Empreendimento sustentável: características e desafios no Brasil

empreendimento sustentavel homens conversando

A cada ano que passa, os empreendedores brasileiros entendem a importância de se adotar modelo de empreendimento sustentável em seus negócios. Em 2022, 54 das 230 empresas globais certificadas eram brasileiras.

Elas integram a lista global Best For The World (BFTW), organizada pelo Movimento B, do B Lab e Sistema B Brasil. Aumento de 38%, comparado a 2021. Isso reflete o comprometimento em melhorar a qualidade de vida e reduzir os impactos que a produção gera ao meio ambiente.

Assim cada vez mais, vemos empresários adotando ideias e projetos sustentáveis e viáveis economicamente. Mas quais são as características que tornam um empreendimento sustentável?

Qualquer empresa pode adotar medidas sustentáveis? Quais os desafios para isso? Existem incentivos fiscais por parte da União, para gestores que investem no tema?

Em meio a tantas dúvidas resolvemos explicar um pouco melhor sobre empreendimentos sustentáveis. Confira!

O que é um empreendimento sustentável?

empreendimento sustentavel reuniao empresa
O que é um empreendimento sustentável?

Um negócio sustentável é aquele que usa de forma consciente os recursos naturais, como água, energia, gás, entre outros. Elementos que são essenciais para a permanência humana no mundo terra.

Um conceito que a cada dia que passa está mais presente na sociedade moderna. Empresas que investem em sustentabilidade, são mais atrativas aos olhos de investidores nacionais e internacionais.

Afinal preservar os recursos naturais assegura melhor qualidade de vida para gerações futuras. Além de reduzir os impactos ambientais, o consumo inteligente dos recursos naturais, reduz desperdício de matéria-prima e, consequentemente, de custos.

Entre as iniciativas sustentáveis positivas podemos citar os telhados verdes; descarte correto de resíduos; ventilação e luz natural; sistemas de aproveitamento de água pluvial e da chuva, entre outros.

Qual é a importância da sustentabilidade no mundo atual?

empreendimento sustentavel reuniao mulheres
Empreendimento sustentável.

Antes de entender sua importância é preciso ter em mente que sustentabilidade vai além de um conceito. Ela deve reger nossas atitudes e comportamento dentro e fora de casa.

No ambiente corporativo, cada trabalhador é voz ativa e responsável, nessa imensa cadeia chamada sustentabilidade. Iniciativas simples, como fechar a torneira rapidamente ao lavar as mãos, ou trocar o copo descartável por uma caneca personalizada, fazem a diferença.

Empresas sustentáveis, contribuem para a preservação ambiental, melhoram a qualidade de vida de seus funcionários e também sua imagem no mercado.

Assim ela reduz custos em contas de energia e de água, aproveita melhor a matéria-prima de seus produtos e ainda pode obter renda extra com a venda dos resíduos, descartados corretamente.

Quais são os aspectos básicos da sustentabilidade?

São vários os aspectos que envolvem a sustentabilidade. Desde a conservação do solo, da água, dos recursos genéticos de animais e vegetais a preservação de florestas e seus recursos naturais.

Mas hoje vamos focar em três pilares básicos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental. Tópicos que vão além da melhoria da qualidade de vida. Preservando e usando tecnologias limpas, a empresa melhora os resultados, a sua marca e a competitividade.

Compre sua empresa

Se torna mais atraente aos olhos do consumidor, do investidor e do mundo.

Ser sustentável, significa adotar ações como separar os resíduos que podem ser reciclados; usar energia renovável, como solar ou eólica; adotar embalagens que não agridam o meio ambiente, entre outras.

– Aspectos econômicos

Esse pilar econômico significa que a companhia investe em programas que mantêm de forma perene o seu empreendimento sustentável e rentável. Para isso, a gestão deve ser alinhada com os interesses do proprietário ou sócios.

Deve permitir uma administração adequada, com gerenciamento de riscos e compliance. Empresas sustentáveis alocam de forma eficiente seus recursos produtivos, bem como o fluxo financeiro.

Além do capital financeiro, valoriza os capitais humano e intelectual. Investem para melhorar o clima organizacional, em novas tecnologias e aprimoramentos de processos. Mas é importante ressaltar que esse aspecto não pode afetar os outros dois: o social e o ambiental.

– Aspectos ambientais

Esse é um dos pilares da sustentabilidade que geram maior atenção por parte das empresas. Isso porque envolve todos os setores que de alguma forma tem seus processos interagindo com o meio ambiente.

Ou melhor, nesse pilar, os aspectos são as matérias-primas, produtos ou serviços, resultantes da atividade empresarial. Por isso, adotam iniciativas que assegurem o bem-estar das futuras gerações.

Podemos citar alguns exemplos nesse sentido, como o uso ou reuso correto da água, a redução das emissões de carbono, evitar o desperdício, economia e energia renovável; preservação e compensação ambiental, entre outros.

– Aspectos sociais

Nesse pilar o foco da sustentabilidade está nas pessoas e na sociedade.

Se buscam ser sustentáveis, as empresas precisam da colaboração de todos os envolvidos: funcionários, clientes, da comunidade e de quaisquer outros tipos de indivíduo ou grupos que tenham interesse na empresa.

Organizações que investem no aspecto social da sustentabilidade, preservam o capital humano, investem em educação, saúde, cultura, dentro e fora da unidade. Desta forma ampliam o potencial de gerar riquezas.

Para isso precisam instituir mudanças sociais que vão desde a preservação da diversidade, a horários mais flexíveis e medidas que assegurem a ética em toda cadeia produtiva.

Qual o papel da sustentabilidade nos empreendimentos?

Construir um mundo corporativo mais engajado e comprometido com as questões sociais e ambientais deve ser responsabilidade de todos. Independentemente do tamanho ou perfil do negócio.

E a sustentabilidade nos empreendimentos têm papel fundamental nesse processo. Isso porque o trabalhador empenhado nesse conceito, acaba compartilhando os resultados com amigos e familiares, contagiando toda a comunidade em benefício do meio ambiente.

A sustentabilidade nas empresas transforma sua cultura organizacional minimizando os impactos, independente dos lucros. Ela pode contribuir para que os danos causados pelas mudanças climáticas não afetem suas operações.

Muitos empreendedores investem em padrões e boas práticas do ESG, sigla para o termo inglês environmental, social and governance). Um conjunto de medidas que vão muito além das questões financeiras.

Englobam ações como plano de reciclagem, logística reversa, gestão dos resíduos, até políticas anticorrupção.

Quais são as características de um empreendimento sustentável?

empreendimento sustentavel mulher bicicleta
Quais são as características de um empreendimento sustentável?

Sustentabilidade corporativa é um tema global tão importante que a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do seu Pacto Global criou o guia de sustentabilidade empresarial: “Criando um futuro sustentável”. Ele alinha cinco das principais características de um empreendimento sustentável:

– Ter uma atuação alinhada com os princípios universais de sustentabilidade nos processos operacionais. Para isso deve respeitar as responsabilidades no trabalho, nos direitos humanos, meio ambiente e também combater a corrupção;

– Incentivar ações que apoiem e fortaleçam a sociedade, minimizando a pobreza, os conflitos e a escassez de recursos. Deve dinamizar a força de trabalho;

– A sustentabilidade deve estar no DNA da empresa, em todos os níveis. Ações sustentáveis devem ser incorporadas no dia a dia da corporação;

– Deve gerar relatórios apresentando os resultados e avanços rumo à sustentabilidade;

– Incentivar funcionários, mas também a comunidade a desenvolver ações sustentáveis. Desta forma, contribui para ampliar iniciativas de educação, cultura, saúde e de capacitação.

– Evitar o desperdício de recursos

Eficiência costuma ser palavra de ordem dentro de uma companhia sustentável. E o desperdício é considerado um vilão. Por isso, manter o equilíbrio entre produtividade e uso correto dos recursos é fundamental.

A medida vai muito além de economizar material, água ou energia elétrica. Usar somente o necessário é fundamental em toda cadeia produtiva, seja no chão de fábrica, no escritório ou representantes de vendas.

Por exemplo, você já pensou quantas vezes tomar água, café ou outro líquido na empresa? Multiplique esse número por 12 e veja quantos copos em média gastaria ao longo de um ano. E se ampliarmos essa conta para o número de funcionários?

Já imaginou o prejuízo ambiental que geraria? Afinal, um copo plástico leva entre 250 e 400 anos para se degradar. Latas de alumínio, até 500 anos. Empresas que adotaram copos ou canecas de vidro, ou outros materiais sentiram a diferença já nos primeiros meses de uso.

O mesmo acontece com o papel, quando a gestão incentiva a digitalização de documentos ao invés da impressão.

– Reutilização de recursos

Usar corretamente os recursos dentro de uma empresa é fundamental para ampliar as ações sustentáveis. Reduzem custos e aumentam a eficiência produtiva. Entre as iniciativas podemos destacar:

– Adote copos reutilizáveis;

– Prefira a digitalização à impressão de papel;

– Adote energias limpas, como a solar ou eólica;

– Economize água e implante projetos sustentáveis de captação, armazenamento e reuso, por exemplo nos banheiros e na limpeza de máquinas e ambientes. Em caso de vestiários, é possível reciclar a água do banho, e usá-la para limpar os banheiros;

– Descarte corretamente os resíduos, e se possível, incentive a reciclagem. De acordo com o Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), o Brasil economizaria R$ 8 bilhões por ano, se reciclasse os materiais destinados aos lixões. A venda desses materiais poderia gerar renda extra para a corporação.

– Preocupação constante em minimizar o impacto ambiental da atividade

No Brasil o tema sustentabilidade ganhou força nos movimentos sociais e ambientais a partir da década de 70. Hoje a maioria das empresas vê a questão como fator crucial para a subsistência do negócio.

Isso porque os consumidores buscam produtos e serviços de empresas que se preocupam com o planeta. Que saíram do discurso e partiram para ações práticas, por meio de uma gestão sustentável.

Um conjunto de medidas, criadas, implantadas e monitoradas para acabar com qualquer tipo de consequência negativa que possa surgir no seu meio produtivo. As relações dos acionistas aos fornecedores são repensadas, envolvendo todo o ecossistema.

Os resultados são positivos em vários sentidos. A empresa melhora sua imagem junto aos consumidores; aumenta o lucro; tem redução de custos e desperdícios, entre outras vantagens.

– Utilização de energia sustentável

Os gestores devem repensar o uso da energia elétrica. Adotar luminárias mais eficientes, desligar as lâmpadas dos ambientes e das máquinas quando necessário e ampliar a luminosidade natural são algumas medidas práticas que ajudam a diminuir a conta de energia no fim do mês.

Além disso, quando se fala em economia, o ideal é pensar em fontes de energia renovável. Entre elas, a solar fotovoltaica tem ganhado espaço nas residências, comércio e também na indústria.

Somente em 2022 a geração desse tipo de energia foi de 22,3 gigawatts de potência. A isenção tributária e as facilidades de financiamentos estão atraindo novos clientes.

– Manutenção de áreas verdes no empreendimento

empreendimento sustentavel colaboradores sorrindo
Empreendimento sustentável.

Quando falamos em meio ambiente logo vem à mente a imagem de áreas verdes, muito bem cuidadas. Mas, na área corporativa, esse conceito vai muito além do estético e envolve uma série de outras medidas.

Algumas empresas não precisam de grandes espaços externos para investir em áreas verdes. É possível trazer o paisagismo para dentro da fábrica, aproveitando muito bem os espaços internos.

Seja por um pequeno jardim ou praça, interligando um prédio a outro, ou a vasos. Otimizar espaços é palavra de ordem quando o assunto é manutenção de áreas verdes no empreendimento.

Basta separar um canto do escritório, por exemplo, e ocupá-lo com plantas. Outra opção pode ser um jardim vertical, que ocupa menos espaço. Já na área externa é possível plantar árvores de pequeno porte ou folhagens.

Além da sombra e do frescor elas conseguem reduzir a temperatura em até dois graus, proporcionando melhor conforto térmico. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição, melhoram a umidade do ar, reduzem os riscos de depressão e consolidam os valores da empresa.

Compre sua empresa

– Melhor aproveitamento da luz natural

Cada vez, arquitetura e engenharia se unem para oferecer projetos que aproveitem melhor a luz natural do dia. Para se atingir bons resultados, seja em casas, condomínios ou na indústria, vale tudo.

Desde o uso de materiais mais translúcidos nas fachadas e coberturas, a claraboias e dutos de luz. As paredes estão ficando cada vez mais envidraçadas e o domus linear ganham espaço, oferecendo maior entrada de luz e ar.

O primeiro impacto positivo de se investir em melhorias nesse sentido é a economia de energia elétrica é o primeiro resultado no fim do mês. Além disso, os ambientes ficam muito mais arejados e aconchegantes.

Estudos apontam que a luz natural reduz estresse e depressão entre os trabalhadores. Se aliada à espaços verdes, os resultados são ainda melhores.

Quais são as vantagens de se ter um empreendimento sustentável?

empreendimento sustentavel colaboradores trabalhando
Quais são as vantagens de se ter um empreendimento sustentável?

Entre as principais vantagens de ter um empreendimento sustentável estão:

– Melhora na visão de mercado e valor da marca;

– Motiva os trabalhadores, aumentando o grau de satisfação e de felicidade com o local e o trabalho;

– Desenvolve processos produtivos e administrativos mais eficientes e sustentáveis

– Aumento de produtividade e, consequentemente, de rentabilidade;

– Reduz gastos com as despesas de água, luz, insumos e matéria-prima;

– Permite expandir as oportunidades de negócios;

– Oferece um diferencial de mercado, elevando a competitividade;

– Melhora os relacionamentos interpessoais, motivando os funcionários;

– Permite um crescimento consciente e sustentável;

– Aprimora a relação com consumidores e fornecedores;

– Incentiva à inovação;

– Contribuiu para reduzir os impactos ambientais e mudanças climáticas, e muito mais.

Empreendimentos sustentáveis pelo mundo

empreendimento sustentavel homem tablet
Empreendimento sustentável.

Sustentabilidade e ambiente corporativo caminham juntos e já ganharam um termo próprio. São as empresas eco-friendly. Unidades produtivas que se preocupam com o meio ambiente e incentivam boas práticas sociais, ambientais e econômicas.

Dentro e fora do ambiente de trabalho. No mundo, não faltam exemplos de empreendimentos sustentáveis. Algumas empresas se especializaram em ranquear essas corporações, como a americana Corporate Knights.

Entre as mais verdes do mundo temos as dinamarquesas Vestas e Orsted nos setor de energia e a Hansen Holding, na área de alimentação.

Seguidas pelas americanas Autodesk (software) e Cisco Systems (comunicação). Destaque ainda para a francesa, Schneider Electric e City Developments de Cingapura.

Empreendedorismo sustentável no Brasil

Empresas eco-friendly já se espalham pelo Brasil afora. Em busca de fidelizar o consumidor e de boas oportunidades de negócios, o meio corporativo viu que investir em ações sustentáveis traz muito mais vantagens do que riscos.

Hoje o contexto econômico não é somente o lucro, é também o social e o ambiental. Melhor o uso dos recursos naturais reflete diretamente na qualidade de vida da equipe, na redução dos gastos e também no ganho ambiental.

Conceito que ganhou gestão perene em empresas dos mais diferentes segmentos. Da alimentação às instituições financeiras. Comprometidas em serem mais sustentáveis, os empresários brasileiros buscam alinhar inovação, produtividade e eficiência.

Oferecem oportunidade de mudanças nas áreas técnicas, produtivas e administrativas das empresas. Tudo para deixar o local de trabalho ainda mais atrativo para os funcionários e também para o mercado.

– Exemplos de projetos sustentáveis no Brasil

Papel Semente

Usa matéria-prima plantável e recicla restos de aparas de papel. Seu produto é 100% biodegradável e leva sementes na sua composição. Empresa B certificada, tem frete neutro e parceria com a ONG Guardiões do mar.

Banco do Brasil

Está em 9° lugar entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo. Investe em várias ações sustentáveis, entre elas a energia solar. Somente em Minas Gerais, por exemplo, a empresa tem uma usina que abastece 100 agências. Economia de mais de 50% na conta de energia e redução na emissão de carbono.

Cemig

A sustentabilidade está no DNA da empresa, 19ª colocada no ranking mundial de sustentabilidade. Sua matriz energética é 100% limpa (solar, eólica e hidrelétrica), Além disso, leva conscientização e educação a vários setores da sociedade.

Natura

Mais de 80% de seus produtos são de origem vegetal, por meio de ações sustentáveis dos recursos naturais da Amazônia. Entre os vários investimentos sustentáveis, trocou o polietileno convencional pelo verde, vindo da cana-de-açúcar. Reduz o volume de plástico e de papel em suas embalagens.

Ambev

Amplia gradativamente a frota de carros elétricos. Hoje já circulam 1.600 dos 4.800 veículos, reduzindo as partículas poluentes no ar.

Renner

Investe na gestão e práticas de consumo de água, por meio de cisternas, que reduzem em até 55% o consumo. Economia de água também em peças de roupas produzidas a partir de fios utilizados de sobras de tecidos (44% a menos).

– Desafios para o empreendedorismo sustentável no Brasil

– Enfrentar de forma efetiva os grandes temas, como ar e água limpos, menos desigualdade social ou estabilidade climática;

– Foco no negócio central da empresa ou core business. Para impactar de forma positiva, a sustentabilidade precisa ser inserida na estratégia de negócios

– Ficar de olho nas mudanças de valores da sociedade e dos clientes. É preciso transformar os desafios em oportunidades de bons negócios;finaliza Salgueiro.

– É preciso pensar no todo e não somente em partes dele. Ou seja, ao pensar em sustentabilidade na empresa, o empreendedor deve olhar a cadeia produtiva como um todo. Não apenas em um ou outro novo produto;

– Estabelecer diretrizes e metas contínuas de sustentabilidade. Tirar o conceito do papel e partir para a prática diária e comunicação contínua;

– Compartilhar primeiro com os funcionários e depois com terceiros e o mercado;

– Proporcionar maior engajamento de todos nas boas práticas da empresa

– Formar e envolver novos líderes nas estratégias sustentáveis.

Invista em empreendimento sustentável com o meuBIZ

Com know-how em desenvolver e incentivar o empreendedorismo, a plataforma meuBIZ oferece uma gama de oportunidades de negócios.

Com foco em sustentabilidade, disponibiliza ferramentas ágeis, seguras e confiáveis para busca, seleção e formalização de empresas. Um canal que facilita a comunicação entre investidores e empresários, em todo o Brasil.

Todos os dias ofertamos mais de 4.800 oportunidades para bons investimentos.

Além da compra e venda de empresas, nossa plataforma oferece diversos serviços, como cursos; financiamentos; assessoria; intermediação; valuation; perfil profissional, entre outros. Acesse www.meubiz.com.br e veja as melhores opções para sua empresa.

Conclusão

Hoje pudemos ver que o conceito de sustentabilidade vem crescendo no Brasil em todos os segmentos. Na área corporativa, empresas ganham destaque internacional ao investir em ações e projetos sustentáveis.

Ganha o gestor, com maior visibilidade e credibilidade no mercado, o trabalhador, por estar em um ambiente mais salutar e o cliente, por ter um entrega que não agride o meio ambiente.

Projetos sustentáveis trazem maior segurança interna e externa. Afinal, todos, de uma forma ou de outra, estamos interligados e precisamos minimizar os impactos ambientais de forma urgente.

Adotar tecnologias e processos mais sustentáveis, economizar água e energia, aderir a logística reversa, são algumas das iniciativas que uma empresa sustentável deve adotar. Sustentabilidade deve estar no DNA da empresa, bem como em toda a sua cadeia produtiva.

Compre sua empresa

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.