O brasileiro é um dos povos que mais investe em um negócio próprio ou buscam empresas à venda. De acordo com dados do boletim Mapa de Empresas, do Governo Federal, houve um alto número de novos negócios no país em 2022, foram mais de 2,7 milhões de aberturas de novas empresas. Ou seja, muita pesquisa sobre como vender uma empresa.
Atualmente são cerca de 20 milhões de empresas ativas no país, um número robusto e ainda sob influência da pandemia e das incertezas econômicas.
Em contrapartida, a quantidade de fechamentos também é alta. O total de empresas extintas até o momento passa dos 1,1 milhão.
Por isso, ao longo deste conteúdo veremos os motivos que levam a venda de empresas e falências, os cuidados que se deve ter em um negócio e dicas para você que já esgotou todas as possibilidades e tomou esta decisão, mas não sabe por onde começar ou como fazer esta venda de forma segura.
Também temos dicas para quem decidiu começar abrir uma empresa do zero ou quer comprar um já em andamento. Tudo para que você não caia em ciladas e faça um bom negócio. Acompanhe!
O que é uma empresa?
Iniciando este conteúdo, é importante entendermos “o que é uma empresa” para só assim pensar em abrir ou ainda vender uma.
Indo pela definição mais concreta de “empresa”, trata-se de um sistema econômico-social que é feito justamente para ofertar produtos – estes podem ser bens ou serviços, por exemplo. Tudo isso com o objetivo simples de satisfazer as necessidades e desejos das pessoas, alcançando suas metas de continuar na ativa.
Uma empresa existe com o claro propósito de criar riqueza e atender aos interesses da sociedade, podendo ser estes físicos ou ainda emocionais.
Claramente que para uma empresa funcionar ela precisa de um conjunto de pessoas, de conhecimentos, métodos e processos de trabalho. Além disso, ter estrutura organizacional, tecnologias, atender a normas legais e procedimentos são igualmente necessários para se ter uma sinergia entre si e alcançar as metas pré-definidas.
Por fim, a empresa nada mais é do que um empreendimento, com pessoas que atendem a tais atividades e mercado. Refere-se, portanto, a toda organização econômica civil ou empresarial, instituida para explorar determinado ramo de negócio.
O que é preciso para abrir uma empresa?
Agora que entendemos o conceito de “o que é uma empresa”, obviamente que você deve estar se perguntando como abrir um negócio. Correto? Calma que nós temos a resposta e vamos te explicar neste tópico. Siga!
- Pesquisa de Mercado
Anteriormente aqui no blog, nós comentamos alguns passos essenciais para abrir um negócio do zero, sendo o primeiro e principal deles a pesquisa de mercado. Fazer um levantamento bem detalhado sobre o tipo de negócio a se abrir é importantíssimo para que você saiba o que virá a enfrentar pela frente e quem são seus concorrentes, por exemplo.
O melhor é que você não precisa nem sair de casa para fazer tal pesquisa, a internet é uma das melhores ferramentas de busca. Porém, nada te impede de conhecer pessoalmente empresas na ativa, afinal, informação e experiência nunca é demais.
- Elabore seu Plano de Negócios
Após conhecer o mercado que você quer empreender e ter certeza disso, está na hora de elaborar um bom plano de negócio. Empresas e organizações como o Sebrae oferecem ferramentas e assessoria gratuitas para isso.
Com um plano de negócios fica mais fácil saber quais caminhos seguir, especialmente se você é novo no ramo.
Entre os tópicos que não podem faltar neste plano estão: a descrição, diferencial e missão do seu negócio; quais produtos e serviços e benefícios destes; seu público-alvo; sua pesquisa de mercado e concorrentes; análise de fornecedores; plano de Marketing e Comunicação; plano operacional; e, claro, um plano financeiro.
- Hora de trabalhar!
Feito isso é hora de colocar a mão na massa, procurar um espaço físico ou virtual para abrigar sua empresa e preparar a documentação necessária para abertura do empreendimento.O volume de documentos e exigências varia de acordo com o tipo de negócio escolhido (MEI, ME ou EPP, por exemplo).
- Vamos aos cálculos e análises
Depois de todos os processos acima, você, futuro empreendedor, precisa ter em mãos e na sua cabeça tudo relacionado ao seu negócio e saber responder às seguintes perguntas:
- Qual custo médio que o seu negócio exige para sua estruturação? Tem como dar conta dos produtos, fornecedores, colaboradores e outras despesas?
- Qual a natureza jurídica do negócio? Juridicamente está tudo certo?
- Qual é o regime tributário ao qual o negócio irá se enquadrar?
- Já está formalizado a criação do negócio na Junta Comercial respectiva?
- Está tudo certo com o ponto comercial para a empresa iniciar as atividades?
- Quem são os seus concorrentes e como está o mercado do negócio atualmente?
- Se sente pronto o suficiente para iniciar neste mercado?
Respondendo a todas estas perguntas, temos mais algumas dicas para você que está prestes a abrir a sua empresa do zero e não quer cometer erros comuns neste momento. Confira!
- Busque conhecimento para gerenciar o seu negócio, além de conhecer o mercado onde pretende atuar;
- Não deixe de realizar um bom planejamento ou um plano de negócio, em especial da parte financeira;
- Invista em capacitação profissional;
- Evite a desestruturação dos processos administrativos e financeiros;
- Não trabalhe de forma informal. Hoje em dia está muito mais simples o processo de formalização de empresas no Brasil;
- Prepare o contrato social;
- Não exagere nas expectativas com o empreendimento, seja pé no chão;
- Escolha bem o seu regime tributário;
- Nunca deixe de emitir notas fiscais;
- Calcule bem os preços e os lucros do negócio;
- Tenha o devido cuidado com o capital inicial e o fluxo de caixa;
- Se organize financeiramente para não passar sufoco depois;
- Gerencie bem o seu estoque;
- Mantenha um canal de negociação junto aos fornecedores, entre outros.
E então, por que vender uma empresa?
Muitas pessoas tem se arriscado e empreendido, especialmente após a pandemia da Covid-19. No entanto, ao mesmo tempo que temos aberturas de empresas temos fechamentos. Afinal, diante de tantas incertezas e dificuldades econômicas que o país vivencia nos últimos anos, manter a saúde estável de um negócio pode ser difícil.
São muitos os motivos que podem levar um empreendedor a tomar a decisão de vender sua empresa.
E quando o empresário chega a esse questionamento, de vender a empresa, talvez já tenha esgotado todas as demais possibilidades para manter seu negócio na ativa. Veja abaixo os inúmeros obstáculos que podem surgir e razões que podem causar a venda de um negócio.
– Proposta lucrativa para os atuais sócios
É muito comum que empresários já bem-sucedidos decidam se arriscar em outros caminhos e acabem optando por oportunidades mais lucrativas ou conhecimento de novos mercados.
Isso porque, com o passar do tempo, o dono ou sócio de um negócio pode não se sentir mais satisfeito com ele, acaba desanimando e desiste de continua por perde sua motivação. Assim, a venda se torna um atrativo para novas aventuras e desafios.
Por exemplo, um sócio que trabalhava em uma empresa menor, recebe uma proposta mais lucrativa para atuar em uma empresa maior e já reconhecida no mercado.É a velha história do “quanto mais temos, mais queremos ter”.
– Cenário pouco promissor para o futuro da empresa
Ter um negócio hoje em dia é ainda mais desafiador, pois a inovação deixou de ser algo opcional para ser obrigatório. Não adianta, se a sua empresa não inovar constantemente ela terá poucas chances de continuar em funcionamento.
Por isso, vemos muitos casos de crises e fechamento de empresas (já até reconhecidas no mercado) ou ainda a venda dessas por falta de inovação, tendências do mercado ou ainda má gestão.
Um exemplo: você não vai abrir uma locadora de filmes sabendo que, atualmente com os streamings em alta, as chances dela continuar em funcionamento são mínimas, não é?
O caso Americanas, ocorrido recentemente, pode ser um exemplo de má gestão, que ocasionou em bilhões de reais perdidos e gerou uma crise grande demais para a companhia.
– Rompimento entre sócios
Fato é que ter uma sociedade não é nada fácil, pois você está lidando com pessoas diferentes e opiniões distintas. E aí que gera um desgate no relacionamento e um possível rompimento entre os sócios.
E na realidade, o desgate interpessoal entre os sócios de uma empresa é um dos principais motivos para levar a venda dela. Na maioria das vezes vemos problemas de família e pessoais interferindo no funcionamento do negócio. Por exemplo, casais que abriram um negócio juntos, mas se divorciaram e decidiram não seguir com ele.
A opção pela venda, nestes casos, se torna a melhor, visto que os conflitos podem resultar em uma má gestão, piorando a situação. Ou seja, além de prejuízos financeiros, há a questão do desgaste emocional e do relacionamento das partes.
– Questões de foro íntimo dos sócios
Por último, vale dizer que algumas empresas acabam sendo vendidas não por problemas financeiros, brigas entre sócios ou cenário pouco promissor, mas simplesmente por questões mais íntimas dos próprios empresários, como a aposentadoria, uma mudança de ramo, de país, etc.
Como vender uma empresa?
Como dissemos anteriormente, vender uma empresa não é uma decisão fácil e o processo pode gerar algumas dores de cabeça. De forma resumida, a venda de um negócio pode ser dividida em 5 passos: decisão de venda, preparação para a venda, determinação do preço, captação de compradores, negociação e auditoria.
Para te ajudar neste processo, separamos algumas dicas de como você pode realizar a venda da sua empresa de forma descomplicada. Veja!
– Saiba como calcular o valor da empresa (valuation)
O valuation é muito importante, senão fundamental, no processo de venda de uma empresa. Isso porque atribuir ou arbitrar um valor muito alto – e fora da realidade – pode fazer com que o empresário não obtenha nenhum interessado pelo negócio.
Por outro lado, com um preço muito baixo o empresário não maximiza seus ganhos e pode perder dinheiro. Por isso é tão importante ter um método, ainda que simples, para saber como calcular o valor de uma empresa.
Além de servir como uma poderosa ferramenta para estimar o preço de uma empresa à venda, o valuation também é o processo mais comum para que investidores investiguem quanto vale uma determinada empresa no mercado de ações, podendo comprar empresas com preço abaixo de seu valuation, ou seja, que estejam baratas.
Saber o valor de uma empresa faz toda a diferença, afinal, ninguém quer comprar algo que não vai durar, certo? Então calcule o valuation da sua companhia e saiba quanto ela vale clicando aqui!
– Avaliação do panorama de mercado para saber se é o momento certo de vender uma empresa
Certifique-se de que este é realmente o melhor momento para a venda do negócio. Afinal, as mudanças de mercado são frequentes e muitas vezes a companhia só está passando por uma fase ruim.
Lembre-se que esta é uma decisão que vai impactar não só você, mas todos os envolvidos no negócio. Sendo assim, ter a plena certeza de que é a hora de vender o seu negócio é importante.
– Mapeamento do perfil ideal de comprador que se pretende encontrar
Também é preciso definir o perfil do comprador e fazer todo um mapeamento do perfil ideal que se quer encontrar. Mas cuidado! Há fraudes em transações de compra e venda de empresas que precisam ser levadas a sério.
Felizmente as fraudes nas transações de compra e venda de empresas não são tão difíceis de serem descobertas, pois possuem algumas características em comum. Então confira algumas dicas que temos para você não cair neste tipo de cilada.
– Buscar a ajuda de especialistas em vendas de empresas
Comprar um negócio ou qualquer outra coisa de grande porte pode não ser fácil e burocrático. Saber como lidar com o negócio após a compra pode ser um pouco difícil para quem estiver começando, pois exige planejamento, pesquisa e determinação. Por isso, buscar por ajuda de especialistas no assunto é fundamental para trilhar um bom caminho.
– Saiba conduzir uma boa negociação de venda
Ao negociar a venda da sua empresa, lembre-se de preparar um um relatório minucioso com todas as informações importantes para apresentá-la e mostrar o quanto o seu negócio é atraente para quem pretende adquiri-la. Uma das principais informações que não podem faltar é a questão financeira atual, estrutura, colaboradores e os motivos que te levaram a venda, por exemplo
– Etapa burocrática da venda e transferência da propriedade da empresa
A venda e compra de qualquer tipo de negócio no Brasil é sempre um assunto muito delicado. É preciso considerar muitos fatores além da burocracia da compra em si. Claro que aos poucos as coisas têm evoluído, mas é sempre importante ter especialistas prontos para te ajudar neste processo e evitar problemas futuros. Veja algumas dicas para fazer um bom negócio!
Onde vender minha empresa?
Como vimos, vender uma empresa não é uma decisão fácil e precisa ser bem calculada. Quando se decide vender realmente outras dúvidas podem surgir visto que é um processo que tende a ser um pouco burocrático e criterioso. Isso porque, necessita-se de cuidados para evitar fraudes, por exemplo.
Relembrando, nunca deixe de valorizar os pontos fortes do negócio e ser sincero com relação ao motivo da venda para que a negociação ocorra da melhor maneira possível. Ser estratégico neste momento faz total diferença.
Com o avanço tecnológico, são muitas as plataformas voltadas a este tipo de serviço e o meuBIZ é uma delas. Há também as redes sociais como anunciar no Linkedin, mas é importante saber que esta pesquisa e escolha ajuda a garantir as melhores oportunidades.
Abaixo você conhece mais do meuBiz que, desde 2016, existe para facilitar e agilizar todo esse processo de compra e venda de um negócio.
– Como vender uma empresa com ajuda profissional? Com o meuBIZ!
O meuBIZ veio para conectar futuros investidores aos melhores negócios do Brasil. Em nossa plataforma, há muitas oportunidades para você que deseja vender a sua empresa ou ainda comprar uma companhia, inclusive, se ela já estiver em andamento.
No meuBIZ você encontra uma equipe especializada e pronta para te oferecer o melhor e mais rápido atendimento, com a intermediação segura que este tipo de transação necessita.
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Conclusão
A venda de uma empresa tem muitos motivos e saber se é realmente isso que você quer ou se este é o momento ideal para se fazer isso é importante. Isso porque não só a sua vida será mudada, mas as de todos os envolvidos no processo.
Como vimos até aqui, o sucesso da venda de uma empresa, de forma segura, transparente e rápida depende de uma série de fatores. Itens que podem ser facilitados por meio da contratação de assessoria especializada, como o meuBIZ.
Para uma transição eficaz é preciso que o gestor tenha em mãos todas as informações necessárias sobre sua empresa e defina o perfil do melhor comprador. Identificar o valuation correto deixa o negócio mais confiável e atrativo.
Os dados precisam ser atualizados e precisos. Cada etapa e detalhe deve ser cuidadosamente preparado para deixar a empresa ainda mais chamativa aos olhos dos investidores.
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