Já pensou em vender roupas? Entre os segmentos de mercado que nem sempre sofrem com as instabilidades financeiras, está o de vestuário.
Afinal, adquirir esses produtos é uma necessidade, sem contar que muitos consumidores também não resistem a uma promoção.
Então, se você deseja investir nesse nicho, continue lendo este artigo e confira as 8 dicas para montar uma loja de roupa a seguir
- Faça um plano de negócios;
- Defina o mix de produtos;
- Conheça o seu público alvo;
- Tenha uma equipe capacitada;
- Invista na estrutura necessária;
- Monte o planejamento financeiro;
- Crie estratégias eficientes de marketing;
- Gerencie a sua empresa com sucesso.
1 – Faça um plano de negócios
O primeiro passo e, por isso, a primeira das dicas para montar uma loja de roupa é fazer um plano de negócios, documento esse onde deve constar tudo o que for importante para planejar a sua empesa. Ele serve como um guia para abrir as suas portas.
Além de ajudar na orientação da abertura do seu negócio, permite que sejam percebidos os pontos falhos e mesmo o que está faltando. Afinal, ao abrir uma loja nada pode ser esquecido.
2 – Defina o mix de produtos
A segunda dica é definir os produtos que serão vendidos em sua loja.
Por mais que você queira um mix bem variado, o melhor pode ser iniciar com um roll de opções reduzidas. Isso porque focar é sempre o melhor negócio.
Nessa hora, avalie bem quais são os produtos que melhor combinam com a sua estratégia. Isso depende da região do país para onde você quer vender e quem é o seu público alvo.
3 – Conheça o seu público alvo
Junto à definição do mix de produtos, é preciso determinar os consumidores que você deseja atingir com a sua marca.
Isso é definir público alvo, ou seja, para quem você quer vender. E a partir disso, é preciso conhecê-lo muito bem.
Se isso não for feito, você pode oferecer ao seu público alvo não aquilo que eles querem, mas aquilo que você acha que eles buscam.
Portanto, é preciso pesquisar bastante, conhecer a concorrência e reunir o máximo de informação.
4 – Tenha uma equipe capacitada
Mesmo que seja enxuta, a sua equipe deve ser escolhida a dedo, sendo que cada um deve saber exatamente o que deve fazer.
Até se a sua empresa prioriza um trabalho colaborativo, o que é uma tendência, é essencial que os cargos estejam bem estipulados e que cada funcionário esteja capacitado para a sua função.
5 – Invista na estrutura necessária
Até lojas virtuais precisam de uma estrutura, o que vai depender do seu nicho de mercado. Porém, em geral, para montar uma loja de roupas é preciso espaço para guardar o estoque, bem como um escritório para concentrar o trabalho, mesmo que você trabalhe por conta.
6 – Monte o planejamento financeiro
Outra das dicas para montar uma loja de roupa é não se esquecer da importância que tem o planejamento financeiro.
Por isso, ele deve ser feito para que você consiga prever o quanto de dinheiro preciso para os próximos meses.
Nesse sentido, é necessário listar os gastos da sua empresa e quanta verba é preciso levantar com as vendas para dar conta de todas as despesas.
7 – Crie estratégias eficientes de marketing
Como você sabe, quem não é visto não é lembrado. Isso quer dizer que é essencial investir em marketing.
Quem tem loja virtual pode focar no marketing digital, que possui muitas vantagens, como o de reduzir os custos com publicidade.
Mesmo lojas físicas de roupa encontram na internet uma grande aliada para a divulgação da sua marca.
De qualquer forma, é importante direcionar o marketing, escolhendo os canais mais eficientes para se comunicar com o seu público alvo.
8 – Gerencie a loja de roupa com sucesso
Mesmo pequenas empresas se beneficiam com as ferramentas de gestão empresarial, com um programa para loja de roupas online, que contribui com a gestão do seu negócio como um todo. Ele informatiza os dados, conecta os setores e automatiza procedimentos.
Assim, mesmo equipes enxutas conseguem fazer muito com rapidez e qualidade. O GestãoClick é um software ERP online que possui funcionalidades exclusivas para lojas
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