma assessoria especializada em compra, venda e fusões. Eles podem assumir todo o processo desde o levantamento de dados, o valuation, até a assinatura final do contrato de venda.

– Tenha toda a documentação necessária à transferência em mãos

Investidores só fecham negócio se tiverem confiança em todo o processo de compra e venda. Como já dissemos anteriormente, um dos primeiros passos nesse sentido é ter em mãos todos os documentos necessários para isso.

A transferência de propriedade de uma empresa exige cautela e segurança nas informações apresentadas. Por isso, o empresário deve organizar os documentos, apresentando contratos, certidões, licenças, atualizados.

As informações devem ser precisas e transparentes, para que o comprador tenha uma boa impressão sobre o andamento do negócio. Desta forma as decisões podem ser agilizadas e certas.

O balanço financeiro e patrimonial também devem estar atualizados. Vale a pena listar os clientes, os fornecedores e prestadores de serviços. Quanto mais completo for o volume de informações, maior trará confiança e segurança aos possíveis compradores.

– Faça o correto valuation da empresa

Conhecer o real valor de uma empresa no mercado é uma das principais informações que os gestores devem levantar. Esse valuation ajuda não somente na hora da venda, mas na gestão como um todo.

Auxilia na tomada das decisões mais estratégicas e até na chegada de sócios ou investidores. Mas, chegar a esse valor pode não ser uma tarefa das mais fáceis, pois ele não pode ser muito alto e nem muito baixo.

E sim preciso e real. Assim atrai compradores potenciais. Para chegar a esse preço final, é preciso contar com ajuda de especialistas. Por meio de suas modernas ferramentas de busca e de cálculos, o meuBIZ consegue chegar a esse resultado em minutos.

Tudo de forma segura e eficiente. Para essa avaliação são necessários considerar alguns fatores como localização da empresa, espaço interno, documentação, dados financeiros, dívidas, entre outras informações.

– Tenha ajuda profissional para encontrar bons compradores

Ter um facilitador que possa intermediar todas as etapas do processo de compra e venda é um grande diferencial para o sucesso da transação.

Profissionais capacitados viabilizam o negócio de forma segura, enquanto o gestor continua suas atividades normais na empresa. Essa transação não interfere no andamento da companhia.

Com habilidades diferenciadas, esse profissional assessora a venda de forma segura, com imparcialidade e transparência em todas as etapas. O sigilo das informações é outra vantagem.

Além disso, ele tem condições de avaliar e identificar os documentos contábeis, financeiros, fiscais, trabalhistas e tributários da empresa.

Como anunciar empresas à venda no mercado?

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Como anunciar empresas à venda no mercado?

Antes de criar um anúncio de venda da sua empresa é preciso identificar quais seriam os compradores ideais. Identifique o melhor perfil. Tenha em mãos todos os dados necessários para fazer uma boa apresentação do seu negócio.

Valorize os pontos fortes, mas não omita os fracos. Deixe a empresa ainda mais atrativa aos olhos dos investidores. Em seguida busque mídias especializadas para a venda de unidades corporativas.

Prepare um anúncio chamativo, atraente, com informações e fotos da empresa. Valorize a informação precisa, desde o nome correto da empresa, nome fantasia, endereço, dados de faturamento, lucro líquido mensal ou anual, entre outras informações.

A internet é um dos caminhos mais rápidos para divulgar sua empresa. Anuncie em plataformas especializadas em compra e venda de empresas como o meuBIZ. Lá estão disponíveis uma série de soluções que vão agilizar ainda mais a venda da sua empresa.

– Como fazer a correta comunicação no anúncio?

Ser honesto e trazer informações precisas e fidedignas é a forma mais correta de ter uma comunicação eficaz no anúncio da venda de uma empresa. A criação da arte deve ser atrativa e os dados coerentes.

Divulgar na internet exige cuidado e segurança. O próprio gestor pode criar seu anúncio ou contar com ajuda de especialistas.

Uma das primeiras informações que devem constar na publicação é o CNPJ; o nome da empresa e o fantasia; qual o ramo de atuação; produtos produzidos, entre outros itens.

A inserção de fotos internas e externas da empresa valorizam a publicidade, deixando-o ainda mais atrativo.

Mas é importante lembrar que as informações confidenciais não devem constar na divulgação, como produtividade ou margem de lucro. Isso deve ser apresentado pessoalmente ao interessado.

– Possibilidade de anúncio de empresas à venda em diversos formatos de mídia

Vender uma empresa de forma segura e rápida é tarefa para quem entende do negócio. Para isso, a internet veio para facilitar todo esse processo.

A rede disponibiliza uma série de sites especializados em compra e venda de empreendimentos dos mais variados segmentos. Além disso, existem outros formatos de mídias, como jornais e revistas especializadas e voltadas para as questões corporativas.

Onde anunciar empresas à venda?

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Onde anunciar empresas à venda?

Uma das formas mais seguras e rápidas de vender a sua empresa é anunciar no meuBIZ. Uma plataforma especializada em oferecer boas oportunidades de negócios.

Nossa equipe especializada oferece consultoria técnica em todas as fases do processo e o gestor consegue mais tempo para cuidar do seu negócio.

Por meio de modernas ferramentas estratégicas é possível levantar o valuation, reunir todos os documentos necessários e criar um anúncio atrativo aos possíveis compradores.

Nossos consultores disponibilizam diariamente mais de 4.000 opções de negócios, nos mais variados segmentos.

Uma conexão direta e fácil de profissionais, gestores, compradores e vendedores potenciais, para alavancar o seu empreendimento. Para conhecer nossas soluções acesse https://meubiz.com.br/.

– Conheça o meuBIZ

Plataforma especializada na realização de bons negócios corporativos, o meuBIZ é uma das melhores formas para se anunciar empresas à venda.

Suas ferramentas conectam investidores de todo Brasil de forma segura e rápida, aumentando as chances de um bom negócio.

O meuBIZ trabalha visando oportunidades de venda de empresas em operação, repasses de franquias, pontos comerciais, startups, ativos e abertura de novas franquias.

Além disso, o portfólio de serviços é amplo e personalizado, de acordo com o perfil do cliente. Além de compra e venda, o meuBIZ oferece cursos on-line, avaliações, testes de perfil, assessoria e muito mais.

Conclusão

Como vimos até aqui, o sucesso da venda de uma empresa, de forma segura, transparente e rápida depende de uma série de fatores. Itens que podem ser facilitados por meio da contratação de assessoria especializada, como o meuBIZ.

Para uma transação eficaz é preciso que o gestor tenha em mãos todas as informações necessárias sobre sua empresa e defina o perfil do melhor comprador. Identificar o valuation correto deixa o negócio mais confiável e atrativo.

Os dados precisam ser atualizados e precisos. Cada etapa e detalhe deve ser cuidadosamente preparado para deixar a empresa ainda mais chamativa aos olhos dos investidores.

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