A euforia na hora de adquirir uma empresa em andamento pode prejudicar os planos do futuro empreendedor. Confiar apenas na palavra do atual proprietário, quando existem diversos fatores que devem ser avaliados com atenção, é considerado um erro primário e – acredite – ainda acontece no mundo empresarial.
Além deste erro crasso, importantes questões macroeconômicas precisam ser checadas. Entre os pontos mais importantes, destaque para:
Avaliar dados, não só faturamento e lucro: o senso comum leva o novo proprietário a calcular quanto a empresa faturou nos últimos meses e qual a margem de lucro atual.
Contar com dados auditados ou conhecer muito bem o empreendedor que está ‘passando o bastão’ ajuda a evitar que este importante item seja calculado erroneamente;
- Histórico da empresa: conhecer detalhadamente a história da companhia é outro importante item. Verificar se a empresa possui contratos a médio e longo prazo, principalmente de locação e de fornecedores, é um fator que precisa ser priorizado pelo futuro comprador;
- Carteira de clientes: não basta a empresa possuir centenas ou milhares de clientes em seu cadastro. É importante verificar qualitativamente este mailing e avaliar entre tantos itens, qual o ticket-médio gasto e há quanto tempo o consumidor está afastado da empresa;
Reter informações prejudica valor justo de negócio: em algumas ocasiões, o empreendedor que está vendendo o negócio, para valorizar a empresa, oculta algumas informações estratégicas.
Confiar apenas na intuição para prever este problema, com certeza, não será 100% seguro;
Contar com suporte profissional: ter o apoio de profissionais que conheçam o setor pode ser muito valioso para qualquer empreendedor.
Além de avaliar fluxo de caixa, projeção de futuro, dados do mercado, o suporte profissional auxilia o novo proprietário a evitar eventuais armadilhas de adquirir um negócio em andamento.
Publicado em Sunbelt em 07/10/2014.