O ano de 2017 iniciou e muitos empreendedores já estão em busca de franquias promissoras para investir. E em suas análises de viabilidade, sempre surgem as franquias como possibilidade. Isso porque as franquias são um modelo já testado e possuem suporte durante a implantação e na condução do negócio, o que diminui os riscos do investidor.
Para muitos especialistas, 2017 será o ano da virada, ou seja, deve marcar o inicio da retomada da economia, o que é bom para quem quer investir em franquias promissoras.
Além disso, uma nova geração de consumidores está no mercado, sendo imprescindível saber o que eles querem. A busca por esses consumidores é um ponto de atenção para todos os setores, e não é diferente para o franchising.
Porém, vale destacar que o investimento em uma franquia não deve levar em conta somente a tendência da economia. Abrir uma franquia promissora requer uma série de cuidados, inclusive a afinidade que o futuro empreendedor tem com o negócio
Abaixo listamos 12 tendências de franquias promissoras para 2017:
1. Alimentação Saudável
Mercado em crescimento que deve permanecer em alta no ano de 2017. Cada dia mais aumenta a onda do consumo de alimentos orgânicos, sem glúten ou lactose. Já existem diversos negócios neste segmento, inclusive no modelo de franquias. Portanto, há espaço para crescer bastante, ainda mais com a extensão dessa onda para os animais (por exemplo, cachorros com restrição alimentar).
2. Economia compartilhada
Uber e Airbnb são exemplos de cases de sucesso de negócios em que a pessoa usa algo que ela já tem para gerar renda (Tudo isso aliado ao uso da tecnologia, é claro!). Um conceito novo de que a posse já não faz mais sentido se há a possibilidade de compartilhar e usufruir de um bem ou serviço com outras pessoas. Essa ideia também pode servir de inspiração para franquias promissoras.
3. Terceira Idade
Nossa população está envelhecendo cada vez mais. Com isso, os idosos tem buscado envelhecer com qualidade. Por isso, os serviços voltados para a terceira idade estão em alta, tais como dança, pilates, yoga e academia para idosos. Franquias nesse segmento podem ser boas oportunidades.
4. Serviços
Nos últimos anos, tem crescido bastante as franquias de serviços, como as relacionadas à manutenção, diaristas e contabilidade. São modelos em que o franqueado tem o papel de microempresário. Isso reflete uma tendência de mercado no qual muita coisa é home-based. No entanto, o empreendedor precisa analisar bem esse modelo, pois, apesar de ser mais barato, ele pode trazer uma frustação em relação ao retorno esperado.
5. Marketing Digital
Dentre as franquias promissoras de serviços, estão as relacionadas ao marketing digital. Afinal, as redes sociais tem mudado a forma como as pessoas se comunicam nos dias de hoje. Além disso, atualmente, no Brasil, existem mais celulares do que pessoas. Dessa forma há muito espaço para ser explorado.
6. Conserto de veículos
Ainda na linha dos serviços, como a crise afetou muita gente e diminuiu o poder de compra do brasileiro, aumentou a procura pelos serviços de reparação e consertos. Não é diferente no mercado de veículos, já que o sonho do carro novo ficou mais distante. Dessa forma, muitos brasileiros estão mantendo seus veículos antigos, utilizando os serviços de manutenção/reparação, que ficaram cada vez melhores e mais especializados. Essa é uma tendência que ainda deve permanecer.
7. Cross selling
Uma outra tendência é união de marcas interessadas no mesmo consumidor. Como exemplo, as cafeterias dentro das livrarias. Outro exemplo são as franquias que unem em uma só loja mais de uma marca. Os negócios cruzados para franquias devem aumentar em 2017, com possibilidades ainda a serem melhor exploradas, como a implantação de quiosques de alimentos saudáveis em academias.
8. Beleza
O setor de beleza vem se desenvolvendo mesmo com a crise. Apesar de não estar com o mesmo desempenho de antes, esse setor tem gerado bons resultados. Outro ponto é que, no franchising, é um dos maiores. Neste mercado, uma tenência é o negócio voltado para o homem. Apesar de ser um setor com maior foco nas mulheres, o mercado para os homens surge como oportunidade, como é o caso das barbearias retrôs.
9. Cursos profissionalizantes
Com a crise econômica, o mercado de trabalho ficou mais difícil. Com isso, a especialização passou a ser uma saída para se conseguir uma recolocação. Neste contexto, as franquias promissoras de cursos profissionalizantes tem potencial para crescerem.
10. Comida em casa
Como as pessoas estão cada dia menos em casa, a demanda por alimentação fora que seja prática ou algo que possa ser levado pelo consumidor para casa, facilita bastante. Com isso, esse segmento passa a ser uma aposta interessante. Como exemplo, estão os serviços de congelados gourmet ou alimentos que a pessoa compra por porção.
11. Hamburguerias
Pensando em alimentação fora do lar, as hamburguerias surgem como tendência. Já é um segmento em expansão e muitos empreendimentos desse tipo foram abertos recentemente. O conceito de hambúrguer relacionado às grandes redes de fast food já ficou pra trás com o surgimento dessas butiques com serviços diferenciados. Até mesmo os shoppings centers estão à procura de novos negócios para suas praças de alimentação. Vale um alerta aqui! Como é um nicho que cresce muito rápido, talvez ele não possa ser tão sustentável a longo prazo, como foi o caso das paleterias e iogurterias. Neste caso, é bom analisar a franquia que irá comprar e ponto onde irá abrir o empreendimento.
12. Novas Academias
Um novo conceito de academia está surgindo – mais baratas e enxutas. Academias menores, mais acessíveis e que o aluno tenha facilidade e flexibilidade (inclusive usando a tecnologia digital) para marcar a aula é uma tendência interessante para 2017. Isso porque as pessoas não querem mais a obrigação da mensalidade na academia, surgindo, assim, exemplos em que se paga por aula (com a possibilidade de comprar créditos avulsos ou pacotes).