O mercado de fusões e aquisições no Brasil tem retomado o seu fôlego em 2017, de acordo com o empresário Felippe Ferreira, do meuBiZ, empresa que realiza a compra e venda de negócios.
Essa informação pode ser confirmada também por meio do relatório da Transactional Track Record, segundo a qual o volume de empresas à venda fechou o primeiro trimestre do ano com saldo positivo em número e valor de transações. Houve aumento de 6,22% comparado ao volume do mesmo período de 2016, passando de R$ 62 bilhões.
Muitos empresários têm optado pela venda de empresas visando concluir uma etapa de suas vidas ou do próprio negócio. Quando o empreendedor abre uma empresa, espera produzir um patrimônio pessoal de três formas: o seu sustento por meio de pró-labore mensal, a realização de lucros ao final de cada ano e o valor da empresa. Diferente das duas primeiras formas, o valor do negócio só pode ser resgatado, na prática, quando efetivamente se vender a empresa.
Segundo Felippe Ferreira, a venda de empresas pode ocorrer por diversas razões. As grandes companhias, por exemplo, são geralmente vendidas para outras grandes companhias, com o objetivo de gerar valor para ambas.
No mercado de micro, pequenas e médias empresas, as razões estão ligadas principalmente aos interesses de seus proprietários.
Contrariando o senso comum, a venda de empresas não ocorre somente quando essas estão em dificuldades financeiras. Pelo contrário, a venda de empresas pode ocorrer por diferentes motivos e os mais comuns são:
1 – Desânimo
O empresário está cansado de fazer a mesma coisa todos os dias, já não tem tanto prazer em trabalhar no negócio e quer encontrar novos desafios.
2 – Aposentadoria
Já na idade para se aposentar, muitos empresários não encontram sucessão do negócio na família e necessitam fazer a venda de suas empresas. É justo que transformem seu patrimônio em dinheiro para desfrutar do resultado do árduo trabalho.
3 – Questões de saúde
Muitas vezes, por motivo de uma doença grave, tanto o dono como seus entes queridos podem estar solicitando mais tempo e atenção para obter a cura ou para realizar um tratamento. Se a empresa não estiver estruturada para essa repentina situação, o melhor caminho é vendê-la.
4 – Mudança geográfica de residência
Quando um dos cônjuges se vê obrigado a se mudar, seja porque recebeu uma herança, seja porque recebeu uma promoção no emprego, seja para acompanhar um filho que vai estudar fora ou para apoiar um familiar em outra região.
Dada a dificuldade em gerenciar um negócio a distância, a melhor estratégia pode ser venda de empresas.
5 – Falta de capital
Para dar um salto no crescimento do negócio é preciso investir. Mas nem sempre o empresário dispõe dos recursos necessários, seja em dinheiro, conhecimento, equipe ou equipamento. Nessa situação, muitos optam por fazer a venda da empresa.
6 – Dificuldades financeiras
Nesse caso, a empresa vai mal e é incapaz de se resolver por si mesma. A solução acaba sendo vender a empresa, às vezes por qualquer preço, simplesmente para estancar a sangria do patrimônio familiar. Pela pressa, essa é a situação onde mais as pessoas cometem erros na decisão.
7 – Divórcios e separações matrimoniais
Dificilmente o marido e esposa em constantes brigas conseguem manter a gestão e o foco do negócio. Nesse caso, a melhor saída realmente é fazer a venda da empresa.
8 – Desentendimento entre sócios
Numa sociedade, para que a relação seja duradoura, os sócios devem compartilhar continuamente os mesmos valores e os mesmos objetivos. Muitas vezes há quebra de um ou dos dois fatores e a venda da empresa acaba sendo a única saída para a paz. Exemplos: desconfiança entre sócios, insubordinação hierárquica ou conflitos entre gerações.
Felippe observa que apenas uma dentre as oito razões refere-se diretamente ao mau desempenho financeiro do negócio. Portanto, na maioria das vezes, são empresas saudáveis que à venda.
O empresário ressalta, ainda, que o Brasil vem se desenvolvendo no mercado de compra e venda de empresas. O desenvolvimento da tecnologia e a experiência dos profissionais tem facilitado a busca de compradores, tornando possível e relativamente simples vender negócios no país. “Temos visto a quantidade de empresas vendidas aumentar a cada mês no meuBiZ, resultado da maturidade do cenário empreendedor brasileiro”, afirma Felippe.
Veja mais:
Como calcular a Taxa de Desconto (WACC) e calcular Kd
Especialista comenta como identificar a oportunidade de negócio
Os riscos da recuperação da economia brasileira