Não é segredo para ninguém que a grande capital Paulista é o maior centro empreendedor do Brasil. Com o PIB equivalente ao das capitais do Norte, Nordeste e Sul somados, São Paulo atrai os olhares de quem sonha em empreender.
É quase inevitável olhar para essa megalópole e não desejar sentir o ar empreendedor presente por lá. Nesse artigo, mostraremos como ter um bom negócio em SP.
Um pouco sobre São Paulo
Fundada em 1554 por padres jesuítas, São Paulo é hoje uma cidade conhecida mundialmente. Sendo a 7º cidade mais populosa do planeta com uma população com mais de 20 milhões de habitantes e entre as 15 cidades mais globalizadas no mundo.
Considerada um polo empreendedor, possui pontos únicos que a fazem ter essa fama. No decorrer deste texto, vamos te mostrar cada um destes pontos de forma detalhada. Interessado? Continue com a gente.
Sua economia
Estima-se que, caso São Paulo fosse um país, seria a 40º economia do mundo. Com números de 2011, o PIB da grande capital chegou aos R$450 milhões de reais.
Os dados demonstram que seus números são superiores aos de países como Egito, Chile, Cingapura, por exemplo.
Comparando com os países vizinhos, São Paulo teria a 5º maior economia da América Latina. Estipula-se que até 2025 será a 6º cidade mais rica do planeta.
Nos últimos anos, a capital paulista passou por um período de decadência, mesmo assim nunca perdeu o posto de maior Produto Interno Bruto do país.
Apenas em 2015 voltou a crescer, elevando a importância de seu PIB em âmbito nacional de 10,8% para 10,9%. Em contrapartida, Manaus, por exemplo, apresentou queda.
Encontre empresas à venda |
Pontos de destaque
Além de uma forte economia, São Paulo possui pontos fortes que fazem uma grande diferença no empreendedorismo.
O primeiro deles é o fato do maior aeroporto da América Latina está localizado na região metropolitana da capital.
Um dos mais completos portos do país, o Porto de Santos fica a menos de 100km da cidade, e as maiores rodovias do país cortam a capital.
Além do mais, existe um detalhe que propicia consideravelmente o bom negócio em SP, os bairros.
Os bairros da capital possuem pontos únicos e exclusivos para todo tipo de negócio. Aprofundaremos melhor este tema logo abaixo.
Localizações valiosas
Iniciaremos este tópico com uma reflexão sobre a importância de escolher o lugar ideal para iniciar um bom negócio em São Paulo: quando o empreendedor quer abrir um negócio ele precisa saber o potencial de cada bairro e o público que deseja atingir.
Sim, o bairro que você pretende empreender vai ditar algumas regras sobre seu negócio. Saber que a região do Sé é referência em comércio eletrônico também ajuda a entender que, para abrir um negócio do mesmo ramo no local, é importante ter algum diferencial que o atraia ou diferencie.
O distrito do Brás, por exemplo, tem como diferencial o volume de produção nas fábricas locais e o preço competitivo de seus comércios. Quem opta por abrir um negócio por lá não pode descartar essas características do bairro.
O fato da Vila Madalena possuir grande volume de hostel e hotéis, além de vantagens como metrô, traz um foco maior para a instalação de bares e casas noturnas. Abrir uma grande indústria de tecido neste bairro não seria algo atrativo, barato e muito menos sensato.
Além da Vila Madalena, se seu foco é a parte de bares, casas noturnas e afins, a capital está repleta de bairros do ramo. Itaim Bibi, Cerqueira César, Vila Olímpia também são opções que devem constar na sua lista.
Nesta linha, para que uma empresa se torne um bom negócio em SP, o ponto deve ser estudado com bastante cuidado.
Aspecto populacional
É muito importante entender como age, pensa e vive um cidadão paulistano. Entender esta questão vai muito além de uma paixão por pizza e da naturalidade como agem diante dos engarrafamentos.
É necessário compreender que o paulista possui um estilo de vida muito parecido com os moradores das maiores cidades mundiais como Londres e Nova York.
Acostumado a viver com uma enorme diversidade de culturas, o novo atrai a atenção do paulistano.
Por possuir essa enorme variedade de opções, o paulistano convive com diversos produtos em que preço e qualidade se unem. Assim, fazer diferente pode ser a chave do sucesso.
Neste aspecto aquele que pretende empreender em São Paulo precisa estar ciente de que estará lidando com um público enorme, com desejo de comprar, mas também bastante exigente.
Encontre empresas à venda |
Como ter um bom negócio em SP
Importante sempre destacar o quão é necessário pesquisar oportunidades para ter um bom negócio em SP.
Há milhões de empreendimentos na cidade e muitos deles estão à venda. São Paulo conta com milhões de empresas.
Criado para promover a venda de empresas, o site meuBiZ apresenta centenas de bons negócios prontos para serem adquiridos e gerenciados por um novo empresário.
Você não estará sozinho
Não se pode falar sobre um bom negócio em SP sem mencionar o grande networking que pode ser produzido.
Fora todas essas oportunidades já mencionadas, a cidade oferece incontáveis eventos, palestras, workshops e, possibilidades de troca de ideias. Tudo isso auxilia e muito o cenário empreendedor e a construção de um bom negócio em SP.
Além do conhecimento, essas são ótimas oportunidades de fechar uma parceria, desenvolver um projeto ou apenas conhecer alguém para tirar as dúvidas ou inspirar.
Não que as demais capitais do país não tenham oportunidades assim, mas SP torna isso único. Empreender em uma cidade onde se tem contato com todas as gamas empresariais é um atrativo fenomenal.
Conclusão
Empreender é uma grande aventura, repleta de desafios. Mas empreender em um ambiente adequado de negócios pode ser muito prazeroso.
A grande capital paulista é o lugar perfeito para quem busca trilhar estes caminhos.
Com uma economia em crescimento, distritos para todos os ramos empresariais, conhecimento disponível e oportunidades de networking fazem de São Paulo o lugar perfeito para quem busca desenvolver um bom negócio.
Quer empreender em São Paulo? Conheça mais de 500 opções de negócios na cidade!
Encontre empresas à venda |
Veja mais:
O meuBiZ estará na Collision 2018 em New Orleans – EUA
Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio?
Aquisição de empresas: 5 diretrizes para evitar o insucesso