Como manter o sigilo ao vender um negócio. Saiba como evitar falhas.

vender um negócio

A confidencialidade e o sigilo podem ser fatores crítico para o sucesso na venda de um negócio. E isso é fundamental para uma parte dos negócios, pois vender um negócio pode gerar muitos boatos e fazer algum estrato em sua reputação.

Hoje em dia, é muito fácil obter informações sobre um negócio pela internet, o que facilita deduzir qual é a empresa a partir de poucos dados. Pode ser uma foto, um slogan, uma frase utilizada no site da empresa ou a localização.

Para algumas empresas, essa descoberta pode afetar a relação com funcionários, clientes, fornecedores, credores, e até mesmo, concorrentes.  Sabendo do seu interesse em vender um negócio, essas partes ficarão preocupadas em confiar na continuidade dela.

Os funcionários questionarão o emprego ao menor indício de mudança na administração e poderão começar a buscar novas oportunidades. Os clientes poderão buscar novos fornecedores e os seus fornecedores podem diminuir a prioridade do seu negócio. Os credores podem te procurar mais rápido para fazer cobranças. E os concorrentes podem ver nisso a oportunidade para espalhar o boato e se aproveitar da situação.

Dessa forma o empresário que precisa ou deseja manter o sigilo sobre a venda precisa tomar algumas precauções importantes.

Mantendo o sigilo e a confidencialidade ao vender um negócio

Anunciar um negócio sem que o mesmo seja descoberto é a parte mais complicada da confidencialidade. Felizmente, no meuBiZ é possível anunciar uma empresa com total sigilo. No momento de cadastrar o anúncio, selecione essas opções para proteger ainda mais a confidencialidade do negócio:

  • Não exibir endereço no anúncio: marcando esse campo, ainda que você informe o endereço do negócio, ele não será divulgado no site;
  • Não exibir município no anúncio: caso a empresa seja única na cidade, proteger somente o endereço não será suficiente. Para esses casos, oculte também a informação do município onde se localiza o negócio;
  • Não exibir informações de contato no anúncio: oculta o seu nome, e-mail e telefone. Isso ainda permite que um interessado entre em contato com você por mensagens no meuBiZ. Mas ele não saberá quem é você.
  • Não exibir website no anúncio: pode parecer óbvio, mas nunca é demais avisar que, se você informar o site da sua empresa, todo o Brasil já saberá que ela está à venda.

Além disso, é indicado que você redija o anúncio de forma que não dê pistas sobre o negócio.

  • – Não coloque o nome da empresa em nenhum lugar do anúncio
  • – Não insira fotos ou imagens da fachada, interior da empresa ou logomarca
  • – Não copie frases utilizadas no site da empresa
  • – Não utilize o seu slogan
  • – Não informe a localização do negócio
  • – Não coloque o telefone ou e-mail da empresa;
  • – Não informe o nome dos sócios ou de colaboradores
  • – Não divulgue o CNPJ

Conversando com um interessado

Ao encontrar um interessado em comprar a empresa, vocês conversarão e ele lhe fará perguntas estratégicas e confidenciais sobre o negócio, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente. Antes de qualquer coisa, saiba que alguns dados, sejam eles confidenciais ou não, são fundamentais para que o potencial comprador tome a sua decisão de compra.

Essa situação pode prejudicar ambas as partes: o vendedor fica com a empresa exposta caso a venda não seja efetivada; e o comprador pode fica desconfiado e desistir do negócio caso não lhe seja permitido obter tais informações.

Nesse caso, classifique as informações que podem ser respondidas sem afetar a confidencialidade e aquelas que a afetam. As informações que afetam o sigilo são aquelas que revelam direta ou indiretamente qual é a empresa.

Informar o faturamento, o ticket médio ou a quantidade de funcionários não afeta a confidencialidade como informar a localização, por exemplo. Dessa forma, definindo quais são as informações confidenciais, você poderá solicitar a assinatura de um Termo de Confidencialidade, também conhecido como Non Disclosure Agreement (NDA).

A divulgação das informações não confidenciais pode ser feita normalmente, as confidenciais, somente com a assinatura do NDA.

Assine um termo de confidencialidade antes de vender um negócio

Hoje em dia, é muito fácil obter informações sobre um negócio pela internet. A partir do CNPJ da empresa você poderá mergulhar em uma rica pesquisa e saber quase tudo sobre ela. Por isso, não revele informações confidenciais do seu negócio sem a assinatura do NDA pela parte interessada.

Nesse caso, é muito importante que você busque o auxílio de um advogado especializado. Se o seu negócio exige sigilo, tenha paciência e lide com cautela com os interessados em comprá-lo. Todo cuidado é necessário.

Se você quer vender um negócio, venda no meuBiZ.

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.