O momento da escolha do seu ponto comercial para alugar é muito importante, pois isso irá te ajudar no crescimento de seu empreendimento, entretanto, se a escolha for feita de forma precipitada, isso irá atrapalhar o sucesso de sua empresa.
Um estabelecimento bem localizado ajuda a atrair mais clientes, por esse motivo é necessário avaliar bem o local de forma estratégica, levando em consideração todos fatores do negócio, como acessibilidade, concorrência e o perfil do público da região.
Para ficar por dentro de tudo o que você deve analisar para encontrar o ponto ideal para o seu negócio, continue conosco.
Boa leitura!
O que é ponto comercial?
O ponto comercial não é somente a localização de um empreendimento, mas também ele é o reconhecimento do público pelo local onde a empresa está inserida.
É exatamente por esse motivo que o momento da escolha desse ponto é um passo fundamental para o sucesso da empresa, pois o ponto comercial irá ajudar sua empresa a construir sua imagem no mercado.
Além disso, um bom ponto comercial irá fazer com que o seu empreendimento seja considerado uma referência, não somente de localização, mas também devido aos produtos ou serviços que você oferece.
– Qual a diferença entre ponto comercial e estabelecimento comercial?
O ponto comercial para alugar é a localização onde é efetivamente realizado o caráter profissional (habitual) do empresário, em outras palavras, o local do empreendimento.
O estabelecimento comercial é o complexo de bens utilizados para o exercício da atividade da empresa.
O ponto comercial é um dos elementos incorpóreos (abstratos) do estabelecimento comercial, é o local onde a atividade empresarial é desenvolvida, o ponto físico
Alugar ou comprar ponto comercial? Vantagens e desvantagens
Podemos dizer que existem vantagens e desvantagens ao alugar ou comprar ponto comercial.
A compra de um ponto comercial pode ser uma boa opção quando o imóvel apresentar potencial de valorização.
E no que diz respeito ao aluguel, é preciso ficar atento para não acabar pagando um valor muito próximo a um financiamento.
Por outro lado, ao alugar um ponto comercial, você tem a possibilidade de mudar para outra região quando julgar necessário.
– Disponibilidade de capital e diversidade de investimentos
Existem diversas modalidades financeiras à disposição de empresários e empreendedores que desejam mudar de endereço ou começar um negócio em um espaço físico, são elas:
- Financiamento em agências bancárias;
- Entrada em um consórcio;
- Pagamento à vista.
Dentre elas, o financiamento bancário é o processo mais rápido para a liberação orçamentária para a compra de um imóvel comercial.
Entretanto, essa modalidade possui taxas de juros que podem chegar a mais de 14%, dependendo do agente financeiro.
Outra possibilidade é adquirir uma carta de crédito de consórcio. Neste caso, as taxas de juros são mais baixas, com a possibilidade de prazos estendidos de pagamentos e parcelas fixas.
Entretanto, por mais que a modalidade do consórcio seja melhor quando se trata de juros e taxas, ela é mais incerta.
Caso não haja um montante significativo para lances mais altos, não existe a garantia de quando você será contemplado com a compra do imóvel.
– Potencial de valorização do ponto comercial
Alugar pode não ser necessariamente uma má opção (ou “dinheiro jogado fora”, como popularmente se ouve).
O montante a ser investido numa eventual aquisição do imóvel poderia ser investido para outro fim.
Por exemplo, em capital de giro (reduzindo necessidade de financiamento) ou mesmo em uma aplicação financeira, constituindo um fundo de reserva para contingências (nesse caso, os ganhos gerados pela aplicação poderiam inclusive ser utilizados para pagar o aluguel do imóvel).
De outro lado, instalar-se em um imóvel próprio diminui os gastos operacionais, pois não seria necessário pagar aluguel.
A aquisição do imóvel pode ser um bom negócio, se o imóvel apresentar potencial de valorização.
Porém, trata-se de situação de difícil julgamento a priori; há sempre o risco de o potencial de valorização não se concretizar no futuro.
Além disso, o investimento poderia tirar o foco do negócio original, pois, nesse caso, o empresário estaria investindo para ganhar com imóveis (negócio imobiliário).
A localização de uma empresa está entre um dos fatores mais importantes na hora de efetivar a compra de um imóvel comercial.
São diversos fatores criteriosos que devem ser levados em consideração. Dentre eles se encontram:
- Perfil de vizinhança (comercial ou residencial);
- Transporte público para funcionários e colaboradores;
- Próximo à vagas de estacionamento;
- Opções de alimentação próximas;
- Capacidade do local escolhido alojar o negócio em questão;
- Porte da empresa.
Veja bem: Se estamos falando de um comércio de roupas, por exemplo, é interessante alojá-lo em pontos de localização na própria rua, onde existe um grande fluxo de pessoas, auxiliando na visibilidade da loja.
Agora, se estamos falando de um setor de vendas de convênio odontológico, uma das opções seria alugar/comprar uma sala em um prédio ou galpão comercial.
Tudo depende do tipo de negócio, demanda e público em questão. Desse modo, é preciso avaliar essa estrutura como um todo para que, assim, se chegue na melhor tomada de decisão.
Maior facilidade de sair do negócio ao alugar ponto comercial
Depois de decidir tudo o que precisa ter no ponto comercial para alugar, é preciso pensar no contrato.
É importante que ele seja registrado em cartório para evitar problemas futuros.
Você também deve verificar se o contrato possui prazo determinado, o que pode ser combinado entre a empresa que irá locar e o proprietário.
Nesse documento é preciso constar ainda os valores a serem pagos e como será feito o reajuste após um período de tempo.
O que devo saber antes de alugar um ponto comercial?
Encontrar local para ser a sede de sua empresa é um dos primeiros passos para quem você que está começando o seu negócio, entretanto você deve ficar atento a alguns detalhes nessa etapa para que não ocorra problemas no futuro.
Por isso, separamos essas 7 dicas que vão te ajudar no momento da escolha do ponto comercial para alugar ideal:
Conheça o seu público
Aprender a respeito do perfil do consumidor é um dos primeiros passos quando você está criando ou expandindo a sua empresa.
Afinal, o principal objetivo é movimentar o seu empreendimento, para que assim você atraia clientes para melhorar suas vendas e aumentar o seu lucro.
Um exemplo, caso você tenha uma loja de roupas fitness, por exemplo, você pode procurar um ponto para alugar em regiões próximas a academias. De preferência, as mais movimentadas.
Por outro lado, caso sua loja fique próximo de uma rua cheia de fast-foods isso não seria tão interessante para seu empreendimento.
O local deve estar visível para o público
A visibilidade da empresa muitas vezes é uma questão que pode parecer sem muita importância, entretanto esse ponto faz muita diferença no dia a dia do empreendimento, por esse motivo é necessário considerá-la no momento de escolher o ponto comercial para alugar.
É importante destacar que a visibilidade será diferente levando em consideração o ângulo de cada cliente.
Isso porque, o indivíduo que vai de carro tem uma visão da fachada, já a pessoa que chega a pé tem outra visão.
Considere a acessibilidade
A acessibilidade é muito importante no momento da escolha do ponto comercial, pois existem pessoas que já deixaram de entrar em uma loja porque não tinha lugar para estacionar, ficava em uma via rápida ou de difícil acesso.
Dessa forma, a falta de acessibilidade acaba prejudicando a movimentação e faz com que a empresa perca boas oportunidades de venda.
Dessa forma, é importante que você avalie os seguintes pontos no momento de escolher seu ponto comercial para alugar:
- Lugar para estacionar;
- Em caso de rua movimentada, veja se há semáforos ou faixas de pedestres;
- Verifique se o local é seguro;
- Confira a infraestrutura da região.
Analise e considere o fluxo de pessoas na área
Quanto mais pessoas circularem nas proximidades de seu empreendimento, maiores as chances de encontrar clientes em potencial.
Por esse motivo, é interessante levar em consideração alguns pontos, como por exemplo, o horário de maior movimento pelo bairro e os tipos de estabelecimentos que podem atrair pessoas, como supermercados.
Verifique a concorrência
Outro ponto extremamente importante ao montar uma empresa é entender sobre a sua concorrência.
Isso porque, ao entender sua a concorrência você irá aprender quais pontos é preciso fazer diferente para se destacar, ou então adaptar do seu jeito o que eles estão fazendo e que tem mais sucesso.
Além disso, é necessário que você fique atenta com a concorrência desleal, pois infelizmente isso ainda acontece, e um bom exemplo disso é quando a outra empresa vende um produto por um valor muito abaixo do preço de mercado.
Para conseguir lidar com isso é importante sempre oferecer um ótimo atendimento, para, dessa forma, fidelizar os seus clientes.
Considere o potencial de crescimento da região
O crescimento da região afeta diretamente o seu empreendimento, por esse motivo vale a pena fazer um estudo para saber qual o potencial de desenvolvimento.
Podemos citar aqui a construção de uma faculdade ou ainda um novo terminal de ônibus. Tudo isso ajuda na movimentação do bairro.
Certifique-se de que o imóvel cabe no orçamento
Independentemente se você vai comprar ou alugar o ponto comercial, é necessário que você tenha um planejamento financeiro bem estruturado para a transação, afinal você está assumindo um compromisso.
Dessa forma, é fundamental que você se certifique que o ponto comercial que você escolheu irá caber dentro do orçamento de sua empresa.
Como funciona o aluguel de um ponto comercial?
Confira abaixo como funciona o aluguel de um ponto comercial e quais são os pontos de atenção.
Evite a tensão
Uma negociação sob tensão é uma presa fácil. A menos que a empresa esteja em perigo de afundar ou esteja sendo forçado a ser vendida por circunstâncias familiares, tais como morte ou divórcio, o vendedor deve planejar-se para a venda com antecedência e aproveitar as boas condições de mercado.
Isso significa um esforço para reduzir gastos e passivos, e aumentar a fatia de mercado antes de vender. Diante da evidência de um estabelecimento próspero, os compradores terão maiores dificuldades para descontarem o preço solicitado.
Avaliação do ponto
Antes de se colocar um ponto comercial para alugar, é importante saber quanto ele vale. O processo de avaliação ou valuation foi concebido para proporcionar essa base racional de preço.
Os vendedores que realizam avaliações baseadas em conjecturas superficiais colocam-se automaticamente em desvantagem durante as negociações.
Quanto mais imparcial e independente é a avaliação, melhor para a negociação. Há experientes e respeitáveis profissionais disponíveis para ajudar. A avaliação externa gera uma despesa adicional, mas pode compensar o investimento, pois dá ao vendedor uma base de argumentos mais forte para negociar.
A avaliação também dá confiança ao vendedor quanto ao preço pedido e aumenta a sua resistência às exigências do comprador.
Fomente a criação de lances
Você conhece alguém que tenha vendido ou alugado alguma coisa acima do preço porque mais de um comprador manifestou interesse ao mesmo tempo? É provável que sim. Na negociação de um ponto comercial para alugar também é possível criar um cenário semelhante.
Para fazê-lo, o vendedor precisa maximizar a atenção que a empresa recebe no mercado. Uma das melhores maneiras de maximizar a exposição é expor a venda online. Se você já decidiu colocar o ponto comercial à venda, cadastre-o aqui.
A maioria dos compradores de pequenas empresas conduzem suas buscas por conta própria e, cada vez mais, o lugar que as fazem é na internet.
Ao expor a venda da sua empresa online, os vendedores terão a capacidade de tornar a empresa atraente e aumentar a visibilidade para intensificar o interesse competitivo entre os compradores, os quais podem dar ao vendedor um preço final superior nas negociações.
Leve as concessões em consideração antecipadamente
Mais cedo ou mais tarde, o comprador de uma empresa ou locador de um ponto comercial vão querer discutir o assunto de concessões.
Pedidos de concessão podem incluir tudo, desde o financiamento até o treinamento na atividade da empresa. Embora as concessões possam não impactar diretamente o preço de venda, elas equivalem a um prejuízo ou a um inconveniente.
O pior momento para um vendedor determinar se concorda com uma concessão é durante a negociação. Neste ponto, a tentação de fazer concessões simplesmente para fechar o negócio é alta demais.
Em vez disso, os vendedores precisam considerar as concessões específicas que são acordáveis antes de colocar o ponto comercial para alugar ou antes de começar a negociar com os compradores, especialmente em um mercado onde as concessões são prática padrão.
Se uma concessão não for aceitável para o vendedor antes do início das negociações, então não deve ser aceitável no meio do processo.
Seja paciente na negociação de uma empresa
A paciência pode ser uma virtude, mas quando se trata de vender um negócio é também uma necessidade. O proprietário de um negócio bem posicionado deve ter a capacidade de esperar até que o comprador certo apareça.
Se o negócio tiver mesmo de ser vendido em um curto período de tempo (seis meses ou menos), então a venda começará a exibir as qualidades de uma venda sob tensão e o vendedor estará em uma desvantagem significativa nas negociações.
O fator paciência realmente entra em jogo nas negociações quando impacta quem mais quer que a venda aconteça. Mesmo que o vendedor possa estar ansioso para selar o negócio, a pessoa que parece querer que a venda aconteça estará em desvantagem.
A boa notícia para os vendedores é que aspirantes a donos de empresas raramente podem conter seu entusiasmo. Se o comprador estiver convencido de que a empresa é ideal para si, o vendedor terá uma vantagem, desde que se mantenha firme até que a oferta apareça.
No entanto, a paciência também tem um limite. Se o vendedor experimentar uma sucessão de interessados sérios, mas for incapaz de finalizar o negócio, é um sinal de que as expectativas podem estar muito altas.
À medida que mais empresários venderem seus negócios, suas habilidades de negociação se tornarão cada vez melhores. E quanto melhor preparados os vendedores estiverem, maior será o sucesso da venda ou do aluguel do ponto comercial.
Como colocar seu ponto comercial para alugar?
A venda de imóveis pode ser demorada, seja um ponto comercial ou residencial.
Apesar de não estarmos no melhor momento, financeiramente falando, é possível vender ou alugar o seu ponto comercial. Mas, para que isso aconteça da melhor forma, é necessário se atentar a alguns detalhes importantes.
Com crise ou não, as vendas ou aluguéis de pontos comerciais acontecem bastante em nosso país. Obviamente, isso se intensifica em momentos conturbados, nos quais fica difícil manter um negócio com as portas abertas.
Para ajudar você na venda ou na locação do seu imóvel, criamos uma lista sobre como divulgar um ponto comercial para alugar:
- Pesquise sobre a situação do mercado;
- Analise o perfil do cliente ideal;
- Faça pequenas reformas;
- Acerte no preço;
- Tire fotos de qualidade;
- Ouça as ofertas;
- Divulgue nos lugares certos.
Encontre excelentes pontos comerciais com a meuBIZ
Atualmente, não é mais necessário enfrentar burocracias e perder tempo em busca de interessados em comprar uma loja ou alugar um ponto comercial.
Com o avanço da internet, tudo pode ser feito online. No meuBIZ, é possível encontrar um ponto comercial para alugar em poucos minutos.
Conclusão
Como vimos no decorrer de todo este artigo, a escolha do ponto comercial para alugar exige um bom planejamento estratégico além de um estudo de vários fatores.
Por isso, é necessário não somente pensar no custo do ponto, mas também em sua localização, acessibilidade e fluxo de pessoas, por exemplo.
Para ajudar no processo de escolha do ponto comercial para alugar você pode contar com o auxílio de uma empresa especializada, como nós do meuBIZ, que oferecemos ferramentas para te auxiliar a encontrar o ponto comercial ideal!Continue acompanhando o nosso blog!