O especialista Batista Gigliotti, franqueado da Sunbelt Business Brokers Brasil, citou os principais motivos que levam os empresários a comercializarem suas organizações em pleno lucro.
Na hora de iniciar uma empresa própria, muitos empreendedores apostam em franquias ou vão em busca de abrir uma empresa “do zero”, deixando de lado uma terceira opção que pode e deve sim ser analisada: a aquisição de um negócio já em andamento.
O especialista Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers Brasil, rede de franquias que atua na intermediação de compra e venda de empresas, criou uma lista com 4 motivos que levam empresários a comercializarem organizações, mesmo que estas operem gerando lucro:
1) Questões de saúde
Esse pode ser considerado o motivo mais preocupante. O problemas relacionados à saúde, seja familiar ou pessoal, atrapalham e muito o dia a dia da companhia. A comercialização neste caso deve acontecer de forma ágil, já que o tempo é o maior empecilho para se desfazer da empresa.
2) Aposentadoria
Ter uma aposentadoria mais tranquila e sem a desgastante rotina que alguns estabelecimentos exigem é o motivo que leva outros a passarem o negócio adiante, mesmo que ele esteja completamente saudável e lucrativo.
3) Mudança de cônjuges ou sócios
Para muitos empresários e empresas, ter sócios equivale a ter patrão. Com isso, uma mudança de cidade de algum sócio ou mulher/marido, por exemplo, pode fazer o empresário rever o planejamento e decidir que não quer mais seguir em frente com aquele negócio em específico. Em alguns casos, a venda do negócio é a melhor alternativa para resolver a situação,
4) Mudar de ares
Esse aspecto está presente na vida de muitos empreeendedores que, depois de anos ou décadas no mesmo setor, optam por ouvir o seu ‘espírito aventureiro’ e decidem encarar outros desafios. Assim sendo, a venda da atual empresa sustentará os planos da nova jornada.
Publicado no Administradores em 5 de novembro de 2014