Posto de gasolina à venda – vale a pena investir?

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Quando um empreendedor planeja iniciar um  bom negócio, vem sempre a dúvida: começar um negócio do zero ou comprar um negócio já em funcionamento? Como o caso do posto de gasolina à venda.

Para ajudar a esclarecer essa dúvida, no post de hoje vamos analisar os prós e contras de comprar um posto de gasolina à venda: vantagens, desafios, pontos a serem considerados, dentre outros aspectos. Vamos lá?

Um posto de gasolina é sempre um bom negócio?

A gasolina é considerada um produto essencial, também conhecido como commodity. Para rodar com boa parte dos meios de transporte como automóveis, motos, caminhões e barcos é necessário recorrer a um posto de gasolina.

No Brasil, a falta de combustível pôde ser claramente sentida durante a greve dos caminhoneiros em 2018. Além disso, como vimos durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), por se tratar de uma categoria de estabelecimento essencial, todos os decretos municipais e estaduais autorizaram a continuação do seu funcionamento.

Em outras palavras, em relação aos produtos oferecidos, o posto de gasolina é um empreendimento seguro e perene.

Por ser uma categoria de negócios que oferta um bem essencial (combustível), está sempre em funcionamento, independentemente de pandemia ou outras eventualidades, desde que sejam adotadas medidas para a segurança dos funcionários e clientes.

Outra vantagem dos postos de gasolina é terem uma diversidade de público-alvo bastante amplo, pois envolve usuários de carros, motocicletas, ambulâncias, caminhões e empresas de ônibus, pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Além disso, muitas vezes os postos apresentarem outros serviços como lojas de conveniências, chaveiro, floricultura, lava-jato, mecânica e troca de óleo.

Cada vez mais os clientes querem otimizar o seu tempo e realizar a maior quantidade de serviços em um único ambiente, de maneira centralizada e rápida.

E esse novo perfil do consumidor oferece vantagens para quem deseja empreender um posto de gasolina.   Como foi visto, há muitas formas de diversificar os serviços oferecidos e aumentar o ticket médio do cliente de um posto de gasolina sem, necessariamente, ter que fazer investimentos muito altos.

É possível aproveitar parte da infraestrutura já construída do posto e, com algumas adequações necessárias (inclusive de segurança), oferecer outros serviços.

O que é franquia e como funciona o negócio?

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Posto de gasolina à venda.

Franquia é um sistema de venda de licença envolvendo dois personagens: o franqueador, que possui a marca e o franqueado, que deseja representar essa marca.

Por meio dessa estratégia de negócio o franqueador cede ao franqueado, o direito de uso da sua marca, patente, serviços ou produtos. Uma transação legalizada e muito usada no mercado brasileiro hoje em dia.

Isso porque o franqueado, começa a trabalhar em um negócio totalmente pré estabelecido e reconhecido entre os consumidores. Qualquer empresa, com mais de um ano de atividade pode franquear seu negócio.

Bem como qualquer pessoa pode também adquirir uma franquia, desde que aceite os termos contratuais que cada marca exige. O sistema de franquias oferece vantagens para os dois lados.

Para o franqueador representa oportunidade de crescimento e divulgação de sua marca, facilitados com a vinda de novos parceiros comerciais. Para o franqueado, facilidades na gestão do negócio que chega pronto.

Além disso, sai na frente da concorrência com uma marca já conhecida no mercado. A lei de franquias de número 8.955 de 1994 é que rege as normas e regras para o sistema de franquias.

Uma delas exige que o franqueador preencha a circular de oferta da franquia COF. Esse documento traz todas as regras, deveres, obrigações e responsabilidades das partes envolvidas na transação. Entre elas:

  • Valores e taxas a serem pagas;
  • Layout;
  • Investimento inicial;
  • Balanços financeiros;
  • Treinamentos;
  • Suporte técnico e operacional, entre outros.

O que o franqueado deve pagar ao franqueador?

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Posto de gasolina à venda.

Esse modelo de negócio envolve uma série de responsabilidades de ambos os lados. A cobrança de taxas pelo franqueador é uma delas e pode variar de acordo com o modelo de negócio e também da marca.

São valores que servem para ressarcir o franqueador do seu investimento e também por repassar o seu know-how.

Importante lembrar que a cobrança de taxas envolve diversas despesas, como suporte, treinamento, divulgação, eventos, implantação da unidade, entre outras. Então vamos conhecer um pouco mais sobre as principais taxas de franquias que o sistema pode cobrar.

  • Taxa de franquia – Geralmente é um valor fixo e único que o franqueado paga na assinatura de contrato. Ele se refere à concessão de uso da marca e pode ou não englobar outros benefícios;
  • Royalties – São tarifas periódicas cobradas pelo uso da marca. Seu cálculo de cobrança varia de acordo com cada marca, mas podem variar entre 4% e 10% sobre o faturamento bruto;
  • Percentuais sobre as compras – Caso o franqueado seja o fabricante do produto, o franqueado poderá pagar entre 20% e 40% de taxa sobre suas compras;
  • Fundo de propaganda – Um valor periódico, geralmente mensal, usado para cobrir investimentos em divulgação e marketing. Geralmente esse percentual gira entre 2% e 5% do faturamento bruto.

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Como funciona uma franquia de posto de gasolina?

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Posto de gasolina à venda.

Considerado o quarto mercado mundial no consumo de gasolina, o Brasil conta com mais de 40 mil postos de combustíveis, abastecidos por mais de 180 distribuidoras. A cadeia emprega mais de meio milhão de trabalhadores.

Somente no estado de São Paulo o número de postos beira a casa dos 9.000. Um mercado em ascensão, em especial quando o assunto é franquia. Mas quando pensamos nisso é preciso considerar alguns detalhes importantes do negócio.

Como a estrutura. Algumas marcas apresentam algumas exigências em relação ao local. O espaço deve ser amplo, para poder abrigar os reservatórios, as bombas, área de manobra, administração, sistema hidráulico e de escoamento, entre outros.

Atenção aos trâmites legais do negócio, pois envolve uma série de regras, normas, responsabilidades, cobranças, direito comercial, entre outras obrigações. Entre elas as licenças ambientais e junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O quadro de funcionários deve contar com profissionais especializados, treinados. Em especial os frentistas, supervisores e gerentes, que direta e indiretamente lidarão com os clientes e fornecedores.

O franqueado também precisa considerar o investimento, a demanda, o movimento, suporte técnico, treinamento e a qualidade do combustível e serviços que irá contratar. O franqueado deve ainda se atentar às normas da ANP sobre construção civil e tancagem dos derivados de petróleo.

Quanto custa para abrir posto de gasolina pelas principais franquias

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Posto de gasolina à venda.

Diante de tantas exigências como vimos acima, já calculamos que o investimento para abrir um posto de gasolina não deve ser baixo. Ele pode variar entre R$ 600 mil a R$ 1,5 milhão iniciais.

Valores usados para cobrir as despesas de instalação, contratação de franquia, entre outros gastos. Especialistas do setor estimam que o faturamento médio mensal de um posto de gasolina deve variar entre R$ 40 e R$ 80 mil.

Com isso o retorno do investimento deve ser atingido entre 16 e 18 meses. Abrir um posto exige conhecimento do mercado de combustíveis, bem como sobre as principais distribuidoras que atuam no país, como Petrobras, Ipiranga, Shell, Ale, entre outras.

Além dos combustíveis, muitos empreendedores investem em diferenciais de serviços e isso pode elevar seus gastos, como instalação de lava a jato ou loja de conveniência.

Importante destacar que algumas distribuidoras impõem quantidades mínimas de combustível e limitam a escolha de fornecedores. Para o sucesso do estabelecimento a localização pode ser peça-chave.

A escolha do lugar deve considerar diversos fatores, como acessibilidade, fluxo de veículos, segurança, entre outros. O espaço deve ter em média 900 metros quadrados (m²) se for em área urbana e 5 .000 m² às margens de rodovias

Posto de gasolina Ipiranga

Uma das marcas de postos de combustíveis mais reconhecida no Brasil, a Ipiranga também é uma das maiores redes distribuidoras de produtos e serviços. Afinal quem já não ouviu o bordão “pergunta lá no posto Ipiranga”.

Além disso, oferece unidades 24 horas, o que pode ser um diferencial no negócio. Por meio do conceito posto/loja a marca disponibiliza estrutura completa.

Possibilita ainda a locação de espaço para outras franquias ou outras marcas da rede, como o Jet Oil, direcionada a serviços de motor e a conveniência Am/Pm. A Ipiranga auxilia na escolha do ponto para montar o negócio e no melhor modelo de franquia desejado.

Além disso, conta com especialistas na área de construção que podem acompanhar o andamento das obras operacionais. Tudo alinhado com um cronograma e calendário que atendam as necessidades e objetivos do franqueado.

Por meio do programa de fidelidade Km de Vantagens consumidor ganhará pontos ao consumidor qualquer um dos serviços oferecidos no posto ou nos sites parceiros.

Esses pontos valem descontos e promoções exclusivas. Outra vantagem é que a Ipiranga oferece uma expectativa de ganho de até 16% a mais, quando comparado aos concorrentes.

Posto de gasolina Shell

Presente no varejo de lubrificantes e combustíveis desde 1913 a Shell oferece oportunidade de franquias com investimentos a partir de R$ 125 mil e faturamento médio mensal entre R$ 600 mil e R$ 1 milhão.

Além do investimento inicial o franqueado terá que abater do seu faturamento bruto, 5% de royalties, 1,5% de taxa de propaganda, entre outros custos mensais. A expectativa de retorno é a partir de quatro meses de funcionamento.

A orientação é que as áreas mínimas fiquem entre dois e três mil metros quadrados. Além dos modelos tradicionais de franquia a Shell oferece outro projeto, onde a empresa escolhe o ponto e monta o posto, com investimentos estimados em até R$ 3 milhões.

A operação do negócio será de responsabilidade do franqueado, mas os ativos ficam em nome da Shell. Nesse formato o interessado paga uma taxa de R$ 25 mil e precisa ter um capital de giro de no máximo R$ 200 mil.

A marca oferece expectativa de lucro líquido de 1,5% sobre o faturamento bruto, além de uma série de vantagens, facilidades e serviços que podem ser agregados ao negócio. Uma delas é a conveniência Shell select que pode exigir aporte a partir de R$ 235 mil.

Posto de gasolina Petrobrás

Com quase 30 milhões de metros cúbicos de combustíveis comercializados por ano, a Petrobras é uma das maiores distribuidoras do produto no mercado interno.

A bandeira conta com mais de oito mil pontos de venda em todo Brasil e pretende expandir ainda mais suas franquias. Tanto na revenda da marca como em número de lojas de conveniência BR Mania, o centro automotivo Lubrax, entre outros serviços.

Com terrenos a partir de 1.000 m² na área urbana e 5.000 m² às margens de rodovias é possível montar um posto Petrobras. Contudo essa metragem pode variar de acordo com a legislação local.

O valor a ser investido também pode variar com a localização, a legislação e os acordos comerciais futuros. Ficando entre R$ 1 e R$ 1,5 milhão, com estimativa de faturamento médio superior a R$ 750 mil.

Os altos investimentos para aprimorar e manter a qualidade do seu combustível, bem como outros produtos da marca, são os principais diferenciais, perante os concorrentes.

Campanhas promocionais e de fidelidade, treinamento, suporte técnico e operacional, também fazem parte do pacote da franquia.

Abrindo um posto de gasolina do zero

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Posto de gasolina à venda.

Uma opção é abrir uma franquia de postos de gasolina do zero. Porém, para isso, é necessário passar por várias etapas, tais como:

  • Definir a bandeira da franquia: analisar as regras de cada uma das opções;
  • Verificar as exigências legais, inclusive os padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP);
  • Conseguir as licenças, como a ambiental;
  • Definir a localização;
  • Verificar e implementar as normas de segurança;
  • Planejamento financeiro;
  • Construção da infraestrutura, como os tanques subterrâneos;
  • Adquirir os equipamentos necessários;
  • Treinar os colaboradores.

Além disso, quando se abre uma franquia de posto de gasolina é preciso entender que será necessário seguir os padrões e normas da bandeira franqueadora. Ou seja, o empreendedor precisa levar em consideração as regras da bandeira e a importância do seu cumprimento.

Assim, abrir um posto de gasolina do zero envolve muitas questões legais e documentais, além de muito tempo. Para se ter uma ideia, no geral todo esse processo pode levar até 30 meses para ser concluído.

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Escolha do local para abertura do posto de gasolina

Se existe um empreendimento que exige muito cuidado e conhecimento, um posto de combustível é um deles. Afinal, além dos riscos inerentes ao negócio propriamente dito, existem uma série de riscos ambientais e até para a saúde dos colaboradores.

Por isso, encontrar o local adequado para abrir uma revenda de combustível é a principal tarefa do gestor. Isso porque a melhor localização facilitará a instalação, bem como pode representar grande parte do sucesso do negócio.

Mas como saber qual a melhor área e a mais indicada para esse tipo de comércio? Quais são os critérios de escolha e os riscos para não errar nessa seleção? Para facilitar esse processo, trazemos algumas dicas e sugestões que vão contribuir para a melhor decisão.

  1. Localização: se a opção for pela área urbana, uma boa estratégia é optar por ruas e avenidas bem movimentadas, em especial as esquinas. Mas se preferir rodovias, escolha áreas planas em trechos retos. Vale lembrar que para os dois casos, é preciso seguir regras específicas, como o plano diretor urbano (PDU), na cidade. No caso de estradas, o gestor precisará das licenças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
  2. Terreno: a escolha deve considerar os valores. Terrenos em áreas nobres da cidade costumam ser bem mais caros do que em regiões mais populares. Conhecer bem o mercado imobiliário pode facilitar a decisão. O importante é que o posto esteja em um ponto bem movimentado.
  3. Concorrência: prefira espaços longe dos concorrentes. Assim poderá fidelizar melhor a clientela.
  4. Acessibilidade: o posto deve estar localizado em áreas movimentadas, mas de fácil acesso, até em horários de pico. Por exemplo, locais próximos a retornos podem ser melhores. Além disso, a área interna do posto deve ser ampla, facilitando a circulação dos motoristas. Por isso é importante reforçar que, na cidade, a área mínima deve ser de 900m² e a beira de rodovias de 5.000m².Se a unidade oferecer outros serviços como lojas, a área livre para circulação deve ser maior ainda.
  5. Sinalização: além de indicar a sua localização, placas e outdoors, bem localizadas antes da unidade, alertam o motorista para a proximidade de um posto. A boa iluminação também ajuda nesses casos. Um alerta e um chamariz para os motoristas.
  6. Locais de atenção: evite terrenos propensos a ocorrências naturais, como alagamentos ou deslizamentos. A segurança deve ser prioridade sempre!

Montagem de equipe qualificada

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Posto de gasolina à venda.

Como em todo processo seletivo, o foco dos gestores é sempre montar uma equipe qualificada e alinhada com o clima organizacional da empresa. Sintonizados e capacitados, os trabalhadores rendem mais entregando um trabalho eficiente e de qualidade.

Independente da importância ou tamanho da tarefa, ela deve ser bem executada. Trabalho em equipe é importante e deve ser valorizado. Para não errar na contratação trazemos algumas observações essenciais para o sucesso dessa empreitada.

  • Anuncie às vagas corretamente sendo claro em seus objetivos e requisitos profissionais para cada função;
  • Determine o perfil ideal para os colaboradores. Um psicólogo pode ajudar na elaboração de testes psíquicos, por exemplo;
  • Os processos de seleção não devem ser alongados. Isso é desgastante para os dois lados. O ideal é que aconteça em no máximo três etapas. Comece pela entrevista, passando para apuração profissional e terminando com teste prático;
  • Finalizado a contratação, a motivação deve ser estimulada por meio de palestras, cursos ou treinamentos. Sempre com assuntos relacionados a área de atuação;
  • Estabelecer compromisso com o resultado pode ser produtivo. Se o gestor pretende manter uma equipe qualificada deve investir em metas, rentabilidade, estabilidade, reconhecimento e satisfação;
  • O desempenho dos trabalhadores deve ser acompanhado de perto. Assim é possível identificar se as metas estão sendo cumpridas, bem como dar as orientações necessárias para o seu melhor desempenho;
  • Crie programas de recompensas como bonificação, prêmios ou folgas;
  • Fazer a rotação de função pode ser produtivo para empregado e produtor. É bom que todos os funcionários conheçam muito bem a rotina de um posto de combustível.

Treinamento especializado para exercício da atividade no posto de gasolina.

Trabalhadores que atuam em postos de combustível devem ser muito bem treinados, em especial no que se refere à segurança. Além de uma série de cuidados específicos do segmento, existe regulamentação específica que deve ser atendida.

Isso porque existem diversos riscos como de fogo, explosão, contaminação e até intoxicação. Uma delas é a norma regulamentadora número 20 sobre segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Funcionários do posto, em especial os frentistas, devem receber treinamento entre quatro e 16 horas. Entre outros assuntos, neste curso eles aprendem sobre o manuseio de combustíveis, segurança, técnicas de prevenção de acidentes e de incêndio.

Separamos aqui algumas sugestões de treinamentos para aprimorar o trabalho da equipe.

  • Atendimento ao cliente: nesse curso os frentistas recebem orientações de comunicação, educação, solução de problemas, entre outros temas;
  • Segurança e meio ambiente: eles precisam estar preparados em relação às normas de segurança. A aula pode ser ministrada por um bombeiro ou especialista em segurança do trabalho;
  • Conhecimento sobre os produtos oferecidos no posto;
  • Identificar problemas mecânicos nos veículos ou nos pneus, entre outros.

Posto de gasolina à venda: vale a pena comprar?

Uma outra forma de empreender no ramo de posto de gasolina é comprar um posto de gasolina à venda. Porém, quais são as vantagens de comprar um posto de gasolina já em funcionamento?

A primeira grande vantagem é o tempo: como foi visto, começar um posto de gasolina do zero leva muito tempo, tanto devido à construção da infraestrutura específica, assim como à parte burocrática e de licenças.

Quando se compra um posto de gasolina à venda, ganha-se muito tempo, pois pula-se diversas etapas. Um outro ponto bastante positivo é que o posto de gasolina à venda já vem com um público fidelizado que, muitas vezes, nem vai perceber a troca do dono.

Porém, também são necessários alguns cuidados ao comprar um posto de gasolina à venda como, por exemplo, solicitar um Laudo de Avaliação, também chamado de valuation.

Essa nada mais é que uma Avaliação da Empresa e tem como objetivo precificar uma empresa à venda ou ativo por seu valor de mercado, levando em consideração uma expectativa de retorno ou viabilidade de um investimento.

Além disso, essa avaliação também contém informações do histórico, potencial de mercado, descrição total da localização, aspectos financeiros, dentre outras informações que são fundamentais para a tomada de decisão mais acertada.

Vantagens de se comprar um posto de gasolina à venda

  • Adquirir um negócio já em operação elimina custos, como os relacionados à abertura da empresa. Além disso, conta com equipe qualificada, contrato com prestadores de serviços e consumidores potenciais;
  • Rentabilidade certa. Isso porque todo motorista precisa abastecer seu veículo em algum momento. Especialistas apontam que o gasto médio mensal do brasileiro com o veículo gira em torno de R$ 1.000,00. Sendo 30% desse valor com combustível;
  • Movimentação a qualquer hora do dia ou da noite;
  • Maior lucratividade, em especial se for proprietário do imóvel;
  • Suporte técnico, capacitação e treinamentos oferecidos pela franqueadora;
  • Comercialização de produtos de qualidade, com origem de fabricação e certificações;
  • Trabalhar com uma marca reconhecida no mercado ajuda a pular algumas etapas do processo de abertura de empresa, quando essa começa do zero, por exemplo;
  • Facilita a fidelização de clientes, entre outros.

Desvantagens de se comprar um posto de gasolina à venda

Como em todo tipo de empreendimento, nem sempre tudo é vantajoso. Comprar um posto de gasolina à venda pode trazer alguns pontos negativos. Uma delas pode ser o contrato de exclusividade, imposto pela marca escolhida.

Isso pode gerar, por exemplo, limitação em relação ao preço de revenda do combustível. Outra questão é em relação à fidelização de contrato.

Caso o gestor não queira renovar o contrato, algumas franqueadoras impõem cláusulas contratuais impedindo que ele abra outro negócio do mesmo segmento por um determinado período.

As marcas também não permitem alteração de valores dos combustíveis no decorrer da operação.

Como encontrar um posto de gasolina à venda?

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Posto de gasolina à venda.

Agora que já ficou evidente que comprar um posto de gasolina à venda pode ser vantajoso, a pergunta é: onde posso encontrar postos de gasolina à venda?   A melhor forma é através da plataforma inovadora do meuBIZ.

Por meio dela, é possível encontrar um posto de gasolina à venda para negociar hoje mesmo. Basta definir qual o negócio pelo qual você busca, no caso, postos de gasolina e clicar em buscar. Diariamente, vários novos negócios ficam disponíveis e há diversas opções para escolher.

Ficou interessado e quer saber mais como comprar um posto de gasolina à venda? Acesse agora a plataforma meuBIZ e encontre o negócio perfeito para você. Assine a nosso newsletter do blog e acompanhe nossas dicas e posts sobre o mercado.

Conclusão

Como vimos, mesmo com alguns pontos de atenção, adquirir uma franquia de posto de combustível é sempre uma boa forma de ingressar no mercado de combustíveis. Mas, é preciso atenção e conhecimento.

Escolher o melhor local e a distribuidora, conhecer a legislação específica do setor, bem como os itens de segurança são fundamentais.

Comprar um negócio pronto se torna ainda mais atrativo para o gestor que pode economizar pulando etapas, quando comparado a montar do zero.

Ao definir a marca, as empresas oferecem um leque de oportunidades de produtos e serviços que podem ampliar a rentabilidade do ponto. Além disso, contam com assessoria técnica e estrutural, que ajudam o gestor na tomada das melhores decisões.

Na plataforma meuBIZ é possível encontrar todos os dias milhares de oportunidades de negócios na área. Profissionais especializados e conteúdos didáticos para dar o melhor direcionamento e sanar as dúvidas.

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