Circuit breaker – Entenda como funciona esse mecanismo

circuit breaker

Quando o mercado de ações está em um momento de grande instabilidade e agitação, é preciso que algo seja feito para preservar o investidor de movimentos bruscos nas negociações das ações. Em 1997, foi criado o circuit breaker, que tem essa função primordial: proteger o capital do investidor. Nesse artigo, daremos todas as informações sobre o circuit breaker, o que é, como funciona e quando ele é acionado.  

Você sabe o que é? Como ele funciona?

  O circuit breaker é uma ferramenta de prevenção, que é acionado automaticamente pela Bolsa de Valores todas as vezes que há uma grande oscilação nos negócios. Seja movimento de alta ou de queda no valor das ações.   Assim, quando esse tipo de situação inesperada acontece, a Bolsa interrompe as negociações por 30 minutos, para que a situação seja normalizada. Ou seja, esse tempo é para que o mercado se recupere da situação que causou tanto alvoroço.  

Quando o circuit breaker é acionado?

  O circuit breaker é acionado somente em algumas situações, conforme abaixo:  
  • – Se a Bolsa de Valores apresentar uma oscilação maior que 10% com relação ao fechamento do dia anterior, o circuit breaker é acionado pela 1° vez. Dessa forma, a Bolsa interrompe as atividades de 30 minutos.
 
  • -Caso a situação de euforia continue após a reabertura das negociações, mas o Ibovespa continuar oscilando, e alcançar uma baixa de 15%, o circuit breaker é acionado mais uma vez, para que as negociações sejam interrompidas por uma hora.
 
  • – Se, mesmo após esse tempo, o índice continuar com as mesmas características e chegar a 20%, as negociações serão, mais uma vez, interrompidas. Nesse caso, a Bolsa de Valores é que irá determinar o tempo necessário para que as operações possam voltar. E informará ao mercado a sua decisão.
  Porém, essas regras não valem para os últimos 30 minutos de negociação antes do fechamento do pregão do dia.  

Mais como iniciar no Mercado de opções binárias mesmo em crise

  As pessoas costumam ser facilmente atraída por promessas de ganhos enormes. A questão é que, apesar possibilidade de ganhos enormes, há também um risco muito alto nas aplicações que podem render bons retornos.   Uma opção de investimento que vem atraindo a atenção de investidores são as opções binárias. Esse tipo de aplicação consiste em apostar em um determinado resultado de um bem ou serviço. Ou seja, se a tendência é de alta ou queda.   Assim, caso o investidor apostar na alta de ações de uma determinada empresa, e ela sobe, ele ganha. Se cair, ele perde. Para começar, é preciso se cadastrar em uma plataforma segura e confiável, como é o caso da plataforma binomo, por exemplo.   As opções binárias têm atraído cada vez mais investidores. Mas é preciso ter o perfil arrojado, pois é um tipo de aplicação em que vale tudo ou nada.   Em contrapartida, o retorno pode ser muito alto, variando em torno de 60 a 90% sobre o capital investido. O que pode ser considerado como um rendimento muito alto.  
Veja mais: Quero comprar uma empresa: como fazer? Depósito de gás é um bom negócio para empreender? Quiz de personalidade: analise seu padrão comportamental Bom negócio: como comprar uma emrpesa bem-sucedida

Inscreva-se na newsletter

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.